Não autenticado |

Daniel Ribeiro Fernandes Aleixo

    • Mestrando pelo programa de pós-graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa no Departamento de Línguas Orientais (DLO) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP)(2023-atual). Linha de pesquisa: Culturas em contatos: inserção e decodificação. Bacharel em Artes Cênicas pelo Instituto de Artes (IA) da Universidade Estadual de Campinas (2016-2022) tendo realizado intercâmbio no programa de Estudos Globais na Universidade de Estudos Estrangeiros de Tóquio (TUFS)(2019-2020). Integrante do Grupo de Estudos Arte Ásia (geaa.art.br), com 30 pesquisadores da arte asiática, sobretudo japonesa. Integrante do Grupo Kinyokai, com 62 pesquisadores e artistas, no intuito de unir os estudos acadêmicos e a práxis artística no que concerne ao Japão clássico e moderno. Dançarino e pesqusiador pelo Núcleo Experimental de Butô em São Paulo (2017-atual). Dançarino e ator de kabuki pela Fujima Ryu Brasil. Linha de pesquisa voltada para investigações prático-teóricas em contracultura japonesa no que diz ao teatro, dança, literatura e cinema dos anos 1960 aos anos 1980.

       

      Links:    

    • Cineclube e debate
    • Estudos Globais
    • Culturas em contatos: inserção e decodificação
    • Aleixo, Daniel . Takarazuka Revue: acting, atmosphere and gender in Japanese musical theater REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS DA PRESENÇA [EPERIODICO] , v. 13 , p. 1 - 26 , 2023. ISSN: 22372660.
    • ALEIXO, Daniel ; ABEL, Thiago . Butô e formas animadas a partir de Tatsumi Hijikata e Tatsuhiko Shibusawa REVISTA ARTE DA CENA , v. 8 , p. 46 - 62 , 2022. ISSN: 23586060.
    • ALEIXO, Daniel ; FERREIRA, P . Para a prisão! REVISTA DA FUNDARTE , v. 45 , p. 43 - 48 , 2021. ISSN: 23190868.
    • ALEIXO, Daniel ; FERREIRA, P . De ter inveja das veias de um cachorro REVISTA DA FUNDARTE , v. 45 , p. 56 - 59 , 2021. ISSN: 23190868.
    • ALEIXO, D ; ABEL, T. . Sol e Lama: corpo e morte em Tatsumi Hijikata e Yukio Mishima a partir de Cores Proibidas REVISTA ARTE DA CENA , v. 6 , p. 468 - 493 , 2020. ISSN: 23586060.
    • ALEIXO, DANIEL RIBEIRO FERNANDES ; OKAMOTO, EDUARDO . A leitura da morte no Butô de Tatsumi Hijikata Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP , v. 1 , p. 1 - , 2019. ISSN: 25961969.
    • ALEIXO, D . A leitura da morte e do(s) corpo(s) no butō de Tatsumi Hijikata. Estudos Japoneses em Foco: Singularidades e Trajetórias Contemporâneas, v. único, p. 55 - 67, 2021.
    • ALEIXO, Daniel . Os elementos que estabelecem a performatividade do Takarazuka Revue. In: 10° Seminário de Pesquisas em Andamento , 2022 , São Paulo - SP. Caderno de Resumos Expandidos PPGAC/CAC/ECA/USP. São Paulo - SP : Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, 2022. p. 105 - 108.
    • ALEIXO, D . Excertos de um pesquisador no Japão. São Paulo - SP : GEAA: Grupo de Estudos Arte Ásia , 2024 (Blog)
    • ABEL, T. ; ALEIXO, D . Citações diretas no livro de Thiago Abel 'Arriar o butô em 7 encruzilhadas: micropolíticas do corpo'. São Paulo - SP : Editora Trevas , 2023 (Tradução)
    • ALEIXO, Daniel . A origem da dança Ankoku Butô. São Paulo - SP : Japonismos , 2022 (Blog)
    • ALEIXO, Daniel . Flor do mal: uma breve exposição do teatro kabuki pelo olhar de Yukio Mishima. São Paulo - SP : Japonismos , 2022 (Blog)
    • ALEIXO, D ; AKAMINE, A ; MORALES, L. M. . A Leitura da morte e do(s) corpo(s) no butô de Tatsumi Hijikata. Campinas - SP : Labour , 2018 (Caderno de resumos)
    • ALEIXO, DANIEL RIBEIRO FERNANDES . Alerta e Serenidade. Campinas : Cadernos de Quarentena , 2020 (Blog)
    • ALEIXO, D . Para a prisão. 2018 (Conferência)
    • ALEIXO, D ; ABEL, T. . Tatsumi HIjikata & Yukio Mishima. 2019 youtube
    • ALEIXO, D ; ABEL, T. ; PICARELLI, C. . Retornos e repetições: coreografia prática de Tatsumi Hijikata como gesto crítico de contemporalização. 2021 youtube
    • ALEIXO, D ; ABEL, T. ; BRUNNO, Lucas . Tatsumi HIjikata & Tatsuhiko Shibusawa. 2021 youtube
    • ALEIXO, D ; SPINA, R ; MARTINS, W. . A atuação e performance do ator de teatro no contexto da radionovela. 2021 youtube
    • ALEIXO, Daniel ; YAMANISHI, T. . Butô e contracultura japonesa. 2021 youtube
    • ALEIXO, Daniel ; YAMANISHI, T. . Butô & Contracultura japonesa. 2021 youtube
    • ALEIXO, Daniel ; SORANZZO, A. ; VERDU, M. . André Soranzzo & Daniel Aleixo (diretores do Unicamp Ultimato). 2021 youtube
    • ABEL, T. ; Aleixo, Daniel ; SALUM, Daniel. . Corpos no limiar do butô fotográfico. 2021 Youtube
    • ALEIXO, Daniel ; DICETARO, Lira ; MARQUES, Sílvia . Cine Four Live: Especial Koreeda. 2023 Youtube
    • ALEIXO, D ; TOMÉ, Laura ; BETTIOL, Débora ; Telles, Giovana ; FALCAO, G. . As Pelejas de Maria Bonita. 2017 Youtube
    • ALEIXO, D ; ABEL, T. ; PICARELLI, C. ; RUBIM, G. . Experiência em dança, dança das trevas, butô global: A evolução de um novo estilo de dança. 2019 Youtube
    • ALEIXO, D ; ABEL, T. ; PICARELLI, C. ; RUBIM, G. . Na véspera do nascimento do Ankoku Butô: Dança moderna japonesa pós-guerra e Kazuo Ôno. 2019 Youtube
    • ALEIXO, D ; ABEL, T. . Pesadelo contemporâneo: Um grupo de vanguarda dança Cores Proibidas/ As relações entre a dança de vanguarda e as coisas. 2019 Youtube
    • POZZETTI, Anna L. ; ALEIXO, D . Komorebicast: O Butô de Tatsumi Hijikata. 2020 Fcebook
    • ALEIXO, D ; ABEL, T. ; PICARELLI, C. . Bailarina doente: livro da dança, livro da morte. 2020 youtube
    • ABEL, T. ; PICARELLI, C. ; ALEIXO, D . Butô no Brasil: contexto histórico e reencenação política. 2021 youtube
    • ALEIXO, Daniel ; HAYASHI, E ; Kuroda, Daniel . Teatro Kabuki. 2022 Youtube
  • Organização de eventos: 5
    • Pedro Viana ; Juliana Eiras ; ALEIXO, D ; Delicato, G . UNICENA 2016. 2016 ()
    • ALEIXO, D . Oficina de tango. 2017 (Serviço de Apoio ao Estudante/UNICAMP)
    • ALEIXO, D ; AKAMINE, A ; GINDE, B. ; TANAKA, Riwa . Exposição de Shodo 2019. 2019 (CEL/UNICAMP)
    • ALEIXO, Daniel ; MORISHITA, Takashi ; MAIA, Romero . Conversa: o que o butô do Japão tem a ver com o Brasil?. 2024 (Embaixada do Brasil no Japão)
    • TOMÉ, Laura ; FALCAO, G. ; ALEIXO, D ; Telles, Giovana ; BETTIOL, Débora . Oficina de Cordel. 2017 (Serviço de Apoio ao Estudante/UNICAMP)
    • ALEIXO, D ; ABEL, T. . Butô & Contracultura Japonesa. 2021 (Núcleo Experimental de Butô)
    • ALEIXO, D . Butô e teatro da B-kikan. 2021 (Núcleo Experimental de Butô)
    • ALEIXO, D . O corpo fundido da Dairakudakan. 2021 (Núcleo Experimental de Butô)
    • ALEIXO, Daniel . Pandemônio em movimento: o que os Yōkais nos ensinam sobre dança?. 2022 (Núcleo Experimental de Butô)
    • ALEIXO, Daniel . Butô e contracultura no Japão. 2023 (Momonoki)
    • ALEIXO, D ; OKAMOTO, E. . Relatório parcial (FAPESP). 2017
    • ALEIXO, D ; OKAMOTO, E. . Relatório final (FAPESP). 2018
    • Nome do projeto: CORREDOR CULTURAL FORPROEX SUDESTE: As pelejas de Maria Bonita (2016 - 2017
      Natureza: Outra
      Integrantes: ALEIXO, D. R. F. , Telles, Giovana , TOMÉ, Laura , BETTIOL, Débora , FALCAO, G. .
      Descrição: A principal motivação para a implementação do projeto diz respeito ao impulsionamento de ações culturais por ele promovidas no ambiente universitário, a partir do fomento às práticas extensionistas, aos trabalhos de pesquisa, ao estímulo e à motivação da aprendizagem, à criação artística e ao intercâmbio de grupos e profissionais ligados à arte, à cultura e a áreas correlacionadas. Circulação da peça "As pelejas de Maria Bonita" pelas universidades públicas do sudeste.
    • Nome do projeto: ALUNO ARTISTA: As pelejas de Maria Bonita (2017 - 2018
      Natureza: Outra
      Integrantes: ALEIXO, D. R. F. , MARCONDES, L , Telles, Giovana , TOMÉ, Laura , BETTIOL, Débora , FALCAO, G. .
      Descrição: O edital visa o intercâmbio artístico entre a Unicamp e a população através de oficinas culturais e a criação/encenação da montagem "As pelajas de Maria Bonita".
    • Nome do projeto: O ator do teatro Nô (2018 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ALEIXO, D. R. F. , SIDOW, C , NAGAI, A. .
      Descrição: Objetivo: Grupo independente de estudos coordenado pela atriz de teatro Nô, Ângela Nagai, e pelo Prof. Dr. Cassiano Sydow Quilici. Treinamento prático e teórico da técnica do ator de teatro Nô no que diz respeito ao manuseio de apetrechos cênicos, oratória, canto, movimentação mesurada e compartilhamento de experiência entre os artistas membros do grupo. No mais, um generoso compartilhamento de ensinamentos visando a reverberação, de uma técnica reclusa, nos corpos atorais.
    • Nome do projeto: FAPESP: A Leitura da Morte no Butô de Tatsumi Hijikata (2017 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ALEIXO, D. R. F. , OKAMOTO, E. .
      Descrição: A iniciação científica visa a pesquisa das origens da dança Butô e sua metodologia de acordo com o pensamento do dançarino e ator Tatsumi Hijikata, assim como sua relação com o tema da morte e da violência. A resultante do projeto é uma encenação pública baseada na síntese da pesquisa.Esta pesquisa foi oficialmente orientada pelo Prof. Dr. Eduardo Okamoto e financiada pela FAPESP como uma Iniciação Científica. O estudo debruçou-se nas origens da dança Butô e na metodologia de seu criador, Tatsumi Hijikata, dentro do conceito da morte, uma temática que permeia praticamente todas as suas montagens performáticas. Para isso, foram analisadas e fichadas nove obras literárias ? manifestos de Hijikata, romances de seus contemporâneos e/ou autores no qual ele se inspirou, estudos de estudiosos em Butô ? e oito filmografias ? documentários, ficções, coreografias filmadas de Hijikata. Por fim, todo o embasamento teórico deu a esse pesquisador a oportunidade de realizar dois eventos cênicos, um sendo uma cena solo performática e o segundo, uma leitura dramática. O estudo tem como contribuição o entendimento mais aprimorado da dança Butô, que é pouco estudada no Brasil, facilitando a criação de equívocos sobre ela, e para, por consequência, se entender o contexto sócio-político do Japão em pleno estado de passagem de século (XX para XXI) e como isso influenciou no pensamento artístico do período. No mais, a repercussão de uma manifestação cênica de 1959 que ondula até os nossos tempos
    • Nome do projeto: EDITAL DE APOIO A PROJETOS ARTÍSTICOS CULTURAIS DESCENTRALIZADOS DE MÚLTIPLAS LINGUAGENS: Projeto Encanteria (2022 - 2022
      Natureza: Outra
      Integrantes: ALEIXO, D. R. F. , ROSA, V. , BOLGUESE, A. , CABRAL, P. , ABEL, Thiago , YUJI, Matheus , REIS, R. , MONTELEONE, Gustavo , D'assunção, Vinicius , ACHETTI, Zeus .
      Descrição: O projeto Encanteria é um circuito de atividades (palestras, debates, performance) que compõe a realização de um espetáculo público a ser realizado a céu aberto em 30 localidades diferentes da cidade de São Paulo, contemplando todas as regiões. Financiada pelo Edital de apoio a projetos culturais descentralizados de múltiplas linguagens da secretaria municipal de cultura de São Paulo.
    • Nome do projeto: PODCAST: Núcleo Experimental de Butô (2018 - 2022
      Natureza: Outra
      Integrantes: ALEIXO, D. R. F. , ABEL, T. , PICARELLI, C. , RUBIM, G. .
      Descrição: Inicialmente nomeado "Os Corsários", é um podcast realizado pelo Núcleo Experimental de Butô em parceria com diversos artistas pesquisadores do Brasil, com o intuito de promover diálogos acerca do que há de mais atual sobre o Ankoku Butô, manifestação artística criada por Tatsumi Hijikata em Tóquio ao fim dos anos 1950.
    • Nome do projeto: Paralelos Ocidentais no cinema de Yasujiro Ozu: O Modelo Bressoniano e o Arquétipo Chekhoviano compondo com o ator na cena japonesa (2019 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ALEIXO, D. R. F. .
      Descrição: Objetivo: Exploração dos paralelismos de técnica de atuação e temática nos filmes de Yasujiro Ozu, diretor de cinema e roteirista japonês, com as referentes aos cinemas estadunidense e europeu. Ozu começou por realizar comédias, originais no seu estilo, antes de se dedicar a obras com maiores preocupações sociais na década de 1930, principalmente ao focar dramas familiares. Outros temas caros ao mestre japonês são a velhice, o conflito entre gerações, a nostalgia, a solidão e inevitabilidade da decadência, como se verifica, de imediato, nos títulos dos seus filmes que evocam o passar do tempo: é frequente que os seus filmes terminem num local ou numa situação diretamente ligada com o início, acentuando o carácter temporal "circular" (como as estações do ano ou a alternância das marés) destas obras. O principal objetivo dessa pesquisa é explorar os paralelismos entre a direção de atores de Ozu com o modelo bressoniano, assim como os arquétipos sociais das personagens ao modus operandi dos arquétipos de Chekhov. Uma percepção fantástica dos apetrechos invisíveis que permeiam o universo dos arquétipos sociais no Japão pelo cinema.
    • Nome do projeto: TUFS: Elementos que estabelecem a performatividade do Takarazuka Revue (2020 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ALEIXO, D. R. F. , OHNO, S. .
      Descrição: Objetivo: A partir da perspectiva antropológica das artes cênicas e da cultura japonesa e da discutissão os principais aspectos performativos - incluindo o corpo, gênero e arte no Japão, destacando o local e o globalizado -, a pesquisa se baseia no trabalho prático de atuação que determina a estética do espetáculo e a performance de gênero do teatro de Takarazuka Revue. Em geral, os elementos que criam a atmosfera cênica e legitimam Takarazuka como linguagem performática partem da performatividade de duas peças: 'Era uma vez na América' e 'Rosa de Versalhes'. A importância desta pesquisa é entender como essa performatividade subverte, mas ao mesmo tempo negocia com os padrões de gênero por meio de suas pequenas reinvenções e atributos técnicos herdados. A compreensão desses elementos estéticos pode esclarecer alguns pontos sobre sua existência permanente até os dias de hoje no Japão.
    • Nome do projeto: PROJETO ESTUDAMOS PORTUGUÊS (2019 - 2020
      Natureza: Outra
      Integrantes: ALEIXO, D. R. F. , OKASAKI, S. , IYOBE, H. .
      Descrição: A organização estudantil "Estudamos Português" foi fundada em novembro de 2018. O objetivo da fundação é "aumentar a popularidade do português entre os estudantes" e "aprender mais sobre os países de língua portuguesa". Composto por estudantes das seguintes universidades: Universidade de Osaka, Universidade de Estudos Estrangeiros de Kanda, Universidade de Estudos Estrangeiros de Kyoto, Universidade de Sophia, Universidade de Estudos Estrangeiros de Tóquio, Universidade Tenri. As atividades incluem congressos, revista especial, apresentações teatrais e didáticas e contato direto entre intercambistas de países cuja língua materna é o português e estudantes japoneses que estudam o idioma.
    • ALEIXO, D . O Cinema de Yasujiro Ozu: As irmãs Munekata. 2019 - Curadoria
    • ALEIXO, D . O Cinema de Yasujiro Ozu: Coral de Tóquio. 2019 - Curadoria
    • ALEIXO, D . O Cinema de Yasujiro Ozu: Meninos de Tóquio. 2019 - Curadoria
    • ALEIXO, D . O Cinema de Yasujiro Ozu: Filho único. 2019 - Curadoria
    • ALEIXO, D . O Cinema de Yasujiro Ozu: Pai e filha. 2019 - Curadoria
    • ALEIXO, D . O Cinema de Yasujiro Ozu: Também fomos felizes. 2019 - Curadoria
    • ALEIXO, D . O Cinema de Yasujiro Ozu: Era uma vez em Tóquio. 2019 - Curadoria
    • ALEIXO, D . O Cinema de Yasujiro Ozu: Bom dia. 2019 - Curadoria
    • ALEIXO, D . O Cinema de Yasujiro Ozu: A rotina tem seu encanto. 2019 - Curadoria
    • Monte, Karolina ; RODRIGUES, Julia ; Aleixo, Daniel ; SATIE, Cinthia . Entre milênios e contemporaneidade: as danças tradicionais japonesas. 2021 - Entrevista
    • ALEIXO, D . O Cinema de Yasujiro Ozu: Ervas flutuantes. 2019 - Curadoria