Não autenticado |

João Furio Novaes

    • Licenciado em Letras e Literatura pela Universidade Católica de Petrópolis (2016 - 2020), atualmente mestrando no programa de pós-graduação em semiótica e linguística geral da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo . Atua na linha de pesquisa da descrição e análise dos discursos e dos textos verbais e não verbais sob a orientação do professor doutor Waldir Beividas, com foco no desenvolvimento de análises sobre o texto no ciberespaço e sobre as relações entre os suportes materiais da escrita e o conteúdo dos textos veiculados por meio deles. Faz parte desde 05/2022 do grupo de pesquisa Interações Humano-Algoritmo mantido pela Cátedra Oscar Sala, do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo.

       

      Links:    

    • NOVAES, João . Os Paralelos Cotidianos. Olinda : Livro Rápido, 2017 . 58p. ISBN: 9788557076037.
    • NOVAES, João . Valores inatos? Uma semiótica da escrita imagética REVISTA ESTÉTICA E SEMIÓTICA , v. 13 , p. 99 - 113 , 2023. ISSN: 2238362X.
    • NOVAES, João . Repensando a atividade algorítmica por meio de perspectivas semióticas. In: XXI Mini Enapol de Semiótica , 2023 , São Paulo. Caderno de Resumos. São Paulo : , 2023. p. 39 - 39.
    • NOVAES, João . DAS TÁBUAS AO ECRÃ ? DESCRIÇÃO DE NOVAS FERRAMENTAS DA ESCRITA E ANÁLISE TENSIVA DA EVOLUÇÃO DE SEUS SUPORTES HISTÓRICOS. In: 26º Encontro des alunes de pós-graduação em linguística , 2023 , São Paulo. Caderno de Resumos do ENAPOL 2023. São Paulo : Departamento de Linguística FFLCH/USP, 2023. p. 57 - 57.
    • NOVAES, João . O texto no ciberespaço: Investigações acerca de uma natureza textual dos perfis. In: 25° Encontro des Alunes de Pós-Graduação em Linguística , 2022 , São Paulo. 25° Encontro des Alunes de Pós-Graduação em Linguística. São Paulo : USP, 2022. p. 54 - 54.
    • NOVAES, João . Reflexões sobre a ensaística zweiguiana: o humanismo universal em Stefan Zweig. In: Congresso Interdisciplinar de Direitos Humanos , 2019 , Rio de Janeiro. Teoria e Empiria dos Direitos Humanos. Rio de Janeiro : Grupo Multifoco, 2019. p. 689 - 701.
    • NOVAES, João . Repensando a atividade algorítmica por meio de perspectivas semióticas. 2023 (Congresso)
    • NOVAES, João . DAS TÁBUAS AO ECRÃ ? Descrição de novas ferramentas da escrita e análise tensiva da evolução de seus suportes históricos. 2023 (Congresso)
    • NOVAES, João . O texto no ciberespaço: Investigações acerca de uma natureza textual dos perfis. 2022 (Congresso)
    • NOVAES, João . O discurso pós-verdadeiro no ciberespaço: a influência das interfaces na comunicação contemporânea. 2020 (Conferência)
    • NOVAES, João . Reflexões sobre a ensaística zweiguiana: o humanismo universal em Stefan Zweig. 2019 (Congresso)
    • NOVAES, João . Reflexões sobre a ensaística zweiguiana. 2019 (Comunicacao)
    • Nome do projeto: Grupo de Pesquisa da Cátedra José Bonifácio - USP (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NOVAES, João , DALLARI, P. B. A. , CASTELHANO, A. P. M. S. F. .
      Descrição: A Cátedra José Bonifácio (CJB) é um programa de apoio à pesquisa instituído pela Universidade de São Paulo com a finalidade de recolher, produzir e disseminar conhecimento sobre a Ibero-América. Instalada no Instituto de Relações Internacionais (IRI) e gerida pelo Centro Ibero-americano (CIBA), a CJB desenvolve um amplo conjunto de atividades e reúne pesquisadores em torno de lideranças sociais e políticas desse espaço de integração. O Grupo de Pesquisa tem por objetivo promover a reflexão sobre temas relacionados ao espaço ibero-americano em sua atualidade, considerando-se os elementos de identidade comuns às sociedades dos países ibéricos e latino-americanos, entre as quais a brasileira, bem como a intensificação do quadro de relacionamento entre essas sociedades. A produção do Grupo de Pesquisa se reflete nas coletâneas publicadas anualmente pela CJB, de livre acesso em http://www.livrosabertos.edusp.usp.br/edusp/catalog/category/relacoes-internacionaisTermo específico: Europa e América Latina em um contexto de polarização mundial: caminhos e desafios sociais, políticos, econômicos e culturais para uma cooperação necessária.
    • Nome do projeto: DecolonizAI (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NOVAES, João , NAS, Elen .
      Descrição: DecolonizAI é uma plataforma piloto que visa contribuir com o debate da interação humana com as tecnologias sob a perspectiva decolonial. Mais informações: https://www.decolonizai.com/