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Adriana Bezerra da Silva

    • Possui graduação em Letras pela Universidade de São Paulo (2010) e mestrado em Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americ.) pela Universidade de São Paulo (2016). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em literatura hispano-americana, atuando principalmente nos seguintes temas: fotografia, literatura mexicana, juan rulfo, história mexicana e literatura comparada. Atualmente é professora de ensino superior na Faculdade de Tecnologia (FATEC).

       

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  • Outras Produções Bibliográficas: 6
    • Nyn, J. ; SILVA, A. B. . Tybyra: uma tragédia indígena brasileira. São Paulo : selo do burro , 2021 (Revisão)
    • SILVA, A. B. . Viração Educomunicação: Pisca pisca. São Paulo : Viração Educomunicação , 2024 (Tradução)
    • SILVA, A. B. . Viração Educomunicação: Ciclo Territórios. São Paulo : Viração Educomunicação , 2024 (Tradução)
    • SILVA, A. B. . Advertisement in Vivian Maier?s times. São Paulo : FCB Brasil e Museu da Imagem e Som ? MIS , 2015 (Tradução)
    • SILVA, A. B. . Cómo Evaluar la Transformación de Calles. New York : Rockefeller Philanthropy , 2022 (Tradução)
    • SILVA, A. B. . Todos somos perigosos. Bragança Paulista : Urutau , 2021 (Coletânea de contos)
    • SILVA, A. B. . Caminhos da diferença na literatura e nas artes latino-americanas. 2019 (Comunicacao)
    • SILVA, A. B. . Caminhos da literatura e da arte brasileiras: Nelson Cavaquinho, Nuno Ramos e Racionais MCs. 2023 (Comunicacao)
    • SILVA, A. B. . A fotografia e a narrativa de Juan Rulfo. 2019 (Conferência)
    • SILVA, A. B. . La mitologia prehispánica en las Fiestas de los Muertos en México. 2016 (Conferência)
    • SILVA, A. B. . Una historia sin futuro: el cruce en la obra de Juan Rulfo en busca de su versión de la historia de México.. 2015 (Comunicacao)
    • SILVA, A. B. . Juan Rulfo e o vulcão de Paricutín: a literatura e a fotografia como travessia para a história. 2015 (Comunicacao)
    • SILVA, A. B. . Juan Rulfo historiador: a implicação da visão histórica de Juan Rulfo em suas obras artísticas. 2014 (Comunicacao)
    • SILVA, A. B. . Una hoz de doble cara: la muerte como motivación de la escritura y de la fotografía de Juan Rulfo. 2014 (Comunicacao)
    • SILVA, A. B. . Juan Rulfo: escritura y fotografía como matices de una misma mirada. 2013 (Comunicacao)
    • SILVA, A. B. . Jornada do Programa de Pós-graduação em Língua e Literaturas Espanhola e Hispano-americana. 2016 (Universidade de São Paulo)
    • SILVA, A. B. . Jornada do Programa de Pós-graduação em Língua e Literaturas Espanhola e Hispano-americana. 2019 (Universidade de São Paulo)
    • SILVA, A. B. . Jornada do Programa de Pós-graduação em Língua e Literaturas Espanhola e Hispano-americana. 2017 (Universidade de São Paulo)
    • SILVA, A. B. . Jornada do Programa de Pós-graduação em Língua e Literaturas Espanhola e Hispano-americana. 2020 (Universidade de São Paulo)
    • SILVA, A. B. . Jornada do Programa de Pós-graduação em Língua e Literaturas Espanhola e Hispano-americana. 2015 (Universidade de São Paulo)
    • SILVA, A. B. . A nova música popular brasileira. 2023 (Dickinson College)
    • SILVA, A. B. . Diversidad - Lengua y Literatura. 2016 (Programa nacional do livro didático - pnld)
    • Nome do projeto: Silêncios e Murmúrios: as vozes em Vidas Secas e Pedro Páramo (2008 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, A. B. .
      Descrição: Discussão sobre a noção de voz narrativa e de sua representação, representação do popular pelos autores e o posicionamento das obras entre os cânones da literatura mundial ? a pertinência da classificação da literatura latino americana.
    • Nome do projeto: Intersecções entre a narrativa em Pedro Páramo e a obra fotográfica de Juan Rulfo. (2012 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, A. B. .
      Descrição: Por meio da aproximação entre a obra literária e a obra fotográfica de Juan Rulfo, identificamos a presença de conceitos no romance Pedro Páramo, por vezes apontados pela crítica literária rulfiana, e sua presença simultânea nos debates sobre a fotografia, não apenas rulfiana. Desta forma, marcamos um cruzamento possível entre a obra literária e a obra fotográfica de Juan Rulfo, que se dá através da discussão da percepção do tempo, da perspectiva histórica e da noção de morte levantada no romance e presente nos debates sobre a fotografia, habilmente manipulada pelo escritor-fotógrafo, Destacamos, assim, a coerência do autor em relação aos recursos adotados em suas distintas óticas artísticas para a representação de sua visão de mundo.