Não autenticado |

Helena Andrade Mendonça

    • Possui graduação em Engenharia Eletrônica pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1993); pós graduação em Psicopedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2000), especialização em Processos Didático-Pedagógicos para cursos na modalidade online pela Univesp (2021), Mestre e Doutora em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela FFLCH-USP na linha de pesquisa Linguagem, Educação e Sociedade sob orientação da Prof. Dr. Walkyria Maria Monte Mor. Atua principalmente na formação de professores, tecnologias digitais, educação, educação online e atualmente pesquisa sobre inteligência artificial, multiletramentos, educação digital, formação de professores, colonialismo digital, dentre outros temas. É coordenadora de tecnologias educacionais da Bahema Educação e formadora responsável pela área de educação digital nas escolas do grupo e no Centro de Formação da Vila.

       

      Links:    

    • MENDONÇA, H. A. ; MAHER, C. ; PESSOA, D. . DIALOGOS SOBRE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Ampliar DIALOGOS SOBRE TECNOLOGIA EDUCACIONAL EDUCAÇAO LINGUISTICA, MOBILIDADE E PRATICAS TRANSLINGUES. Sao Paulo : Pontes Editores, 2017 . 342p. ISBN: 8571139059.
    • MENDONÇA, H. A. . Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora. Sao Paulo : Grupo A, 2017 . 260p. ISBN: 9788584291151.
    • MENDONÇA, H. A. . CONSTRUÇÕES DE SENTIDO E LETRAMENTO DIGITAL CRITICO NA ÁREA DE LÍNGUAS/LINGUAGENS. Sao Paulo : Edutora Pontes, 2017 . 294p. ISBN: 9788571138940.
    • MENDONÇA, H. A. . Pesquisa, Inteligência Artificial e Educação Digital nas Escolas . Blog do Centro de Formação de Educadores da Vila , Online , 03 dez. 2024.
    • MENDONÇA, H. A. ; PIRES, J. . Quando a Inteligência Artificial chega na Escola . Blog Centro de Formação da Vila , , 10 jul. 2024.
    • MENDONÇA, H. A. . A inteligência artificial e a educação Expandir o olhar para a relação do homem com as máquinas . Meer CIência e Tecnologia , , 23 set. 2024.
    • MENDONÇA, H. A. . Chora, inteligência artificial! . Meer CIência e Tecnologia , , 23 ago. 2024.
    • MENDONÇA, H. A. . A mensagem do Papa Francisco sobre a IA Entenda as observações feitas por Francisco sobre o impacto da tecnologia na sociedade e na paz . Meer Cultura , , 23 jul. 2024.
    • MENDONÇA, H. A. . Como nos relacionamos com nossos dados pessoais? . Meer CIência e Tecnologia , , 23 mai. 2024.
    • MENDONÇA, H. A. . Sobre o colonialismo digital e as pedagogias decoloniais . https://understandingai.iea.usp.br/ , São Paulo , 21 out. 2024.
    • MENDONÇA, H. A. . Letramentos digitais e formação educacional na educação básica: investigação de práticas. : , 2016 (Dissertação de Mestrado)
    • MENDONÇA, H. A. . A (in)visibilidade nos processos de colonialismo e decolonialidade digital na educação online e remota no Ensino Superior. : , 2024 (Tese de Doutorado)
    • MENDONÇA, H. A. ; MAHER, C. ; PESSOA, D. . Coletânea IV Jornada de Educação, Linguagem e Tecnologia. : Pontes Editores , 2017 (Capítulos aceitos (no prelo))
    • MENDONÇA, H. A. . Construções de sentido e letramento digital crítico na área de línguas/linguagens. : , 2017 (Capítulos aceitos (no prelo))
    • MENDONÇA, H. A. . Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. São Paulo : Penso , 2017 (Capítulos aceitos (no prelo))
    • MENDONÇA, H. A. . Implementação da plataforma de cursos online e capacitação de coordenadores e professores. 2016 (Assessoria)
    • MENDONÇA, H. A. . Inteligência artificial e sabedoria do coração: para uma comunicação plenamente humana. 2024 (Conferência)
    • MENDONÇA, H. A. . INVESTIGANDO OS PROCESSOS DE COLONIALISMO E DECOLONIALIDADE DIGITAL NO ENSINO ONLINE / REMOTO NA EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA. 2022 (Comunicacao)
    • MENDONÇA, H. A. . Decolonizing the Digital: An Analysis of Possible Movements in Education. 2023 (Comunicacao)
    • MENDONÇA, H. A. . Investigando os processos de colonialismo e decolonialidade digital no ensino online / remoto na Educação Universitária. 2022 (Seminário)
    • MENDONÇA, H. A. . Investigando os processos de colonialismo e decolonialidade digital no ensino online / remoto na Educação Universitária. 2022 (Comunicacao)
    • MENDONÇA, H. A. . INVESTIGANDO OS PROCESSOS DE COLONIALISMO E DECOLONIALIDADE DIGITAL NO ENSINO ONLINE / REMOTO NA EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA. 2022 (Comunicacao)
    • MENDONÇA, H. A. . INVESTIGANDO OS PROCESSOS DE COLONIALISMO E DECOLONIALIDADE DIGITAL NO ENSINO ONLINE / REMOTO NA EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA,. 2022 (Comunicacao)
    • MENDONÇA, H. A. . A formação digital dos estudantes e os desafios do ensino remoto. 2020 (Conferência)
    • MENDONÇA, H. A. . Scratch Days na Vila. 2019 (Conferência)
    • MENDONÇA, H. A. . Espetacularização das redes sociais e a ausência da vivência social concreta. 2019 (Congresso)
    • MENDONÇA, H. A. . O Impacto das Mídias na Educação Linguística. 2019 (Conferência)
    • MENDONÇA, H. A. . Investigando os Processos de (De)Colonialidade no Ensino Remoto/Online na Educação Universitárias Brasileira. 2021 (Comunicacao)
    • MENDONÇA, H. A. . As novas ecologias de aprendizagem e processos de (de)colonialidade digital. 2021 (Conferência)
    • MENDONÇA, H. A. . Decolonizando a Cultura Digital. 2021 (Conferência)
    • MENDONÇA, H. A. . E-learning ecologies and digital colonialism. 2021 (Comunicacao)
    • MENDONÇA, H. A. . Designing Learning Spaces in Times of Isolation. 2021 (Conferência)
    • MENDONÇA, H. A. . Pensamento computacional e Scratch. 2021 (Conferência)
    • MENDONÇA, H. A. . Online Teacher Education Programs and the Digital Society. 2021 (Conferência)
    • MENDONÇA, H. A. . Discussão sobre filmes, livros com temáticas atuais - Série You, Stalker, Black Mirror, The Social Dilemma, West World, Homo Deus.. 2021 (Conferência)
    • MENDONÇA, H. A. . O digital na educação hoje e depois da pandemia. 2021 (Conferência)
    • MENDONÇA, H. A. . Formação docente online e a sociedade digital. 2020 (Conferência)
    • MENDONÇA, H. A. . FORMAÇÃO DOCENTE PARA A CIDADANIA DIGITAL. 2020 (Conferência)
    • MENDONÇA, H. A. . Online Teacher Education Programs and the Digital Society. 2020 (Conferência)
    • MENDONÇA, H. A. . Gestão da Inovação. 2018 (Conferência)
    • MENDONÇA, H. A. . Educação Básica e a Cultura Digital. 2018 (Conferência)
    • MENDONÇA, H. A. . Aprendizagem móvel, BYOD e Mobile Learning. 2017 (Seminário)
    • MENDONÇA, H. A. . Questões emergentes no ensino e aprendizagem (de línguas/ tradução) e formação docente em tempos de mobilidade. 2017 (Conferência)
    • MENDONÇA, H. A. . O trabalho com linguagens de programação junto a professores de educação básica visando uma maior participação na cultura digital. 2015 (Conferência)
    • MENDONÇA, H. A. . Construção de jogos e uso de realidade aumentada em espaços de criação digital na escola. 2016 (Comunicacao)
    • MENDONÇA, H. A. . A comunicação das produções dos alunos em ambientes virtuais: uma análise de três propostas. 2014 (Comunicacao)
    • MENDONÇA, H. A. . Etapas de Apropriação das Tecnologias Digitais nas Práticas de professores do ensino fundamental 2. 2015 (Comunicacao)
    • MENDONÇA, H. A. . LETRAMENTOS DIGITAIS E FORMAÇÃO EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: INVESTIGAÇÃO DE PRÁTICAS. 2016 (Comunicacao)
    • MENDONÇA, H. A. . A Importância da Formação Continuada: como Manter-se Atualizado com as Soluções Tecnológicas Atuais. 2014 (Congresso)
    • EVANGELISTA, A. ; MENDONÇA, H. A. . Formação de Professores: As tecnologias favorecendo a reflexão sobre a prática pedagógica. 2013 (Comunicacao)
    • GENOÍNO, M.K. ; MENDONÇA, H. A. . O uso de ambientes virtuais no fundamental 1 para a produção textual em livros digitais e impressos. 2013 (Comunicacao)
    • MENDONÇA, H. A. ; FREITAS, V.V. . Programar a Evolução com o software Scratch. 2010 (Comunicacao)
    • DAVID, A. M. F. ; MENDONÇA, H. A. . A INTEGRAÇÃO CURRICULAR DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO BILÍNGÜE.. 2008 (Congresso)
    • MENDONÇA, H. A. . Navegando Alto nas Ondas do Youtube. 2016 Revista Páginas Abertas Editora Paulus
    • MENDONÇA, H. A. ; ANGELINI, K. . Educação voltada para o uso crítico e ético das tecnologias digitais.. 2024 Youtube
    • MENDONÇA, H. A. . Educação em Foco. 2025 Youtube
    • MENDONÇA, H. A. . Sala de Professor - O Legado de Pitágoras, os triângulos de samos. 2011 TV Escola
    • MENDONÇA, H. A. . Sala de Professor - Bolívia, o altiplano. 2010 TV Escola
    • MENDONÇA, H. A. . Pesquisa TIC - Educação. 2019 Podcast Critique em um Instante - Centro de Formação da Vila
    • MENDONÇA, H. A. . Capitalismo de Vigilância, Tecnopolítica e Educação: sobre a Internet na pandemia. 2020 Podcast Critique em um Instante - Centro de Formação da Escola da Vila
    • MENDONÇA, H. A. . É só um ajuste? O que considerar no planejamento das atividades à distância. 2020 Instagram do Centro de Formação da Vila @centrodeformacaodavila
    • MENDONÇA, H. A. . Nossos alunos e nosso projeto na rede ? Segurança na internet. 2020 https://www.facebook.com/editoramoderna Facebook Editora Moderna
    • MENDONÇA, H. A. . Ensino híbrido.. 2022 Cientik - canal streaming
    • MENDONÇA, H. A. . Exposição e Uso de Dados na Rede - uma discussão necessária com nossos estudantes. 2019 Spotify - Podcast Critique em um Instante
    • MENDONÇA, H. A. . Internet Segura. Segura mesmo?. 2020 Spotify - Podcast Critique em um Instante
    • MENDONÇA, H. A. . Percepções dos alunos sobre o ensino remoto. 2021 Spotify - Podcast Critique em um Instante
    • MENDONÇA, H. A. . A importância da Educação Digital, especialmente no retorno do isolamento social. 2020 Itaú Social
    • MENDONÇA, H. A. . Ensino Híbrido e as Novas Tecnologias na Educação. 2021 Convivere Mais
    • MENDONÇA, H. A. . Ensino híbrido. Programa Formações Mediadas. 2021 Youtube - Comunidade Educativa CEDAC e Itaú Social
    • MENDONÇA, H. A. . O uso e a importância dos meios digitais para a aprendizagem. 2021 Youtube - Palavras Projetos Editoriais.
    • MENDONÇA, H. A. . Reflexões para um Mundo Pós-Pandemia. 2021 Facebook Editora Moderna
    • MENDONÇA, H. A. . Pandemia e infância ? Cuidados em saúde mental no universo digital. 2022 Youtube - SESC Florêncio de Abreu
    • MENDONÇA, H. A. ; SUCUPIRA, C. . Sala de Professor - TV Escola. 2012 TV Escola
    • MENDONÇA, H. A. . Scratch Day. 2019 (Escola da Vila)
    • MENDONÇA, H. A. . The Learner 2023. 2023 (Common Ground Research Network)
    • MENDONÇA, H. A. . O USO SIGNIFICATIVO DAS TIC FAVORECENDO A COMUNICAÇÃO E O TRABALHO COLABORATIVO. 2012 (Centro de Formação da Escola da Vila)
    • MENDONÇA, H. A. ; SZPIGEL, M. . O uso de espaços físicos e virtuais para dar visibilidade a produção de arte dos alunos. 2015 (Centro de Formação da Escola da Vila)
    • MENDONÇA, H. A. . Com que app eu vou? Tecnologia e educação com criticidade. 2022 (PUC Campinas)
    • MENDONÇA, H. A. . Aprender a programar e programar para aprender com o Scratch e ScratchJr. 2014 (Centro de Formação da Escola da Vila)
    • SILVA, R. A. ; MENDONÇA, H. A. ; AVELAR, M. G. . Multiletramentos como proposta de aprendizagem. 2023 (Universidade de São Paulo)
    • MENDONÇA, H. A. . Oficina de criação de sites educacionais com o Google Sites. 2015 (Centro de Formação da Escola da Vila)
    • MENDONÇA, H. A. . Como a escola pode interagir com a Inteligência Artificial?. 2024 (Centro de Formação de Educadores da Vila)
    • MENDONÇA, H. A. . Educação digital: das premissas às práticas. 2024 (Centro de Formação de Educadores da Vila)
    • MENDONÇA, H. A. ; GENOÍNO, M.K. . A formação escritora e a contribuição das TIC: princípios técnicos e didáticos. 2013 (Centro de Formação da Escola da Vila)
    • MENDONÇA, H. A. . IA na Educação: Explorando o Diálogo entre Inteligência Humana e Inteligência Artificial. 2024 (Centro de Formação da Vila)
    • MENDONÇA, H. A. . Coleta, Seleção e Avaliação de conteúdo na Internet para uma Curadoria Online. 2013 (Centro de Formação da Escola da Vila)
    • MENDONÇA, H. A. . Interações com a IA e caminhos para a emancipação digital na educação. 2024 (USP Departamento de Letras Modernas)
    • MENDONÇA, H. A. ; LEONA, R. . Arte e tecnologia: intersecções criativas entre o mundo físico e o digital. 2025 (Centro de Formação de Educadores da Vila)
    • MENDONÇA, H. A. . IA Generativa na Educação: Explorando o Diálogo entre Inteligência Humana e Inteligência Artificial. 2025 (Centro de Formação de Educadores da Vila)
    • MENDONÇA, H. A. . Análise e tomada de decisões a partir de dados - Trilha formativa sobre Avaliação. 2025 (Centro de Formação de Educadores da Vila)
    • MENDONÇA, H. A. . USO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NA PRÁTICA PEDAGÓGICA. 2016 (Centro de Formação de professores da Escola da Vila)
    • MENDONÇA, H. A. ; SZPIGEL, M. . O uso de espaços físicos e virtuais para dar visibilidade à produção de arte dos alunos. 2016 (Centro de Formação de professores da Escola da Vila)
    • MENDONÇA, H. A. . O uso de ambientes virtuais na formação construtivista. 2016 (Centro de formação de professores da Escola da Vila)
    • MENDONÇA, H. A. . Qual aplicativo eu uso para...?. 2016 (Centro de formação de professores da Escola da Vila)
    • MENDONÇA, H. A. . Como realizar e orientar uma pesquisa em meio digital?. 2017 (Centro de formação de professores da Escola da Vila)
    • MENDONÇA, H. A. . Proposta de um novo modelo educativo para o Instituto Reciclar - Oficina com educadores. 2016 (CEDAC Comunidade Educativa)
    • MENDONÇA, H. A. . Como escolher um aplicativo para uma atividade educacional. 2017 (Centro de formação de professores da Escola da Vila)
    • MENDONÇA, H. A. . Ensinar a programar para aprender diversos conteúdos das disciplinas específicas no ensino fundamental. 2017 (Centro de formação de professores da Escola da Vila)
    • MENDONÇA, H. A. . Educação digital como tema transversal: práticas sociais contemporâneas. 2018 (Centro de formação de professores da Escola da Vila)
    • MENDONÇA, H. A. . Ética e cidadania digital na sala de aula conectada. 2019 (Instituto Singularidades)
    • MENDONÇA, H. A. . Práticas de Estudo em Meios Digitais: como se preparar para o trabalho pedagógico neste cenário. 2019 (Centro de Formação da Escola da Vila)
    • MENDONÇA, H. A. . Ética e cidadania digital na sala de aula conectada. 2020 (Instituto Singularidades)
    • MENDONÇA, H. A. . Uso de tecnologias digitais numa perspectiva construtivista. 2020 (Centro de Formação da Escola da Vila)
    • MENDONÇA, H. A. . Modelos de como estruturar suas aulas online. 2020 (Fundação Getúlio Vargas)
    • MENDONÇA, H. A. . Espaços de Criação Digital na Escola. 2018 (Singularidades)
    • MONTEMOR, W. ; MENEZES, L. M. ; COPE, B. ; KALANTZIS, M. ; MENDONÇA, H. A. ; REIS, E. . Letramentos e Formação de Professores de Línguas. 2017 (USP Universidade de São Paulo e Universidade de Illinois - Urbana Champaign)
    • MONTEMOR, W. ; MENEZES, L. M. ; COPE, B. ; KALANTZIS, M. ; REIS, E. ; MENDONÇA, H. A. . Letramentos e Formação de Professores de Línguas. 2018 (USP Universidade de São Paulo e Universidade de Illinois - Urbana Champaign)
    • MENDONÇA, H. A. . Ética e cidadania digital na sala de aula conectada. 2021 (Instituto Singularidades)
    • MENDONÇA, H. A. . Ética e Segurança Digital: a formação do aluno de ensino fundamental e médio. 2019 (Centro de FOormação de Professores da Vila)
    • MENDONÇA, H. A. . Ambientes Virtuais de Aprendizagem como espaços que educam. 2020 (Centro de Formação de Professores da Vila)
    • MENDONÇA, H. A. . A crescente presença do digital na prática pedagógica e as novas ecologias de aprendizagem. 2021 (Centro de Formação de Professores da Vila)
    • MENDONÇA, H. A. . Avaliação por competências - para além das técnicas e instrumentos. 2021 (Centro de Formação de Professores da Vila)
    • MENDONÇA, H. A. . Educação digital como tema transversal: práticas sociais contemporâneas. 2022 (Centro de Formação de Professores da Vila)
    • MENDONÇA, H. A. ; CRESCENZO, A. . Como a escola tem tratado deste tema com os alunos, famílias e professores?. 2015 (Centro de Formação da Escola da Vila)
    • MENDONÇA, H. A. . Aprendizado de Máquina e Inteligência Artificial no Scratch. 2022 (PUC Campinas)
    • MENDONÇA, H. A. . Trabalho em Ambientes Virtuais e o Modelo Técnico Pedagógico da Escola da Vila. 2017 (Centro de formação de professores da Escola da Vila)
    • Nome do projeto: UAI Understanding Artificial Inteligence (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MENDONÇA, H. A. , ARIZA, F. B. A. , MOURA, E. , BARBOSA, J. , SIMOES, R. .
      Descrição: Understanding Artificial Intelligence (UAI) é um grupo ligado ao Instituto de Estudos Avançados da (IEA) da Universidade de São Paulo (USP) dedicado à pesquisa e à divulgação científica dos desenvolvimentos da Inteligência Artificial no Brasil e no mundo.
    • Nome do projeto: PNL - Projeto Nacional de Letramentos - Ciclo III (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MENDONÇA, H. A. , FERRAZ, D. M. , DUBOC, A. P. M. , MONTE MOR, W. M. , SOUZA, L. M. T. M. , MIZAN, S. .
      Descrição: O PNL Projeto Nacional de Letramentos, com sede na USP, teve início em 2009, com o primeiro Ciclo (2009-2015). Logo em seguida, realizamos o 2o Ciclo do Projeto, entre 2015-2020. O PNL se encontra no 3o Ciclo, 2021-2025. Trata-se de uma rede que conta com a parceria de mais de 40 universidade públicas e privadas do Brasil, e com aprox. 200 pesquisadores, entre docentes, pesquisadores de graduação, mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos. Além disso, o Projeto conta com a parceria de mais de 15 universidades internacionais e vem, ao longo desses quase quinze anos, fomentando pesquisas sobre formação docente em línguas estrangeiras, com foco na língua inglesa, educação linguística e letramentos. Possui uma rede consolidada de pesquisadores nacionais e conta com uma produção imensa de livros, capítulos, artigos, além de blogs, programas e canais de lives em redes sociais. Uma de suas riquezas tem sido a sua contribuição com revisões curriculares nos cursos de Letras de seus parceiros.Site https://letramentos.fflch.usp.br/
    • Nome do projeto: Educação Linguística, Virtualidade e Sustentabilidade (2024 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MENDONÇA, H. A. , ROCHA, C. H. , HASHIGUTI, S. T. , MACIEL, R. F. .
      Descrição: O GP objetiva fomentar, expandir e aprofundar estudos e ações no campo da educação linguística e da formação docente, inicial e continuada, diante: (1) do cenário sociocultural e linguisticamente complexo da atualidade; (2) da internacionalização universitária; (3) da crescente utilização de plataformas, cursos e recursos virtuais, bem como de sistemas de inteligência artificial no contexto de ensino-aprendizagem-avaliação de línguas nomeadas; (4) da manipulação de dados e da proliferação de fake news; (5) dos desafios prementes de sustentabilidade - linguística, social, cultural e epistêmica - frente aos efeitos em curso do aquecimento global, dos conflitos armados, das políticas territoriais e dos genocídios (linguísticos e étnicos) decorrentes do racismo estrutural e da frequente violação dos direitos humanos. O GP está alinhado ao Centro ELIS/Unicamp e servirá para reunir, organizar, alimentar e expandir a pesquisa e a formação de redes em torno das temáticas pautadas.