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Ana Laura Macruz Cinto

    • Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo (USP). Graduada em Linguística pela FFLCH, concluiu um Projeto de Iniciação Científica com a Prof. Dra. Marceli Cherchiglia Aquino, com a finalidade de desenvolver estudos promissores sobre as Partículas Modais no Português Brasileiro. Participou também como estagiária no Projeto FiloJus: o Laboratório de Pesquisa Filológica da Justiça Federal de São Paulo, realizando pesquisas em documentos jurídicos do século XIX. As áreas de interesse e especialização da pesquisadora transitam entre a Filologia, a Arquivística, a Linguística histórica e a Linguística forense.

       

      Links:    

    • CINTO, Ana Laura Macruz ; FACHIN, P. R. M. ; MONTE, V. M. ; TOLEDO NETO, S. A. ; AMARAL, A. C. E. P. ; MELLO, C. A. L. M. ; BASTOS, H. R. ; CAETANO, L. B. . Da arquivística à produção linguística: estudo interdisciplinar de um Summario de Culpa de 1892 REVISTA DO ARQUIVO , v. Nº 12 , p. 97 - 113 , 2021. ISSN: 2447908X.
    • AQUINO, MARCELI CHERCHIGLIA ; CINTO, Ana Laura Macruz ; KAHIL, TAMIRES ARNAL . -Mas quem ia carregar uma nota fiscal?-: uma investigação da função modal de mas em língua portuguesa CONFLUÊNCIA , v. 1 , p. 373 - , 2020. ISSN: 23174153.
    • CINTO, A. L. M. . ?Filologia Forense?: os Processos Criminais manuscriptos como fonte do trabalho filológico. 2022 (Comunicacao)
    • CINTO, A. L. M. . As Partículas Modais do Português Brasileiro: uma investigação acerca da modalidade de 'mas'.. 2020 (Simposio)
    • CINTO, A. L. M. . Registros de um Alambique: uma construção autônoma. 2019 (Outra)
    • CINTO, A. L. M. . James Allen: um paralelo com Sêneca, Epicteto, Marco Aurélio, Boécio e Confúcio. 2018 (Outra)
    • CINTO, A. L. M. ; NEGRAES, L. C ; MARCI, M. ; ALVES, R. . Análise do léxico de letras de rap do grupo Racionais MC?s.. 2013 (Outra)
    • CINTO, A. L. M. . Manuel Bandeira e o Movimento Modernista em 1930: um estudo de caso histórico-social no poema ?Irene no céu?. 2019 (Outra)
    • CINTO, A. L. M. . João Guimarães Rosa e Clarice Lispector: uma abordagem da homossexualidade no romance Grande Sertão: Veredas e o conto O Corpo. 2019 (Outra)
    • CINTO, A. L. M. . O dialeto caipira: um estudo de caso no município de Jumirim. 2018 (Outra)
  • Projetos de Pesquisa: 3
    • Nome do projeto: As práticas de leitura de alunos do Brasil, Angola, Chile, Peru, Cuba, Colômbia e França: produção de conhecimento e formação no e para o ensino superior. (2016 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CINTO, A. L. M. , BARZOTTO, V. H. , SILVA, C. , FEITOSA, M. , FERREIRA, B. , OLIVEIRA, J. , SILVA, K. .
      Descrição: Este projeto tem como objetivo discutir o papel da escrita nas licenciaturas, considerando que escrever sobre as práticas, para o professor em formação, não consiste apenas em uma forma de documentar ou comprovar suas atividades, mas é um trabalho do qual pode resultar a produção de conhecimento. Três questões centrais articulam essa investigação: a) de que forma textos escritos a partir das práticas de ensino funcionam enquanto registro de uma aula; b) que tipos de trabalho podem ser realizados sobre o registro de uma aula; e c) o que se afirma sobre uma aula com base no que foi registrado dela. Em outras palavras, problematiza-se a escrita produzida a partir das práticas de ensino enquanto dado, enquanto objeto de procedimentos de análise, e enquanto produção de um conhecimento sobre o ensino. Do ponto de vista teórico, a pesquisa procura fazer articulações entre problemáticas colocadas no campo da Educação especialmente a noção de conhecimento e sua relação com o papel do professor com uma concepção discursiva da linguagem, baseada em autores como Foucault, Pêcheux, Maingueneau e outros. O projeto será realizado por uma equipe que envolve pesquisadores de cinco universidades brasileiras (UFPA, UFRN, UFTM, Unicentro, USP) e duas universidades estrangeiras (Universidad Nacional UNA/Costa Rica; e Universidad Pedagógica Nacional Francisco Morazán UPNFM/Honduras). A realização conjunta do projeto dá continuidade e aprofunda as parcerias entre essas instituições, que já geraram a assinatura de convênios internacionais, missões de estudos, orientações de dissertações e teses e a realização de diversos eventos. O projeto terá o caráter duplo de pesquisa- ação e pesquisa de campo, envolvendo os próprios pesquisadores enquanto sujeitos de práticas de formação de professores e ampliando-se para a investigação de outros cursos ou instituições além daquelas pertencentes à equipe.
    • Nome do projeto: Brasil e Angola: A comparação entre países que tiveram o mesmo colonizador e que se destacam pelo desenvolvimento cultural e acadêmico distintos (2016 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CINTO, A. L. M. , BARZOTTO, V. H. .
      Descrição: Este projeto visa destacar as diferenças culturais e acadêmicas entre dois países que foram colonizados por Portugal ? Brasil e Angola. Verificando a origem comum de ambos os países, o desenvolvimento se diferencia culturalmente e educacionalmente, e isso é comprovado em bases oficiais que: a taxa de analfabetos em Angola é de 30%, enquanto no Brasil o número diminui para 8,3%. Tomando como foco deste projeto a produção e escrita acadêmica em ambos os países, também há a distinção na porcentagem de habitantes que possuem Ensino Superior: No Brasil, o índice de universitários é de 41%, número por sua vez gritantemente acima de jovens angolanos universitários que se enquadram nos 3,4%, de acordo com sites oficiais. Nossa pesquisa tem como foco buscar explicar essas diferenças.
    • Nome do projeto: Para o estudo e compreensão das partículas modais no Português Brasileiro: o caso do (2019 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CINTO, A. L. M. , AQUINO, M. C. .
      Descrição: Este projeto de pesquisa investiga Partículas Modais (PMs) e seu uso no português brasileiro. As partículas modais de língua portuguesa (doravante PMpt) são recursos gramaticais utilizados por emissor e receptor, com a função de negociar os papeis durante a interação. Com o intuito de buscar semelhanças interpretativas relevantes para as PMs entre dois sistemas linguísticos, português brasileiro e alemão pretendemos refletir sobre a influência da modalidade na língua portuguesa. Os resultados encontrados neste trabalho oferecem uma nova perspectiva na pesquisa com partículas modais em alemão e português.