Não autenticado |

Gilmar dos Santos Soares

    • Possui Licenciatura (2010) e Bacharelado (2012) em Geografia pela UNESP - Universidade Estadual Paulista ?Júlio de Mesquita Filho?, na Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente/SP. Mestre em Geografia Humana (2015) pela Universidade de São Paulo.

       

      Links:    

    • SOARES, G. S. . A luta pela cidade como uma dimensão atual da luta de classes: a disputa pelo Centro de São Paulo. In: Seminário Internacional 'Justiça Espacial e Direito à Cidade' , 2015 , São Paulo. Seminário Internacional "Justiça Espacial e Direito à Cidade". : , 2015.
    • SOARES, G. S. ; SPOSITO, E. . O novo mapa da indústria no Estado de São Paulo: procedimentos para a organização da informação geográfica. In: XXI Congresso de iniciação científica da UNESP , 2009 , São José do Rio Preto. XXI Congresso de iniciação científica da UNESP. : , 2009.
    • SOARES, G. S. . Montagem e organização de um banco de dados e de mapas. 2008 (Outra)
    • SOARES, G. S. . Elaboração de banco de dados. 2009 (Outra)
    • LINDO, P. V. F. ; SOARES, G. S. . Representações cartográficas: "como?" e "para quê?". 2010 (Outra)
    • SOARES, G. S. . Aspectos da Urbanização no Início do Século XXI. Redefinições do Tecido Urbano, Industrialização e Fluxos: uma leitura pelas cidades de Taubaté, Tremembé e Pindamonhangaba. 2010 (Congresso)
    • SOARES, G. S. ; JURADO, P. ; ANTUNES, Cássio. ; SANTOS, E. C. . Curso: Ferramentas de Pesquisa. 2009 (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho)
  • Curso de curta duração ministrado: 1
    • ANTUNES, Cássio. ; JURADO, P. ; SANTOS, E. C. ; SOARES, G. S. ; NAGY, A. R. . Ferramentas de Pesquisa. 2009 (Grupo de Pesquisa Produção do Espaço e Redefinições Regionais (GAsPERR))
    • Nome do projeto: Aspectos da Urbanização no Início do Século XXI. Redefinições do Tecido Urbano, Industrialização e Fluxos: uma leitura pelas cidades de Taubaté, Tremembé e Pindamonhangaba (2010 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOARES, G. S. .
      Descrição: A compreensão da realidade torna-se um repto às pretensões do pesquisador, ainda mais quando se trata da complexidade que advém dessa realidade. Buscamos compreender a realidade em suas formas e processos, que aos nossos olhos surgem como características inerentes ao modo capitalista de produção ? referência principal das considerações sobre a organização social ? que se dissemina e transpõe, cada vez mais, os espaços e suas limitações. Para compreender a expansão do modo capitalista de produção e sua manifestação na sociedade e no espaço, torna-se importante, na abordagem do espaço urbano, compreender as configurações que caracterizam a urbanização contemporânea e as formas no tecido urbano das cidades, ou seja, as formas e os conteúdos presentes no espaço são os reflexos da sociedade que o ocupa. Para compreensão da urbanização no início do século XXI, estabelecemos a articulação de dois processos: processo de urbanização e processo de industrialização; e como ambos mantêm uma relação bem próxima. O processo de urbanização será abordado a partir de suas formas e como estas formas ocorrem na atualidade; já o processo de industrialização será abordado a partir da localização dos estabelecimentos da indústria de transformação e sua dinâmica ao longo do tempo, tomando-se como referência o espaço urbano e os fluxos de veículos, atributo de grande importância para compreender o espaço e suas processualidades. O espaço delimitado para realização da pesquisa está localizado no interior do Estado de São Paulo, mais especificamente na Região do Vale do Paraíba Paulista, sendo as cidades de Taubaté, Tremembé e Pindamonhangaba.