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Sérgio Murilo Fontes de Oliveira Filho

    • Doutorando (bolsista CAPES) no programa de Estudos Linguísticos e Literários em Inglês na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Estudos Literários pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Sergipe (UFS), onde desenvolveu projeto de pesquisa sobre os romances Stoner (1965), de John Williams, e Sob o peso das sombras (2004), de Francisco J. C. Dantas. Graduado em licenciatura plena em Letras Português e Inglês também pela UFS. Tem experiência na área de Letras, com ênfase no ensino da língua inglesa e na pesquisa em Literatura. Atualmente, desenvolve pesquisa de doutorado sobre a ficção científica dos anos 1960 a partir da obra de Philip K. Dick e atua principalmente nos seguintes temas: crítica materialista, literatura comparada e ficção científica.

       

      Links:    

    • Sérgio Murilo Fontes . Cor de risco. Aracaju : Edições blague, 2021 . p. ISBN: 9786599228797.
  • Artigos completos publicados em periódicos: 1
    • OLIVEIRA FILHO, S. M. F. . SALVAÇÃO E ESCRITA EM O SOL SE PÕE EM SÃO PAULO, DE BERNARDO CARVALHO EM TESE (BELO HORIZONTE. ONLINE) , v. 28 , p. 182 - 196 , 2022. ISSN: 19820739.
    • OLIVEIRA FILHO, Sérgio Murilo Fontes de . O TRAUMA DA GUERRA EM STONER, DE JOHN WILLIAMS. Comparativismo e Traduções Intersemióticas, v. 1, p. 486 - 496, 2021.
    • OLIVEIRA FILHO, Sérgio Murilo Fontes de . ESCRITA COMO REMÉDIO PARA A MORTE EM SOB O PESO DAS SOMBRAS. Leituras semióticas: da poesia às memórias autobiográficas, v. , p. 349 - 359, 2020.
    • OLIVEIRA FILHO, Sérgio Murilo Fontes de . LITERATURA, CULTURA E REFÚGIO EM SOB O PESO DAS SOMBRAS, DE FRANCISCO DANTAS. No Lumiar da Literatura Sergipana, v. , p. 117 - 141, 2019.
    • Santos, Luana Inês Alves ; OLIVEIRA FILHO, Sérgio Murilo Fontes de . O PROGRAMA INGLÊS SEM FRONTEIRAS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE INGLÊS: LEGISLAÇÃO E PERCEPÇÕES. Letras, Linguística e Artes: Perspectivas Críticas e Teóricas 2, v. , p. 175 - 180, 2019.
    • OLIVEIRA FILHO, Sérgio Murilo Fontes de . Ubik e a instável onipresença do capital. In: XXVII Mostra de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie , 2023 , São Paulo. Caderno de Resumos: XXVII Mostra de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie. : , 2023.
    • OLIVEIRA FILHO, S. M. F. . A onipresença da mercadoria em Ubik, de Philip K. Dick. In: XXVII SETA - Seminário de Teses em Andamento - IEL/Unicamp , 2023 , Campinas. Caderno de resumos do XXVII SETA e do XIX SePeG. Campinas : UNICAMP/Publicações IEL, 2023. p. 112 - .
    • OLIVEIRA FILHO, Sérgio Murilo Fontes de . Escrita como remédio para a morte em Sob o peso das sombras. In: I Seminário Internacional Literatura e Cultura e VIII Seminário Nacional Literatura e Cultura , 2020 , Evento remoto - Youtube. Anais do I Seminário Internacional Literatura e Cultura e VIII Seminário Nacional Literatura e Cultura - Caderno de resumos. São Cristóvão : GELIC, 2020. p. p. 30 - p. 30.
    • OLIVEIRA FILHO, S. M. F. . Um conto de duas personagens: uma aproximação entre Stoner e Sob o peso das sombras. In: XVIII Seminário Internacional Mulher & Literatura , 2019 , São Cristóvão. Anais do XVIII Seminário Internacional Mulher e Literatura. Aracaju : Criação Editora, 2019. p. 802 - 809.
    • OLIVEIRA FILHO, S. M. F. . A intertextualidade no processo de recepção do Livroclip. In: 26º Encontro de Iniciação Científica da UFS , 2016 , São Cristóvão. Livro de Resumos - 26º Encontro de Iniciação Científica da UFS. São Cristóvão : Editora UFS, 2016. p. 555 - 555.
    • OLIVEIRA FILHO, S. M. F. . A Salvação em O sol se põe em São Paulo. In: 27º Encontro de Iniciação Científica , 2017 , São Cristóvão. Revista Interdisciplinar de Pesquisa e Inovação. : , 2017. p. 559 - 559.
    • MANZ JUNIOR, J. R. ; OLIVEIRA FILHO, S. M. F. . O ISF e atividades de leitura: trabalhando com projetos. In: VI Encontro de Pós-Graduação em Letras , 2015 , São Cristóvão. ENPOLE - VI Encontro de Pós-Graduação em Letras. : , 2015. p. 112 - 113.
    • OLIVEIRA FILHO, S. M. F. . A recepção de Virgínia Woolf no cinema. In: VII Seminário Nacional de Literatura e Cultura , 2016 , São Cristóvão. Anais do VII Seminário Nacional Literatura e Cultura. : , 2016. p. 44 - 44.
    • OLIVEIRA FILHO, S. M. F. ; SANTOS, L. I. A. . Estágio supervisionado, ensino de literatura e Racionais MC?S: uma análise crítica. In: XI Colóquio Internacional 'Educação e Contemporaneidade' , 2017 , São Cristóvão. Estágio supervisionado, ensino de literatura e Racionais MC?S: uma análise crítica. : , 2017. p. 01 - 06.
    • SANTOS, L. I. A. ; OLIVEIRA FILHO, S. M. F. . A Representação docente feminina sergipana na primeira metade do século XX. In: XI Colóquio Internacional 'Educação e Contemporaneidade' , 2017 , São Cristóvão. A Representação docente feminina sergipana na primeira metade do século XX. : , 2017. p. 01 - 06.
    • OLIVEIRA FILHO, S. M. F. . Salvação e Mediação em O sol se põe em São Paulo. In: IV Colóquio Filosofia e Literatura: Poética , 2017 , São Cristóvão. Anais do IV Colóquio Filosofia e Literatura: Poética. : , 2017. p. 168 - 175.
    • OLIVEIRA FILHO, S. M. F. ; GOMES, C. M. . Recepção e intertextualidade de Virginia Woolf no cinema. In: VII Seminário Nacional Literatura e Cultura , 2016 , São Cristóvão/SE. Anais do VII Seminário Nacional Literatura e Cultura. São Cristóvão : GELIC, 2016. p. 6 - 12.
    • SANTOS, L. I. A. ; OLIVEIRA FILHO, S. M. F. . Compreensão e produção oral através de TED Talks no programa Inglês sem Fronteiras UFS: uma análise do letramento crítico na sala de aula. In: X Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade , 2016 , São Cristóvão/SE. Anais do X Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade. Eixo 11.. : , 2016. p. p. 1-11 - .
    • OLIVEIRA FILHO, S. M. F. ; SANTOS, L. I. A. . O Programa Inglês sem Fronteiras na UFS: ensino comunicativo e letramento crítico. In: Anais do X Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade , 2016 , São Cristóvão. Anais do X Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade. Eixo 11.. : , 2016. p. p. 1-13 - .
    • OLIVEIRA FILHO, Sérgio Murilo Fontes de . Ubik e a instável onipresença do capital. 2023 (Comunicacao)
    • OLIVEIRA FILHO, Sérgio Murilo Fontes de . A onipresença da mercadoria em Ubik, de Philip K. Dick. 2023 (Comunicacao)
    • OLIVEIRA FILHO, Sérgio Murilo Fontes de . O trauma da guerra em Stoner, de John Williams. 2021 (Comunicacao)
    • OLIVEIRA FILHO, Sérgio Murilo Fontes de . Escrita como remédio para a morte em Sob o peso das sombras. 2020 (Comunicacao)
    • OLIVEIRA FILHO, Sérgio Murilo Fontes de . Stoner sob o peso das sombras. 2019 (Comunicacao)
    • OLIVEIRA FILHO, S. M. F. . Um conto de duas personagens: uma aproximação entre Stoner e Sob o peso das sombras. 2019 (Comunicacao)
    • OLIVEIRA FILHO, S. M. F. . A Salvação em O sol se põe em São Paulo. 2017 (Comunicacao)
    • OLIVEIRA FILHO, S. M. F. . A influência dos pensadores franceses estruturalistas e pós estruturalistas na crítica literária brasileira. 2018 (Comunicacao)
    • SANTOS, L. I. A. ; OLIVEIRA FILHO, S. M. F. . A representação docente feminina sergipana na primeira metade do século XX. 2017 (Comunicacao)
    • OLIVEIRA FILHO, S. M. F. ; SANTOS, L. I. A. . Estágio supervisionado, ensino de literatura e Racionais MCS: uma análise crítica. 2017 (Comunicacao)
    • OLIVEIRA FILHO, S. M. F. . Salvação e mediação em O sol se põe em São Paulo. 2017 (Comunicacao)
    • OLIVEIRA FILHO, S. M. F. . A Intertextualidade no Processo de Recepção do Livroclip. 2016 (Comunicacao)
    • OLIVEIRA FILHO, S. M. F. ; SANTOS, L. I. A. . TED Talks and the English Teaching in the Languages without Borders at UFS. 2016 (Comunicacao)
    • SANTOS, L. I. A. ; OLIVEIRA FILHO, S. M. F. . O Programa Inglês sem Fronteiras e a formação de professores de inglês: legislação e percepções. 2016 (Comunicacao)
    • OLIVEIRA FILHO, S. M. F. . O letramento crítico no estágio supervisionado de língua portuguesa: Racionais MC's no ensino de poesia. 2016 (Comunicacao)
    • SANTOS, L. I. A. ; OLIVEIRA FILHO, S. M. F. . Compreensão e produção oral através de TED Talks no programa Inglês sem Fronteiras UFS: uma análise do letramento crítico na sala de aula. 2016 (Comunicacao)
    • OLIVEIRA FILHO, S. M. F. ; SANTOS, L. I. A. . O Programa Inglês sem Fronteiras na UFS: ensino comunicativo e letramento crítico. 2016 (Comunicacao)
    • MANZ JUNIOR, J. R. ; OLIVEIRA FILHO, S. M. F. . O ISF e atividades de leitura: trabalhando com projetos. 2015 (Comunicacao)
    • OLIVEIRA FILHO, S. M. F. . A recepção de Virginia Woolf no cinema. 2016 (Comunicacao)
    • OLIVEIRA FILHO, S. M. F. . A Adaptação Audiovisual de Mrs. Dalloway, de Virgínia Woolf. 2016 (Comunicacao)
    • OLIVEIRA FILHO, S. M. F. ; MANZ JUNIOR, J. R. . NucLi/UFS: análises e propostas. 2015 (Comunicacao)
    • Nome do projeto: Salvar ou se salvar? Eis a questão em alguns romances de Bernardo Carvalho (2016 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVEIRA FILHO, S. M. F. , SANTOS, J. F. , BRUSEKE, H. .
      Descrição: Este projeto estuda a salvação em dois romances de Bernardo Carvalho: O sol se põe em São Paulo (2007) e Reprodução (2013). A palavra salvação é constante nesses romances de Carvalho, mas somente em Reprodução tem um sentido espiritual, que é ironizado. Na maioria dos casos à salvação assume outros sentidos, no entanto, é esta a palavra escolhida por Carvalho. Essa recorrência e seus sentidos são o objeto do nosso estudo. Em uma produção destituída de crença, chamou-nos a atenção a repetição da palavra salvação (ocasionalmente substituída por resgate) nos seus romances. Percebemos que não se trata apenas da constância de uma palavra, mas de um tema.
    • Nome do projeto: A recepção do texto literário por meio de livroclip (2015 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVEIRA FILHO, S. M. F. , GOMES, C. M. , SILVA, L. J. , ALMEIDA, J. H. S. .
      Descrição: O uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) nas discussões sobre letramento literário tem ampliado as possibilidades de ampliação de nossas práticas de leitura. O contato com essas tecnologias exige formação adequada e planejamento das atividades desenvolvidas pelo graduando/professor para que os resultados sejam alcançados com sucesso. Elas devem ser empregadas como recursos mediadores do conhecimento, fazendo parte do planejamento e das práticas pedagógicas inclusivas de um professor que usa o letrado digital como um dos multiletramentos da sociedade em rede. Pensar o letramento literário no espaço universitário nos convida a incluir o debate sobre os multiletramentos como uma das interfaces do processo de leitura do texto literário, visto que as práticas sociais de letramento passam pelo reconhecimento das modalidades digitais, usadas pelos grupos sociais como os hipertextos. Nesse contexto digital, devemos ampliar as modalidades textuais em nossas práticas pedagógicas. Roxane Rojo tem defendido o uso da multimodalidade como uma estratégia de contextualização desse momento de linguagens líquidas, networking, ou relacionamento (2013, p. 8 ). No caso da educação, as modalidades digitais nos convidam a pensarmos o letramento digital como um desafio para os que, mesmo não sendo nativos das novas tecnologias, pretendem incluir o texto digital como parte de sua opção da prática pedagógica Quanto ao letramento literário, o debate também abre diversas perspectivas para uso do texto literário em sala de aula. Nesse sentido o ensino de literatura deve primar pela formação social do leitor. Para Todorov, "a literatura pode muito. Ela pode nos estender a mão quando estamos profundamente deprimidos, nos tornar ainda mais próximos dos outros seres humanos que nos cercam, nos fazer compreender melhor o mundo e nos ajudar a viver" (2009, p. 76). Essa condição social da literatura é indispensável para uma prática de leitura do texto literário. Nesse contexto, as TDICs podem ser usadas como aliadas no aprendizado da leitura e no desenvolvimento dessa capacidade intuitiva do leitor, visto que "uma didática da leitura subjetiva é não apenas possível, mas rica de promessas em termos de formação do leitor e de abordagem da literatura" (ROUXEL, 2014, p. 33). Diante desse contexto, este projeto propõe algumas estratégias de uso das TDIC para a melhoria das aulas de Teoria Literária e Literaturas dos cursos de Letras, com ênfase em Libras. Nossa meta é produzir uma técnica de recepção do texto literário por meio de livroclip - vídeo que tem o objetivo de divulgar ou analisar uma obra literária. Para isso, o pesquisador deste projeto deve dominar/estudar aspectos teóricas e práticos da produção de vídeo e de formação de leitor e recepção literária. Este projeto está vinculado ao LIFE - Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores, custeado pela CAPES, que tem como objetivo a produção de material de didático e a prática inovadora de ensino a partir do uso das TDIC. Parte deste projeto vai ser desenvolvida nos LIFE da UFS, que estão situados no Campus de São Cristóvão e de Itabaiana.