Não autenticado |

Marcella Nicoli Sousa Imparato

    • Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade de São Paulo (FFLCH - USP). Possui mestrado pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades Estética e História da Arte (PPGEHA - USP), contemplada pela bolsa CAPES. Integra o Grupo de Estudos em Estética Contemporânea do departamento de Filosofia da FFLCH-USP e o grupo de pesquisa Academia de Curadoria da Universidade de Brasília (UnB). Possui bacharelado em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (2015), com formação complementar na Università degli Studi di Siena (1/2014). Entre 2016 e 2018, foi também aluna de graduação em Teoria, Crítica e História da Arte, na Universidade de Brasília, onde foi bolsista de iniciação científica pela FUB (1/2017 - 1/2018). Possui experiência como assistente de curadoria no Farol Santander, Galeria Almeida Dale, Casa da Cultura da América Latina (CAL - UnB) e Casa Niemeyer.

       

      Links:    

    • CALHEIROS, A. ; IMPARATO, M . OCA: Residência Artística Internacional 2017. Brasília : Universidade de Brasília, 2018 . 109p. ISBN: 9788523012281.
    • FERNANDES, A. C. F. A. ; CALHEIROS, A. ; IMPARATO, M . Brasília Extemporânea. Brasília : Universidade de Brasília, 2020 . 30p. ISBN: 978-85-230-09.
    • FERNANDES, A. C. F. A. ; MAGALHAES, A. G. ; IMPARATO, M . Crítica e curadoria dentro e fora do eixo: operação resistência.. São Paulo : Intermeios, 2020 . 90p. ISBN: 0.
    • IMPARATO, M . Da iconoclastia ao iconoclash, de Bruno Latour RAPSÓDIA (USP) , v. 17 , p. 175 - 187 , 2023. ISSN: 15196453.
    • IMPARATO, M . Entre o abstracionismo geométrico e a figuração: uma análise crítica da obra de Neusa d?Arcanchy Ícone: Revista Brasileira de História da Arte , v. 4 , p. 150 - 169 , 2019. ISSN: 23593792.
    • IMPARATO, M ; VARIOS, A. . ARTE, CURADORIA E PRÁTICAS ARTÍSTICAS - Ósmosis - Fase 4: presença de coletivo costarriquenho em Brasília. Atores, fazeres e políticas culturais na América Latina [livro eletrônico]: comunicação e cultura, v. 1, p. 476 - 484, 2019.
    • GOMES, G. ; FRANCO, L. ; MELO, L. ; IMPARATO, M . A promoção da paz pelo Direito e o caso Karadzic perante o Tribunal Penal Internacional para a Antiga Iugoslávia. Indivíduo, Sociedade e Autonomia: Caminhos para a Dignidade Humana, v. 1, p. 187 - 218, 2013.
    • IMPARATO, M . Levantes: ?possibilidades de uma imaginação política? na exposição de Georges Didi-Huberman. In: IV Seminário de Estética e Crítica de Arte da USP , 2021 , São Paulo. Anais do IV Seminário de Estética e Crítica de Arte [recurso eletrônico] : políticas da recepção, 03 a 05 de setembro de 2019. São Paulo : FFLCH/USP, 2019. p. 375 - 381.
    • IMPARATO, M . Levantes: 'possibilidades de uma imaginação política' na exposição de Georges Didi-Huberman. In: IV seminário de estética e crítica de arte: Políticas da Recepção , 2019 , São Paulo. IV seminário de estética e crítica de arte: Políticas da Recepção. : , 2019.
    • IMPARATO, M . Ósmosis - Fase 4: presença de coletivo costarriquenho em Brasília. In: I Congresso Internacional Pensamento e Pesquisa sobre a América Latina, III Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina , 2019 , São Paulo. I Congresso Internacional Pensamento e Pesquisa sobre a América Latina, III Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina. São Paulo : EACH : Prolam-USP, 2019. p. 470 - 471.
    • IMPARATO, M . Entre o abstracionismo geométrico e a figuração: uma catalogação do acervo de Neusa d'Arcanchy. In: XIII Encontro de História da Arte , 2018 , Campinas. Arte em confronto: embates no campo da História da Arte. : , 2018. p. 603 - 610.
    • FERNANDES, A. C. F. A. ; IMPARATO, M . Inservíveis: perspectivas críticas.. Curitiba : UFPR , 2024 (Texto crítico)
    • FERNANDES, A. C. F. A. ; IMPARATO, M . Entrevista com o artista Binário Armada. Brasília : REVISTA VIS: REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS , 2022 (Texto em coautoria)
    • REILLY, M. ; FERNANDES, A. C. F. A. ; IMPARATO, M . O que é ativismo curatorial?. São Paulo : ARS , 2021 (Tradução)
    • FERNANDES, A. C. F. A. ; IMPARATO, M . 'Brasília Extemporânea': monumental, estática, estrangeira. São Paulo : Intermeios , 2020 (Texto em coautoria)
    • FERNANDES, A. C. F. A. ; IMPARATO, M . Sergio Camargo: clássico, construtivo, lírico. : , 2015 (Tradução)
    • FERNANDES, A. C. F. A. ; IMPARATO, M . Arcangelo Ianelli - gesto contido, modus operandi concreto. : , 2015 (Tradução)
    • FERNANDES, A. C. F. A. ; MAGALHAES, A. G. ; IMPARATO, M . Crítica e curadoria dentro e fora do eixo: operação resistência. São Paulo : Intermeios , 2020 (Apresentação de livro)
    • FERNANDES, A. C. F. A. ; IMPARATO, M . Pesquisa e conceito exposição Manabu Mabe: uma experiência, Farol Santander.. 2022 (Outra)
    • IMPARATO, M . Produção de verbetes para a 15a Bienal Naifs do Brasil, SESC.. 2020 (Outra)
    • IMPARATO, M . Mediação da mesa de comunicações 'O fazer historiográfico' no V Seminário de Estética e Crítica de Arte da USP: Sentidos na asfixia.. 2022 (Outra)
    • IMPARATO, M . Mediação da mesa de comunicações 'História e experiência' no V Seminário de Estética e Crítica de Arte da USP: Sentidos na asfixia.. 2022 (Outra)
    • IMPARATO, M . Mediação da Abertura das Comunicações: Planos 'A Marcha à ré' no V Seminário de Estética e Crítica de Arte da USP: Sentidos na asfixia.. 2022 (Outra)
    • IMPARATO, M . Levantes: 'possibilidades de uma imaginação política' na exposição de Georges Didi-Huberman. 2019 (Comunicacao)
    • IMPARATO, M . Ósmosis - Fase 4: presença de coletivo costarriquenho em Brasília. 2019 (Seminário)
    • IMPARATO, M . Soulèvements: Aby Warburg?s thought in Georges Didi-Huberman?s exhibition. 2019 (Simposio)
    • IMPARATO, M . Entre o abstracionismo geométrico e a figuração no Brasil: uma catalogação do acervo particular de Neusa d'Arcanchy. 2018 (Comunicacao)
    • IMPARATO, M ; DARCANCHY, N. . Entrevista com a artista Neusa d'Arcanchy. 2018 Youtube
    • FERNANDES, A. C. F. A. ; MAGALHAES, A. G. ; IMPARATO, M ; VON HA, G. ; CRETTI, C. ; PARENTE, A. . Lançamento do livro Crítica e curadoria dentro e fora do eixo: operação resistência. 2021 Youtube
    • FABBRINI, R. N. ; IMPARATO, M ; ALMEIDA, F. A. D. ; FACANHA, A. S. ; MIROCZNIK, B. ; VIANA, F. B. ; RODRIGUES, L. D. S. ; SANTOS, M. S. D. ; FERNANDES, R. A. ; SCHNEIDER, V. Z. . V Seminário de Estética e Crítica de Arte da USP: Sentidos na asfixia.. 2022 (Universidade de São Paulo)
    • FERNANDES, A. C. F. A. ; MACEDO, A. ; MORI, C. ; OLIVEIRA, E. D. G. ; SOUZA, G. L. ; ALVIM, P. ; IMPARATO, M . III Colóquio de Teoria, Crítica e História da Arte (TCHA). 2016 (Universidade de Brasília)
    • Nome do projeto: Neusa d´Arcanchy: da abstração à Pop (2017 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: IMPARATO, M , FERNANDES, A. C. F. A. .
      Descrição: Neusa d?Arcanchy é uma artista carioca que, embora atualmente desconhecida no meio acadêmico, participou de importantes circuitos nacionais e internacionais entre a década de 60 e 70, como Bienais e Salões Nacionais, e foi contemplada por nomes relevantes da crítica, como Abelardo Zaluar e Quirino Campofiorito, reiterando a ascensão de sua carreira. Diante disso, propõe-se uma leitura crítica visando minimizar a lacuna existente na produção bibliográfica brasileira acerca de sua obra.Para a realização deste trabalho, primeiramente foi necessário elaborar uma catalogação das obras de Neusa d?Arcanchy. Esta catalogação serviu como base para uma análise inicial da produção da artista, respaldando a pesquisa tanto no que concerne às informações referentes à sua biografia, quanto ao posterior estudo de suas obras. Foi privilegiado o acervo particular de d?Arcanchy, localizado em sua própria residência. Também foram reunidas e convertidas digitalmente algumas documentações encontradas, tais como jornais, revistas, catálogos, críticas, depoimentos, fotos e cartas cujo conteúdo aborda negociações referentes à participação de d?Arcanchy em exposições, mostras, salões, etc. Além disso, foi realizada uma entrevista com a artista, para fins de registro, bem como levantamentos biográficos junto à família.
    • Nome do projeto: Academia de Curadoria (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: IMPARATO, M , FERNANDES, A. C. F. A. , VALLEGO, R. , RODRIGUES, A. C. R. , REIS, R. , GUIMARAES, I. A. , CRUZ, C. J. F. , ROMANO, M. P. .
      Descrição: grupo de pesquisa Academia de Curadoria.Este projeto de tecnologia para a educação visa a inovação por meio do desenvolvimento de exposições e ações pedagógico-curatoriais digitais, oferecendo modelos reprodutíveis de expografia e curadoria digital para museus e outras instituições culturais cujas equipes não disponham de capacidade técnico-operacional para realizá-las. Por meio do desenvolvimento de exposições digitais que contemplam a pesquisa dos acervos, a estruturação de expografias digitais em sites, o planejamento e a efetivação de ações educativas por meio das redes sociais e a realização de planos de comunicação para essas exposições, este projeto possibilita que instituições com poucos recursos inovem suas atividades de ensino e difusão pela via digital, visando com isso atender aos públicos de seus espaços cumprindo suas missões institucionais. Ao mesmo tempo, prepara os pesquisadores e estudantes envolvidos, por meio da experimentação prática, para desempenharem atividades associadas a exposições digitais de arte, tais como curadoria, arte-educação e comunicação.
    • Nome do projeto: Imagens em Georges Didi-Huberman (2019 - 2023
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: IMPARATO, M , FABBRINI, R. N. .
      Descrição: Esta pesquisa analisa a recepção na "estética" de Georges Didi-Huberman de aspectos de Sigmund Freud (1856-1939), Walter Benjamin (1892-1940) e Aby Warburg (1866-1929), bem como certas relações entre esses autores. Ressaltamos a abordagem heterodoxa de Didi-Huberman acerca das noções de sintoma, imagem dialética, aura e montagem, assumindo que, a partir de algumas noções centrais destes autores fundamentais no seu pensamento, é possível compreender a articulação teórica de Didi-Huberman sobre sua própria conceituação e análise das imagens. Nesse sentido, essa pesquisa percorre algumas de suas análises de obras de arte e imagens desde os anos de 1990, verificando a existência de dois momentos em sua trajetória intelectual, sendo o primeiro de maior ênfase à crítica à epistemologia da história da arte, e o segundo, a partir da publicação do livro Images Malgré Tout, em 2003, à política. No último capítulo, propõe-se uma leitura sobre a relação entre sua produção teórica e prática curatorial, a partir de sua exposição Soulèvements, realizada entre 2016 e 2018.
    • Nome do projeto: Estética: do moderno ao contemporâneo (Grupo de Estudos em Estética Contemporânea) (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: IMPARATO, M , FABBRINI, R. N. .
      Descrição: Descrição: 1. Estética e modernidade artística: A pesquisa visa a examinar o imaginário da modernidade artística (do fim do século XIX aos anos 1970 do século XX), a partir da crença que os artistas de vanguarda depositaram nos poderes transformadores da arte, no sentido da estetização da vida. Procura, em outros termos, caracterizar as diferentes versões do fim da arte (ou da morte da arte) entendidas como baralhamento entre arte e vida: 1) na origem da modernidade artística (o dandismo): 1850-1900; 2) no período das vanguardas históricas (construtivas ou negativas): 1900-1930; 3) na época das vanguardas tardias (happenings): 1945-1970. 4) no projeto de estetização da vida no Brasil, do concretismo (1952) à arte de guerrilha (de 1969-1973). 2. Estética e arte contemporânea: A pesquisa visa à análise de algumas matrizes da crítica da cultura moderna de 1970 a 2000: 1) o dito estruturalismo e pós-estruturalismo francês de Jean-François Lyotard, Jean Baudrillard, Roland Barthes, entre outros; 2) a crítica estética fundada na dita Teoria Crítica da Sociedade (Theodor Adorno, Herbert Marcuse, Walter Benjamin e Jürgen Habermas) de Peter Burger ou Fredric Jameson; 3) a reflexão sobre a relação entre arte e política, em Hal Foster, Jacques Rancière e Nicolas Bourriaud, entre outros, a partir do exame das diferentes modalidades assumidas pela linguagem artística a partir dos anos 1970.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fernanda Albuquerque de Almeida - Integrante / Ricardo Nascimento Fabbrini - Coordenador / Fabiano Barbosa Viana - Integrante / Anna Carolina Martins Ribeiro - Integrante / Carolina Rodrigues Boaventura - Integrante / Luísa Bartalini - Integrante / Vinícius Prado - Integrante / Rafaela Alves Fernandes - Integrante / Marcella Imparato - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
    • IMPARATO, M . Tradução para a Revista Select. Entrevista de Ana Avelar com a curadora Alma Ruiz. 2017 - Tradução
    • IMPARATO, M . Catalogação do acervo de Neusa d'Arcanchy. 2018 - Catálogo