Não autenticado |

Aline Hitomi Sumiya

    • Doutora e mestra em Letras pelo programa de Pós-graduação em Letras Estrangeiras e Tradução pela Universidade de São Paulo (USP), professora assistente temporária de língua e literaturas de língua francesa do Departamento de Letras Modernas da Universidade Estadual de Maringá (DLM/UEM) e Coordenadora pedagógica do programa Paraná Fala Francês (UEM). Realizou estágios de pesquisa na Université de Sherbrooke (UdeS), Canadá, no doutorado (período sanduíche) e no mestrado e possui licenciatura em Letras com habilitação em português-francês pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Na graduação, fez pesquisas na área de francês língua estrangeira para crianças através de gêneros textuais específicos e do lúdico e, no mestrado, estudou um gênero multimodal e suas contribuições para o ensino-aprendizagem do francês como língua estrangeira por adolescentes. Atualmente pesquisa os gêneros multimodais, emergentes ou não da era digital, e seus desdobramentos na didática do francês como língua estrangeira. É membro do grupo Análise de Linguagem, Trabalho e suas Relações - Aprendizagem, Gêneros Textuais e Ensino (ALTER-AGE CNPq/USP).

       

      Links:    

    • LOUSADA, ELIANE GOUVÊA ; SILVA, E. C. ; SUMIYA, ALINE HITOMI . A TELECOLABORAÇÃO ENTRE PROFESSORES BRASILEIROS E ESTUDANTES CANADENSES REVISTA DE LETRAS (FORTALEZA) , v. 2 , p. 1 - 20 , 2022. ISSN: 23584793.
    • CHARDENET, P. ; LOUSADA, E. G. ; SUMIYA, A. H. . Note de recherche: Vers un observatoire des pratiques et des apprentissages du français: Contexte et motivations Francophonies d'Amérique , v. 1 , p. 173- - 190 , 2022. ISSN: 17101158.
    • LOUSADA, ELIANE GOUVÊA ; SUMIYA, ALINE HITOMI . GÊNEROS MULTIMODAIS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE FRANCÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: O EXPOSÉ ORAL PARA APRENDER TEMÁTICAS LINGUAGEM EM (DIS)CURSO (ONLINE) , v. 22 , p. 163 - 183 , 2022. ISSN: 19824017.
    • SUMIYA, A. H. . O Tutorial em vídeo para o desenvolvimento de capacidades de linguagem em francês como língua estrangeira de alunos adolescentes NON PLUS - REVISTA DISCENTE DA ÁREA DO FRANCÊS - USP , v. 7 , p. 19 - 38 , 2018. ISSN: 23163976.
    • SUMIYA, A. H. ; GOTTI, R. L. ; ROCHEBOIS, C. B. . Aprender brincando: o ensino-aprendizagem de Francês para crianças REVISTA DE CIÊNCIAS HUMANAS UFV , v. 13 , p. 342 - 354 , 2013. ISSN: 22365176.
    • SUMIYA, A. H. ; LOUSADA, E. G. ; CAMARGO, E. A. G. . Práticas linguageiras em FLE em contextos profissionais. Práticas da língua francesa na Argentina e no Brasil: dos contextos acadêmicos aos contextos profissionais | Prácticas de la lengua francesa en Argentina y Brasil: de contextos académicos a contextos profesionales | Pratiques de la langue française en, v. 1, p. 180 - 197, 2022.
    • LONGHI, S. M. D. ; SUMIYA, A. H. ; COSTACURTA, E. S. P. C. . La langue française en situation professionnelle au Brésil et son rapport à d?autres langues : un début de réflexion. Práticas da língua francesa na Argentina e no Brasil: dos contextos acadêmicos aos contextos profissionais | Prácticas de la lengua francesa en Argentina y Brasil: de contextos académicos a contextos profesionales | Pratiques de la langue française en, v. 1, p. 110 - 129, 2022.
    • SUMIYA, A. H. ; LOUSADA, E. G. . O trabalho com gêneros multimodais para o desenvolvimento de capacidades de linguagem em francês como língua estrangeira: uma proposta didática. Gêneros, tecnologia e multimodalidade: perspectivas para o ensino-aprendizagem de línguas e para a formação de professores, v. 1, p. 175 - 191, 2020.
    • MELAO, P. A. ; SUMIYA, A. H. . O Gênero textual Anúncio publicitário: multimodalidade e ensino-aprendizagem de francês como língua estrangeira. Gêneros Textuais no Ensino e na Aprendizagem das Línguas: Dos Estudos Teóricos às Práticas Didáticas, v. 1, p. 44 - 63, 2018.
    • LOUSADA, E. G. ; ROCHA, S. M. ; SUMIYA, A. H. . Le français dans les pratiques professionnelles au Brésil. États des apprentissages et pratiques professionnelles du français au Brésil/ Estado das aprendizagens e práticas profissionais do francês no Brasil, v. 1, p. 20 - 37, 2018.
    • LOUSADA, ELIANE GOUVÊA ; SUMIYA, ALINE HITOMI . O gênero exposé oral no ensino-aprendizagem de Francês como Língua Estrangeira nas modalidades presencial e online. In: 13o Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada , 2022 , Ceará. Caderno de resumos. : , 2022. p. 110 - 111.
    • SUMIYA, ALINE HITOMI . Formação de professores iniciantes de francês língua estrangeira: exemplos de atividades para aprender a ensinar. In: COLI 2022: Congresso das Licenciaturas , 2022 , Apucarana. Caderno de resumos. : , 2022. p. 20 - 20.
    • SUMIYA, A. H. . A multimodalidade e a didática das línguas: o trabalho com os gêneros guia de viagem, anúncio publicitário, receita de cozinha e apresentação oral em um curso de FLE. In: VIII Encontro do grupo ALTER-AGE-CNPq , 2019 , São Paulo (online). Caderno de resumos. : , 2020. p. 6 - 7.
    • SUMIYA, A. H. . Análises preliminares das interações verbais entre os alunos durante a produção de gêneros multimodais em francês. In: IX Encontro do grupo ALTER-AGE-CNPq , 2020 , São Paulo (online). Caderno de resumos/cahier de résumés. : , 2020. p. 2 - 3.
    • SUMIYA, A. H. . Multimodalidade e ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras: considerações sobre as dificuldades e o desenvolvimento das capacidades de linguagem de alunos ao produzirem gêneros multimodais em FLE. In: II En_LETRA: Encontro de Pesquisas de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras e Tradução , 2020 , São Paulo. Caderno de resumos. : , 2020. p. 3 - 3.
    • SUMIYA, A. H. . O trabalho com a produção de gêneros multimodais no ensino-aprendizagem de FLE: uma possível transferência de capacidades de linguagem?. In: ISD 2021 ? VII Congreso Internacional del Interaccionismo Socio-discursivo , 2021 , Donostia, San Sebastián. Libro de resumenes. : , 2021. p. 297 - 299.
    • LOUSADA, E. G. ; SUMIYA, A. H. ; MIOTTO, F. H. . O trabalho de professores de francês com atividades remotas: reflexões sobre a covid-19 no ensino de línguas. In: Congresso Internacional de Educação e Tecnologias e no Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância ? CIET:EnPED: Ressignificando a Presencialidade , 2020 , São Carlos. https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1406/1072. : , 2020.
    • SUMIYA, A. H. . O trabalho com gêneros multimodais no desenvolvimento das capacidades de linguagem em francês língua estrangeira: análise das produções textuais dos alunos,. In: I Simpósio Internacional de Estudos de Língua (SIELLI) e XIX Encontro de Letras , 2020 , Goías. Caderno de resumos. : , 2020. p. 71 - 72.
    • SUMIYA, A. H. . O trabalho com sequências didáticas de gêneros multimodais no ensino-aprendizagem de francês como língua estrangeira. In: VI Encontro Internacional do Interacionismo Sociodiscursivo , 2019 , Porto Alegre. a-multimodalidade-nos-textos--da-teoria-as-praticasde-ensino. : , 2019.
    • SUMIYA, A. H. . O Gênero Multimodal Tutorial para o ensino-aprendizagem de FLE por adolescentes: reflexões teórico-metodológicas. In: V Encuentro Internacional del Interaccionismo Sociodiscursivo - Actividad de lenguage, textos y discursos: recorridos de investigación e intervención , 2017 , Rosário, Santa Fé. Libro de resúmenes, V Encuentro ISD. : , 2017. p. 199 - 199.
    • SUMIYA, A. H. . A Sequência Didática do gênero multimodal tutorial em vídeos em FLE para adolescentes. In: 5th International Conference on Second Language Pedagogies: Integrating Language, Literature and Culture , 2016 , São Paulo. Caderno de resumos SLP5. : , 2016. p. 33 - 33.
    • SUMIYA, A. H. . O desenvolvimento das capacidades de linguagem de alunos adolescentes por meio da produção de tutoriais em vídeo em FLE. In: VI CLAFPL - Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas , 2016 , Londrina. Caderno de resumos VI CLAFPL. : , 2016. p. 329 - 329.
    • SUMIYA, A. H. . Vídeos tutoriais em FLE: análise das produções iniciais e finais de alunos adolescentes. In: IV Encontro de pesquisa do grupo ALTER-AGE , 2015 , São Paulo. IV Encontro do grupo ALTER-AGE. : , 2015.
    • SUMIYA, A. H. . O gênero multimodal tutorial para o ensino-aprendizagem de FLE por adolescentes: o Modelo Didático. In: VIII Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais , 2015 , São Paulo. VIII SIGET. : , 2015.
    • SUMIYA, A. H. . O Modelo Didático do gênero textual vídeo tutorial: considerações metodológicas. In: VII Encontro de pesquisas do Francês , 2015 , São Paulo. VII Encontro de pesquisa do Francês. : , 2015.
    • GOTTI, R. L. ; SUMIYA, A. H. ; ROCHEBOIS, C. B. . Le Ludique dans l'enseignement/apprentissage du français langue étrangère aux enfants.. In: XIX Congresso Brasileiro dos Professores de Francês , 2013 , Niterói. Congresso Brasileiro dos Professores de Francês. : , 2013. p. 75 - 75.
    • SUMIYA, A. H. ; ROCHEBOIS, C. B. . O desenvolvimento do processo de ensino/aprendizagem de francês para crianças através de gêneros discursivos específicos. In: Simpósio de Integração Acadêmica , 2012 , Viçosa - MG. Simpósio de Integração Acadêmica. : , 2012.
    • SUMIYA, A. H. ; COLOMBINI, M. T. ; LADEIRA, W. T. . Leitura, Produção de textos e teatro. In: Simpósio de Integração Acadêmica , 2010 , Viçosa. Divulgação das Sessões de Apresentação dos Trabalhos. : , 2010.
    • SUMIYA, A. H. ; GOTTI, R. L. ; ROCHEBOIS, C. B. . Aprender brincando: Uma abordagem de ensino/aprendizagem de língua francesa para crianças. In: I Encontro sobre Ensino-Aprendizagem do Centro de Línguas: Plurilinguismo em Contexto Universitário , 2012 , São Paulo. I Encontro sobre Ensino-Aprendizagem do Centro de Línguas: Plurilinguismo em contexto universitário. : , 2012. p. 101 - 101.
    • SUMIYA, ALINE HITOMI . Documento 'Fake news Coronavirus' - Coordenação de Políticas para Imigrantes e Promoção do Trabalho Decente a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (Prefeitura da Cidade de São Paulo). : , 2020 (Tradução)
    • SUMIYA, ALINE HITOMI . (Capítulo) O Interacionismo Sociodiscursivo: atividade linguageira, textos e estados de língua. Campinas : Mercado de Letras , 2022 (Tradução)
    • SUMIYA, A. H. ; LOUSADA, E. G. . (Capítulo) As representações do agir educacional no quadro do gênero entrevista. In: BRONCKART, J-P.; BULEA BRONCKART, E. As unidades semióticas em ação. Campinas : Mercado de Letras , 2017 (Tradução)
    • SUMIYA, A. H. ; DAMASCENO, M. ; ROCHA, S. M. . Ensinar o debate regrado sobre as (des)igualdades entre os sexos no primário: evolução da distribuição da fala entre os(as) participantes (Autores COPOLLA, A.; DOLZ, J.). São Paulo : Linha d'água , 2020 (Tradução)
    • SUMIYA, A. H. . Estágios Acadêmicos e culturais em países francófonos: um relato sobre a vivência na França e no Canadá. 2023 (Conferência)
    • SUMIYA, ALINE HITOMI . Relato de experiência: percurso acadêmico/profissional e vivência no exterior (França e Canadá). 2023 (Conferência)
    • SUMIYA, ALINE HITOMI . Francofonia. 2022 (Outra)
    • SUMIYA, ALINE HITOMI . Relato de experiência: percurso acadêmico/profissional e vivência no exterior (França e Canadá). 2022 (Conferência)
    • SUMIYA, A. H. . Genres multimodaux et enseignement-apprentissage de FLE: réflexions sur les étapes d'analyses des productions des élèves. 2022 (Comunicacao)
    • SUMIYA, ALINE HITOMI . Note de recherche: Vers un observatoire des pratiques et des apprentissages du français: Contexte et motivations. 2022 (Outra)
    • LOUSADA, ELIANE GOUVÊA ; SUMIYA, ALINE HITOMI . O gênero exposé oral no ensino-aprendizagem de Francês como Língua Estrangeira nas modalidades presencial e online. 2022 (Comunicacao)
    • SUMIYA, ALINE HITOMI . Formação de professores iniciantes de francês língua estrangeira: exemplos de atividades para aprender a ensinar. 2022 (Comunicacao)
    • LOUSADA, E. G. ; CHARDENET, P. ; SUMIYA, ALINE HITOMI . Apresentação dos resultados do Observatório das práticas profissionais do francês no Brasil. 2022 (Conferência)
    • SUMIYA, A. H. . Multimodalidade e ensino-aprendizagem de FLE: análise das produções do gênero exposé oral. 2021 (Comunicacao)
    • SUMIYA, A. H. . O gênero exposé oral no ensino-aprendizagem de línguas: um gênero multimodal para o desenvolvimento das capacidades de linguagem em FLE. 2021 (Comunicacao)
    • SUMIYA, A. H. . Multimodalité et enseignement-apprentissage de FLE : la séquence didactique du genre exposé oral. 2021 (Comunicacao)
    • SUMIYA, A. H. ; LOUSADA, E. G. . Gêneros multimodais e ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras: interfaces entre teoria e prática,. 2021 (Comunicacao)
    • SUMIYA, A. H. . O trabalho com a produção de gêneros multimodais no ensino-aprendizagem de FLE: uma possível transferência de capacidades de linguagem?,. 2021 (Outra)
    • SUMIYA, A. H. . Multimodalidade e ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras: considerações sobre as dificuldades e o desenvolvimento das capacidades de linguagem de alunos ao produzirem gêneros multimodais em FLE. 2020 (Comunicacao)
    • SUMIYA, A. H. ; LOUSADA, E. G. ; MIOTTO, F. H. . O trabalho de professores de francês com atividades remotas: reflexões sobre a covid-19 no ensino de línguas. 2020 (Comunicacao)
    • SUMIYA, A. H. . Análises preliminares das interações verbais entre os alunos durante a produção de gêneros multimodais em Francês. 2020 (Comunicacao)
    • SUMIYA, A. H. . A multimodalidade e a didática das línguas: o trabalho com os gêneros guia de viagem, anúncio publicitário, receita de cozinha e apresentação oral em um curso de FLE. 2019 (Comunicacao)
    • SUMIYA, A. H. ; DIAS, A. P. . O francês nas práticas profissionais no Brasil. 2019 (Conferência)
    • SUMIYA, A. H. . Gêneros textuais e multimodalidade: considerações sobre o trabalho com gêneros multimodais em um curso de francês como língua estrangeira. 2019 (Comunicacao)
    • SUMIYA, A. H. . O trabalho com sequências didáticas de gêneros multimodais no ensino-aprendizagem de francês como língua estrangeira. 2019 (Comunicacao)
    • SUMIYA, A. H. . Multimodalité et didactique des langues: comment développer les capacités langagières des élèves en langue étrangère. 2019 (Conferência)
    • SUMIYA, A. H. . Ladilafé, couci-couça, tokaya... mais c?est quoi ça?: la traduction en salle de classe de FLE. 2018 (Outra)
    • SUMIYA, A. H. . Pour travailler les stratégies d'apprentissage de l'apprenant en FLE. 2018 (Comunicacao)
    • SUMIYA, A. H. . Oficina: Stratégies d'enseignement pour travailler les stratégies d'apprentissage en FLE. 2018 (Outra)
    • SUMIYA, A. H. . Multimodalidade e o ensino-aprendizagem de línguas. 2018 (Conferência)
    • SUMIYA, A. H. . Multimodalidade e o ensino- aprendizagem de línguas: considerações teóricas e metodológicas. 2018 (Comunicacao)
    • SUMIYA, A. H. . Gêneros textuais e multimodalidade: uma proposta de adaptação do modelo de análise textual do ISD para gêneros multimodais. 2017 (Comunicacao)
    • LOUSADA, E. G. ; ROCHA, S. M. ; SUMIYA, A. H. . Le français dans les pratiques professionnelles. 2017 (Outra)
    • SUMIYA, A. H. . O gênero multimodal tutorial em vídeos no ensino-aprendizagem de FLE por adolescentes: reflexões teórico-metodológicas. 2017 (Comunicacao)
    • SUMIYA, A. H. . O desenvolvimento das capacidades de linguagem de alunos adolescentes por meio da produção do tutorial em vídeos em FLE: discussão dos resultados. 2016 (Comunicacao)
    • SUMIYA, A. H. . Vídeos tutoriais em fle: análise das produções iniciais e finais de alunos adolescentes. 2015 (Comunicacao)
    • SUMIYA, A. H. . Réviser le français en jouant au jeu de l'oie. 2015 (Comunicacao)
    • SUMIYA, A. H. . O gênero multimodal tutorial para o ensino-aprendizagem de francês língua estrangeira por adolescentes: o modelo didático. 2015 (Outra)
    • SUMIYA, A. H. . O Modelo Didático do gênero textual vídeo tutorial: considerações metodológicas. 2015 (Comunicacao)
    • SUMIYA, A. H. . Je suis un conseilleur amoureux. 2015 (Outra)
    • SUMIYA, A. H. . O tutorial: um gênero multimodal para o ensino-aprendizagem de francês por adolescentes. 2014 (Comunicacao)
    • SUMIYA, A. H. ; GOTTI, R. L. ; ROCHEBOIS, C. B. . Le Ludique dans l'enseignement/apprentissage du français langue étrangère aux enfants. 2013 (Comunicacao)
    • PINTO, L. E. ; SUMIYA, A. H. . Les chansons francophones en classe de FLE. 2011 (Outra)
    • SUMIYA, A. H. ; PINTO, L. E. ; ROCHEBOIS, C. B. . Le développement du processus d'enseignement/aprentissage de la langue française aux enfants. 2011 (Congresso)
    • SUMIYA, A. H. ; GOTTI, R. L. ; ROCHEBOIS, C. B. . Aprender brincando: Uma abordagem de ensino/aprendizagem de língua francesa para crianças. 2012 (Outra)
    • SUMIYA, A. H. ; COLOMBINI, M. T. ; LADEIRA, W. T. . Leitura, Produção de textos e teatro. 2010 (Simposio)
    • ROCHEBOIS, C. B. ; SUMIYA, A. H. ; PINTO, L. E. . Journée de la musique. 2011 (Curso de Extensão em Língua Francesa - UFV)
    • ROCHEBOIS, C. B. ; SUMIYA, A. H. . Bain Linguistique: week-end d'immersion en français. 2012 (Universidade Federal de Viçosa; Associação dos Professores de Francês de Minas Gerais)
    • DUDALSKI, S. S. ; SUMIYA, A. H. . III Semana de Estudos Shakespearianos. 2009 (Universidade Federal de Viçosa)
    • LOUSADA, E. G. ; SUMIYA, A. H. . I Journée des Apprenants. 2014 (Cursos Extracurriculares de Francês - USP)
    • LOUSADA, E. G. ; SUMIYA, A. H. . II Encontro do Interacionismo Sociodiscursivo no Brasil: Pesquisas do Grupo ALTER em debate. 2014 ()
    • LOUSADA, E. G. ; SUMIYA, A. H. . XIe Journée de Formation. 2015 (Cursos Extracurriculares de Francês)
    • LOUSADA, E. G. ; SUMIYA, A. H. ; BRASIL, J. T. ; DIAS, A. P. ; BARIONI, M. . VIII Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais. 2015 (Universidade de São Paulo)
    • LOUSADA, E. G. ; SUMIYA, A. H. . XIIe Journée de formation. 2015 (Cursos extracurriculares de francês - FFLCH USP)
    • LOUSADA, E. G. ; SUMIYA, A. H. ; LONGHI, S. M. D. ; FAZION, F. ; BRASIL, J. T. ; DIAS, A. P. . III CICA: Colóquio Internacional de Clínica e da Atividade. 2016 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP)
    • LOUSADA, E. G. ; SUMIYA, A. H. . XIVe Journée de Formation: Enseigner à apprendre: l?évaluation formative au coeur des pratiques. 2017 (Cursos Extracurriculares de Francês - FFLCH - USP)
    • LOUSADA, E. G. ; SUMIYA, A. H. ; MIOTTO, F. H. . XXe Journée de Formation "Pratiques pédagogiques numériques: rôle, atouts et défis dans l'enseignement-apprentissage du FLE à l'heure actuelle". 2020 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH_USP))
    • LOUSADA, E. G. ; SUMIYA, A. H. . XXIIe Journée de Formation. 2021 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas)
    • GUEDES, A. P. ; SUMIYA, A. H. ; BELINATO, W. ; ANSELMO, B. M. . I DEFLE - Didática de ensino de francês Língua Estrangeira. 2023 (Departamento de Letras Modernas (UEM))
    • BELINATO, W. ; SUMIYA, ALINE HITOMI . Ciclo de Palestras - On dit mobilité. 2023 (Paraná Fala Francês (Programa Paraná Fala Idiomas) - UEM)
  • Curso de curta duração ministrado: 19
    • ROCHA, S. M. ; LOUSADA, E. G. ; SUMIYA, A. H. . Ensinar francês a partir de gêneros textuais (ministrante 1/15 aulas). 2017 (Cursos Extracurriculares de francês - FFLCH - USP)
    • ROCHA, S. M. ; SUMIYA, A. H. . Vivre et voyager en pays francophone (ministrante de 4/15 aulas). 2018 (Serviço de Cultura e Extensão da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP)
    • SUMIYA, A. H. . Compreensão e produção oral em francês em contexto (22h). 2019 (Serviço de Cultura e Extensão da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo)
    • SUMIYA, A. H. . Compreensão e produção oral em francês em contexto (45h). 2019 (Serviço de Cultura e Extensão da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo)
    • SUMIYA, A. H. . J'ai la pêche! J'apprends les expressions idiomatiques en français. 2020 (SP Francófona)
    • SUMIYA, A. H. . Compreensão e produção oral em francês em contexto II (45h). 2020 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH_USP))
    • SUMIYA, A. H. . Compreensão e produção oral em francês em contexto III (45h). 2020 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH_USP))
    • SUMIYA, A. H. . Francês - Nível 1 - turma 1 (45h). 2014 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo)
    • SUMIYA, A. H. . Francês - Nível 1 - turma 2 (45h). 2014 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo)
    • SUMIYA, A. H. . Francês - Nível 4. 2014 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo)
    • ROCHA, S. M. ; SUMIYA, A. H. . J'apprends, donc je suis. 2017 (Cursos Extracurriculares de francês - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo)
    • SUMIYA, A. H. . Compreensão e produção oral em francês em contexto IV (45h). 2021 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo)
    • SUMIYA, A. H. . Faire (inter)agir en ligne : les astuces pour faire communiquer en classe de FLE. 2021 (Departamento de Letras Estrangeiras Modernas do Centro de Letras e Ciências Humanas - Universidade de Londrina (UEL))
    • SUMIYA, A. H. . L?interaction dans les cours en ligne : les astuces qui mettent l?accent sur la communication,. 2021 (Cursos Extracurriculares de francês - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo)
    • SUMIYA, A. H. . Partage de ma boîte astuce: Ça vous dit de voir une expo. 2022 (Paraná Fala Francês - Universidade Estadual de Londrina)
    • SUMIYA, A. H. ; DIAS, A. P. . Je m'exerce en chantant et en prononçant des poèmes en français. 2015 (Cursos Extracurriculares de Francês)
    • ROCHA, S. M. ; SUMIYA, A. H. ; LOUSADA, E. G. . Atelier d'écriture et d'oralité à partir des genres textuels (45h). 2017 (Cursos Extracurriculares de Francês)
    • SUMIYA, A. H. ; ROCHA, S. M. . Atelier d'écriture et d'oralité à partir des genres textuels (45h - 2016/02). 2016 (Serviço de Cultura e Extensão - FFLCH USP)
    • SUMIYA, A. H. ; SILVA, E. C. . Prendre en compte les facteurs affectifs dans l?apprentissage d?une langue étrangère: défis et pratiques. 2022 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo)
    • Nome do projeto: Iniciação à Docência Metodologias, Técnicas e Práticas Docentes Interdisciplinares de caráter inovador (2010 - 2011
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SUMIYA, A. H. , LADEIRA, W. T. .
      Descrição: Financiada pela CAPES, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) tem como intuito incentivar a a formação de docentes em nível superior para a educação básica, bem como contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura. Os bolsistas organizavam oficinas de leitura e produção de textos com o objetivo de dar suporte às escolas estaduais de Viçosa. Carga horária: 12 horas semanais.
    • Nome do projeto: O uso de atividades lúdicas no processo de ensino/aprendizagem de francês língua estrangeira para crianças (2012 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SUMIYA, A. H. , ROCHEBOIS, C. B. .
      Descrição: Este trabalho, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa de MG (FAPEMIG), é fruto de uma pesquisa desenvolvida durante o ano letivo de 2012 com aprendizes de quatro a seis anos, em processo de alfabetização, em duas escolas maternais mantidas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). A partir deste estudo, esperamos contribuir para a reflexão do ensino/aprendizagem de francês às crianças e a motivação dessa aprendizagem através do lúdico. O brincar, inerente às crianças, é importante para a formação de sua identidade, pois estimula a curiosidade, auxilia na noção de regras, favorece as relações sociais e o respeito recíproco. Dessa forma, com base nos pressupostos de Vanthier (2010), nosso trabalho consiste na construção de atividades lúdicas ? jogo da memória, esconde-esconde, bingo, músicas, por exemplo ? que proporcionem um espaço rico culturalmente e que despertem o interesse das crianças em participar das aulas de francês, uma vez que este projeto ocorre simultaneamente a outras atividades das escolas.
    • Nome do projeto: O desenvolvimento do processo de ensino/aprendizagem de francês para crianças através de gêneros discursivos específicos (2011 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SUMIYA, A. H. , ROCHEBOIS, C. B. .
      Descrição: Agência Financiadora: Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG)
    • Nome do projeto: Identificação e análise de práticas profissionais de língua francesa no Brasil (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SUMIYA, A. H. , LOUSADA, E. G. , ROCHA, S. M. , LONGHI, S. M. D. , BRASIL, J. T. , CHARDENET, P. .
      Descrição: Desenvolvida pelo Observatório das Aprendizagens e de Práticas do Francês no Brasil (OPAF-Brasil), este projeto reúne pesquisadores das Universidades de São Paulo (USP), Universidade de Viçosa (UFV) e Université de Franche Compté (UFC) e é financiado pela Agence Universitaire de la Francohphonie, pela Embaixada da França e conta com o apoio do Campus France. O projeto objetiva mapear as práticas profissionais do francês no Brasil, com a finalidade de melhor compreender quem são os profissionais que utilizam a língua francesa no Brasil e suas necessidades. Assim, a partir do mapeamento, objetiva-se refletir sobre questões referentes à didática das línguas e às políticas linguísticas que podem ser colocadas em prática.
    • Nome do projeto: Aprendizagem e desenvolvimento da escrita do TCC em Letras (2023 Atual)
      Natureza: Ensino
      Integrantes: SUMIYA, A. H. , ROCHA, S. M. , BRASIL, J. T. , PEREIRA, B. A. , SANTOS, T. J. F .
      Descrição: Os obstáculos vividos por nossos estudantes, ao estarem diante de uma atividade inicial de pesquisa são muitos, mas podemos pontuar os mais recorrentes, observados no decorrer das orientações dos trabalhos de conclusão de curso: i) dúvidas quanto aos temas relevantes para a pesquisa na área de Letras-Francês; ii) Dificuldade em ter uma postura científica nos textos; iii) problemas de compreensão de textos tanto em língua materna quanto em língua francesa; iv) dificuldade com a escrita das partes do TCC e com o encadeamento das ideias; v) dificuldade em sintetizar as ideias e estabilizar conceitos do quadro teórico mobilizado; vi) problemas de ordem linguístico-textual, sobretudo com a coesão e a coerência e vii) pouca familiaridade com os gêneros textuais subjacentes às atividades de pesquisa. Com o objetivo melhorar a formação para o letramento acadêmico de nossos estudantes de Letras-francês, propomos um Programa Complementar, que terá como foco o tratamento de obstáculos e o estabelecimento de bases mais sólidas para a realização de uma pesquisa inicial, como é o caso de um trabalho de conclusão de curso. Este Programa terá como pressuposto teórico-metodológico o interacionismo social (VIGOTSKI, 1997), o interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2022; MACHADO et al, 2009), bem como trabalhos empíricos acerca do desenvolvimento e da aprendizagem de gêneros textuais da esfera universitária (SANTOS, 2016; DIAS, LOUSADA, 2018; LOUSADA, DEZUTTER, 2016; MOTTA-ROTH, HENDGES, 2010)
    • SUMIYA, A. H. . Tradução do português para francês do documento 'Fake news Coronavirus' Coordenação de Políticas para Imigrantes e Promoção do Trabalho Decente a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (Prefeitura da Cidade de São Paulo). 2020 - Integrante da equipe de tradução do português para francês
    • SUMIYA, A. H. . O tutorial: um gênero multimodal para o ensino-aprendizagem de FLE por adolescentes. 2015 - Relatório de qualificação