Não autenticado |

Évellyn Nogueira de Almeida

    • Possui graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo (2023) e está cursando o mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2024) e trabalha com os seguintes temas: Território, mobilidade do trabalho, crise do trabalho centro-periferia e crítica da economia política. É membro assídua do Laboratório de Geografia Urbana (Labur).

       

      Links:    

    • Nome do projeto: Análise do comércio ilegal na linha 8 (diamante) da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos: O crescimento como reflexo da precarização do trabalho durante a crise recente brasileira. (2021 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ALMEIDA, E. N. , PITTA, F. T. .
      Descrição: Este projeto de iniciação científica busca compreender o comércio de mercadorias comouma situação do trabalho informal gerado pela precarização do trabalho, quando dentro daslinhas de trem da CPTM, na metrópole de São Paulo, usando como recorte a linha 8(diamante). A pesquisa possui dois pontos principais, sendo o primeiro estudar o objeto, comoesse fenômeno ocorre dentro dos trens partindo da teoria da crise do trabalho sob aperspectiva de Kurz (1995) e Scholz (2008), e o segundo como pergunta de pesquisa, observarse há ou não uma relação com o aumento do desemprego que o país enfrentou na últimadécada com a crise, trabalhada nos livros de Singer (2018) e Carvalho (2018). A pesquisatambém irá contar com uma análise de relação centro-periferia, em quais linhas o fenômeno émais recorrente e qual o motivo, além de traçar o nível de fiscalização, a disponibilidade deemprego e o perfil dos moradores, possibilitando assim verificar os motivos para que ossujeitos se submetam a tal atividade. A compreensão desses pontos dependerá especialmentedas pesquisas de campo feitas na linha de trem da CPTM, junto do uso da bibliografiapretendida para entender a precarização do trabalho, e assim conhecer a realidade dessesindivíduos que se arriscam diariamente graças à prática do comércio irregular e quem está portrás do grande interesse em manter este fenômeno na ilegalidade.