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Letícia Costa Feiteira

    • Doutoranda em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo (USP). Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura Portuguesa/DLCV/FFLCH-USP, com um estudo sobre o romance "A caverna", de José Saramago. Possui graduação em Letras, com bacharelado e licenciatura em Português e Inglês, pela mesma instituição. Tem experiência na área de Letras Português/Inglês, com ênfase em Literatura. Realizou duas Iniciações Científicas: uma na área de Filologia, com foco na transcrição e análise de manuscritos lavrados no estado de São Paulo, nos sécs. XVIII e XIX, de 2013 a 2015; e a segunda na área de Literatura Portuguesa que compreendeu o estudo de obras de José Saramago, sob a perspectiva da cegueira e do exílio presentes nas narrativas, durante os anos de 2016 a 2017.

       

      Links:    

    • FEITEIRA, Letícia Costa . Centro, habitat e o fascismo do consumo: uma leitura andreseniana de A caverna, de José Saramago, à luz da crítica corsária de Pier Paolo Pasolini Veredas: Revista da Associação Internacional de Lusitanistas , v. 41 , p. 69 - 83 , 2024. ISSN: 2183816X.
    • COSTA, Letícia . ?A caverna?, de José Saramago, pela ?lição de coisas? andreseniana CONFLUENZE (BOLOGNA) , v. 15 , p. 81 - 96 , 2023. ISSN: 20360967.
    • COSTA, Letícia ; GAGLIARDI, Caio . Saramago e a transmissão de experiências em "A caverna": uma leitura benjaminiana REVISTA DESASSOSSEGO , v. 14 , p. 65 - 81 , 2022. ISSN: 21753180.
  • Trabalhos em Anais: 1
    • COSTA, Letícia . 'Éramos nós': uma leitura de A Caverna, de José Saramago. In: IX Jornadas de Literatura Portuguesa , 2021 , São Paulo. IX Jornadas de Literatura Portuguesa "O nosso tempo". : , 2021.
    • COSTA, Letícia . Literatura e devir na sala de aula: 'epiphany of knowing' em Stoner, de John Williams. 2024 (Comunicacao)
    • COSTA, Letícia . ?SARAMAGO E O 'TEMPO DA RECUSA': A CAVERNA À LUZ DE ?CENTAURO ́, DE OBJECTO QUASE?. 2023 (Comunicacao)
    • COSTA, Letícia . 'Éramos nós': uma leitura andreseniana de A Caverna, de José Saramago. 2022 (Comunicacao)
    • COSTA, Letícia . 'Éramos nós': uma leitura de A Caverna, de José Saramago. 2021 (Comunicacao)
    • FEITEIRA, Letícia Costa . Leituras do exílio em 'Ensaio sobre a cegueira', de José Saramago. 2017 (Comunicacao)
    • FEITEIRA, Letícia Costa . Manuscritos da escravidão (sécs. XVIII e XIX): edição e estudo. 2014 (Comunicacao)
    • FEITEIRA, Letícia Costa . Manuscritos da escravidão (sécs. XVIII e XIX): edição e estudo. 2015 (Comunicacao)
    • FEITEIRA, Letícia Costa . Manuscritos da escravidão (sécs. XVIII e XIX): edição e estudo. 2014 (Comunicacao)
    • Nome do projeto: Manuscritos da escravidão (sécs. XVIII e XIX): edição e estudo (2013 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FEITEIRA, Letícia Costa , TOLEDO NETO, Sílvio de Almeida .
      Descrição: Projeto de Iniciação Científica que tem como objetivo transcrever e estudar, do ponto de vista linguístico e filológico, documentos referentes à escravidão. Lavrados entre o fim do século XVIII e século XIX, em diferentes localidades do Brasil.
    • Nome do projeto: "Éramos nós": uma leitura andreseniana de A Caverna, de José Saramago (2021 - 2023
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FEITEIRA, Letícia Costa , GAGLIARDI, Caio .
      Descrição: O objetivo deste projeto é realizar um procedimento de leitura de "A caverna", de José Saramago, a partir da formalização de conceitos presentes nos textos de "Arte Poética", da poeta Sophia de Mello Breyner Andresen, espelhando-os no romance saramaguiano. O tema a ser investigado é a quebra da aliança entre o ser humano e a natureza na pós-modernidade e o desequilíbrio na relação entre os seres e as coisas, que passa a ser pautada na utilidade dos objetos, não mais no fazer e na arte envolvida em sua produção, evoluindo para a própria objetificação do indivíduo. O estudo também associa o romance com o livro "Objecto Quase", publicado anteriormente ao período consagrado da obra saramaguiana, mas que possui embriões de temas desenvolvidos nos escritos posteriores do autor português.
    • Nome do projeto: A figura do professor-intelectual em três academic novels (2024 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FEITEIRA, Letícia Costa , GAGLIARDI, Caio .
      Descrição: Este projeto tem por objetivo realizar uma análise comparativa de três academic novels norte-americanas, segundo a definição de Jeffrey Williams (2012): Pnin [1957], de Vladimir Nabokov; Herzog [1964], de Saul Bellow; e Stoner [1965], de John Williams. Desenvolvida em diálogo com os estudos de Edward Said (1996) sobre o tema, em especial Representations of the intellectual: the Reith lectures (1996), esta pesquisa busca examinar a figuração do professor universitário como personagens de ficção em um contexto ambivalente, situado entre os traumas decorrentes das duas grandes guerras que marcaram o século passado e a decorrente prosperidade socioeconômica ocorrida em seu lugar de produção. Nesse percurso, pretende-se compreender, à luz do conceito de poshlost, que Nabokov define como uma espécie de verniz civilizacional, as tensões internas dessas narrativas, cujas aspirações intelectuais, alimentadas por seus protagonistas, tendem a se chocar com o cotidiano universitário e os impasses relativos à vida privada das personagens. Pretende-se, complementarmente, investigar as diferentes imagens sociais da universidade ora descrita como asilo, ora como refúgio diante das contingências históricas experimentadas por Pnin, Stoner e Herzog.
    • Nome do projeto: Leituras do exílio em "Ensaio sobre a cegueira", de José Saramago (2016 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FEITEIRA, Letícia Costa , GAGLIARDI, Caio .
      Descrição: O projeto realiza um estudo do romance "Ensaio sobre a cegueira", à luz do conto "Embargo", ambos de José Saramago, pelo viés de suas múltiplas cegueiras. Pretende-se abordar a privação da visão como uma forma de exílio simbólico, assim como o exílio físico imposto pelo enclausuramento num manicômio. A análise se projeta sobre o processo de degeneração dos indivíduos, que os reduz a uma vivência humilhante e animalesca, e acompanha sua gradativa regeneração, em direção a uma tomada de consciência crítica a respeito do modo de vida que haviam aceito para si.