Não autenticado |

Mariana de Carvalho Oliveira

    • Bacharel em Letras com dupla habilitação em Português e Inglês, pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2019). Licenciada em Letras, também com dupla habilitação em Português e Inglês, pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2020). Entre 2019 e 2020 desenvolveu a pesquisa de Iniciação Científica intitulada "Write my name in fire red and burn it: aspectos da subjetividade e seus desdobramentos formais na narrativa de Wide Sargasso Sea, de Jean Rhys", financiada pela FAPESP. Atualmente, é aluna de mestrado do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da Universidade de São Paulo.

       

      Links:    

    • OLIVEIRA, M. C. . Write My Name in Fire Red and Burn It: aspectos da subjetividade e seus desdobramentos formais na narrativa de Wide Sargasso Sea, de Jean Rhys Yawp , v. 10 , p. 92 - 139 , 2021. ISSN: 19802862.
    • OLIVEIRA, M. C. . Entre mares e ruínas: uma leitura contrapontual de Wide Sargasso Sea, de Jean Rhys. 2023 (Seminário)
    • OLIVEIRA, M. C. . Write my name in fire red and burn it: aspectos da subjetividade e seus desdobramentos formais na narrativa de Wide Sargasso Sea, de Jean Rhys. 2020 (Simposio)
    • OLIVEIRA, M. C. . Ensino de inglês e sustentabilidades: apropriações da língua e do meio em prol de uma formação crítica e integrada. 2020 (Comunicacao)
    • OLIVEIRA, M. C. . A alfabetização e o letramento de estudantes na perspectiva da educação bilíngue em contexto de isolamento social. 2020 (Comunicacao)
    • OLIVEIRA, M. C. . Os desafios do ensino de língua portuguesa na atualidade: aplicabilidade do caso à situação de estudantes estrangeiros da rede pública de ensino. 2018 (Comunicacao)
    • ANGELINI, P. R. K. ; TUCHTENHAGEM, T. P. M. ; ROSA, L. D. ; PAZ, M. ; SILVA, L. M. A. ; VICENTE, J. ; OLIVEIRA, M. C. . I Novembro Negro Letras PUCRS. 2021
    • RAMOS, B. R. ; OLIVEIRA, M. C. . Morrison 90. 2021 ()
    • SILVA, R. G. R. ; OLIVEIRA, M. C. . O "problema literário" de Oswald de Andrade em meio à "crise do romance" dos anos 20. 2023 ()
    • SILVA, R. G. R. ; OLIVEIRA, M. C. . ?Whatever people say I am, that's what I'm not?: uma aproximação ao romance inglês dos anos 1950 pela obra de Alan Sillitoe. 2022 ()
    • SILVA, R. G. R. ; OLIVEIRA, M. C. . Os mistérios de Portugal - um fenômeno folhetinesco. 2023 ()
    • SILVA, R. G. R. ; OLIVEIRA, M. C. . 'A Scots Quair', de Lewis Grassic Gibbon, e a historicização do ambiente rural. 2023 ()
    • SILVA, R. G. R. ; OLIVEIRA, M. C. . A profunda tristeza no romance de 30. 2023 ()
    • SILVA, R. G. R. ; OLIVEIRA, M. C. . O diário como laboratório d'A Redoma de Vidro'. 2023 ()
    • VASCONCELLOS, C. M. ; OLIVEIRA, M. C. ; PETERS, C. P. ; TOLLER, A. G. . XII Seminário de Pós-Graduação do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada. 2023 ()
    • SILVA, R. G. R. ; OLIVEIRA, M. C. . Múltiplas vozes de mundos entrelaçados: "Buriti" de Guimarães Rosa. 2023 ()
    • SILVA, R. G. R. ; OLIVEIRA, M. C. . Estética da violência em Patrícia Melo: do erotismo ao antissemitismo, as diferentes manifestações em três obras da autora. 2023 ()
    • SILVA, R. G. R. ; OLIVEIRA, M. C. . Estética da violência em Patrícia Melo: do erotismo ao antissemistismo, as diferentes manifestações em três obras da autora. 2023 ()
    • OLIVEIRA, M. C. . Write my name in fire red and burn it: aspectos da subjetividade e seus desdobramentos formais na narrativa de Wide Sargasso Sea, de Jean Rhys. 2020
    • OLIVEIRA, M. C. . Entre águas encobertas: a forma do romance em Wide Sargasso Sea, de Jean Rhys. 2023
    • OLIVEIRA, M. C. ; COSTA, L. A. C. . Ensino de inglês e sustentabilidades: apropriações da língua e do meio em prol de uma formação crítica e integrada. 2020 (Sequência didática)
    • Nome do projeto: Entre águas encobertas: a forma do romance em Wide Sargasso Sea, de Jean Rhys (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVEIRA, M. C. , VASCONCELOS, S. G. T. .
      Descrição: O presente projeto de mestrado propõe uma análise do romance Wide Sargasso Sea (1966), de Jean Rhys, a partir de um olhar atento aos aspectos formais do texto. Toma-se como ponto de partida o caráter singular da obra, cujas especificidades têm atraído a atenção da crítica em uma série de tentativas de desvelar o complexo arranjo de temas impressos no romance. Em contrapartida, é evidente que, mesmo após décadas desde sua primeira publicação, ainda há uma lacuna no que tange à investigação das técnicas empregadas na elaboração da obra, bem como uma exígua atenção à sua estrutura. Como resultado, é limitado o número de produções voltadas a analisar o resultado da mediação entre elementos externos e internos em Wide Sargasso Sea. Em vista de corrigir essa carência e lançar luz sobre a questão, ainda que de modo tímido, este estudo busca compreender e revelar como as complexidades históricas que circundam o romance se manifestam no plano da forma literária. Para tanto, a pesquisa irá centrar-se sobre sobre as principais personagens da obra, com destaque para sua protagonista, que em exame preliminar revela ter sua subjetividade fundamentalmente ligada ao projeto imperialista britânico e aos desdobramentos desse último no decorrer dos séculos XIX e XX.
    • Nome do projeto: Write my name in fire red and burn it: aspectos da subjetividade e seus desdobramentos formais na narrativa de Wide Sargasso Sea, de Jean Rhys (2020 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVEIRA, M. C. , VASCONCELOS, S. G. T. .
      Descrição: Este projeto tem como objeto de análise o quinto romance de Jean Rhys, Wide Sargasso Sea, publicado pela primeira vez na Inglaterra no ano de 1966. Seu estudo é, primeiro, motivado pelo caráter singular apresentado pela obra, que o coloca em uma posição única em relação ao romance que lhe serviu de catalisador - Jane Eyre (1847), de Charlotte Brontë -, e, segundo, pela intenção de compreender e revelar os impactos formais decorrentes do contexto evocado pela narrativa. Para tal, a pesquisa irá centrar-se sobre a figura da protagonista, cuja subjetividade internaliza e revela em si traços desse processo. Diante desses apontamentos, os métodos de análise propostos pelos críticos Georg Lukács e Antonio Candido serão utilizados como guias e auxiliarão no exame das complexidades históricas que circundam o romance e se manifestam no plano da forma literária, distinguindo-o de demais produções e posicionando-o enquanto obra singular