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Yasmin de Sousa Pinheiro

    • Gestora de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo (EACH/ USP), pesquisa a economia e política do orçamento público em educação no grupo de pesquisa em financiamento da educação do Centro de Estudo da Metrópole (CEM/ USP) como pesquisadora júnior. Há cinco anos no campo de públicas, já atuou no setor público com atendimento ao cidadão e no terceiro setor, com educação e filantropia, além de ter sido voluntária em um cursinho popular pré-universitário.

       

      Links:    

    • PEREIRA, L. ; PINHEIRO, Y. S. ; PERES, U. D. . Gestão da Educação na Pandemia: análise dos gastos educacionais nos estados em 2020 FINEDUCA: REVISTA DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO , v. 13 , p. 1 - 21 , 2023. ISSN: 22365907.
    • PERES, U. D. ; SANTOS, F. P. ; LEITE, C. K. S. ; PINHEIRO, Y. S. . Descoordenação e desigualdades federativas no Brasil com a pandemia de Covid-19 Boletim de Políticas Públicas/OIPP , v. 24 , p. 6 - 17 , 2022. ISSN: 26759934.
    • ZANCHETA, C. A. ; PREMAZZI, E. C. ; SILVA, E. C. M. ; PINHEIRO, Y. S. ; PERES, U. D. . Planejamento como Indutor do Processo Orçamentário: O caso do município de Manaus-AM Boletim de Políticas Públicas do Observatório Interdisciplinar de Políticas Públicas (OIPP), Universidade de São Paulo (USP) , v. 7 , p. 17 - , 2020. ISSN: 26759934.
    • LOBATO, B. M. ; SILVA, E. C. M. ; COLLADO, L. F. ; PINHEIRO, Y. S. ; LEITE, C. K. S. . Desalento no Brasil: Caracterização e Impactos na Pandemia Boletim de Políticas Públicas, Observatório Interdisciplinar de Políticas Públicas Professor Doutor José Renato de Campos Araújo (OIPP) , v. 11 , p. 6 - 17 , 2021. ISSN: 26759934.
    • LEITE, C. K. S. ; SILVA, E. C. M. ; COLLADO, L. F. ; NOGUEIRA, V. ; PINHEIRO, Y. S. . Faces da precarização do mercado de trabalho no Brasil . Nexo Jornal , , . .
    • PERES, U. D. ; PEREIRA, L. ; CAPUCHINHO, C. ; PINHEIRO, Y. S. ; MACHADO, G. S. ; SILVA, I. . ICMS Educacional: o que avançou nos estados e quais os riscos e incertezas para a educação? . Nexo Políticas Públicas , , 01 set. 2022.
    • MACHADO, G. S. ; PINHEIRO, Y. S. ; CAPUCHINHO, C. ; PERES, U. D. . Tensão entre autonomia decisória e a gestão dos recursos educacionais: o papel do STF na definição dos gastos estaduais em educação . Nexo Políticas Públicas , , 22 jul. 2021.
    • PERES, U. D. ; PINHEIRO, Y. S. ; CAPUCHINHO, C. ; PEREIRA, L. ; FERNANDES, S. . Regulamentação do novo Fundeb: urgência e pontos em disputa . Nexo Políticas Públicas , , 14 dez. 2020.
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    • PINHEIRO, Y. S. ; PERES, U. D. ; PEREIRA, L. . Budget Governance in Education: The Cases of Pernambuco and São Paulo. In: IPSA World Congress of Political Science , 2023 , Buenos Aires. 27th World Congress of Political Science. : , 2023.
    • PINHEIRO, Y. S. . Governança e políticas públicas: arranjos multiníveis da Educação Básica pernambucana. In: 13° Encontro da ABCP , 2022 , Goiás. 13° Encontro da ABCP. : Associação Brasileira de Ciência Política, 2022.
    • PINHEIRO, Y. S. . Governança orçamentária e educação: arranjos de alocação de recursos na Educação Básica Pernambucana. In: XLVI Encontro da ANPAD EnANPAD 2022 , 2022 , . XLVI Encontro da ANPAD EnANPAD 2022. : Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 2022.
    • PEREIRA, L. ; PINHEIRO, Y. S. ; PERES, U. D. . Gestão da educação na pandemia: análise dos gastos educacionais nos estados em 2020. In: IV Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas , 2021 , . Gestão da educação na pandemia: análise dos gastos educacionais nos estados em 2020. : , .
    • MACHADO, S. ; LUCENA, D. A. ; PINHEIRO, Y. S. ; WENDT, L. . Programa Gestão de Líderes Públicos | Ceará. 2023 (Elaboracao_de_projeto)
    • PINHEIRO, Y. S. ; MACHADO, S. ; SILVA, G. ; LUCENA, D. A. ; LINHARES, A. R. . Trilha Liderança Inclusiva para gestores estaduais do Ceará. 2024 (Elaboracao_de_projeto)
    • PERES, U. D. ; TONELLI, G. ; PINHEIRO, Y. S. ; Stefanny Lopes Fernandes . Planejamento Orçamento e Primeira Infância: análise de PPAs estaduais. 2023 (Consultoria)
    • PERES, U. D. ; TONELLI, G. ; PINHEIRO, Y. S. . Pesquisa sobre Gasto-Aluno do Ensino Médio Estadual Brasileiro. 2022 (Consultoria)
    • PERES, U. D. ; CAPUCHINHO, C. ; R. TIBURCIO ; PINHEIRO, Y. S. ; FERNANDES, S. . Educação, equidade e eficiência: proposta de estudos e Policy Briefs. 2021 (Consultoria)
    • PERES, U. D. ; SANTOS, F. P. ; PEREIRA, L. ; PAULA, G. F. ; PINHEIRO, Y. S. . Estados têm aumento expressivo de ICMS no 1º Semestre de 2021, mas a ausência de coordenação nacional e de estratégia para o uso dos recursos penalizam as políticas educacionais e colocam em risco uma geração. 2021 (Relatorio_tecnico)
    • PINHEIRO, Y. S. ; PERES, U. D. ; PEREIRA, L. . Budget Governance in Education: The Cases of Pernambuco and São Paulo. 2023 (Congresso)
    • PINHEIRO, Y. S. . Governança orçamentária e educação: arranjos de alocação de recursos na Educação Básica Pernambucana. 2022 (Congresso)
    • PINHEIRO, Y. S. . Governança orçamentária e educação: arranjos de alocação de recursos na Educação Básica Pernambucana.. 2022 (Outra)
    • PEREIRA, L. ; PINHEIRO, Y. S. ; PERES, U. D. . Gestão da educação na pandemia: análise dos gastos educacionais nos estados em 2020. 2021 (Congresso)
    • PINHEIRO, Y. S. ; PERES, U. D. . Financiamento estadual em educação: economia, política e impactos da COVID-19. 2021 (Congresso)
  • Programa de Rádio ou TV: 1
    • SILVA, E. C. M. ; PINHEIRO, Y. S. . Ações de universidades públicas evidenciam importância da ciência no combate à Covid-19. 2020 Jornal da USP
    • Nome do projeto: Monitoria em Práticas de Leitura e Escrita Acadêmicas (2018 - 2019
      Natureza: Ensino
      Integrantes: PINHEIRO, Y. S. , VALENTIN, A. , ARAUJO, B. S. , ANANIAS, R. S. , VIANA, R. .
      Descrição: O projeto do Programa Unificado de Bolsas (PUB) teve como objetivo a capacitação de bolsistas para exercerem a atividade de monitores durante a oferta da disciplina optativa Oficinas de leitura e escrita acadêmicas. A ideia seria possibilitar que os estudantes desenvolvessem habilidades já desempenhadas pelo corpo docentes (como preparar aula expositiva ou mesmo apoia-las, assim como corrigir os fichamentos dos textos das aulas) e aproxima- los dos processos de gestão (planejamento da disciplina, organização do cronograma, contato institucional com docentes que fossem participar da disciplina).
    • Nome do projeto: Projeto Ciência Popular de Divulgação Científica (2020 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PINHEIRO, Y. S. , SILVA, E. C. M. , COSTA, P. Q. J. D. , VAZ, J. C. , CRAVEIRO, G. S. , CAMARGO, G. S. L. , COLLADO, L. F. .
      Descrição: O Projeto Ciência Popular é uma iniciativa de estudantes e professores associados ao Observatório Interdisciplinar de Políticas Públicas ?José Renato de Campos Araújo? (OIPP) e ao Grupo de Estudos em Tecnologia e Inovações na Gestão Pública (GETIP) da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP). Há também colaboração do Colaboratório de Desenvolvimento e Participação (Co:Lab) e cooperação técnica da Empresa Júnior de Sistemas de Informação (Síntese Jr.) | Orientadores da Pesquisa: Professor José Carlos Vaz e Professora Gisele da Silva Craveiro | Coordenadores da Pesquisa: Ergon Cugler de Moraes Silva e Pamela Quevedo Joia Duarte da Costa | Equipe de Pesquisadores: Ergon Cugler de Moraes Silva, Guilherme Silva Lamana Camargo, Letícia Figueiredo Collado, Pamela Quevedo Joia Duarte da Costa e Yasmin de Sousa Pinheiro | Dados Abertos: https://bit.ly/CienciaPopular. Por meio do mapeamento de iniciativas das Universidades contra COVID-19 realizada pelo Projeto, destacam-se ações das Universidades e Institutos Federais brasileiros na produção de EPIs, de desinfetantes e no apoio ao atendimento nos hospitais, assim como todo suporte para produção e disseminação de informações junto ao trabalho pelo isolamento social, reforçando o comprometimento e potencial da Ciência brasileira para enfrentar crises e colaborar com a sociedade. Além das ações voltadas diretamente à sociedade civil e aos profissionais da saúde, diversas iniciativas relatam o papel determinante das Universidades e Institutos Federais no apoio ao poder público para o enfrentamento da crise em nível municipal e regional, tanto na colaboração nos gabinetes de crise, quanto na produção de insumos estratégicos. Novas iniciativas podem ser adicionadas via formulário pelas universidades ou pelos próprios pesquisadores, estudantes e professores envolvidos nas ações
    • Nome do projeto: Economia Política do Financiamento Estadual da Educação no Brasil na vigência do Fundeb e impactos da Covid-19 (2020 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PINHEIRO, Y. S. , PERES, U. D. .
      Descrição: O presente projeto irá realizar uma análise comparativa da desigualdade de oferta educacional entre estados brasileiros entre 2008 a 2020, no qual há a implementação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica Fundeb. A presente edição do projeto levará em consideração nessa análise de desigualdade, os impactos da Covid-19 no financiamento da educação nos estados brasileiros. A metodologia da pesquisa está baseada em levantamento quantitativo de dados orçamentários e qualitativo de informações normativas e legislativas, além da análise de resposta a questionários padronizados para atores técnicos dos 26 estados brasileiros e o Distrito Federal. Espera-se a partir da coleta a análise dos dados de receita, despesa, regras legais e informação de atores relevantes, criar indicadores para comparação da desigualdade na oferta de educação básica pelos estados brasileiros.