Não autenticado |

Nicole Leite Bianchini

    • Doutoranda em História Social na Universidade de São Paulo. Possui bacharelado, licenciatura (2016) e mestrado (2021) pela mesma universidade. Pesquisa cultura visual do consumo europeu de café, chá e chocolate e suas intersecções com a história global do capitalismo nos séculos XVII e XVIII. Interessada em História das Mercadorias, História do Consumo e Cultura Visual na Era Moderna. Pesquisadora Associada do Laboratório de Estudos sobre o Brasil e o Sistema Mundial (Lab-Mundi) e do Laboratório de Estudos Históricos das Drogas e da Alimentação (LEHDA) e membro do Conselho Editorial da Revista Angelus Novus (RAN), publicação discente dos Programas de Pós-Graduação em História Econômica e História Social da Universidade de São Paulo.

       

      Links:    

    • BIANCHINI, NICOLE LEITE . O café salvadorenho e suas conexões globais VARIA HISTORIA , v. 39 , p. 1 - 6 , 2023. ISSN: 19824343.
    • BIANCHINI, Nicole L. . A DIMENSÃO VISUAL DO CONSUMO MODERNO DE CAFÉ E DE CHÁ, 1640-1790. In: 31° Simpósio Nacional de História , 2021 , Rio de Janeiro. Anais do 31° Simpósio Nacional de História : história, verdade e tecnologia. São Paulo : ANPUH-Brasil, 2021. p. 1 - 14.
    • BIANCHINI, Nicole L. . Café, Chá E Infusão : História E Cultura. São Paulo : Editora Senac São Paulo , 2021 (Livro de divulgação científica/educacional)
  • Apresentações de Trabalho: 6
    • BIANCHINI, N. L. . Chá, feminino, café, masculino? Discutindo gênero na imagética de consumo inglês de estimulantes, 1650-1790. 2023 (Comunicacao)
    • BIANCHINI, N. L. . Visualizing tea, coffee, and chocolate in early modern Europe, 1630-1815. 2023 (Comunicacao)
    • BIANCHINI, Nicole L. . The Visual World of Tea & Coffee Drinking. 2020 (Comunicacao)
    • BIANCHINI, Nicole L. . Café e Chá na Representação Visual Europeia: 1640-1790. 2020 (Seminário)
    • BIANCHINI, Nicole L. . Chá, Café e Refinamento: o mundo visual das commodities coloniais. 2019 (Comunicacao)
    • BIANCHINI, Nicole L. . Cadernos digitais como facilitadores de pesquisa histórica. 2019 (Outra)
    • CARNEIRO, Henrique S. ; TÓFOLI, Luis Fernando ; BRAGA, Ruy ; AVELAR, Lucas ; TANAN, Cauê ; LEME, Adriana S. ; VARELLA, Alexandre ; TORCATO, Carlos ; TOSCANO, Frederico ; DELMANTO, Júlio ; THOMÉ, Luciano ; GONCALVES, L. F. T. ; BIANCHINI, N. L. ; AGUIAR, V. . Estudos Sobre Drogas e Alimentação: um diálogo possível?. 2017 (Laboratório de Estudos Históricos das Drogas e da Alimentação (LEHDA-USP))
    • BIANCHINI, Nicole L. ; LEME, Adriana S. ; AGUIAR, V. ; PELLERANO, J. . II Simpósio Internacional de Pesquisa em Alimentação. 2019 (Laboratório de Estudos Históricos das Drogas e da Alimentação, Museu Paulista, Comida na Cabeça, Restaurante Mocotó)
    • BIANCHINI, Nicole L. ; MORENO, B. A. S. ; NICOLETTE, C. E. . Primeiros passos na pesquisa histórica: o uso de fontes censitária, cartorial e visual - limites e potencialidades. 2020.. 2020 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - Universidade de São Paulo)
    • Nome do projeto: A vida social das bebidas quentes: o chá e o café na mesa e vida europeia do fim do antigo regime (2015 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BIANCHINI, N. L. , CARNEIRO, Henrique S. .
      Descrição: Entre os anos 1680 e 1730, as casas de café surgidas no mundo urbano da Europa ocidental se tornaram pontos de construção e difusão de debates públicos, misturando o consumo de bebidas quentes e socialização. Elas se afirmaram como contraponto ao ambiente doméstico e deram o tom das discussões políticas e sociais do século XVII. Este projeto buscou obter um panorama acerca do debate historiográfico sobre as funções e natureza das cafeterias, sua relação com o fortalecimento da imprensa e como ela funcionou como espaço de emancipação burguesa e estímulo para questionamento do modelo absolutista e do Antigo Regime.
    • Nome do projeto: Café, chá, chocolate: a imagética do consumo dos estimulantes modernos, 1630-1815 (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BIANCHINI, N. L. , Rafael de Bivar Marquese .
      Descrição: Este projeto tem por objetivo estudar as representações visuais do consumo de café, chá e chocolate no noroeste europeu e na península ibérica durante os séculos XVII e XVIII. Neste período, a natureza típica da cultura visual produzida sobre as três bebidas mudou, de uma produção esporádica de ilustrações botânicas e gravuras de representação aristocrática para retratísticas familiares de setores intermédios urbanos, para gravuras satíricas e caricaturas políticas. Tais transformações visuais estão relacionadas aos circuitos de produção e circulação dos três produtos, e por meio do estudo do desenvolvimento da cultura visual em torno das bebidas procura-se pensar nas interconexões entre formação do imaginário europeu sobre os estimulantes modernos, a operação do comércio de longa distância e políticas econômicas e imperiais europeias ligadas à construção do capitalismo em escala global.
    • Nome do projeto: O Chá e o Café na Representação Visual Europeia, 1640-1790 (2017 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BIANCHINI, N. L. , Rafael de Bivar Marquese .
      Descrição: Este trabalho se propôs a analisar as representações visuais do consumo de café e de chá no noroeste europeu no período entre 1640 e 1800. Neste tempo, as duas bebidas, originárias dos espaços árabe e chinês, respectivamente, adentraram circuitos mercantis e de consumo europeus, inicialmente como bens de luxo, mas tornando-se, gradualmente, elementos do cotidiano urbano de ingleses, franceses e holandeses. Dentro deste processo mais amplo, houve a apropriação europeia, por meio do transplante colonial, do cafeeiro, inaugurando a cafeicultura caribenha, americana e índica. Ao mesmo tempo, o chá se tornou bem emblemático da relação entre ingleses e o mundo asiático. Uma mirada à imagética do consumo permite, neste sentido, observar as transformações na percepção europeia sobre as duas bebidas ao largo desses processos mais amplos de apropriação.