Não autenticado |

Priscila Luz Gontijo Soares

    • Priscila Luz Gontijo Soares, em artes Priscila Gontijo, é escritora, dramaturga, professora e pesquisadora. Mestra em Literatura e Crítica Literária (PUC/SP), com a dissertação: Vozes dissonantes em Vestido de noiva e Valsa n06 de Nelson Rodrigues. Licenciada em Literatura Francesa e em Literatura Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; PUC/SP. Atualmente é doutoranda no Programa de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela FFLCH, Universidade de São Paulo/USP. Como escritora é autora de O som dos anéis de Saturno (2020), semifinalista do Prêmio Oceanos 2021 e Peixe Cego (2016), romance finalista do Prêmio São Paulo de Literatura 2017, ambos publicados pela editora 7LETRAS. Em 2021 foi vencedora do edital ProAC Nº 19/2021 com o projeto de livro de contos Animais Submersos_15 cenas para filmar a ser publicado pela editora Quelônio em março de 2023. Como dramaturga, já teve seus textos encenados por nomes como Fernanda D?Umbra (Deadline, 2018). Eric Lenate (Funâmbulas, 2018), Walter Lima Jr. e Delson Antunes (A vida dela, 2016), Suzan Damasceno (Uma noite sem o aspirador de pó, 2014) e Márcia Abujamra (C+A+T+R+A+C+A, 2014). Integrou o Círculo de Dramaturgia do CPT ? Centro de Pesquisa Teatral coordenado por Antunes Filho. Como roteirista, participou de diversas salas de roteiro, entre elas, a 2ª e a 3º temporadas de DOM série de Breno Silveira produzida pela Conspiração Filmes, da Amazon Prime Video, a 4ª temporada da série MeChamaDeBruna, produção TVZERO, para a FOX Premium. Foi vencedora do ProAC telefilme da cidade de São Paulo para a TV Cultura com o roteiro de IRINA Como professora ministra aulas de dramaturgia e roteiro no curso de pós-graduação Formação do escritor, no Instituto Vera Cruz e na Roteiraria. Atuou como artista orientadora de teatro e literatura para o Programa Vocacional, projeto de cidadania cultural na cidade de São Paulo. Foi professora de roteiro do curso técnico no Filmworks III, da Academia Internacional de Cinema AIC/SP, em 201 e de Escrita Criativa do Curso de Extensão Universitária em Criação Literária, promovido pela Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo ? COGEAE/ SP. No mundo acadêmico, desenvolve pesquisa sobre processos de criação de escrita literária no programa de doutorado em Letras da USP (Linha de pesquisa: Laboratórios de criação ? escrita de literatura e teoria). É especialista na obra de Nelson Rodrigues e pesquisa a polifonia como procedimento artístico na obra de autores contemporâneos como Ali Smith, Enrique Vila-Matas e Augustín Fernández Mallo. Como crítica teatral atuou no 33º FESTIVALE ? Festival Nacional de Teatro de São José dos Campos em 2018. Foi pesquisadora de texto da TV Globo nos anos de 2015 e 2016.

       

      Links:    

    • Linguagem teatral e artes cênicas
    • Grupo de Pesquisa Estudos de Poética ? Interconexões Diacrônico-Sincrônicas na Poesia Brasileira e Portuguesa
    • Poéticas Literárias: oralidade, escrita e manifestações tecnológicas
    • Criação Literária
    • SOARES, P. L. G. . O som dos anéis de Saturno_(semifinalista Prêmio Oceanos 2021). Rio de Janeiro : Editora 7 Letras, 2020 . 212p. ISBN: 9786586043334.
    • SOARES, P. L. G. . Funâmbulas. São Paulo : CCSP edições, 2018 . 82p. ISBN: 9788599954126.
    • SOARES, P. L. G. . Peixe Cego (finalista Prêmio São Paulo de Literatura 2017). Rio de Janeiro : editora 7Letras, 2016 . 188p. ISBN: 9788542105186.
    • SOARES, P. L. G. ; Salvador Schavelzon ; Marina Guzzo ; Teresa Maria Siewerdt . Dez notas sobre as ruínas do Antropoceno TECCOGS: REVISTA DIGITAL DE TECNOLOGIAS COGNITIVAS , v. , p. 74 - 100 , 2022. ISSN: 19843585.
    • SOARES, P. L. G. . Por uma poética da passagem REVISTA Z CULTURAL (UFRJ) , v. 02 , p. 04 - , 2021. ISSN: 19809921.
    • SOARES, P. L. G. . ?Notas para a escrita de um texto dramático' . Caderno Dramaturgias 2 SESC , SESC , . .
    • SOARES, P. L. G. . ?A internet sonha?' . Ultrajano , , 26 jul. 2017.
    • SOARES, P. L. G. . 'Pra que serve a arte? Cartografias da diferença na arte brasileira' . Ultrajano , site, internet , 14 set. 2017.
    • SOARES, P. L. G. . ?A festa do prefeito' . Ultrajano , site, internet , 18 out. 2017.
    • SOARES, P. L. G. . 'Eles querem o cadáver da escritora (ou) o cadáver genial' . Ultrajano , , 07 dez. 2017.
    • SOARES, P. L. G. . 'Onde moram os monstros?' . Ultrajano , site/internet , . .
    • SOARES, P. L. G. . 'Tentativas de Comunicação' . Ultrajano , , 15 jun. 2018.
    • SOARES, P. L. G. . 'Brasil em Transe' . Ultrajano , site internet , 28 mai. 2018.
    • SOARES, P. L. G. . 'Vigília_ o processo criativo de uma escritora insone' . Revista TPM da TRIP EDITORA E PROPAGANDA S/A , São Paulo , 22 mar. 2018.
    • SOARES, P. L. G. . 'Referências do artista-orientador X (&) Referência dos Artistas Vocacionados' . VOCARE - Revista do Programa Vocacional , Programa Vocacional , 20 nov. 2013.
  • Outras Produções Bibliográficas: 6
    • SOARES, P. L. G. . Histórias conturbadas - Apanhadores de cogumelos & novas formar de narrar. São Paulo : , 2020 (Teórico)
    • SOARES, P. L. G. . Dançando sobre o abismo - trilogia teatral. Belo Horizonte : Javali , 2021 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • SOARES, P. L. G. . Entressafra. Rio de Janeiro : Ubook Editora , 2021 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • SOARES, P. L. G. . Cruel. São Paulo : Folhas de relva edições , 2021 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • SOARES, P. L. G. . Ella, estrangeira de si. São Paulo : Patuá , 2019 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • SOARES, P. L. G. . Site Ultrajano - crônicas semanais. : , 2017 (Crônica)
    • SOARES, P. L. G. . O som dos anéis de Saturno; vozes dissonantes e a escrita do romance. Autoria, apresentação e leitura: Priscila Gontijo. (ao vivo). 2022 (Comunicacao)
    • SOARES, P. L. G. . Dialogismo nos contos Malagueta, Perus e Bacanaço e Abraçado ao meu rancor de João Antônio. 2021 (Comunicacao)
    • SOARES, P. L. G. . Sobre a novela A Dócil e o diálogo entre Dostoievski e Nelson Rodrigues. 2018 (Conferência)
    • SOARES, P. L. G. ; SOGGIA, J. . Polifonia em Memórias do Subsolo de Fiódor Dostoiévski. 2017 (Conferência)
    • SOARES, P. L. G. ; BIANCHI, F. ; CORTEZ, R. . Palestra: ?Os Irmãos Karamázov: um romance polifônico, com Fátima Bianchi e Priscila Gontijo. 2014 (Conferência)
    • SOARES, P. L. G. . Vozes dissonantes na Escrita contemporânea. 2017 (Comunicacao)
    • SOARES, P. L. G. . Seminário de Dramaturgia em 'A Pantera' de Priscila Gontijo. 2017 (Seminário)
    • Priscila Gontijo ; SOARES, P. L. G. ; DIAS, V. . Seminário de dramaturgia feminina. 2018 (Seminário)
    • SOARES, P. L. G. ; BARSANELLI, M. L. . Peça aborda vida feminina pelo viés do fracasso - Folha de SP. 2018 Folha de São Paulo
    • SOARES, P. L. G. . Priscila Gontijo (Uma Noite Sem o Aspirador de Pó) para Via Sampa (Rádio USP). 2014 Rádio Usp
    • SOARES, P. L. G. ; SERAGUSA, F. . Em peça sobre solidão, mulher fala com aspirador e 'prende' vizinho em casa. 2015 Guia Folha de São Paulo
    • SOARES, P. L. G. ; FERNANDES, M. . Peça que teve 'diário de bordo' em blog estreia nesta quarta. 2010 site
    • SOARES, P. L. G. ; CARMONA, R. . Literatorios #154 - Priscila Gontijo [Peixe Cego]. 2017 web
    • SOARES, P. L. G. ; BARI, A. . Priscila Gontijo - Uma Noite sem o Aspirador de Pó no programa Em Cartaz. 2015 Programa da TV Aberta São Paulo
    • SOARES, P. L. G. ; NIKITIN, V. ; FARIAS, R. . Dostoiévski. 2012 Canal Saúde - televisão
    • SOARES, P. L. G. ; GRANATO, P. . Diálogos - Priscila Gontijo e Pedro Granato. 2018 You Tube
    • SOARES, P. L. G. ; ALVES JR., D. . ?A Vida Dela?, de Priscila Gontijo, trata de neuroses e arte. 2017 Revista
    • SOARES, P. L. G. . 'O teatro existe para tocar na ferida e sair da zona de conforto', diz Priscila Gontijo. 2017 Jornal O Globo
    • SOARES, P. L. G. . Diálogos - Centro Cultural São Paulo. 2019 web
    • SOARES, P. L. G. . ?O paradoxo de Nelson Rodrigues'. 2019 Casa do Saber
    • SOARES, P. L. G. . ?Há diferença entre o real e a ficção?'. 2019 Casa do Saber
    • SOARES, P. L. G. . 'A verdadeira experiência em um mundo cheio de informação? Youtube/ CASA DO SABER. 2020 WEB
    • SOARES, P. L. G. . Prêmio Oceanos 2021: O som dos anéis de Saturno de Priscila Gontijo. 2021 podcast
    • SOARES, P. L. G. ; DEAK, ANITA ; SALVETTI, Paulo ; GIACOMO, Fred Di . Litterae: #51 Fricções entre a realidade e a ficção (PODCAST DE LITERATURA). 2021 PODCAST
    • SOARES, P. L. G. . Bate-papo com finalistas da decima edição na BSP. 2017 jornais, revistas, sites
    • SOARES, P. L. G. . A cena do romance: Priscila Gontijo. 2021 Site
    • SOARES, P. L. G. . Minicurso... - monitoria. 2017 ()
    • SOARES, P. L. G. . Curso de direção dos cursos regulares da SP Escola de Teatro sobre a obra de Nelson Rodrigues 'Vestido de Noiva'.. 2017 (SP Escola de Teatro)
    • SOARES, P. L. G. . Formas breves de teatro. 2018 (Centro Cultural São Paulo)
    • SOARES, P. L. G. . Projeto Letra em Cena_ Oficina de dramaturgia formas breves de teatro. 2017 (Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo)
    • SOARES, P. L. G. . Oficina: Como Criar Uma História. 2019 (Casa do Saber)
    • Priscila Gontijo ; SOARES, P. L. G. . Docente de roteiro no curso técnico em direção cinematográfica. 2019 (FilmWorks _ Academia Internacional de Cinema/AIC)
    • SOARES, P. L. G. . LITERATURA. 2019 (SECREtaria Municipal de Cultural)
    • SOARES, P. L. G. . Escrita Criativa do Curso de Extensão Universitária em Criação Literária: Iniciação à escrita. 2018 (Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - SP)
    • Nome do projeto: Vozes dissonantes em Vestido de Noiva e Valsa n6 de Nelson Rodrigues e a proposta de criação de um romance dramático (2016 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOARES, P. L. G. , MALUFE, A. C. .
      Descrição: Esta pesquisa se iniciou com o estudo do romance Asfalto Selvagem de Nelson Rodrigues e se estendeu para seus textos dramáticos, mais radicais no que tange a investigação do que estamos chamando de uma poética delirante. A ideia é investigar a presença de múltiplas vozes nas peças teatrais Vestido de noiva e Valsa nº6 em diálogo com a escrita do romance O homem proibido (2007), todos de Nelson Rodrigues, suas influências literárias e sua experiência em jornal, onde trabalhou em diversas áreas demonstrando uma habilidade polifônica sem paralelo a nenhum outro autor brasileiro e fator determinante para a construção de seus temas e obsessões estéticas. Seguir esses diálogos entre os textos de Nelson Rodrigues propiciaram a análise de alguns pontos de procedimentos da escrita que me interessam do ponto de vista de quem cria. A pesquisa vai na linha da criação literária, que, embora não exista formalmente, já tem projetos realizados e em andamento no Programa de Literatura e Crítica Literária da PUC-SP. Então, o meu ponto de vista, esse de quem escreve, é aquele de quem está buscando estudar e amadurecer procedimentos de escrita. Nos textos escolhidos, a análise emerge dos procedimentos que envolvem os conceitos de dialogismo e polifonia elaborados por Mikhail Bakhtin para o romance dostoievskiano em contraponto à outros procedimentos da escrita dramática conceituados pelo dramaturgo, professor e ensaísta da teoria do teatro de grande destaque na atualidade Jean-Pierre Sarrazac, a saber: a rapsódia, a romancização, o monodrama (polifônico), o monólogo, a crise da ação e do personagem, o devir, a voz para desvelar assim, o teatro dos possíveis. Ao longo do percurso, senti necessidade de ampliar e estender a outras escritas que não se encaixam no gênero do romance, como é o caso dos textos dramáticos acima mencionados. Para tanto, foi de integral auxílio as elaborações de Jean-Pierre Sarrazac sobre a polifonia no drama moderno e contemporâneo. Neste estudo, alguns verbetes aparecem conforme a necessidade de fazer um contraponto entre a polifonia de Bakhtin e as formas modernas do drama, para ampliar o conceito sob a luz de uma pulsão rapsódica, conforme foi delineado por Sarrazac, e para criar o diálogo com procedimentos em que vemos surgir uma multiplicidades de vozes atravessando os textos de Nelson. Sarrazac elucida esse ponto, substituindo a ideia de um processo dialético com início e, sobretudo, ?fim?, pela ideia de uma crise sem fim, nos dois sentidos do vocábulo. De uma crise inteiramente em imprevisíveis linhas de fuga. Este estudo se dividiu em duas partes, a primeira é a teoria e análise dos procedimentos da escrita e dos conceitos acima apresentados e a segunda é a escrita do romance.
    • Nome do projeto: Matsutake: Modos de Relatar o novo século-milênio (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOARES, P. L. G. , VASCONCELOS, Mauricio Salles .
      Descrição: Esta pesquisa investiga a presença de múltiplas vozes na escrita contemporânea a partir do estudo de procedimentos narrativos nos romances Palmeiras Selvagens de William Faulkner e Por acaso de Ali Smith. O objetivo é atualizar o conceito de romance polifônico desenvolvido por Mikhail Bakhtin para a obra de Dostoiévski, em outras escritas literárias, com ênfase no gênero romance, porém, incorporando conceitos de teóricos de outras áreas, como os propostos pela bióloga Donna Haraway, a escritora Ursula K. Le Guin, a antropóloga Anna Tsing e os filósofos Deleuze e Guattari. O diálogo com vertentes conceituais entre outras esferas do saber, artes e linguagens, em especial, com a antropologia contemporânea, amplia a possibilidade de pôr em jogo a construção de narrativas com outros tipos de multiplicidades. O presente projeto, inserido na linha de pesquisa ?Laboratórios de Criação: Escrita Literária?, divide-se em duas partes, a primeira é o ensaio teórico e análise dos procedimentos de escrita e a segunda é a elaboração do romance intitulado Matsutake. Este estudo se guia a partir do ponto de vista da criação literária, tendo como pressuposto acolher as múltiplas vozes para analisar a construção de uma prosa que alterna distintos pontos de vista. O objetivo deste estudo é elencar procedimentos de escrita onde as múltiplas vozes se libertam. A escrita tanto do campo teórico quanto da criação ficcional implica na criação de um outro tempo.