Não autenticado |

Isabella Lafratta Amado

    • Formada em Letras - Português e Italiano pela Universidade de São Paulo no ano de 2022. Em 2019, realizou um intercâmbio de 6 meses na Itália, onde estudou na Università di Roma "La Sapienza". Durante a Graduação, participou do projeto "Línguas e Culturas Estrangeiras para Internacionalização" pelo Centro Interdepartamental de Línguas, dando aulas de Italiano para estudantes de Graduação e Pós-Graduação, e também do Programa de Cultura e Extensão "Ciao: Italiano para funcionários USP", além de dar aulas particulares de Língua Italiana para adultos e crianças. Faz Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Italianas da Universidade de São Paulo, já tendo atuado como Monitora em disciplinas de Italiano para Licenciatura pelo Programa de Formação de Professores da USP e, atualmente, como Bolsista CAPES/DS. É membro do NuCLiH (Núcleo de Estudos de Cultura e Língua de Herança) e co-fundadora da Rete dei Bambini pela ItaLiH BR (Associação de Italiano como Língua de Herança no Brasil), promovendo encontros de crianças na faixa etária entre 3 a 8 anos e que falam Italiano como Língua de Herança.

       

      Links:    

  • Organização de eventos: 1
    • AMADO, I. L. . 3º Encontro do NuCLiH: Cruzando caminhos e fronteiras. 2024 (Núcleo de Estudos de Cultura e Língua de Herança - NuCLiH)
    • AMADO, I. L. . Viajando pela Itália. 2022 (Faculdade de Educação da USP)
    • AMADO, I. L. ; ORTALE, F. L. . Ciao: Italiano para funcionários da USP. 2022 (Curso de cultura e extensão)
    • AMADO, I. L. . Viajando pela Itália. 2022 (Curso de cultura e extensão)
    • AMADO, I. L. ; Baroni, L. . Italiano para Mobilidade Acadêmica: Viajar e estudar na Itália I, II e III. 2019 (Ensino)
    • Nome do projeto: A formação da Comunidade de Prática "Rete dei Bambini": Italiano como Língua de Herança em núcleos familiares (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AMADO, I. L. , ORTALE, F. L. .
      Descrição: Projeto de Pesquisa do Mestrado no campo de aquisição e aprendizagem do Italiano como Língua Estrangeira. O trabalho teve como foco a formação e o desenvolvimento da "Rete dei Bambini", uma Comunidade de Prática em Língua de Herança formada por crianças entre 3 a 8 anos, de duas famílias Paulistas e que possuem ascendência italiana. Para que essas crianças entrassem em contato umas com as outras e trocassem experiências em Italiano, foram promovidos encontros online e presencial, nos quais houve o compartilhamento de relatos pessoais, canções, sessões de pintura, jogos, brincadeiras e outras atividades lúdicas. As trocas e vivências entre os membros da rede permitiu a reflexão sobre o processo de desenvolvimento de uma Comunidade de Prática, além de ajudar na compreensão das estratégias e instrumentos utilizados pelas famílias para a preservação e manutenção da língua de herança.