Não autenticado |

Luciana Parnaíba de Castro

    • Doutoranda do programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês (PPGELLI/FFLCH-USP). Mestra em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande (2017). Graduada em Letras (Português e Inglês) pela Universidade Federal de Campina Grande (2007). Professora da Unidade Acadêmica de Letras do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande (UAL/CFP/UFCG). Membro dos grupos de estudos Geletramentos (UFCG) e GEELLE (USP). Tem experiência na área de Linguística Aplicada e ensino de língua inglesa. Interessa-se pelos temas: educação linguística, formação de professores de línguas e (multi)letramentos.

       

      Links:    

    • Letramentos
    • PARNAIBA-DE-CASTRO, L. ; ROLIM-MOURA, Adriana Sidralle . LETRAMENTO(S) E MULTILETRAMENTOS: SURGIMENTO, CONCEPÇÕES, APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS REVISTA SAPIÊNCIA: SOCIEDADE, SABERES E PRÁTICAS EDUCACIONAIS , v. 12 , p. 161 - 177 , 2023. ISSN: 22383565.
    • CASTRO, Luciana Parnaíba de ; Kawashima, Simone Yukie . Letramentos em tempos de (pós-)pandemia. Discussões sobre educação linguística e formação docente do e com o GEELLE ¿ Grupo de Estudos sobre Educação Linguística em Línguas Estrangeiras, v. , p. 99 - 117, 2024.
    • CASTRO, Luciana Parnaíba de ; Moreno, Ticiane Rafaela de Andrade . Universidade, escola e sociedade: educação crítica e cidadania em tempos pandêmicos. Discussões sobre educação linguística e formação docente do e com o GEELLE ¿ Grupo de Estudos sobre Educação Linguística em Línguas Estrangeiras, v. , p. 47 - 65, 2024.
    • PARNAIBA-DE-CASTRO, L. ; COSTA, M. A. M. . Superando desafios do estágio curricular de língua inglesa por meio da aprendizagem por design. Tecnologias educacionais: multiletramentos e formação de professor, v. , p. 216 - , 2023.
    • PARNAIBA-DE-CASTRO, L. ; COSTA, M. A. M. . Aprendizagem por design: os movimentos do conhecimento de estagiárias de um curso de letras-língua inglesa. Pesquisas em linguagem e ensino, v. 1, p. 70 - 97, 2023.
    • PARNAIBA-DE-CASTRO, L. . Multimodalidade e ensino remoto de língua inglesa: um relato de experiência em um curso de formação de professores. Congresso Nacional de Educação, v. , p. 1 - 22, 2022.
    • PARNAIBA-DE-CASTRO, L. ; COSTA, M. A. M. . Aprendizagem por Design e Trabalho Docente Colaborativo. Escola em Tempos de Conexões, v. 1, p. 1650 - 1669, 2021.
  • Trabalhos em Anais: 11
    • PARNAIBA-DE-CASTRO, L. . Reflexões sobre a formação de professores de línguas no contexto (pós)-pandêmico. In: Congresso Nacional de Educação - CONEDU , 2023 , João Pessoa. Anais IX CONEDU. Campina Grande-PB : Editora Realize, 2023.
    • PARNAIBA-DE-CASTRO, L. . Do conhecido ao novo: fanfiction e escrita criativa na perspectiva dos multiletramentos. In: XVIII ENFOPLE: Encontro de Formação de Professoras/es de Línguas , 2022 , Evento online. Anais do XVIII Encontro de Formação de Professores de Língua Estrangeira. : , 2022.
    • PARNAIBA-DE-CASTRO, L. . O uso de podcasts como ferramenta de ensino de língua inglesa na modalidade remota. In: V Jornada de Línguas e Linguagens e I Jornada Internacional de Línguas e Linguagens , 2021 , Evento remoto. Caderno de Trabalhos Completos da V Jornada de Línguas e Linguagens & I Jornada Internacional de Línguas e Linguagens. : , 2021.
    • PARNAIBA-DE-CASTRO, L. . Trabalho docente colaborativo e reflexivo por meio da aprendizagem por design. In: V Colóquio Nacional 15 de outubro , 2020 , Evento remoto. Caderno de resumos do V Colóquio Nacional 15 de outubro & VIII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino. : , 2020.
    • PARNAIBA-DE-CASTRO, L. . Revisitando a importância das abordagens de ensinar e aprender línguas. In: VI Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa - SEFELI , 2021 , Evento remoto. Caderno de resumos Comunicações Orais. : , 2021.
    • PARNAIBA-DE-CASTRO, L. . A valorização da subjetividade dos professores em formação a partir da Aprendizagem por Design. In: III Jornada Nacional de Línguas e Linguagens , 2017 , Campina Grande. Caderno de resumos da III Jornada Nacional de Línguas e Linguagens. : , 2017.
    • PARNAIBA-DE-CASTRO, L. . Aprendizagem por Design: compreendendo as escolhas pedagógicas de estagiárias do curso de Letras/Inglês. In: III Colóquio Nacional 15 de Outubro , 2016 , Campina Grande. Caderno de resumos do III Colóquio Nacional 15 de Outubro. : , 2016.
    • PARNAIBA-DE-CASTRO, L. ; MORAIS, M. G. F. ; SOARES, A. V. M. . CRENÇAS DE ALUNOS INGRESSANTES NO CURSO DE LETRAS SOBRE A APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA. In: I Simpósio Nacional de Línguas, Literaturas e Ensino - I SINALLEN , 2019 , Pau dos Ferros. Anais I Simpósio Nacional de Línguas, Literaturas e Ensino - I SINALLEN. : , 2019. p. 551 - 561.
    • PARNAIBA-DE-CASTRO, L. . PERCEPÇÃO DE ESTAGIÁRIAS DE UM CURSO DE LETRAS-LÍNGUA INGLESA ACERCA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. In: IV Congresso Nacional de Educação - CONEDU , 2017 , João Pessoa - PB. Anais IV CONEDU. Campina Grande - PB : Editora Realize, 2017.
    • PARNAIBA-DE-CASTRO, L. . APRENDIZAGEM POR DESIGN: OS MOVIMENTOS DO CONHECIMENTO DE ESTAGIÁRIOS DO CURSO DE LETRAS/INGLÊS. In: III Congresso Nacional de Educação - CONEDU , 2016 , Natal - RN. Anais III CONEDU. Campina Grande - PB : Editora Realize, 2016.
    • PARNAIBA-DE-CASTRO, L. . O ENSINO DA GRAMÁTICA COMO UMA ESTRUTURA TRIDIMENSIONAL: FORMA, SENTIDO E USO. In: I SELILI: Seminário de Língua Inglesa e suas literaturas: O ensino de Língua Inglesa e suas interfaces , 2013 , Cajazeiras. I SELILI: Seminário de Língua Inglesa e suas literaturas: O ensino de Língua Inglesa e suas interfaces. : , 2013. p. 142 - 147.
    • PARNAIBA-DE-CASTRO, L. . Aprendizagem por Design no Estágio Supervisionado. 2023 (Conferência)
    • PARNAIBA-DE-CASTRO, L. . REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS NO CONTEXTO (PÓS)-PANDÊMICO. 2023 (Comunicacao)
    • PARNAIBA-DE-CASTRO, L. ; RIGONATO, Lucas G. do N. ; MORENO, Ticiane R. de A. . A Meaning Making Exercise about Artificial Intelligence and the Death of Art. 2023 (Comunicacao)
    • PARNAIBA-DE-CASTRO, L. . Making and Adding Sense in Remote/Hybrid Language Teacher Education. 2023 (Comunicacao)
    • PARNAIBA-DE-CASTRO, L. . Letramentos digitais e (in)equidade: discutindo mudanças na formação de professores. 2022 (Outra)
    • PARNAIBA-DE-CASTRO, L. . Do conhecido ao novo: fanfiction e escrita criativa na perspectiva dos multiletramentos. 2022 (Outra)
    • PARNAIBA-DE-CASTRO, L. ; COSTA, M. A. M. . Superando desafios do estágio curricular de Língua Inglesa por meio da Aprendizagem por Design. 2022 (Congresso)
    • PARNAIBA-DE-CASTRO, L. . Trabalho docente colaborativo e reflexivo por meio da aprendizagem por design. 2020 (Comunicacao)
    • PARNAIBA-DE-CASTRO, L. . O uso de podcasts como ferramenta de ensino de língua inglesa na modalidade remota. 2021 (Comunicacao)
    • PARNAIBA-DE-CASTRO, L. . Revisitando a importância das abordagens de ensinar e aprender línguas. 2021 (Seminário)
    • PARNAIBA-DE-CASTRO, L. . A VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE DOS ALUNOS DE LÍNGUAS POR MEIO DA APRENDIZAGEM POR DESIGN. 2019 (Outra)
    • PARNAIBA-DE-CASTRO, L. . O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA POR MEIO DA APRENDIZAGEM POR DESIGN: UMA ABORDAGEM A PARTIR DOS MULTILETRAMENTOS. 2019 (Simposio)
    • PARNAIBA-DE-CASTRO, L. . A PERCEPÇÃO DE ESTAGIÁRIAS DE UM CURSO DE LETRAS-LÍNGUA INGLESA ACERCA DE SEU PAPEL NA ESCOLA: RELAÇÃO DE CONFLITO E OPORTUNIDADE DE AGÊNCIA. 2017 (Seminário)
    • PARNAIBA-DE-CASTRO, L. . PERCEPÇÃO DE ESTAGIÁRIAS DE UM CURSO DE LETRAS-LÍNGUA INGLESA ACERCA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. 2017 (Congresso)
    • PARNAIBA-DE-CASTRO, L. . A VALORIZAÇÃO DA SUBJETIVIDADE DOS PROFESSORES EM FORMAÇÃO A PARTIR DA APRENDIZAGEM POR DESIGN. 2017 (Comunicacao)
    • PARNAIBA-DE-CASTRO, L. . AS CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM POR DESIGN PARA O ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NO BRASIL NO CONTEXTO DA PÓS-MODERNIDADE. 2017 (Outra)
    • PARNAIBA-DE-CASTRO, L. . APRENDIZAGEM POR DESIGN: COMPREENDENDO AS ESCOLHAS PEDAGÓGICAS DE ESTAGIÁRIAS DO CURSO DE LETRAS/INGLÊS. 2016 (Outra)
    • PARNAIBA-DE-CASTRO, L. . APRENDIZAGEM POR DESIGN: OS MOVIMENTOS DO CONHECIMENTO DE ESTAGIÁRIOS DO CURSO DE LETRAS/INGLÊS. 2016 (Congresso)
    • Becerra, Rodrigo ; PARNAIBA-DE-CASTRO, L. ; Feist, Michelle ; Glas, Ludivine ; Gonçalves, Solange ; GRACA, B. ; RIBEIRO, S. ; Silva, Maria Luisa ; SILVA, T. ; SIMAN, J. . World without end: Telic and Atelic conceptualization of situations in narratives. 2015 (Outra)
    • PARNAIBA-DE-CASTRO, L. . Técnicas e Recursos para o Ensino de Gramática em Sala de Aula. 2007 (Outra)
    • PARNAIBA-DE-CASTRO, L. . How to work with holidays in the English Language classroom. 2006 (Comunicacao)
    • PARNAIBA-DE-CASTRO, L. . Language Games in the Foreign Language Classroom. 2006 (Comunicacao)
    • PARNAIBA-DE-CASTRO, L. ; MEDEIROS, Ricardo Nóbrega . A Poesia de John Milton. 2006 (Comunicacao)
    • PARNAIBA-DE-CASTRO, L. . O ENSINO DA GRAMÁTICA COMO UMA ESTRUTURA TRIDIMENSIONAL: FORMA, SENTIDO E USO. 2013 (Comunicacao)
    • PARNAIBA-DE-CASTRO, L. ; SILVEIRA, Vanalúcia Soares da. ; CARNEIRO, M, C, V. ; ARAÙJO, P, T. ; SILVA, L, N. ; SILVA, J, M. ; LACERDA, U, M. ; CELESTE, P, S. . PROJETO TRILHAS: ABRINDO CAMINHOS PARA A AUTONOMIA ACADÊMICA DO ALUNO DE LETRAS DO CFP - UFCG. 2006 (Comunicacao)
    • PARNAIBA-DE-CASTRO, L. ; MUSSI, Marcus Vinícius F. ; DIAS, D, L, F. ; LUNA, R. P . Relatos de experiências de professores e alunos em cursos no exterior. 2019
    • PARNAIBA-DE-CASTRO, L. ; MORAIS, D. M. de S. . O uso de podcasts no ensino de língua inglesa na modalidade remota. 2021 Youtube
    • ROLIM-MOURA, Adriana Sidralle ; PEREIRA, Hérica Paiva ; PARNAIBA-DE-CASTRO, L. . Letramento escolar e letramento familiar. 2020 Google Meet
    • PARNAIBA-DE-CASTRO, L. ; DIAS, D, L, F. ; LUNA, R. P ; MUSSI, Marcus Vinícius F. . I Seminário de Linguística Aplicada - SELA. 2019 (Universidade Federal de Campina Grande)
    • PARNAIBA-DE-CASTRO, L. . XIV Encontro do Projeto Nacional de Letramentos / Ciclo III - Educação Linguística, Formação Docente, Políticas e Decolonialidade. 2023 (Universidade de São Paulo)
    • PARNAIBA-DE-CASTRO, L. . EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA E MULTILETRAMENTOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS. 2023 (Universidade Federal de Campina Grande)
    • PARNAIBA-DE-CASTRO, L. . Integrando as Habilidades Comunicativas na Aula de Língua Inglesa. 2014 (Universidade Federal de Campina Grande)
    • PARNAIBA-DE-CASTRO, L. . APRENDIZAGEM POR DESIGN: O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA PELO VIÉS DOS MULTILETRAMENTOS. 2019 (UFCG)
    • PARNAIBA-DE-CASTRO, L. . Trabalho docente colaborativo por meio da Aprendizagem por Design. 2021 (Universidade Federal de Campina Grande)
    • PARNAIBA-DE-CASTRO, L. . Habilidades Comunicativas Integradas. 2015 (Universidade Federal de Campina Grande)
    • Nome do projeto: Integrando as Habilidades Comunicativas na aula de Língua Inglesa (2014 - 2014
      Natureza: Extensao
      Integrantes: PARNAIBA-DE-CASTRO, L. .
      Descrição: Curso de Extensão voltado para alunos do Ensino Médio da Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras, do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande. Este projeto foi uma exigência da CAPES como conclusão da participação no Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa ? PDPI ? realizado nos Estados Unidos, no período de 13 de janeiro à 21 de fevereiro de 2014.
    • Nome do projeto: Projeto Trilhas: Abrindo caminhos para a autonomia acadêmica do aluno de Letras/CFP/UFCG (2005 - 2006
      Natureza: Extensao
      Integrantes: PARNAIBA-DE-CASTRO, L. , DIAS, D, L, F. .
      Descrição: Projeto de monitoria não graduada da Unidade Acadêmica de Letras, do Centro de Formação de Professores da UFCG
    • Nome do projeto: Habilidades Comunicativas Integradas (2015 - 2015
      Natureza: Extensao
      Integrantes: PARNAIBA-DE-CASTRO, L. .
      Descrição: Curso de extensão voltado para alunos do Curso de Letras, professores da rede pública e/ou privada, ex-alunos do Curso de Letras, interessados em geral, com o objetivo de aprimorar os conhecimentos na língua sob uma perspectiva integrada das habilidades comunicativas: a fala, a compreensão auditiva, a leitura e a escrita.
    • Nome do projeto: Geletramentos (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PARNAIBA-DE-CASTRO, L. , ROLIM-MOURA, Adriana Sidralle , CORRÊA, A. M. S. , PEREIRA, Hérica Paiva , ESTÊVÃO, A. C. de S. , PINHEIRO, Maria do Socorro , BARBOSA, M. V. L. de M. , MONTEIRO, R. X. de P. .
      Descrição: Grupo de estudos sobre letramentos
    • Nome do projeto: Trabalho docente colaborativo por meio da Aprendizagem por Design (2021 - 2021
      Natureza: Extensao
      Integrantes: PARNAIBA-DE-CASTRO, L. .
      Descrição: Curso de extensão voltado para professores em exercício e em formação cujo objetivo foi fomentar o trabalho docente colaborativo por meio da Aprendizagem por Design.
    • Nome do projeto: Projeto Trilhas: autonomia e identidade profissional (2018 Atual)
      Natureza: Ensino
      Integrantes: PARNAIBA-DE-CASTRO, L. , PEREIRA, Hérica Paiva , RAMOS, F. M. E. , SOUSA, E. B. de , OLIVEIRA, R. M. L. de , SILVA, H. M. L. , ARRAIS, M. N. L. , SILVA, J. S. , DIAS, D. L. F. , ALVES, F. F. S. , SILVA, A. I. .
      Descrição: Projeto de Monitoria da UAL/CFP/UFCG