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Izabella Cardoso da Silva Campagnol

    • Doutoranda em História Social pela Universidade de São Paulo. Graduação em História (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Mestrado em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da UNIFESP. Participa do LAPHA - Laboratório de Estudos de História das Américas, na Unifesp, ao qual está vinculado o Grupo de Pesquisa do CNPq, História e Historiografia das Américas e do Grupo de Estudos em Ditadura Militar, Sociedade e Ensino de História (GEDSEH)/UFMT. Tem interesse na área de História do Brasil Contemporâneo, Regime Militar, Cinema e Mulheres na Luta Armada. Foi bolsista da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) em pesquisas de iniciação científica e mestrado. Publicou o resumo Crônica de um industrial (Luiz Rosemberg Filho, 1978): os debates presentes na obra e sua avaliação pela crítica, em Políticas do cinema, no II Colóquio Internacional de Cinema e História. Atualmente estuda os temas: História do Brasil, Mulheres na Luta Armada e Gênero.

       

      Links:    

    • SILVA, I. C. . HISTÓRIAS DE LUTA: A REPRESENTAÇÃO DAS GUERRILHEIRAS DO ARAGUAIA EM ?RESISTÊNCIA? E ?O ESTADO DE SÃO PAULO? (1970-2000) TEMPORALIDADES , v. 15 , p. 574 - 598 , 2024. ISSN: 19846150.
    • SILVA, I. C. . Luiz Rosemberg Filho: um cineasta marginal? TEMPORALIDADES , v. 14 , p. 351 - 371 - 371 , 2023. ISSN: 19846150.
    • SILVA, I. C. . ?A política formada no sangue, na deslealdade, na farsa? REVISTA TEMPO, ESPAÇO E LINGUAGEM , v. Volume 13 , p. 385 - 414 , 2022. ISSN: 21776644.
    • SILVA, I. C. ; MANOEL, J. N. . Nação e nacionalismo: entre a razão e a subjetividade Ensaios de História (Franca) , v. XVIII , p. 27 - 37 , 2018. ISSN: 14148853.
    • SILVA, I. C. . 'Terra em transe': uma história sobre o populismo no Brasil Revista Laboratórios de História , v. Ano 1 , p. 86 - 104 , 2016. ISSN: 25260707.
    • SILVA, I. C. ; CAVALCANTI, A. . Entre memórias e a escrita de si: as trajetórias de duas guerrilheiras do Araguaia .......................... In: Semana Acadêmica de História UEMG Carangola , 2023 , Passos. - Ditadura militar no Brasil: militâncias, cultura e ensino de História. : , 2023.
    • SILVA, I. C. . Crônica de um industrial (L. Rosemberg Filho, 1978): os debates políticos presentes na obra e sua avaliação pela crítica.. In: II Coloquio de Cinema e Historia , 2017 , SÃO PAULO. Politicas do Cinema. : , 2017.
    • SILVA, I. C. . Crônica de um industrial (L. Rosemberg Filho, 1978) em diálogo com a Teoria dos dois demônios. In: XXIX Simpósio Nacional de História. Contra os Preconceitos: História e Democracia , 2017 , Brasília. A cultura e as artes na ditadura militar. : , 2017.
    • SILVA, I. C. . Crônica de um industrial (L.Rosemberg Filho, 1978) em diálogo com a Teoria dos dois demônios. In: XXIX Simpósio Nacional de História. Contra os Preconceitos: História e Democracia , 2017 , Brasília. A cultura e as artes na ditadura. : , 2017.
    • SILVA, I. C. . Os desafios de se chegar ao povo: o Cinema Novo e a questão do nacional. In: XVIII Congresso de Iniciação Científica da UNESP , 2015 , Franca. Trabalhos Apresentados na 1ª Fase do XXVII CIC. : Editora da UNESP, 2015. p. 1 - 140.
    • SILVA, I. C. . O populismo em 'Terra em transe': debates sobre um conceito. In: Seminário América Latina: História, Cultura e Política , 2015 , Uberlândia. Cultura, arte e literatura. : , 2015.
    • SILVA, I. C. . Um estudo do cinema operário alemão: a perspectiva de luta política presente no filme Kuhle Wampe. In: XXV Congresso de Iniciação Científica , 2013 , Franca. XXV Congresso de Iniciação Científica. : , 2013.
  • Trabalhos técnicos: 1
    • SILVA, I. C. . Comissão de Apoio à Avaliação Junior de IC. Avaliador Junior. 23º SIICUSP. 2015 (Outra)
    • CAVALCANTI, A. ; SILVA, I. C. . Entre memórias e a escrita de si: as trajetórias de duas guerrilheiras do Araguaia .. 2023 (Simposio)
    • SILVA, I. C. . Histórias de luta: duas visões da imprensa sobre as guerrilheiras do Araguaia. 2023 (Comunicacao)
    • SILVA, I. C. . Cronica de um industrial (L. Rosemberg Filho, 1978): os debates politicos presentes no filme e sua avaliaçao pela critica. 2017 (Comunicacao)
    • SILVA, I. C. . Uma análise histórica do filme Crônica de um industrial (L. Rosemberg Filho, 1978). 2017 (Seminário)
    • SILVA, I. C. . Crônica de um industrial (L. Rosemberg Filho, 1978) em diálogo com a Teoria dos dois demônios. 2017 (Simposio)
    • SILVA, I. C. . 2ª fase do Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP. 2015 (Simposio)
    • SILVA, I. C. . Um olhar alegórico sobre Deus e Diabo na terra do sol e Terra em transe. 2015 (Simposio)
    • SILVA, I. C. . Alegoria e agonia. Repensando a experiência política após-64 através de Terra em transe, um filme de Glauber Rocha. 2015 (Simposio)
    • SILVA, I. C. . O populismo em Terra em transe: debates sobre um conceito. 2015 (Seminário)
    • SILVA, I. C. . A perspectiva de luta política presente no filme 'Kuhle Wampe'. 2013 (Congresso)
    • SILVA, I. C. ; CAVALCANTI, A. ; BORGES, I. . Simpósio Nacional Ditadura e Autoritarismo no Brasil: Democracia sempre!. 2023 (UNEMAT)
    • CAVALCANTI, A. ; BORGES, I. ; SILVA, I. C. . Semana Acadêmica de História: Histórias, afetos e resistências. 2023 (UEMG)
    • SILVA, I. C. . 'Terra em transe' - uma história sobre o populismo. 2015
    • SILVA, I. C. . Os operários pelo KPD: um estudo do cinema operário alemão ao final da República de Weimar. 2014
    • SILVA, I. C. . Uma análise história do filme Crônica de um industrial (L. Rosemberg Filho, 1978). 2018
    • SILVA, I. C. . Uma análise história do filme Crônica de um industrial (L. Rosemberg Filho, 1978). 2020
    • Nome do projeto: Uma análise histórica do filme Crônica de um industrial (L. Rosemberg Filho, 1978) (2017 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, I. C. , VILLACA, M. M. .
      Descrição: A presente pesquisa pretende analisar historicamente o filme Crônica de um industrial, de Luiz Rosemberg Filho, de 1978. A obra foi alvo de rigorosa censura em um momento no qual este controle, no meio cinematográfico, vinha se mostrando menos incidente. O filme traz importante discussão sobre o sentimento de derrota política da esquerda e dialoga explicitamente com alguns debates vigentes no Brasil do período, que mobilizavam conceitos como subdesenvolvimento, desenvolvimentismo e dependência econômica. O filme, alegórico, trata da crise de consciência de um industrial que, na meia-idade e vivendo no país fictício de San Vicente, rememora sua trajetória de militante de esquerda e vive a falência de seus negócios. Nossa análise pretende perceber como o filme dialoga com algumas teses sobre a derrota da esquerda, dentre as quais aquela que viria a ser chamada de ?Teoria dos dois demônios?, segundo a qual, tanto a esquerda quanto as Forças Armadas teriam sido responsáveis pela vitimização da sociedade civil no pós-golpe militar, bem como pela repressão e pelos abusos cometidos, caso da tortura, também representada em Crônica de um industrial. Esse filme é identificado ao chamado ?cinema marginal brasileiro?, mas foi parcialmente financiado pela Embrafilme, empresa estatal. Desta forma, a partir do levantamento e investigação de algumas questões históricas presentes na obra, e em sua relação com a sociedade e com os debates de época, pretendemos também analisar as tensões envolvidas no contexto de sua produção, procurando entender sua relação com as discussões políticas e econômicas do momento, o impacto da censura, a reação da crítica e o discurso que esta, e o próprio cineasta, constroem sobre a obra. Partimos da hipótese de que esse filme apresenta densidade de discussão e amplitude de temas relevantes para a compreensão daquele momento histórico de início de abertura democrática no Brasil.
    • Nome do projeto: Terra em transe: uma história sobre o populismo (2014 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, I. C. , PEDROSO, G. T. .
      Descrição: O golpe civil e militar de 1964 inaugura um novo período da política brasileira que marca profundamente a produção cultural e acadêmica do período. Por sua vez, esta produção esteve bastante preocupada com a política do país. O Cinema Novo, por exemplo, se preocupou de maneira privilegiada com o período anterior, a Terceira República. Muitas dessas preocupações estão em uma obra específica do movimento, Terra em transe (1967) de Glauber Rocha. Segundo o crítico de cinema Ismail Xavier, o filme procura ser uma representação do quadro político anterior ao golpe. Nele, é central na representação sobre o Brasil o uso do conceito de populismo para explicar a relação estabelecida entre líder e povo naquele período. Ainda para Ismail Xavier, esta questão está presente no filme através de vários elementos, entre eles no personagem Paulo Martins, um intelectual de esquerda que se alia à burguesia nacional contra o imperialismo, de modo a promover a justiça social, sem, porém, se preocupar com a real miséria do povo. De modo semelhante, também a produção acadêmica procurou explicar aquele período como populista. Dadas as distinções em cada caso, esses autores, entre eles cientistas políticos e sociólogos concordaram em um ponto: que o populismo estava relacionado à manipulação das massas. Percebe-se entre essas interpretações um paralelo, qual seja, o uso do conceito de populismo para explicar a Terceira República. Propõe-se então analisar um veículo onde esta questão aparece de maneira privilegiada, o filme Terra em transe, para compreender a centralidade que o debate sobre o populismo alcança ao longo da década de 1960. Neste sentido, esta pesquisa buscará ser uma contribuição para o estudo das interpretações sobre o populismo.
    • Nome do projeto: OS OPERÁRIOS PELO KPD As condições do operariado alemão no cinema ao final da República de Weimar (2013 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, I. C. , PEDROSO, G. T. .
      Descrição: Analisaremos três filmes produzidos ao final da década de 1920 na Alemanha, sendo dois do KPD (Partido Comunista Alemão) e outro, um filme comercial. As obras produzidas pelo KPD são pertencentes ao chamado cinema operário alemão e financiadas pelo partido em questão, ao passo que Menschem am Sonntag não segue as mesmas regras de representação e nem as mesmas propostas políticas. Neste sentido, os filmes foram comparados para que pudéssemos perceber os contrastes e oposições existentes entre eles especialmente no que tange às questões políticas, sendo objetivo principal dar privilégio à representação da condição do operariado para o KPD, portanto para seus filmes. Todos os filmes desta pesquisa foram analisados de acordo com a metodologia proposta por Pierre Sorlin. Pretendemos entender como os operários foram retratados por seus idealizadores e como estas obras serviram para exibir ideias políticas claramente enquadradas pela perspectiva de mundo e pelos programas políticos de seus idealizadores.
    • Nome do projeto: Flores e fuzis: memórias e narrativas sobre a participação feminina na Guerrilha do Araguaia (1969-1987) (2024 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, I. C. , AQUINO, Maria A. .
      Descrição: A presente pesquisa pretende analisar historicamente a construção das narrativas a respeito da atuação das mulheres na Guerrilha do Araguaia. Para tanto, pretendemos reconstruir a trajetória de vida da guerrilheira sobrevivente Crimeia Alice Schmidt de Almeida. Para tanto, analisaremos alguns documentos do PCdoB, o arquivo pessoal da guerrilheira e entrevistas com a militante. Nas entrevistas já transcritas, percebemos que há um lugar comum: o destaque para o fato de que as guerrilheiras tiveram papel ativo no processo de edificação da guerrilha rural. Nosso foco nesta pesquisa de doutorado é apreender como a memória construída a respeito das mulheres guerrilheiras foi modificada ao longo dos anos, considerando, sobretudo, a memória hegemônica sobre o regime militar. Nossa hipótese é de que a partir dos anos 1980, com o afastamento de muitos militantes do PCdoB, e o alinhamento dessas mulheres com o movimento feminista, a memória sobre a guerrilha produzida pelas militantes foi modificada. Passou-se a considerar o papel ativo que essas mulheres tiveram no processo de fabricação do movimento no campo, algo que durante os primeiros anos da guerrilha não ocorreu, em razão de diversas ressalvas existentes na esquerda sobre a aceitação das mulheres em termos de igualdade na participação na luta armada e da discussão da temática de gênero nos projetos revolucionários. Desta forma, pretendemos compreender as tensões relacionas às disputas de memória sobre a guerrilha em diversos momentos, e principalmente a partir do rompimento com o Partido Comunista do Brasil (PCdoB), questões que serão apreendidas através do estudo da trajetória de vida de Crimeia Alice Schmidt de Almeida.