Não autenticado |

Lucas Breda Magalhães

    • Mestrando no programa Estudos Comparados em Literaturas de Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e representante discente do mesmo. Graduado em Letras Português/Inglês, pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP/CCP). Foi bolsista de Iniciação Científica (Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico), desenvolvendo pesquisa acerca da literatura afro-brasileira em ambiente escolar. Atuou como pesquisador de Iniciação Científica Voluntária (PICV) em projetos ligados à área de Literatura Brasileira do século XX e Literatura Contemporânea. Participou do PIBID e Residência Pedagógica em projetos voltados para o Letramento Literário (2017-2019) e Oralidade (2020-2021). Aluno selecionado para Mobilidade Estudantil na Universidade de Coimbra, Portugal, para o 1º semestre de 2019/2020. Tem interesse em temas como os fenômenos literários advindos de vozes subalternizadas, Literaturas de Língua Portuguesa, Estudos Comparados e Decolonialidade. Atuou como professor pela Secretaria da Educação e do Esporte (SEED/PR).

       

      Links:    

    • BRANDILEONE, ANA PAULA FRANCO NOBILE ; MAGALHÃES, LUCAS BREDA . @Literatura_periférica: a recepção crítica das edições da Caros Amigos -Literatura marginal - a cultura da periferia- - na internet TRAVESSIAS , v. 14 , p. 154 - 169 , 2020. ISSN: 19825935.
    • MAGALHÃES, L. B. ; OLIVEIRA, V. S. . Educação Literária e autoria negra feminina brasileira: um olhar para o conto ?Quantos Filhos Natalina Teve??, de Conceição Evaristo OLH@RES - REVISTA ELETRÔNICA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UNIFESP , v. 8 , p. 80 - 96 , 2020. ISSN: 23177853.
    • MAGALHÃES, L. B. ; ALONSO, M. . As primeiras refrações de Dalton Trevisan na Revista Joaquim: o caso Nicanor REVISTA HISPECI & LEMA (ONLINE) , v. 10 , p. 42 - , 2019. ISSN: 19802536.
    • OLIVEIRA, V. S. ; MAGALHÃES, L. B. . Lei n. 11.645/2008 em foco: a representação da literatura afro-brasileira no manual didático OLH@RES - REVISTA ELETRÔNICA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UNIFESP , v. 7 , p. 129 - 143 , 2019. ISSN: 23177853.
    • MAGALHÃES, L. B. ; MARTINS, M. L. N. ; TONCOVITH, N. S. . Entrevista com Cristovão Tezza CLARABOIA , v. 9 , p. 234 - 243 , 2018. ISSN: 23579234.
  • Capítulos publicados: 4
    • MAGALHÃES, LUCAS BREDA ; BRANDILEONE, A. P. F. N. ; QUASNE, J. T. . O IMPACTO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE LITERATURA: UMA PROPOSTA DE LEITURA LITERÁRIA COM CONTOS E POEMAS AFRO-BRASILEIROS. Anais do VI Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil, v. 1, p. 1605 - 1617, 2020.
    • MAGALHÃES, L. B. ; OLIVEIRA, V. S. . O LUGAR DA ESCRITA FEMININA COM FOCO EM PERSONAGENS FEMININAS EM SALA DE AULA: um estudo de Diciodiário, de Valesca de Assis. Incursões pela ficção de Valesca de Assis : os pampas das mulheres, v. , p. 89 - 102, 2021.
    • OLIVEIRA, V. S. ; MAGALHÃES, L. B. . A REPRESENTAÇÃO DA LITERATURA AFRO-BRASILEIRA NO MANUAL DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: AVALIAÇÃO E PROPOSTA ALTERNATIVA. (R)ex(i)stências literárias na contemporaneidade, v. 1, p. 1016 - 1030, 2020.
    • MAGALHÃES, L. B. ; MASSARI, S. L. S. ; BRANDILEONE, A. P. F. N. . Letramento Literário: uma proposta de sequência expandida de leitura da obra O Filho Eterno, de Cristovão Tezza. (Trans)formação de leitores: travessias e travessuras, v. 1, p. 2211 - 2221, 2018.
    • MAGALHÃES, L. B. ; SANTOS, J. E. R. . 'Eu' enunciador que se torna 'nós' em poemas de autoria de mulheres negras. In: XVIII Encontro Internacional da ABRALIC: Mundos Com/partilhados , 2022 , . Anais. Abralic : Abralic, 2022. p. 1 - 1.
    • MAGALHÃES, LUCAS BREDA ; BRANDILEONE, A. P. F. N. ; QUASNE, J. T. . O IMPACTO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE LITERATURA: UMA PROPOSTA DE LEITURA LITERÁRIA COM CONTOS E POEMAS AFRO-BRASILEIROS. In: VI Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil , 2020 , Presidente Prudente. Caderno de Resumos do VI CELLIJ. Presidente Prudente : Editora UENP, 2020. p. 386 - 386.
    • SANTOS, J. E. R. ; MAGALHÃES, LUCAS BREDA . Escrevivência em Olhos D?água: o Letramento Literário Negro como proposta de Educação Antirracista de resistência.. In: III Congresso Nacional de Ensino-aprendizagem de Línguas, Linguística e Literaturas - Conael e IV Jornada de Letras do IFSP - Câmpus Avaré , 2021 , Avaré. Caderno de Resumos. Avaré : Editora Instituto Federal de São Paulo, 2021. p. 69 - 69.
    • MAGALHÃES, L. B. . A metáfora do ?eu-líquido? em canções de mulheres negras. In: V SELLITCON e VII Simpósio do PROFLETRAS , 2021 , Cornélio Procópio. Caderno de Resumos. Cornélio Procópio - PR : Editora UENP, 2021. p. 36 - 37.
    • MAGALHÃES, LUCAS BREDA ; GARRETT, E. H. ; ALMEIDA, A. R. ; QUASNE, J. T. ; BRANDILEONE, A. P. F. N. . As contribuições do programa Residência Pedagógica na formação inicial do professor de literatura: da teoria à prática em sala de aula.. In: VI Evento de Integração da UENP , 2020 , Virtual. Anais 2020. Cornélio Procópio : Editora UENP, 2020. p. 79 - 84.
    • MAGALHÃES, L. B. . Odisséia de Lucas: um relato de intercâmbio nas terras lusitanas.. In: VI Evento de Integração da UENP , 2020 , Virtual. Anais 2020. Cornélio Procópio : Editora UENP, 2020. p. 653 - 655.
    • MAGALHÃES, L. B. ; SEMECHECHEM, J. A. ; GRACIANO, P. B. . Leitura de literatura na escola: um relato de experiência do estágio supervisionado de língua portuguesa e literaturas.. In: IV SELLITCON e V SIMPÓSIO DO PROFLETRAS , 2019 , Congonhas (Cornélio Procópio). Caderno de resumos. Cornélio Procópio : Editora UENP, 2019. p. 33 - 33.
    • MAGALHÃES, L. B. ; OLIVEIRA, V. S. . Literatura Afro-brasileira e a Lei 11.645/2008: uma proposta de trabalho para promoção do letramento literário. In: IV SELLITCON e V SIMPÓSIO DO PROFLETRAS , 2019 , Cornélio Procópio. Caderno de resumos. Editora UENP : Editora UENP, 2019. p. 28 - 28.
    • MAGALHÃES, L. B. ; ALVES, L. S. ; BRANDILEONE, A. P. F. N. . Uma perspectiva para o Letramento Literário: Residência Pedagógia e a Lei 10.649/03 em destaque. In: IV SELLITCON e V SIMPÓSIO DO PROFLETRAS , 2019 , Cornélio Procópio. Caderno de resumos. Cornélio Procópio : Editora UENP, 2019. p. 27 - 27.
    • MAGALHÃES, L. B. ; ALVES, L. S. . Residência Pedagógica e a Lei 10.649/03 em foco: uma perspectiva para o letramento literário na escola. In: XI SELISIGNO E XII SIMPÓSIO DE LEITURA DA UEL , 2019 , Londrina. Caderno de resumos: comunicações individuais. Londrina : Editora UEL, 2019. p. 34 - 34.
    • MAGALHÃES, L. B. ; OLIVEIRA, V. S. . A representação da Literatura Afro-brasileira no manual didático de Língua Portuguesa. In: XI SELISIGNO e XII SIMPÓSIO DE LEITURA DA UEL , 2019 , Londrina. Caderno de resumos: comunicações individuais. Londrina : Editora UEL, 2019. p. 33 - 33.
    • MAGALHÃES, L. B. ; OLIVEIRA, V. S. . A promoção do letramento literário a partir da literatura afro-brasileira. In: XIV SEL - SEMINÁRIO DE ESTUDOS LITERÁRIOS - LITERATURA PARA QUÊ , 2018 , Assis. Anais. Assis : Editora UNESP, 2018. p. 1 - 1.
    • MAGALHÃES, L. B. ; BATISTA, A. C. M. ; CARVALHO, D. G. ; GARRETT, E. H. ; PINHAZ, I. M. S. ; BRANDILEONE, A. P. F. N. . Residência Pedagógia e a Lei 10.649/03: experiência de leitura literária no ensino médio com o diário de leitura. In: V Evento de Integração , 2019 , Cornélio Procópio. Anais. Cornélio Procópio : Editora UENP, 2019. p. 181 - 186.
    • MAGALHÃES, L. B. ; BATISTA, A. C. M. ; CARVALHO, D. G. ; GARRETT, E. H. ; PINHAZ, I. M. S. ; BRANDILEONE, A. P. F. N. . Residência Pedagógia e a Lei 10.649/03: experiência de leitura literária no ensino médio com o diário de leitura. In: V Evento de Integração , 2019 , Cornélio Procópio. Anais. Cornélio Procópio : Editora UENP, 2019. p. 181 - 186.
    • MAGALHÃES, L. B. ; OLIVEIRA, V. S. . A leitura literária no ensino médio: espaço para debate e reflexão sobre a literatura Afro-brasileira: resultados. In: V Encontro de Integração , 2019 , Cornélio Procópio. Anais. Cornélio Procópio : Editora UENP, 2019. p. 114 - 119.
    • MAGALHÃES, L. B. ; OLIVEIRA, V. S. . Manuais didáticos e Educação Literária: percepções dos preceptores da residência pedagógica de Letras/UENP. In: I SIDIALE & IV Simpósio ProfLetras da UENP , 2018 , Cornélio Procópio. Caderno de Resumos. Cornélio Procópio : UENP, 2018. p. 39 - 39.
    • MAGALHÃES, L. B. ; ALONSO, M. . Ciranda de espelhos na obra de Dalton Trevisan: a construção en abyme na figura de Nicanor.. In: I SIDIALE & IV Simpósio ProfLetras da UENP , 2018 , Cornélio Procópio. Caderno de Resumos. Cornélio Procópio : UENP, 2018. p. 27 - 27.
    • MAGALHÃES, L. B. ; BRANDILEONE, A. P. F. N. . Literatura Marginal Periférica e a Crítica Literária na Internet: Breve análise.. In: v Colóquio de Pesquisa em Literatura , 2018 , Cornélio Procópio. Caderno de Resumos. : , 2018. p. i - .
    • MAGALHÃES, L. B. ; BRANDILEONE, A. P. F. N. . Vozes periféricas na literatura: a recepção crítica das edições da Caros Amigos na internet. In: 5º Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários (CIELLI) , 2018 , Maringá. Caderno de Resumos, Sessões de Comunicação de Graduação: Literatura. Maringá : UEM, 2018. p. 38 - 38.
    • SANTOS, C. H. ; CARVALHO, D. G. ; SANTOS, F. O. ; MAGALHÃES, L. B. ; TONCOVITCH, N. S. ; BRANDILEONE, A. P. F. N. . O Filho Eterno, de Cristovão Tezza, e suas perspectivas de abordagem em sala de aula.. In: III Encontro de Integração: Pesquisa, Internacionalização, Ensino, Extensão e Cultura - UENP. , 2017 , Jacarezinho. Anais. Jacarezinho : UENP, 2017.
    • MARTINS, M. L. N. ; MAGALHÃES, L. B. ; TONCOVITCH, N. S. ; SANTOS, F. O. ; FERMINO, S. C. ; BRANDILEONE, A. P. F. N. . O impacto do PIBID na formação inicial do professor de literatura. In: V Evento institucional do PIBID , 2017 , Jacarezinho. Anais. Jacarezinho : UENP, 2017.
    • MAGALHÃES, L. B. ; BRANDILEONE, A. P. F. N. . Entre fios e conexões: a recepção crítica de Literatura Marginal: a Cultura da Perifieria Atos I, II e III na internet. In: III SIMPÓSIO PROFLETRAS UENP e I SIDIALE , 2017 , Cornélio Procópio. Caderno de Resumos. : , 2017. p. 29 - 29.
    • MAGALHÃES, L. B. ; BRANDILEONE, A. P. F. N. . # Vozes marginais na literatura: a recepção crítica dos volumes especiais da Caros Amigos na internet. In: https://sites.google.com/a/uenp.edu.br/encontro-de-integracao/programacao , 2017 , Jacarezinho. Anais de Pesquisa. : , 2017.
    • MARTINS, M. L. N. ; MAGALHÃES, L. B. ; BRANDILEONE, A. P. F. N. . Literatura marginal: a memória do lançamento das edições da Caros Amigos. In: III SEMINÁRIO DE ESTUDOS LITERÁRIOS E LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA - SELLITCON , 2017 , Cornélio Procópio. SEMINÁRIO DE ESTUDOS LITERÁRIOS E LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA,. Cornélio Procóprio : UENP, 2017. p. 138 - 150.
    • MARTINS, M. L. N. ; MAGALHÃES, L. B. ; BRANDILEONE, A. P. F. N. . Literatura marginal: a memória do lançamento das edições da Caros Amigos. In: III SEMINÁRIO DE ESTUDOS LITERÁRIOS E LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA - SELLITCON , 2017 , Cornélio Procópio. Caderno de resumos. Cornélio Procópio : UENP, 2017. p. 16 - 17.
    • MAGALHÃES, L. B. ; JESUS, E. B. ; SANTOS, F. O. ; BRANDILEONE, A. P. F. N. . Em defesa do ensino literário na educação básica. In: SEMINÁRIO DE ESTUDOS LITERÁRIOS E LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA SELLITCON , 2017 , Cornélio Procópio. Caderno de Resumo. Cornélio Procópio : UENP, 2017. p. 28 - 28.
    • MAGALHÃES, L. B. ; JESUS, M. E. O. ; MASSARI, S. L. S. ; BRANDILEONE, A. P. F. N. . Letramento Literário: uma proposta de sequência expandida de leitura da obra O Filho Eterno, de Cristovão Tezza. In: IV Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil , 2017 , Presidente Prudente - SP. Caderno de Resumo. Presidente Prudente : UNESP, 2017.
    • MAGALHÃES, L. B. ; AGUILAR, L. H. D. ; BENTO, O. S. S. . Editorial n. 31. : , 2023 (Editorial)
    • JORDAO, G. A. ; SILVA, J. K. ; AGUILAR, L. H. D. ; BENTO, O. S. S. ; CRU, V. E. O. ; MAGALHÃES, L. B. . Editorial. São Paulo : , 2022 (Editorial)
    • MAGALHÃES, LUCAS BREDA . Ministrante no curso de difusão 'Literatura LGBTQIA+: o grande século XIX'. 2022 (Outra)
    • MAGALHÃES, L. B. ; QUASNE, J. T. . Ministrante no minicurso ?Inglês instrumental: curso preparatório para o vestibular da UENP'. 2020 (Outra)
    • MAGALHÃES, L. B. ; QUASNE, J. T. . Ministrante no minicurso ?A Literatura no vestibular da UENP? - Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus, e Rei da vela, de Oswald de Andrade. 2020 (Outra)
    • MAGALHÃES, L. B. . Ministrante da oficina literatura, poder, linguagem. 2019 (Outra)
    • MAGALHÃES, L. B. ; QUASNE, J. T. ; ALVES, L. S. ; ALMEIDA, A. R. . Ministrante de Oficina intitulado '(Re)Criando a Literatura na atualidade Os novos espaços para a poesia'. 2019 (Outra)
    • BRANDILEONE, A. P. F. N. ; MAGALHÃES, L. B. . Monitor no IV SELLITCON e V SIMPÓSIO DO PROFLETRAS. 2019 (Outra)
    • MAGALHÃES, L. B. . Monitor no V Colóquio de Pesquisa em Literatura (COPELI). 2018 (Outra)
    • MAGALHÃES, L. B. . Intercâmbio internacional em Portugal: relato de experiência de um aluno de Letras da UENP. 2020 (Conferência)
    • MAGALHÃES, L. B. ; QUASNE, J. T. ; BRANDILEONE, A. P. F. N. . O impacto do programa Residência Pedagógica na formação inicial do professor de literatura: uma proposta de leitura literária com contos e poemas afro-brasileiros. 2020 (Comunicacao)
    • MAGALHÃES, LUCAS BREDA ; ALMEIDA, A. R. ; GARRETT, E. H. ; QUASNE, J. T. ; BRANDILEONE, A. P. F. N. . As contribuições do programa Residência Pedagógica na formação inicial do professor de literatura: da teoria à prática em sala de aula.. 2020 (Comunicacao)
    • MAGALHÃES, L. B. . Odisséia de Lucas: um relato de intercâmbio nas terras lusitanas.. 2020 (Comunicacao)
    • MAGALHÃES, L. B. ; OLIVEIRA, V. S. . A representação da Literatura Afro-brasileira no manual didático de Língua Portuguesa. 2019 (Comunicacao)
    • MAGALHÃES, L. B. ; ALVES, L. S. . Residência pedagógica e a Lei 10.649/03 em foco: uma perspectiva para o Letramento Literário na escola. 2019 (Comunicacao)
    • MAGALHÃES, L. B. ; OLIVEIRA, V. S. . Manuais didáticos e Educação Literária: percepções dos preceptores da residência pedagógica de Letras/UENP. 2018 (Comunicacao)
    • MAGALHÃES, L. B. ; ALONSO, M. . Ciranda de espelhos na obra de Dalton Trevisan: a construção en abyme na figura de Nicanor. 2018 (Comunicacao)
    • MAGALHÃES, L. B. ; OLIVEIRA, V. S. . A promoção do Letramento Literário a partir da Literatura Afro-Brasileira. 2018 (Comunicacao)
    • MAGALHÃES, L. B. ; BRANDILEONE, A. P. F. N. . Literatura Marginal Periférica e a Crítica Literária na Internet: Breve análise.. 2018 (Comunicacao)
    • MARTINS, M. L. N. ; MAGALHÃES, L. B. ; TONCOVITCH, N. S. ; SANTOS, F. O. ; FERMINO, S. C. . O impacto do PIBID na formação inicial do professor de literatura. 2017 (Comunicacao)
    • MAGALHÃES, L. B. ; BRANDILEONE, A. P. F. N. . Entre fios e conexões: a recepção crítica de Literatura Marginal: A Cultura da Periferia Atos I, II e III na internet.. 2017 (Comunicacao)
    • TONCOVITCH, N. S. ; MAGALHÃES, L. B. ; SANTOS, C. H. ; CARVALHO, D. G. ; SANTOS, F. O. ; BRANDILEONE, A. P. F. N. . O filho eterno, de Cristovão Tezza, e suas perspectivas de abordagem em sala de aula.. 2017 (Comunicacao)
    • MAGALHÃES, L. B. ; BRANDILEONE, A. P. F. N. . # Vozes marginais na literatura: a recepção crítica dos volumes especiais da Caros Amigos na internet. 2017 (Comunicacao)
    • MASSARI, S. L. S. ; MAGALHÃES, L. B. ; JESUS, M. E. O. ; BRANDILEONE, A. P. F. N. . Letramento Literário: uma proposta de sequência expandida de leitura da obra O Filho Eterno, de Cristovão Tezza.. 2017 (Comunicacao)
    • MARTINS, M. L. N. ; MAGALHÃES, L. B. ; BRANDILEONE, A. P. F. N. . Literatura marginal: a memória do lançamento das edições da Caros Amigos. 2017 (Comunicacao)
    • MAGALHÃES, L. B. ; JESUS, E. B. ; SANTOS, F. O. . Em defesa do ensino literário na educação básica. 2017 (Comunicacao)
    • MAGALHÃES, L. B. ; TONCOVITH, N. S. ; BRANDILEONE, A. P. F. N. ; MARTINS, M. L. N. . Entrevista com Cristovão Tezza. 2018 Periódico
    • SARTESCHI, R. ; MATA, I. L. S. ; EVORA, I. M. A. ; FAZZINI, L. ; MAGALHÃES, L. B. . I Seminário do Grupo de Pesquisa. 2022 (Universidade de São Paulo)
    • PIETROFORTE, A. V. S. ; GARMES, H. ; CHAVES, R. ; IANNACE, R. ; SARTESCHI, R. ; CARA, S. A. ; MAGALHÃES, L. B. . XXII Encontro do Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa. 2023 (Universidade de São Paulo)
    • SARTESCHI, R. ; MAGALHÃES, L. B. ; FAZZINI, L. ; MATA, I. L. S. . II Seminário: Escritas Afropeas em Diálogos Literários. 2023 (Universidade de São Paulo)
    • MAGALHÃES, L. B. . Literatura, poder, linguagem. 2019 (SESC, Cornélio Procópio)
    • Nome do projeto: Letramento na escola e formação de leitores: prática de leitura e produção textual (2017 - 2018
      Natureza: Outra
      Integrantes: MAGALHÃES, L. B. , BRANDILEONE, A. P. F. N. .
      Descrição: evando em consideração a parceria universidade-escola, o projeto de português proposto visa promover ?[...] a ampliação da competência comunicativa do aluno para falar, ouvir, ler e escrever textos fluentes, adequados e socialmente relevantes? (ANTUNES, 2003, p. 122), conforme os objetivos das Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Paraná (2008), que prevê o trabalho com o ensino da Língua Portuguesa tendo em vista a articulação dos quatro grandes eixos: leitura (literatura e demais esferas sociais), escrita, oralidade e análise linguística. Para tanto, este projeto se desdobrará em duas frentes, visando ações específicas dentro do objetivo maior que é a ampliação da competência comunicativa do aluno (BRASIL, 1998) e, consequentemente, o desenvolvimento de capacidades de linguagem (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004a) que visam ao letramento no ambiente escolar, mais especificamente, aos letramentos múltiplos (ROJO, 2009). O EIXO 1 está voltado para o Letramento Literário, a partir dos pressupostos de Rildo Cosson (2006), no desenvolvimento de atividades sistematizadas de leitura literária, articulando produção escrita, a partir da elaboração de sequências básicas e expandidas. Essa vertente do projeto prevê, ainda, como aporte de material didático, adotar obras literárias remetidas pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) às bibliotecas escolares que, frequentemente, não são utilizadas em sala de aula, seja pelo desconhecimento do teor dessas obras, ou por obstáculos de nível metodológico. Ou seja, ainda que políticas públicas de incentivo à leitura, como é o caso do PNBE, garantam a distribuição de acervos de qualidade literária às bibliotecas, elas não são acompanhadas pela formação de mediadores de leitura, o que inviabiliza tanto a democratização da leitura quanto a formação do leitor.. .
    • Nome do projeto: Vozes marginais: entrando em cena. (2017 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MAGALHÃES, L. B. , BRANDILEONE, A. P. F. N. .
      Descrição: Considerando que a entrada em cena dos escritores da periferia se deu sobretudo a partir da publicação das edições especiais da Revista Caros Amigos, Literatura Marginal ? A Cultura da Periferia Ato I, Ato II e Ato III, editadas entre 2001 e 2004, significando um passo decisivo rumo à organização de um movimento de caráter inédito, pois até então as manifestações desses autores se davam de forma isolada, é que este subprojeto tem como objetivo mapear a recepção crítica desses volumes organizados por Ferréz, tendo em vista os artigos publicados em blogs e/ou demais práticas literárias advindas da internet
    • Nome do projeto: Cultura Literária e Língua Portuguesa na escola: ações formativas (2017 - 2018
      Natureza: Outra
      Integrantes: MAGALHÃES, L. B. , BRANDILEONE, A. P. F. N. , OLIVEIRA, V. S. , BARROS, E. M. D. , VALENTE, T. A. , MELLO, M. C. A. .
      Descrição: Esta proposta caracteriza-se como um projeto inserido nas atividades do GP CRELIT e também na linha de pesquisa "Leitura e Produção Textual: diversidade social e práticas docentes", do Programa de Mestrado Profissional em Rede - ProfLetras/Uenp, tendo como objetivo fortalecer intercâmbios acadêmicos na área de investigação sobre literatura, língua portuguesa e ensino, em parceria com a FLUC. Vincula-se, ainda, ao projeto de pós-doutoramento da professora Vanderleia da Silva Oliveira, na FLUC, denominado "A educação literária no século XXI e a formação do profissional da área de Letras: estudo sobre institucionalização da literatura, currículo e práticas metodológicas" - Registro SECAPEE 4175. OBJETIVOS: a) incrementar a internacionalização dos cursos de graduação e dos Programas de Mestrado por meio do contato com especialistas brasileiros e portugueses em áreas relacionadas à Cultura literária, língua portuguesa e ensino; b) ampliar a cooperação científica entre a Universidade de Coimbra-FLUC e Universidade Estadual do Norte do Paraná ? UENP, por meio do GP CRELIT; c) contribuir para o aprimoramento do ensino e para a formação dos docentes em formação por meio da experiência de internacionalização, o que lhes possibilitará o contato com novas formas de viver e pensar; d) criar espaços de diálogos entre as Instituições de Ensino Superior envolvidas, no sentido de promover a produção do conhecimento científico, bem como desenvolver atividades que valorizem a formação teórica e pedagógica dos docentes e pós-graduandos envolvidos; e e) promover a divulgação e a disseminação científica tanto das atividades desenvolvidas quanto dos resultados do presente projeto
    • Nome do projeto: A presença da Revista Joaquim na obra de Dalton Trevisan (2017 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MAGALHÃES, L. B. , ALONSO, M. .
    • Nome do projeto: Ensino de Língua Inglesa na universidade: autonomia e aprendizagem (2017 - 2017
      Natureza: Ensino
      Integrantes: MAGALHÃES, L. B. , PETRECHE, C. R. C. .
      Descrição: Realizar monitórias na área de Língua Inglesa para estudantes do curso de Letras Português/Inglês da Universidade Estadual do Norte do Paraná, campus Cornélio Procópio
    • Nome do projeto: Trote solidário do curso de Letras de 2017 (2017 - 2017
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MAGALHÃES, L. B. , STORTO, L. J. .
    • Nome do projeto: A Leitura Literária no Ensino Médio: espaço para debate e reflexão sobre a literatura afro-brasileira (2018 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MAGALHÃES, L. B. , OLIVEIRA, V. S. .
      Descrição: Este subprojeto de pesquisa em nível de iniciação científica se vincula ao projeto de pesquisa A educação literária no século XXI e a formação do profissional da área de Letras: estudo sobre institucionalização da literatura, currículo e práticas metodológicas, que tem como escopo a investigação de elementos que compõem o processo de educação literária - leitura, formação de professor, currículos, metodologias de ensino. Neste recorte, a pesquisa, de abordagem qualitativa com base em uma revisão bibliográfica, se debruçará sobre os modos de representação (ou não) da literatura afro-brasileira em manuais didáticos e as possibilidades de abordagem de leitura literária, tendo em vista a Lei nº 10.639/2003, que tornou obrigatório o ensino da história e cultura africana nas escolas brasileiras de Ensino Fundamental e Médio. A perspectiva é a de demonstrar o papel fundamental da leitura literária em sala de aula como lócus para reflexão e debate sobre as possibilidades de (re)construção de identidades étnicas e de gênero, ao mesmo tempo em que se discute a necessidade de novas abordagens metodológicas contribuindo para a formação do professor.
    • Nome do projeto: Ateliê de escrita acadêmica (2018 - 2019
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MAGALHÃES, L. B. , BRANDILEONE, A. P. F. N. , STORTO, L. J. , SEMECHECHEM, J. A. , BARROS, E. M. D. , BASSETTO, L. M. T. , VALENTE, T. A. , CORREA, S. A. , BARBOSA, B. C. , BRANCO, O. .
      Descrição: Tendo em vista que os acadêmicos ingressantes na universidade apresentam dificuldades na apropriação da escrita acadêmica, principalmente no que tange à produção de gêneros textuais acadêmicos e à normalização de textos acadêmicos/científicos, este projeto propõe implementar ações de extensão, visando a criação de mais espaços e oportunidades para o desenvolvimento da escrita acadêmica dos graduandos, campus de Cornélio Procópio. Para isso, o presente projeto propõe a realização de encontros para atendimento, apoio e estudo colaborativo sobre aspectos de escrita acadêmica à comunidade universitária, no Centro de Pesquisa em Letras (CEPEL), campus de Cornélio Procópio. Os encontros serão realizados semanalmente por acadêmicos de Letras, participantes do projeto, que orientados por um professor, ficarão disponíveis no Centro de Pesquisa em Letras, em horários pré-fixados, para o atendimento da comunidade acadêmica, para apoio e auxílio nos estudos sobre aspectos da escrita acadêmica. Objetiva-se que os momentos de atendimento realizados pelos acadêmicos sejam espaços para construção colaborativa de aprendizagem sobre escrita acadêmica.
    • Nome do projeto: Residência Pedagógica: formação de professores de língua portuguesa e literatura para a educação básica. (2019 - 2020
      Natureza: Ensino
      Integrantes: MAGALHÃES, L. B. , BRANDILEONE, A. P. F. N. , JESUS, M. E. O. , CARVALHO, D. G. , TONCOVITH, N. S. .
      Descrição: O programa Residência Pedagógica desenvolvido na Universidade Estadual do Norte do Paraná, campus Cornélio Procópio, na área de Língua Portuguesa (2018- 2019), possui dois eixos, um voltado para o ensino dos gêneros textuais e, outro, para a educação literária. Intitulado RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA, o eixo vinculado ao ensino da literatura possui duas frentes: atividades desenvolvidas na Escola Estadual Monteiro Lobato, sob a supervisão da Profa. Dra. Inês Cardim Bressan, e na Escola Estadual Zulmira Marchesi, sob a orientação da Profa. Me. Ieda Maria Sorgi Pinhaz.
    • Nome do projeto: Residência Pedagógica: formação de professores de Língua portuguesa e Literatura para a educação básica (2020 - 2021
      Natureza: Ensino
      Integrantes: MAGALHÃES, L. B. , BRANDILEONE, A. P. F. N. , ALMEIDA, A. R. .
      Descrição: Considerando o contexto educacional brasileiro, cujos desafios em direção à qualidade de ensino ainda são preocupantes, o presente Projeto de Ensino tem por objetivo central fomentar a formação docente inicial dos residentes, por meio da articulação entre teoria e prática, proporcionando-lhes oportunidade de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisplinar, a fim de buscar a superação de problemas identificados no processo de ensino e de aprendizagem, papel indispensável nos cursos de Licenciatura. Ao contribuir também para a articulação entre teoria e prática e para a reflexão sobre o agir docente, aspectos necessários à formação docente, este Projeto concorre para nortear a docência como ação educativa e como processo pedagógico intencional e metódico, envolvendo conhecimentos específicos, interdisciplinares e pedagógicos, conceitos, princípios e objetivos da formação que se desenvolvem entre conhecimentos científicos, políticos e estéticos inerentes ao ensinar e aprender, na socialização e construção de conhecimentos, no diálogo constante entre diferentes visões de mundo. Dessa forma, este Projeto possui potencial para que o professor tenha uma formação que, longe de oferecer-lhe fórmulas prontas, incentive-o a refletir acerca de seu objeto de estudo, a buscar opiniões divergentes sobre o mesmo assunto, a ser um sujeito-pesquisador tanto no âmbito da teoria quanto no da prática pedagógica. Destaca-se, ainda, o papel do projeto para o docente em exercício, cuja prática docente deve estar sempre em consonância com o contexto educacional contemporâneo e, por isso, a necessidade de aperfeiçoamento e experienciar, como os licenciados, diversas metodologias de ensino de língua portuguesa e Literatura..
    • Nome do projeto: Práticas de Leitura e Produção Textual: Educação Básica e Formação Inicial em Foco (2020 - 2021
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MAGALHÃES, L. B. , BRANDILEONE, A. P. F. N. , MARTINS, M. L. N. , BASSETTO, L. M. T. , BATISTA, A. C. M. , GARRETT, E. H. , QUASNE, J. T. , ALMEIDA, A. R. .
      Descrição: Este Projeto de Extensão está vinculado ao Estágio Supervisionado Obrigatório do curso de Letras, campus de Cornélio Procópio, e tem por objetivo oferecer cursos de curta duração para a comunidade externa da UENP, sobretudo alunos da Educação Básica. Esses cursos visam de um lado preparar os alunos da Educação Básica para o PROCESSO SELETIVO (VESTIBULAR) da UENP, bem como oferecer oficinas focadas no processo de letramento em Língua Portuguesa e, de outro, potencializar a formação inicial dos graduandos do curso de Letras Português-Inglês da UENP, campus de Cornélio Procópio, uma vez que os cursos serão ministrados por eles, sob a supervisão dos professores do CLCA-CCP, podendo ser contabilizada como parte do cumprimento de carga horária de Regência. Desse modo, o projeto estreita os laços entre a Universidade e a comunidade externa e, ao mesmo tempo,desenvolve nos graduandos as habilidades da docência, articulando teoria e prática
    • Nome do projeto: Afropeans-Port: Escritas Afropeas em Portugal (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MAGALHÃES, L. B. , SARTESCHI, R. , FAZZINI, L. , INACIO, E. , MATA, I. L. S. , EVORA, I. M. A. .
      Descrição: No princípio do século XXI, começaram a ser elaboradas, em diversos contextos linguísticos, conceituações teóricas cujo intuito é o de pensar a inserção, na Europa, de corpos e culturas provenientes de diversos países. Desses esforços surgiram conceitos como o de Afropea, de Léonora Miano, e de Afropeus, discutido por Alice Gbelia e Johny Pitts. De uma perspectiva pós-colonial, Léonora Miano propõe uma leitura da experiência negra na Europa, a partir d construções identitárias (Afropeidade) que assentam em múltiplas formas de pertencimento. Por sua vez, a partir do termo Afropeus, Gbelia e Pitts propõem pensar a vivência e a produção cultural de afrodescendentes nos diferentes países da Europa, através de uma dupla matriz: a experiência europeia num cotidiano marcado pela exclusão, e a africana nas realidades de proveniência dos sujeitos em trânsito, das respetivas famílias ou grupos. À luz dessas reflexões, lidas em conjunto com a tradição dos estudos da diáspora, e com as visões inovadoras em torno do conceito de afropolitanismo, o projeto propõe investigar a produção literária de autoria afro-portuguesa. Trata-se de um amplo conjunto de textos pouco explorados pela crítica, produzidos durante o século XXI por autorxs como Djaimilia Pereira de Almeida, Gisela Casimiro, Kalaf Epalanga e Ricardo Adolfo, entre outros, capazes de abalar as construções monolíticas da identidade nacional, ao mesmo tempo em que propõem outras visões da memória e da história do país. Tais escritas conjugam inovações estético-formais a demandas e urgências políticas que passam pela esfera dos direitos, da cidadania e da inclusão social. Nesse sentido, perante uma produção literária tão ampla e contundente, através da colaboração de um grupo internacional de pesquisadores, o projeto pretende desenvolver leituras críticas e chaves conceituais adequadas para pensar o debate contemporâneo sobre a experiência afropea, à luz das caraterísticas próprias do contexto português..