Não autenticado |

Guilherme Gonçalves Miranda Silva

    • Graduado em Licenciatura e Bacharel em História (2017) pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, desenvolveu duas pesquisas de Iniciação Científica na área de História da África, sob orientação da profª Draª Lucilene Reginaldo. Também com a mesma orientadora, participou do projeto "Repositório de História da África no Arquivo Edgard Leuenroth", com bolsa FAPESP de Treinamento Técnico, com objetivo de elaborar uma ferramenta de pesquisa com fontes sobre história contemporânea da África presente no AEL; este projeto também se desdobrou em uma exposíção física e virtual, realizada em 2019, com o tema "Moçambique: Independência e Nação no AEL", realizada em 2019 em Campinas, na biblioteca Octavio Ianni e no AEL, e contou com apoio de verba do edital FAEPEX do Pró-reitoria de Pesquisa da UNICAMP. Atualmente é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo - USP, com pesquisa na área de relações raciais, sobre produção cultural e ativismo na cidade de São Paulo entre 2012 à 2018, sob orientação da Profª Draª Lilia Moritz Schwarcz. Por fim, atuo como Analista de Pesquisa Cultural pelo Observatório Itaú Cultural, voltado para pesquisa e formação nas áreas de Gestão e Políticas Culturais, bem como sobre Economia da Cultural.

       

      Links:    

    • REGINALDO, LUCILENE ; GONÇALVES MIRANDA SILVA, GUILHERME . Caminhos e fronteiras: Angola, séculos XVII-XVIII. In: XXIII Congresso de Iniciação Científica da Unicamp , 2015 , Campinas. . : , 2015.
    • GONÇALVES MIRANDA SILVA, GUILHERME . As rotas da ocupação e os territórios africanos autônomos em Angola, séculos XVII-XVIII: fontes textuais, iconográficas e cartográficas. In: XXIV Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP 2016 , 2016 , Campinas. . : , 2016.
  • Apresentações de Trabalho: 2
    • SILVA, G. G. M. . Educação e História da África. 2018 (Conferência)
    • SILVA, G. G. M. . A Escravidão e o Brasil. 2018 (Conferência)
    • SILVA, G. G. M. ; SOARES, F. P. M. ; BRONZI, S. P. . Sonata - A trajetória da empresa que marcou Campinas. 2016 (Museu da Imagem e do Som - Campinas)
    • Nome do projeto: Olhares para a Cultura Negra: Ativismo e Produção Cultural em São Paulo (2012 - 2018) (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, G. G. M. , SCHWARCZ, L. M. .
      Descrição: O objetivo da pesquisa é analisar artistas, coletivos e espaços culturais que foram contemplados pelo Edital ProAC (Prog. de Ação Cultural) de fomento do Governo do Estado de S. Paulo, voltados para a promoção das "Culturas Negras", existente entre 2012 - 2018. Realizada dentro da Antropologia Social, tenho como intuito analisar as diferentes formas sob as quais tais grupos se relacionam com a ideia de Cultura Negra, de modo a pensar raça como uma construção histórica e social, que se relaciona com os diferentes agentes de formas distintas e contraditórias e, portanto, me alinho com uma noção no qual raça pode operar também como uma noção plural e estratégica de interferência no mundo.