Não autenticado |

Gabrielle Cristina Baumann Salvatto

    • Dedica-se ao estudo de italiano como língua e cultura de herança, políticas linguísticas familiares e translinguagem. Doutoranda em Língua, Literatura e Cultura Italianas pela Universidade de São Paulo (USP), concluiu o mestrado em 2018 pela mesma instituição e é graduada em Letras Português-Italiano (2014) pela Unesp de Araraquara. Integrante do Núcleo de Estudos de Cultura e Língua de Herança - NuCLiH (www.nuclih.com.br). Colaborou com a produção de materiais didáticos em língua italiana e com o desenvolvimento de cursos preparatórios para exames de proficiência.

       

      Links:    

    • Salvatto, G.C.B. ; ORTALE, F. L. . Dai nonni ai nipoti: práticas familiares em língua de herança Italianistica-Rivista Di Letteratura Italiana , v. 44 , p. 162 - 176 , 2022. ISSN: 03913368.
    • Salvatto, G.C.B. . Experiência reflexiva no ensino-aprendizagem de italiano para a terceira idade Palimpsesto , v. 17 , p. 183 - 201 , 2019. ISSN: 18093507.
    • SILVEIRA, R. S. da ; SALVATTO, Gabrielle Cristina Baumann. ; SILVA, J.C. ; PEREIRA, M.R.Q. ; GABRIEL, M. O. ; MILLANI, M. ; BALESTRINI, D. C. S. . CONTEÚDOS E METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE ESPANHOL, FRANCÊS E ITALIANO: CONTRIBUI ÇÕES PARA OS CENTROS DE ESTUDOS DE LÍNGUAS (CELs). NÚCLEOS DE ENSINO DA UNESP - Artigos 2015, v. 1, p. 212 - 230, 2016.
    • Salvatto, G.C.B. ; Ferrori, Roberta. . RACCONTANDO S'IMPARA: L'APPROCCIO AUTOBIOGRAFICO IN UN CORSO D'ITALIANO PER LA TERZA ETÀ . Bollettino ITALS, , , . .
    • Salvatto, Gabrielle Cristina Baumann. . Fazer, refazer, ressignificar: a língua italiana para a terceira idade por meio da autobiografia. In: XIX Semana de Letras da Unesp Araraquara , 2018 , Araraquara. CADERNO DE RESUMOS XIX SEMANA DE LETRAS. : , 2018.
    • Margonari. D. M. ; SALVATTO, Gabrielle Cristina Baumann. ; MUKNICKA, S. . L'insegnamento della lingua italiana alla terza età: un'esperienza presso l'UNATI/UNESP Araraquara. In: XXX CONGRESO INTERNACIONAL DE LENGUA Y LITERATURA ITALIANAS DE ADILI , 2014 , Buenos Aires. Anais del XXX CONGRESO INTERNACIONAL DE LENGUA Y LITERATURA ITALIANAS DE ADILI. : , 2014.
    • SALVATTO, Gabrielle Cristina Baumann. ; Margonari. D. M. ; SILVEIRA, R. S. da . Das redes sociais à Family Guy: o humor no ensino-aprendizagem de Língua Italiana.. In: I CINELI: CONGRESSO INTERNACIONAL ESTUDOS DO LÉXICO E SUAS INTERFACES , 2014 , ARARAQUARA. Anais do I CINELI: CONGRESSO INTERNACIONAL ESTUDOS DO LÉXICO E SUAS INTERFACES. : , 2014.
    • SALVATTO, Gabrielle Cristina Baumann. ; Margonari. D. M. . Formação de Professores e Ensino-aprendizagem de Italiano para a terceira idade: uma experiência junto à UNATI/UNESP/ARAQUARA.. In: XXVII Congresso de Iniciação Científica da Unesp , 2015 , . XXVII Congresso de Iniciação Científica da UNESP, 2015. : , 2015.
    • SALVATTO, Gabrielle Cristina Baumann. ; Margonari. D. M. ; SILVEIRA, R. S. da . O ensino de italiano para adolescentes: uma proposta de análise e produção de material didático.. In: XXVI Congresso de Iniciação Científica da Unesp , 2014 , ARARAQUARA. Anais do XXVI CIC - Congresso de Iniciação Científica., 2014.. : , 2014.
    • SALVATTO, Gabrielle Cristina Baumann. ; MENDONÇA, Marina Célia . Análise discursiva de blogs/sites de professores: a produção da identidade na internet.. In: XXV Congresso de Iniciação Científica da Unesp , 2013 , ARARAQUARA. Trabalhos Apresentados na 1ª Fase do XXV CIC, 2013.. : , 2013.
    • SALVATTO, Gabrielle Cristina Baumann. ; MENDONÇA, Marina Célia . A CONSTRUÇÃO DA SUBJETIVIDADE NOS BLOGS.. In: XXIV CIC - Congresso de Iniciação Científica da Unesp , 2012 , Araraquara. Anais do XXIV CIC - Congresso de Iniciação Científica.. : , 2012. p. p.1 - 1.
    • SALVATTO, Gabrielle Cristina Baumann. . Blog: um gênero do discurso da contemporaneidade. In: 60º Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos , 2012 , São Paulo. SEMINÁRIO DO GEL, 60.. : , 2012.
    • SALVATTO, Gabrielle Cristina Baumann. ; MENDONÇA, Marina Célia . Trabalhos apresentados na primeira fase. In: XXIII Congresso de Iniciação Científica da UNESP , 2011 , Araraquara. Estudo bibliográfico sobre o gênero do discurso blog.. : , 2011.
    • Salvatto, G.C.B. . Parecer de trabalho de conclusão de curso intitulado 'Memória e afetividade no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras para a terceira idade', de Luana Fonseca Cristine. 2019 (Parecer)
    • Salvatto, G.C.B. . L?italianità nella tazzina: aspectos afetivos e culturais na relação entre italianos e café. 2023 (Conferência)
    • Salvatto, G.C.B. . Práticas translíngues na transmissão intergeracional de uma língua de herança familiar. 2023 (Comunicacao)
    • Salvatto, G.C.B. . Entre-lugares: o léxico em uma língua de herança de núcleo familiar. 2023 (Comunicacao)
    • Salvatto, G.C.B. . Le feste in famiglia: celebrações como pano de fundo para a transmissão linguística intergeracional. 2023 (Comunicacao)
    • Salvatto, G.C.B. . Buonanotte, mamma linda: práticas translíngues em uma língua de herança de núcleo familiar. 2023 (Comunicacao)
    • Salvatto, G.C.B. . Diversità tra le lingue e pragmatica, di Caterina Mauri. 2023 (Seminário)
    • Salvatto, G.C.B. ; ORTALE, F. L. . Língua de Herança: o núcleo familiar como espaço de resistências. 2022 (Comunicacao)
    • Salvatto, G.C.B. ; ORTALE, F. L. . Dai nonni ai nipoti. 2022 (Comunicacao)
    • ORTALE, F. L. ; Salvatto, G.C.B. . A língua de herança em ambiente familiar: o caso da família Conci-Maggio. 2022 (Comunicacao)
    • Salvatto, G.C.B. . Dai nonni ai nipoti: práticas familiares em Língua de Herança. 2021 (Comunicacao)
    • Salvatto, G.C.B. ; EMRANI, D. L. . Comunidade ITALICA: Língua, literatura e cultura italianas em ambiente virtual. 2021 (Comunicacao)
    • Salvatto, G.C.B. ; ORTALE, F. L. . Revitalizando identidade e italianidade por meio de narrativas pessoais em São Pedro (SP). 2019 (Comunicacao)
    • Salvatto, G.C.B. ; Ferrori, Roberta. . Raccontando s?impara: abordagem autobiográfica no ensino de italiano para a terceira idade. 2018 (Outra)
    • Salvatto, G.C.B. . Raccontando S?impara: abordagem autobiográfica no ensino de italiano para a terceira idade. 2018 (Outra)
    • Salvatto, G.C.B. . Aprender contando: a abordagem autobiográfica no ensino de italiano LE para a terceira idade,. 2018 (Seminário)
    • Salvatto, G.C.B. . Fazer, refazer, ressignificar: a língua italiana para a terceira idade por meio da autobiografia. 2018 (Comunicacao)
    • Salvatto, G.C.B. . Fazer, refazer, ressignificar: abordagem autobiográfica no ensino de italiano para a terceira idad. 2018 (Seminário)
    • Salvatto, G.C.B. ; Margonari. D. M. . Material didático de italiano voltado ao ensino-aprendizagem para a terceira idade: uma experiência da Unati/Unesp/Araraquara. 2018 (Comunicacao)
    • Salvatto, G.C.B. ; Ferrori, Roberta. . Abordagem autobiográfica no ensino de Italiano LE à terceira idade.. 2017 (Simposio)
    • Salvatto, G.C.B. ; Ferrori, Roberta. . Língua italiana para a terceira idade: compartilhando memórias e construindo conhecimento. 2017 (Comunicacao)
    • SALVATTO, Gabrielle Cristina Baumann. . III EIIPIB_virtual e I Jornada de Ensino e Aprendizagem de Língua e Cultura na Esfera Pública. 2017 (Comunicacao)
    • SALVATTO, Gabrielle Cristina Baumann. ; Margonari. D. M. . O humor presente em Family Guy: trabalhando com os gestos italianos.. 2016 (Comunicacao)
    • Margonari. D. M. ; PINHEIRO. A.V.R. ; SALVATTO, Gabrielle Cristina Baumann. . A ARTE NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ITALIANA PARA A TERCEIRA IDADE: DE ARCIMBOLDO AOS LIVROS DE COLORIR. 2015 (Conferência)
    • SALVATTO, Gabrielle Cristina Baumann. ; Margonari. D. M. . Experiências em formação inicial de professores e o ensino-aprendizagem de Língua Italiana para a terceira idade. 2015 (Congresso)
    • SALVATTO, Gabrielle Cristina Baumann. ; SILVEIRA, R. S. da ; Margonari. D. M. . Uma análise dos estereótipos italianos: suscitando a visão crítica dos alunos.. 2014 (Comunicacao)
    • Margonari. D. M. ; SALVATTO, Gabrielle Cristina Baumann. ; PELETEIRO . Ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras (Italiano) para a terceira idade (Pôster). 2014 (Outra)
    • Margonari. D. M. ; SALVATTO, Gabrielle Cristina Baumann. ; MUKNICKA, S. . Ensino de língua italiana para a terceira idade: uma experiência na UNATI/UNESP Araraquara. 2014 (Congresso)
    • SALVATTO, Gabrielle Cristina Baumann. ; SILVEIRA, R. S. da ; Margonari. D. M. . O ensino de italiano para adolescentes: uma proposta de análise e produção de material didático.. 2014 (Congresso)
    • SALVATTO, Gabrielle Cristina Baumann. ; Margonari. D. M. . Formação de Professores e Ensino-aprendizagem de Italiano para a terceira idade: uma experiência junto à UNATI/UNESP/Araraquara. 2015 (Congresso)
    • SALVATTO, Gabrielle Cristina Baumann. . REFLEXÕES SOBRE A PRODUÇÃO DE IDENTIDADE DO PROFESSOR EM PRÁTICAS DE ESCRITA NA INTERNET. 2013 (Congresso)
    • SALVATTO, Gabrielle Cristina Baumann. ; MENDONÇA, Marina Célia . Análise discursiva de blogs/sites de professores: a produção da identidade na internet.. 2013 (Congresso)
    • SALVATTO, Gabrielle Cristina Baumann. ; Margonari. D. M. . Das redes sociais àFamily Guy: o humor no ensino-aprendizagem de Língua Italiana. 2014 (Congresso)
    • SALVATTO, Gabrielle Cristina Baumann. . Painel: Reflexões sobre a produção da identidade do professor em práticas de escrita na internet.. 2013 (Seminário)
    • SALVATTO, Gabrielle Cristina Baumann. ; MENDONÇA, Marina Célia . A CONSTRUÇÃO DA SUBJETIVIDADE NOS BLOGS.. 2012 (Comunicacao)
    • SALVATTO, Gabrielle Cristina Baumann. ; MENDONÇA, Marina Célia . Blog: um gênero do discurso da contemporaneidade.. 2012 (Seminário)
    • SALVATTO, Gabrielle Cristina Baumann. . Painel : Blog: um gênero do discurso da contemporaneidade. 2012 (Seminário)
    • SALVATTO, Gabrielle Cristina Baumann. ; MENDONÇA, Marina Célia . A CONSTRUÇÃO DA SUBJETIVIDADE NOS BLOGS. 2012 (Congresso)
    • SALVATTO, Gabrielle Cristina Baumann. ; MENDONÇA, Marina Célia . Estudo bibliográfico sobre o gênero do discurso blog.. 2011 (Congresso)
    • Salvatto, G.C.B. . LUCA: Uma animação sobre a beleza das coisas simples !. 2021 YouTube
    • Salvatto, G.C.B. . Il sabato sera italiano. 2021 YouTube
    • Salvatto, G.C.B. . Locomovendo-se pela Itália: frases úteis para colocar em prática. 2021 YouTube
    • Salvatto, G.C.B. . Filmes e séries em italiano para maratonar nas férias!. 2021 YouTube
    • Salvatto, G.C.B. ; EMRANI, D. L. . Como sei meu nível de italiano?. 2022 YouTube
    • Salvatto, G.C.B. . Dicas para compreender o italiano (ler e ouvir). 2022 YouTube
    • Salvatto, G.C.B. . Dicas para escrever e falar em italiano!. 2022 YouTube
    • Salvatto, G.C.B. . 5 motivos para ver o filme 'Marilyn ha gli occhi neri' na Netflix!. 2022 YouTube
    • Salvatto, G.C.B. . Arriva l'estate! Italiano com música e a beleza do verão!. 2022 YouTube
    • SALVATTO, G.C.B. . Exames de proficiência em língua italiana. 2021 YouTube
    • Salvatto, G.C.B. . Aprenda Italiano com memes. 2020 YouTube
    • SALVATTO, Gabrielle Cristina Baumann. . Como usar a palavra BELLO?. 2020 YouTube
    • SALVATTO, Gabrielle Cristina Baumann. ; EMRANI, D. L. . Dicas para estudar italiano. 2020 YouTube
    • Salvatto, G.C.B. . Italiano regional: sotaques e dialetos.. 2020 Instagram
    • Salvatto, G.C.B. . Dicas práticas para enriquecer seu vocabulário. 2020 Instagram
    • Salvatto, G.C.B. . Italiano com música: il tormentone dell'estate. 2020 Instagram
    • Salvatto, G.C.B. . Dicas de leitura em italiano. 2020 Instagram
    • Salvatto, G.C.B. . Dica de leitura: L'Amica Geniale. 2020 Instagram
    • SALVATTO, G.C.B. . Rosa e Momo: La vita davanti a sé. 2021 YouTube
    • SALVATTO, G.C.B. . Cartas para Giulietta-Como escrever e-mails em italiano!. 2021 YouTube
    • SALVATTO, G.C.B. . Quiz: palavras italianas que confundem. 2021 https://www.youtube.com/watch?v=OGJMm4NiCNQ&t=1164s&ab_channel=ITALICA
    • SALVATTO, G.C.B. . ESSERE X STARE. 2021 YouTube
    • SALVATTO, G.C.B. . Dicas de estudos com a Profa Gabi. 2021 YouTube
    • Salvatto, G.C.B. . Arriva l'estate! Italiano com música e a beleza do verão!. 2022 YouTube
    • Ferrori, Roberta. ; Satin, L. ; SALVATTO, Gabrielle Cristina Baumann. . ANÁLISE DA CONVERSAÇÃO: APLICAÇÕES E PERSPECTIVAS. 2017 (FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS - Departamento de Letras Modernas/ Universidade de São Paulo)
    • SALVATTO, G.C.B. . Minicurso preparatório para exames de proficiência em nível C1 em língua italiana. 2022 (ITALICA)
    • Salvatto, Gabrielle Cristina Baumann. . Minicurso preparatório para exames de proficiência em nível B1 em língua italiana. 2022 (ITALICA)
    • SALVATTO, Gabrielle Cristina Baumann. . ANÁLISE DISCURSIVA DE BLOGS/SITES DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA: REFLEXÕES SOBRE A PRODUÇÃO DE IDENTIDADE EM PRÁTICAS DE ESCRITA NA INTERNET. 2013
    • SALVATTO, Gabrielle Cristina Baumann. . ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE O GÊNERO DO DISCURSO BLOG. 2012
    • Salvatto, G.C.B. ; EMRANI, D. L. . Minicurso preparatório para exames de proficiência em nível C1 em língua italiana. 2020 (Curso preparatório)
    • Salvatto, G.C.B. ; EMRANI, D. L. . Minicurso preparatório para exames de proficiência em nível B1 em língua italiana. 2019 (Curso preparatório)
    • Nome do projeto: Implantação de brinquedoteca na Unesp/Araraquara: espaço lúdico, educativo, recreativo e cultural (2016 - 2016
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SALVATTO, Gabrielle Cristina Baumann. , Margonari. D. M. .
      Descrição: O objetivo deste projeto é implantar uma brinquedoteca na unidade auxiliar, o Centro de Pesquisas da Infância e da Adolescência "Dante Moreira Leite" - CENPE, que se caracteriza como um espaço de pesquisa, ensino e extensão voltado para estudos psicossociais e pedagógicos da infância e adolescência nas áreas de educação e saúde, tanto para os alunos da Graduação em Pedagogia e Letras, como para a prestação de serviços à comunidade, atendendo à instituições como escolas, centros de educação, saúde, reabilitação e recreação, creches. Objetivos: Contribuir para o aprimoramento da qualidade dos trabalhos de ensino, pesquisa e extensão que já são desenvolvidos no CENPE, possibilitando um auxílio aos programas nas áreas de educação e saúde e ampliando as atividades voltadas para a comunidade, como nas modalidades individuais e grupais com crianças, pré-adolescentes e adolescentes, especialmente aquelas relacionadas às dificuldades de aprendizagem escolar e emocionais, nas áreas de psicologia, psicopedagogia, terapia ocupacional e fonoaudiologia; ? Ampliar a infra-estrutura do CENPE por meio da aquisição de mobiliários para a brinquedoteca e materiais especializados (livros infantis, jogos, fantoches, dedoches, fantasias, dentre outros), com vistas ao desenvolvimento do trabalho dos bolsistas e ao aprimoramento dos atendimentos realizados pela equipe de especialistas; ? Oferecer acompanhamento escolar em um ambiente lúdico e descontraído; ? Realizar várias atividades no ambiente da brinquedoteca, tais como: oficinas de arte, dança da cadeira, brincadeiras de faz de conta, teatro de fantoches, brincadeiras com fantasias, mágicas etc.; jogos como: quebra cabeça, jogo da memória, tiro ao alvo, pega vareta, batalha naval, jogo da velha, boliche, puxa palito, encaixe, jogo com massa de modelar, dominó, jogo de montar, jogo de perguntas e respostas; leitura de livros infantis, confecção de brinquedos e objetos com material reciclável; realizar decoração temática de acordo com certas épocas do ano, como: Natal, Festa Junina, Páscoa, etc.; fazer um levantamento de quais brinquedos e personagens (para fantasias) são preferência das crianças; utilizar músicas infantis para animar o ambiente. Com a implantação da brinquedoteca na Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, espera-se ampliar a difusão de conhecimentos gerados pela Unidade Auxiliar, pela possibilidade de um local com material de apoio específico que dê suporte às atividades de extensão programadas, como: disciplinas optativas, cursos de extensão e de capacitação para graduandos e professores da rede municipal e estadual de ensino e encontros temáticos. Além disso, espera-se sistematizar os trabalhos desenvolvidos pela equipe e pelos projetos de extensão/pesquisas, com apresentações em congressos e publicações científicas de trabalhos em eventos locais, regionais, nacionais e internacionais.
    • Nome do projeto: Ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras para a terceira idade (2015 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SALVATTO, Gabrielle Cristina Baumann. , Margonari. D. M. .
      Descrição: O projeto consiste em oferecer cursos de língua estrangeira (Italiano, Inglês, Alemão, Espanhol) e Mitologia Grega para idosos, junto ao Núcleo da Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI/ UNESP Araraquara). Dessa forma, buscando suprir uma demanda crescente junto ao ensino de línguas para essa faixa etária, uma bolsista e alunos-professores voluntários do Curso de Graduação em Letras da UNESP/Araraquara tem participado ativamente do projeto, ministrando aulas e participando do processo de seleção de conteúdos e de materiais didáticos adequados ao nível e aos interesses das turmas.
    • Nome do projeto: TECE- Tecnologia e Ciência Educacional (2015 - 2015
      Natureza: Outra
      Integrantes: SALVATTO, Gabrielle Cristina Baumann. , OTALARA, A. P. , FRADUSCO, J. S. .
      Descrição: Produção de materiais didáticos para deficientes visuais.
    • Nome do projeto: O ensino e aprendizagem de Língua Estrangeira na contemporaneidade: conteúdos e metodologias para o ensino de espanhol, francês e italiano (2014 - 2015
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SALVATTO, Gabrielle Cristina Baumann. , SILVEIRA, R. S. da , SILVA, J.C. , PEREIRA, M.R.Q. , GABRIEL, M. O. , MILLANI, M. , BALESTRINI, D. C. S. .
      Descrição: O projeto teve por objetivo promover a parceria entre a universidade e a escola pública e contribuir para a articulação entre teoria e prática, ensino e pesquisa, métodos e conteúdos, tanto na formação inicial dos graduandos do curso de Letras da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp de Araraquara como na formação continuada dos professores de língua estrangeira (francês, italiano e espanhol) da rede pública que atuam no Centro de Estudos de Línguas (CEL) de Araraquara e região.
    • Nome do projeto: Discurso sobre as práticas de escrita na mídia brasileira contemporânea (2011 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SALVATTO, Gabrielle Cristina Baumann. , ALVES, C. C. O.C , MENDONÇA, Marina Célia , TÉ, Júlio Aponto , PARISI, Lucas Andres Moreira. , ADOLPHO, Juliana. , BORGES, Marilurdes Cruz. .
      Descrição: As práticas de escrita, com o advento da internet, têm sido objeto de pesquisa de linguistas interessados em investigar o seu suposto caráter de novidade . Na esfera pedagógica brasileira, o interesse pelas práticas da escrita ampliou-se a partir do momento em que se colocou, por linguistas, a necessidade de se considerar o texto como centro das atividades de ensino e em que se tomou a escrita como atividade verbal, uma prática intersubjetiva. Outros estudos, esses na área da análise do discurso área em que se insere esta pesquisa , destacaram nas práticas de escrita seu caráter histórico e ideológico. Entre esses, destacam-se estudos que estudam as práticas de escrita na mídia, em especial sob o advento de novas tecnologias. É nesse contexto de interesse pelas práticas de escrita que se insere esta pesquisa. O objetivo é analisar, de uma perspectiva discursiva (em especial, sob influência de estudos de Bakhtin), o discurso sobre a prática da escrita que se encontra na Revista Língua Portuguesa (Editora Segmento, São Paulo) e em blogs. Os objetivos específicos da pesquisa são: contribuir com as discussões teóricas que se realizam na área da análise do discurso, em especial nos estudos bakhtinianos, sobre a importância do acontecimento na produção de sentido; contribuir com as discussões teóricas que se fazem nos estudos bakhtinianos sobre a interferência de uma esfera de atividade em outra e sua relação com as atualizações/renovações de gêneros do discurso nesse aspecto, interessa particularmente discutir aspectos relativos ao fazer pedagógico que se produz na mídia e a problemática dos gêneros do discurso; contribuir com discussão sobre o fazer literário no contexto atual (interessa-nos, em especial, o metadiscurso sobre o fazer literário no corpus, presente, na Revista Língua Portuguesa, em matérias que propõem técnicas para a produção de gêneros literários, e nos blogs, no perfil dos editores e nos comentários sobre sua relação com a prática de escrita).
    • Nome do projeto: Interações didáticas em foco na formação de professores de línguas (2016 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SALVATTO, Gabrielle Cristina Baumann. , Ferrori, Roberta. , EMRANI, D. L. , VALENTE , TAMACHIRO , BARALDI , CORRIAS .
      Descrição: Esta pesquisa tem duas finalidades: produzir conhecimento sobre o processo de ensino-aprendizagem da LE; abordar um percurso metodológico para formação de professores de LE baseando-se na valorização do estatuto epistemológico das praticas de sala de aula e na convicção de que o saber didático se constrói em uma relação dialética entre a teoria e a prática.
  • Outras produções técnicas: 1
    • BACCIN, P. G. ; EMRANI, D. L. ; CORRIAS ; SALVATTO, G.C.B. . Libro L'Italiano Musicale. 2020 - Revisão