Não autenticado |

Jeyson Ferreira Silva de Lima

    • Professor Assistente II da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, lotado no Departamento de Geografia, área Ensino de Geografia, do Campus Avançado de Assú - CAA/UERN. Graduado em Geografia Licenciatura plena pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN (2011). Mestre em Geografia pelo Programa de Pós Graduação em Geografia do Centro de Ciências Humanas Letras e Artes da CCHLA-UFRN (2013). Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da Universidade de São Paulo - PPGH-FFLCH/USP (atual). Foi professor de Escola Pública na educação básica na rede municipal (SME-Natal) e na rede estadual (SEEC/RN). Atuou como avaliador de guia de livros didáticos para o Ensino Fundamental anos finais no PNLD/2017 de Geografia (2016). Coordenou o subprojeto PIBID-Geografia, Núcleo de Assú (edital CAPES, 2018) e foi coordenador de Estágio Supervisionado do curso de Geografia-CAWSL/UERN (2019-2021). Possui interesse nos estudos sobre ensino de geografia, políticas educacionais, PNE, estágio supervisionado, região e políticas regionais, educação geográfica, espaço público, e imagens.

       

      Links:    

    • Ambiente e Sociedade
    • Ensino de Geografia
    • ANDRADE, W. C. M. ; SOUZA, L. L. M. ; COSTA, M. G. ; ARAUJO, J. P. ; LIMA, J. F. S. ; Lima, F.E.S. . PIBID GEOGRAFIA/UERN: ANALISANDO UMA OFICINA PEDAGÓGICA SOBRE A PRÁTICA DO CYBERBULLING NA ESCOLA-PARCEIRA Revista Geointerações , v. 4 , p. 51 - 62 , 2020. ISSN: 25263889.
    • SILVA, A. J. F. ; FERREIRA, J. S. ; BARROS, V. C. ; CRUZ, J. E. ; LIMA, J. F. S. ; Lima, F.E.S. . A IMPORTÂNCIA DAS INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS NA PRÁTICA DOCENTE: UM OLHAR A PARTIR DO PIBID GEOGRAFIA/UERN-ASSÚ Revista Geointerações , v. 4 , p. 34 - 50 , 2020. ISSN: 25263889.
    • ROCHA, D. W. L. ; CARLOTA, F. A. ; OLIVEIRA, F. T. B. ; CASSIANO, L. A. R. ; Lima, F.E.S. ; LIMA, J. F. S. . SUBPROJETO PIBID-GEOGRAFIA (CAWSL-UERN): REFLEXÕES SOBRE AS INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS Revista Geointerações , v. 4 , p. 17 - 33 , 2020. ISSN: 25263889.
    • MACHADO, E. S. ; CABRAL, J. D. A. ; ROCHA, J. D. N. ; Lima, F.E.S. ; LIMA, J. F. S. . A GEOGRAFIA DOS ESTADOS MAIORES E A DOS PROFESSORES: UMA REFLEXÃO DO SUBPROJETO PIBID GEOGRAFIA/CAWSL/UERN Revista Geointerações , v. 4 , p. 2 - 16 , 2020. ISSN: 25263889.
    • SOUZA, D. T. A. ; LIMA, J. F. S. . Estágio Curricular Supervisionado: Uma Análise a partir do Cursos de Licenciatura em Geografia da UERN Revista Geointerações , v. 4 , p. 42 - 61 , 2020. ISSN: 25263889.
    • MORAIS, M. M. L. ; LIMA, J. F. S. . ABORDAGEM DAS LINGUAGENS LÚDICAS PRESENTES NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA Revista Geointerações , v. 2 , p. 57 - 72 , 2018. ISSN: 25263889.
    • Lima, F.E.S. ; LIMA, J. F. S. ; MEDEIROS, D. B. S. ; SOUZA, R. A. F. . Estágio Supervisionado em Geografia no contexto da pandemia da Covid-19: reflexões a partir do olhar de professores/as formadores /as. Uma Década de Geografia no Vale do Açu: itinerários do curso de Geografia da UERN, campus de Assú, no semiárido potiguar, v. 1, p. 78 - 100, 2023.
    • LIMA, J. F. S. . Espaços livres, práticas reguladas: um breve ensaio sobre o espaço público, território e a política normativa das praças caicoenses. Seridó Potiguar: sujeitos, espaços e práticas, v. 2, p. 149 - 164, 2016.
    • LIMA, J. F. S. ; DOZENA, A. ; MORAIS, I. R. D. . ESPAÇO PÚBLICO E TERRITORIALIZAÇÕES: AS PRAÇAS PÚBLICAS CAICOENSES. Geo-Grafias: cidade e região em tempos diversos, v. 1, p. 65 - 102, 2014.
    • LIMA, J. F. S. . A Formação Socioespacial Brasileira Contemporânea em suas contradições educacionais: breves reflexões sobre a agenda neoliberal nas Políticas Curriculares. In: X Fala Professor(a)! ? ?É preciso estar atento e forte: ensino de Geografia na luta por um projeto democrático popular de Brasil. A AGB ante as contrarreformas neoliberais e os ataques ao trabalho docente , 2023 , Fortaleza. Anais X Fala Professor(a)! ? ?É preciso estar atento e forte: ensino de Geografia na luta por um projeto democrático popular de Brasil. A AGB ante as contrarreformas neoliberais e os ataques ao trabalho docente. São PAulo : AGB, 2023. p. 1 - 20.
    • CUNHA, J. M. ; LIMA, J. F. S. . O CONCEITO DE LUGAR NA GEOGRAFIA ESCOLAR: PRÁTICAS DOCENTES, DESAFIOS E POTENCIALIDADES. In: XXVI Encontro Estadual de Geografia do Rio Grande do Norte (EGEORN) , 2023 , Pau dos Ferros. Anais do XXVI Encontro Estadual de Geografia do Rio Grande do Norte (EGEORN). Mossoró : Edições UERN, 2021. p. 161 - 166.
    • CASSIANO, L. A. R. ; Lima, F.E.S. ; LIMA, J. F. S. . A importância do PIBID na formação docente em geografia: reflexões a partir do subprojeto PIBID Geografia CAWSL/UERN.. In: V Encontro Regional de Práticas de Ensino de Geografia ? EREPEG , 2021 , Maceió. Anais do V Encontro Regional de Práticas de Ensino de Geografia ? EREPEG. E-BOOK Currículo, práticas e formação docente em geografia.. Maceió : Editora Olyver, 2021. p. 296 - 310.
    • LIMA, J. F. S. . A IMAGEM DO ESPAÇO URBANO NA PÓS-MODERNIDADE: POSSIBILIDADES DE ARTICULAÇÃO PELO VIÉS DO ESPAÇO PÚBLICO. In: XX Encontro Estadual de Geografia do RN , 2013 , Natal. Anais do XX Encontro Estadual de Geografia do RN. : , 2013.
    • DIAS, A. M. L. ; LIMA, J. F. S. ; MORAIS, I. R. D. . ENSINO DE GEOGRAFIA : LINGUAGEM, REPRESENTAÇÃO E SÍMBOLOS. In: Fórum Internacional de Pedagogia , 2012 , Parnaíba/PI. Anais Fiped(2012) - Volume 1, Número 1, ISSN 2316-1086. Campina Grande/PB : Editora Realize, 2012. p. 1 - 13.
    • LIMA, J. F. S. . ESPAÇO PÚBLICO E TERRITORIALIDADES: OS USOS DAS PRAÇAS PÚBLICAS CAICOENSES NA ATUALIDADE. In: Encontro Nacional de Geógrafos , 2012 , Belo Horizonte. Anais do XVII ENG. : , 2012.
    • LIMA, J. F. S. ; DIAS, A. M. L. . TERRITÓRIO E GLOBALIZAÇÃO: UMA BREVE DISCUSSÃO SOBRE AS EMPRESAS GLOBAIS DO RAMO AUTOMOBILÍSTICO NA CIDADE DE CAICÓ/RN. In: XVIII Encontro Estadual de Geografia , 2011 , Pau dos Ferros. Anais do XVIII Encontro Estadual de Geografia & VI Jornada Geográfica. : , 2011.
    • LIMA, J. F. S. . ESPAÇO PÚBLICO: UMA DISCUSSÃO SOBRE AS PRACIALIDADES E AS MICROTERRITORIALIZAÇÕES NAS PRAÇAS PÚBLICAS CAICOENSES. In: XIX Semana de Humanidades , 2011 , Natal. Anais da XVIII Semana de Humanidades. : , 2011.
    • LIMA, J. F. S. ; DANTAS, E.M. . ?SOBRE OS ESPAÇOS NAS IMAGENS?: O ESPAÇO URBANO, A MEMÓRIA E A FOTOGRAFIA SERIDOENSE. In: XVII ENCONTRO ESTADUAL DE GEOGRAFIA NORTE-RIO-GRANDENSE , 2010 , Caicó. Anais do XVII Encontro Estadual de Geografia Norte-rio-grandense. : , 2010. p. 360 - 367.
    • LIMA, J. F. S. ; DANTAS, E.M. . GEOGRAFIA VISUAL: O COTIDIANO PARELHENSE NA FOTOGRAFIA MONOCROMÁTICA. In: 62ª Reunião Anual da SBPC , 2010 , Natal. Anais/Resumos da 62ª Reunião Anual da SBPC. : , 2010.
    • LIMA, J. F. S. ; DANTAS, E.M. . A FOTOGRAFIA ENTRE A GEOGRAFIA E A MEMÓRIA: REPRESENTAÇÕES FOTOGRÁFICAS DO ESPAÇO URBANO DA CIDADE DE PARELHAS/RN. In: II Fórum Internacional de Pedagogia , 2009 , Campina Grande - PB. Anais do II Fórum Internacional de Pedagogia. Campina Grande - PB : REALIZE, 2009.
    • LIMA, J. F. S. ; DANTAS, E.M. . POR UMA IMAGÉTICA DO COTIDIANO URBANO: GEOGRAFIAS VISUAIS DA CIDADE DE PARELHAS/RN. In: XXI Congresso de Iniciação Cientifica da UFRN , 2010 , Natal. Anais do XXI Congresso de Iniciação Cientifica da UFRN. : , 2010.
    • LIMA, J. F. S. ; DANTAS, E.M. . Acerca do Espaço e da Imagem: o (re)encontro com o cotidiano da cidade de Parelhas/RN através das fotografias em preto e branco. In: XX CIC (Congresso de Iniciação Científica) , 2009 , Natal. Anais do XX Congresso de Iniciação Cientifica da UFRN. : , 2009.
    • LIMA, J. F. S. ; DANTAS, E.M. . As fotografias do lugar: a cidade de Cruzeta-RN no inicio do seculo XX.. In: XIX Congresso de Iniciação Científica , 2008 , Natal. Anais do XIX Congresso de Iniciação Cientifica da UFRN. : , 2008.
    • LIMA, J. F. S. ; DANTAS, E.M. . A FOTOGRAFIA ENTRE A GEOGRAFIA E A MEMÓRIA: representações fotograficas do espaço urbano da cidade de Parelhas/RN. In: II Fórum Internacional de Pedagogia , 2009 , Campina Grande. Anais do II Fórum Internacional de Pedagogia. : , 2009.
    • LIMA, J. F. S. ; DANTAS, E.M. . Geo -Fotografia: o Espaço na Imagem. In: I Encontro Intencional Com o Pensamento de MIlton Santos , 2009 , Natal. ANAIS DO VIII ENCONTRO NACIONAL E I INTERNCIONAL COM O PENSAMENTO DE MILTON SANTOS "LUGAR-MUNDO: PERVERSIDADES E SOLIDARIEDADES". Natal : EDUFRN, 2009.
    • LIMA, J. F. S. ; DANTAS, E.M. . Geo - Fotografia: o Espaço Na Imagem. In: VIII Encontro Nacional Com o Pensamento de Milton Santos , 2009 , Natal. ANAIS DO VIII ENCONTRO NACIONAL E I INTERNACIONAL COM O PENSAMENTO DE MILTON SANTOS. Natal : EDUFRN, 2009.
    • LIMA, J. F. S. ; DANTAS, E.M. . Revelações Fotográficas das Multifaces Cruzetenses. In: VIII Semana de Estudos Históricos , 2008 , Caicó. Caderno de Resumos da VIII Semana de Estudos Históricos. : , 2008.
    • LIMA, J. F. S. . A cidade multifacetada: revelações fotográficas da cidade de Cruzeta/RN. In: I Coloquio Internacional de História: Sociedade, Natureza e Cultura , 2008 , Campina Grande. caderno de resumos do I Coloquio Internacional de História: Sociedade, Natureza e Cultura. Campina Grande : EDUFCG, 2008. p. 1 - 250.
    • LIMA, J. F. S. ; MEDEIROS, D. S. ; DANTAS, E.M. . Espaços da Cidade: representações da paisagem urbana na fotografia. In: 60ª Reunião Anual da SBPC , 2008 , Campinas. Anais da 60ª Reunião Anual da SBPC. : , 2008.
    • LIMA, J. F. S. ; MEDEIROS, D. S. ; DANTAS, E.M. . O cotidiano dos espaços: um olhar sobre a relação dos monumentos histórico-culturais com o dia-a-dia dos caicoenses. In: III Encontro estadual de História , 2008 , Mossoró. Anais do III Encontro Estadual de História. : , 2008.
    • LIMA, J. F. S. ; DANTAS, E.M. . CARTOGRAFIA URBANA DE CAICÓ: UM CENÁRIO DE MUDANÇAS(1960-2007). In: XVIII Congresso de Iniciação Científica , 2007 , Natal. anais do XVIII Congresso de Iniciação Científica. : , 2007.
    • LIMA, J. F. S. . Guia de Livros Didáticos do Programa Nacional do Livro Didático PNLD 2017 - Geografia. Brasília/DF : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica , 2016 (Brasil. Ministério da Educação)
    • LIMA, J. F. S. . Parecer de Artigo Científico - REVISTA GEOTEMAS (Pau dos Ferros) ISSN 2236-255x. 2019 (Parecer)
    • LIMA, J. F. S. . Parecer de artigo científico REVISTA GEOTEMAS (Pau dos Ferros) ISSN 2236-255x. 2020 (Parecer)
    • LIMA, J. F. S. . PNLD 2017 Geografia - Ensino Fundamental Anos Finais. 2016 (Relatorio_tecnico)
    • CUNHA, J. M. ; LIMA, J. F. S. . O CONCEITO DE LUGAR NA GEOGRAFIA ESCOLAR: PRÁTICAS DOCENTES, DESAFIOS E POTENCIALIDADES. 2021 (Comunicacao)
    • LIMA, J. F. S. . POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA E POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL: UM CRUZAMENTO EM DEBATE.. 2021 (Comunicacao)
    • LIMA, J. F. S. . A (Des)Construção dos programas de Iniciação à Docência: PIBID e RESPED/UERN- Movimentos de Resistência. 2018 (Outra)
    • LIMA, J. F. S. . Territorialidade dos Espaços Públicos Caicoenses. 2017 (Conferência)
    • LIMA, J. F. S. . Espaços Públicos Contemporâneos: territorialidades, sociabilidades e identidades.. 2013 (Conferência)
    • LIMA, J. F. S. ; DOZENA, A. . ESPAÇO PÚBLICO E TERRITORIALIDADES: OS USOS DAS PRAÇAS PÚBLICAS CAICOENSES NA ATUALIDADE. 2012 (Outra)
    • LIMA, J. F. S. ; DOZENA, A. . Espaço Público: uma discussão sobre pracialidades e as microterritorializações nas praças públicas caicoenses.. 2011 (Outra)
    • LIMA, J. F. S. ; DIAS, A. M. L. . TERRITÓRIO E GLOBALIZAÇÃO: UMA BREVE DISCUSSÃO SOBRE AS EMPRESAS GLOBAIS DO RAMO AUTOMOBILÍSTICO NA CIDADE DE CAICÓ/RN. 2011 (Outra)
    • LIMA, J. F. S. ; DANTAS, E.M. . ?SOBRE OS ESPAÇOS NAS IMAGENS?: O ESPAÇO URBANO, A MEMÓRIA E A FOTOGRAFIA SERIDOENSE. 2010 (Congresso)
    • LIMA, J. F. S. ; DANTAS, E.M. . POR UMA IMAGÉTICA DO COTIDIANO URBANO: GEOGRAFIAS VISUAIS DA CIDADE DE PARELHAS/RN. 2010 (Comunicacao)
    • LIMA, J. F. S. ; DANTAS, E.M. . CARTOGRAFIA URBANA DE CAICÓ: UM CENÁRIO DE MUDANÇAS. 2007 (Comunicacao)
    • LIMA, J. F. S. ; DANTAS, E.M. . Geo - Fotografia: o Espaço na Imagem. 2009 (Comunicacao)
    • LIMA, J. F. S. ; DANTAS, E.M. . Geo - Fotografia: o Espaço na Imagem. 2009 (Comunicacao)
    • LIMA, J. F. S. ; DANTAS, E.M. . A FOTOGRAFIA ENTRE A GEOGRAFIA E A MEMÓRIA: REPRESENTAÇÕES FOTOGRÁFICAS DO ESPAÇO URBANO DA CIDADE DE PARELHAS/RN.. 2009 (Comunicacao)
    • LIMA, J. F. S. ; DANTAS, E.M. . Caaminhando pelas trilhas do espaço e pelas armadilhas da memória: o Seridó potiguar dos séculos XIX e XX. 2010 (Comunicacao)
    • LIMA, J. F. S. ; DANTAS, E.M. . Acerca do Espaço e da Imagem: o (re)encontro com o cotidiano da cidade de Parelhas/RN através das fotografias em preto e branco. 2009 (Comunicacao)
    • LIMA, J. F. S. ; DANTAS, E.M. . GEOGRAFIA VISUAL: O COTIDIANO PARELHENSE NA FOTOGRAFIA MONOCROMÁTICA. 2010 (Comunicacao)
    • LIMA, J. F. S. ; DANTAS, E.M. . POR UMA ABORDAGEM ESPACIAL DA IMAGEM: notas sobre o espaço a memória e a fotografia seridoense. 2009 (Comunicacao)
    • LIMA, J. F. S. ; DANTAS, E.M. . As fotografias do lugar: a cidade de Cruzeta-RN no inicio do seculo XX.. 2008 (Comunicacao)
    • LIMA, J. F. S. ; DANTAS, E.M. . Espaços da Cidade: representações da paisagem urbana na fotografia de ontem e de hoje. 2008 (Comunicacao)
    • LIMA, J. F. S. ; DANTAS, E.M. . Sobre a Cidade de Parelhas: a rua...seus lugares...e suas multiplas abordagens.. 2008 (Comunicacao)
    • LIMA, J. F. S. ; DANTAS, E.M. . Revelações Fotográficas das Multifaces Cruzetenses. 2008 (Comunicacao)
    • LIMA, J. F. S. ; MEDEIROS, D. S. ; DANTAS, E.M. . Espaços da Cidade: representações da paisagem urbana na fotografia. 2008 (Comunicacao)
    • LIMA, J. F. S. ; MEDEIROS, D. S. ; DANTAS, E.M. . Acerca da Religiosidade de Carnaúba dos Dantas-RN: revelações fotográficas. 2008 (Comunicacao)
    • LIMA, J. F. S. ; MEDEIROS, D. S. ; DANTAS, E.M. . O cotidiano dos espaços: um olhar sobre a relação dos monumentos histórico-culturias com o dia-a-dia dos caicoenses. 2008 (Comunicacao)
  • Programa de Rádio ou TV: 5
    • LIMA, J. F. S. . DIÁLOGOS SOBRE PRÁTICAS DE ENSINO E PESQUISAS DOCENTES. 2017
    • LIMA, J. F. S. . Reformas do Ensino Médio: e a Geografia como fica?. 2017
    • LIMA, J. F. S. . A (DES)CONSTRUÇÃO DOS PROGRAMAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: PIBID E RESPED/UERN - MOVIMENTOS DE RESISTÊNCIA. 2018
    • LIMA, J. F. S. . Estágio Supervisionado em Geografia: Concepções dos Professores das Escolas Campo. 2019 Auditório
    • LIMA, J. F. S. . Universidade em Ação. 2017 Rádio 89 FM (Assú/RN)
    • LIMA, J. F. S. . Seminário de Estudos Geográficos do CERES-UFRN. 2007 (CERES-UFRN)
    • LIMA, J. F. S. . IV Seminário de Estudos Geográficos do CERES-UFRN. 2008 (UFRN)
    • LIMA, J. F. S. . I SEPE (Seminário de Ensino Pesquisa e Extensão). 2009 (CERES/UFRN)
    • LIMA, J. F. S. . XV CIENTEC. 2009 (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
    • LIMA, J. F. S. . II SEPE Semiário de Ensino Pesquisa e Extensão. 2010 (UFRN)
    • LIMA, J. F. S. . Palestra A dinâmica territorial do Seridó. 2009 (UFRN)
    • LIMA, J. F. S. . Mossoró, Expansão Urbana e Desenvolvimento. 2014 (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte)
    • LIMA, J. F. S. . O dia do(a) Geógrafo(a). 2017 (UERN)
    • LIMA, J. F. S. ; LOPES, N. M. B. . Dia do(a) Professor(a) de Geografia. 2018 (UERN)
    • LIMA, J. F. S. . I SAMBA - Seminário de Ambientação Acadêmica do curso de Geografia do CAWSL-UERN. 2018 (UERN)
    • LIMA, J. F. S. . I Seminário de Estágio Supervisionado e Ensino de Geografia: Práxis Vivências e Experiências. 2019 (UERN)
    • LIMA, J. F. S. . II Semana de Geografia SEMAGEO. 2019 (UERN)
    • LIMA, J. F. S. . I Workshop Múltiplas Linguagens no Ensino de geografia. 2019 (UERN)
    • LIMA, J. F. S. . Encontro Estadual de Geografia. 2010 (UFRN)
    • LIMA, J. F. S. . A Imagem do Espaço Público na Pós Modernidade. 2014 (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte)
    • LIMA, J. F. S. . O PLANEJAMENTO EM GEOGRAFIA - CONTEÚDOS E PRÁTICAS. 2017 (UERN)
    • LIMA, J. F. S. ; DIAS, A. M. L. ; MORAIS, I. R. D. . GeografiAção: aprender brincando. 2010 (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
    • LIMA, J. F. S. ; DIAS, A. M. L. ; MORAIS, I. R. D. . Entre percepções e representações do Espaço: o desenho da cidade contemporânea. 2010 (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
    • OLIVEIRA, J. M. de. ; LIMA, J. F. S. . Planejamento de Ensino. 2011 (SEDIS/UFRN)
    • LIMA, J. F. S. . O Surgimento da Geografia Brasileira. 2013 (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte)
    • Nome do projeto: Ensino de geografia: os processos aprendizagem e a formação de uma ?inteligência espacial? (2010 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LIMA, J. F. S. , DANTAS, E.M. .
    • Nome do projeto: ESPAÇO E MEMÓRIA: o Seridó Potiguar nas fotografias do século XIX e XX (2009 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LIMA, J. F. S. , DANTAS, E.M. .
    • Nome do projeto: A Organização do Espaço Citadino: o Cotidiano o Bairro e a Informação em Caicó-RN (2007 - 2008
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LIMA, J. F. S. , DANTAS, E.M. .
    • Nome do projeto: Espaço e Memória: o Seridó Potiguar nas Fotografias dos Séculos XIX e XX. (2008 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LIMA, J. F. S. , DANTAS, E.M. .
    • Nome do projeto: Vale de Memórias: uso da imagem na análise de transformação na paisagem do Baixo-Açu/RN (2017 - 2018
      Natureza: Extensao
      Integrantes: LIMA, J. F. S. , PEREIRA NETO, M. C. .
    • Nome do projeto: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (2018 - 2020
      Natureza: Ensino
      Integrantes: LIMA, J. F. S. , Lima, F.E.S. .
      Descrição: PIBID Geografia, Departamento de Geografia CAWSL, Campus de Assú/UERN.
    • Nome do projeto: Projeto de Monitoria em Geografia e Ensino I - Programa Institucional de Monitoria PIM-UERN (2018 - 2018
      Natureza: Outra
      Integrantes: LIMA, J. F. S. , ROCHA, T. S. .
      Descrição: Pesquisa no Ensino de Geografia Escolar
    • Nome do projeto: Projeto de Monitoria em Geografia e Ensino II - Programa Institucional de Monitoria PIM -UERN (2018 - 2018
      Natureza: Outra
      Integrantes: LIMA, J. F. S. , PIMENTEL, F. .
      Descrição: Pesquisa no Ensino de Geografia Escolar
    • Nome do projeto: Entendendo o lugar na prática docente dos professores de Geografia (2019 - 2020
      Natureza: Ensino
      Integrantes: LIMA, J. F. S. , Lima, F.E.S. , SOUZA, L. L. M. , COSTA, M. G. , ARAUJO, J. P. .
      Descrição: O projeto de ensino ?Entendendo o lugar na prática docente dos professores de Geografia?, como sugere em seu título, objetiva conhecer as práticas educativas dos professores de geografia das escolas públicas de Assú/RN relacionadas ao entendimento do lugar. Sua importância se justifica em pesquisar sobre o conceito de lugar, considerando as suas dimensões pedagógicas, científicas e das práticas docentes. A pesquisa que partirá inicialmente de uma bibliografia sobre área do ensino da geografia e lugar, em seguida investigará as práticas pedagógicas, metodologias e recursos didáticos utilizados pelos professores de Geografia, atentando a forma como estes abordam o lugar, enxergando-a como uma categoria da geografia de entendimento do sujeito do e no mundo. Com os dados e as informações coletadas, pretendemos sistematizar e organizar produções de relatórios e artigos que abordem a compreensão do conceito de lugar na geografia escolar.
    • Nome do projeto: Ensino de Geografia e Pesquisa: uma sistematização a partir da construção de Artigos Científicos (2019 - 2020
      Natureza: Ensino
      Integrantes: LIMA, J. F. S. , Lima, F.E.S. .
      Descrição: Considerando a necessidade de fortalecer o entendimento de que todo professor deve ser também um pesquisador, nos propomos com este projeto refletir sobre a importância da pesquisa no ensino de Geografia, buscando para tanto, desenvolver com os alunos pesquisas relacionadas ao ensino de Geografia que deverão ser materializadas em artigos científicos e publicadas em eventos e/ou periódicos da área. Para tanto, o presente projeto estará vinculado à disciplina de Geografia e Ensino I e o componente Orientação e Estágio Supervisionado em Geografia I que serão ministrados no semestre 2019.2, na turma do 5º período. Desta forma, com o desenvolvimento desse projeto, estaremos também fortalecendo a parceria entre escola e universidade, uma vez que contribuiremos com os espaços escolares nas reflexões e minimizações de problemáticas identificadas a partir das pesquisas que serão realizadas. Assim, nosso intuito é de auxiliarmos os alunos na construção das pesquisas com temáticas sobre o ensino de Geografia na educação básica, pensando a prática docente enquanto ação colaborativa com a construção de um projeto de sociedade que seja plural, diverso e democrático.
    • Nome do projeto: Experiências Geográficas em sala de aula: metodologias e recursos de abordagem do conceito de Lugar. (2020 - 2021
      Natureza: Ensino
      Integrantes: LIMA, J. F. S. , SOUZA, L. L. M. , COSTA, M. G. , ARAUJO, J. P. .
      Descrição: O projeto de ensino ?Experiências Geográficas em sala de aula: metodologias e recursos de abordagem do conceito de Lugar?, objetiva estudar as práticas educativas dos professores de geografia das escolas públicas de Assú/R, especificamente relacionadas ao entendimento do conceito lugar. Sua importância se justifica em pesquisar sobre o conceito de lugar, que é basilar na geografia, sobretudo considerando as suas dimensões pedagógicas, científicas e nas práticas docentes. O projeto que teve em sua primeira versão uma pesquisa bibliográfica sobre o ensino da geografia, sobre a formação de professores e o conceito lugar, agora centrará esforços no entendimento das práticas pedagógicas, metodologias e recursos didáticos utilizados pelos professores de Geografia, vislumbrando como eles abordam o lugar, enxergando-a como uma categoria da geografia de entendimento do sujeito do e no mundo. Com os dados e as informações coletadas, pretendemos sistematizar organizando artigos que abordem a temática.
    • Nome do projeto: A Geografia na sala de aula: metodologias e recursos didáticos de abordagem do conceito de Lugar (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LIMA, J. F. S. , CUNHA, J. M. .
      Descrição: O projeto de pesquisa ?A Geografia na sala de aula: metodologias e recursos didáticos de abordagem do conceito de Lugar?, objetiva estudar as práticas pedagógicas dos professores de geografia das escolas públicas de Assú/R, especificamente relacionadas ao entendimento do conceito lugar. Sua importância se justifica em pesquisar sobre o conceito de lugar, que é basilar na geografia, sobretudo considerando as suas dimensões pedagógicas, científicas e nas práticas docentes. A pesquisa que partirá inicialmente de uma bibliografia sobre área do ensino da geografia e lugar, em seguida investigará as práticas pedagógicas, metodologias e recursos didáticos utilizados pelos professores de Geografia, atentando a forma como estes abordam o lugar, enxergando-a como uma categoria da geografia de entendimento do sujeito do e no mundo. Com os dados e as informações coletadas, pretendemos sistematizar e organizar produções científicas que abordem a compreensão do conceito de lugar na geografia escolar.