Não autenticado |

Rômulo Rossy Leal Carvalho

    • Licenciado em História pela Universidade Federal do Piauí - Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (UFPI/CSHNB), Picos-PI. Mestrando em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (USP/FFLCH). Atua nas áreas de história, história e antropologia, história dos povos indígenas e ensino de história. Pós-graduando em Ensino de História do Brasil e do Mundo Contemporâneo pelo Centro de Educação Aberta e à distância da Universidade Federal do Piauí (CEAD/UFPI). Pós-graduado, a nível de especialização, em Gestão Educacional com Docência do Ensino Superior pela Faculdade Elesbão Veloso (FAEVE). Coorganizador das obras: História em Crônicas (2019), Histórias do Brasil: caminhos didáticos para abordagens históricas (2021) e História, Igreja e Cristianismos: análises historiográficas (2022). Membro perpétuo da Academia de Letras do Vale do Riachão (ALVAR-PI).

       

      Links:    

    • CARVALHO, R. R. L. ; CASTRO, Ana Paula Cantelli. . História, Igreja e Cristianismos: análises historiográficas. Rio de Janeiro : Kliné Editora, 2022 . 144p. ISBN: 9786589252085.
    • CARVALHO, R. R. L. . Cinzas de uma Mansão. São Paulo : Life Editora, 2021 . 176p. ISBN: 9786558871583.
    • CARVALHO, R. R. L. . Luz no Horizonte. São Paulo : Life Editora, 2021 . 102p. ISBN: 9786558871590.
    • CASTRO, Ana Paula Cantelli. ; SANTOS, Nádia Narcisa de Brito ; CARVALHO, R. R. L. . Histórias do Brasil: caminhos didáticos para abordagens históricas. São Carlos-SP : Editora Pedro e João, 2021 . 113p. ISBN: 9786558694427.
    • CARVALHO, R. R. L. ; SANTOS, Raimundo Nonato Lima dos. . História em Crônicas. Teresina-PI : EDUFPI, 2019 . 101p. ISBN: 9788550904672.
    • CARVALHO, R. R. L. . Além do Mais!. Picos - PI : Gráfica e Editora Brito LTDA, 2015 . 184p. ISBN: 9788591997800.
    • CARVALHO, R. R. L. ; SILVA, R. R. . Um quase eterno reencontro: Ailton Krenak e a Assembleia Nacional Constituinte (1987) ESPACIALIDADES , v. 15 , p. 228 - 245 , 2019. ISSN: 1984817X.
    • CARVALHO, R. R. L. . Contemporâneo Vox Populi: Igreja Católica/laicato na condução de ritos fúnebres na comunidade Porcos I, São Julião-PI, 2017. História, Igreja e Cristianismos: análises historiográficas, v. 1, p. 67 - 80, 2022.
    • CASTRO, Ana Paula Cantelli. ; SANTOS, Nádia Narcisa de Brito ; CARVALHO, R. R. L. . A Assembleia Nacional Constituinte (1987-1988) e a Constituição Cidadã (1988) no Brasil: 30 anos depois, já somos cidadãs e cidadãos?. Histórias do Brasil: caminhos didáticos para abordagens históricas, v. 1, p. 91 - 111, 2021.
    • CASTRO, Ana Paula Cantelli. ; SANTOS, Nádia Narcisa de Brito ; CARVALHO, R. R. L. . Por uma renovação no ensino de história indígena no Brasil: reflexões e apontamentos. Histórias do Brasil: caminhos didáticos para abordagens históricas, v. 1, p. 14 - 27, 2021.
    • HONORATO, Kátia Daniela Gomes ; CARVALHO, R. R. L. . Nas nuances de uma motocicleta, uma oposição que se acelera: a Nuestra America pelas lentes de Ernesto Guevara de la Serna (1952). História e Historiografia: Experiências de Pesquisa, v. , p. 281 - 298, 2020.
    • CARVALHO, R. R. L. ; CASTRO, Ana Paula Cantelli. . Santos e santidade cristã: um breve itinerário da Antiguidade à Modernidade. Ensino e Pesquisa em História Antiga e Medieval: Religião, Política e Poder, v. , p. 112 - 127, 2020.
    • CARVALHO, R. R. L. . Riscos, rabiscos e repúblicas. História em Crônicas, v. , p. 95 - 101, 2019.
    • CARVALHO, R. R. L. . Vox Populi Contemporâneo: entre o social e o institucional na realização das Visitas católicas (ritos fúnebres) na comunidade Porcos I, São Julião-PI, 2017. In: III Ciclo de Debates em História Antiga e Medieval , 2020 , Picos. História Antiga e Medieval: política, religião e poder. Teresina : Even3, .
    • CARVALHO, R. R. L. . Além do Mais!. Picos - PI : Gráfica e Editora Brito , 2015 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • CARVALHO, R. R. L. . Das hélices às chaminés: uma visão sobre Titanic, o filme. 2016 (Comunicacao)
    • CARVALHO, R. R. L. . O imaginário da magia: demonologia e contradições. 2016 (Comunicacao)
    • CARVALHO, R. R. L. ; HONORATO, Kátia Daniela Gomes . Nas nuances de uma motocicleta, uma oposição que se acelera: a Nuestra America pelas lentes de Ernesto Guevara de la Serna (1952). 2020 (Seminário)
    • CARVALHO, R. R. L. . Vox Populi contemporâneo: entre o social e o institucional na realização da Visita católica (rito fúnebre) na comunidade Porcos I, São Julião-PI, 2017. 2020 (Comunicacao)
    • CARVALHO, R. R. L. . Um quase eterno reecontro: Ailton Krenak e a Assembleia Nacional Constituinte (1987-1988). 2019 (Comunicacao)
    • CARVALHO, R. R. L. . História, América Latina e Brasil: reflexões em torno de historiografia brasileira em Males de Origem, Manoel Bomfim. 2019 (Simposio)
    • CARVALHO, R. R. L. . 'Quem tá morto só precisa de reza': alguns significados simbólicos da Visita (rito fúnebre) na comunidade Porcos I, São Julião-PI, 2017. 2019 (Comunicacao)
    • CARVALHO, R. R. L. . 'Quem tá morto só precisa de reza': alguns significados da Visita (rito fúnebre) na comunidade Porcos I, 2017. 2018 (Comunicacao)
    • CARVALHO, R. R. L. . Caminhos da santidade cristã: uma análise em torno de aspectos medievais e modernos. 2017 (Comunicacao)
    • CARVALHO, R. R. L. . Aula de campo: somando experiências, construindo conhecimentos. 2016 (Comunicacao)
    • CARVALHO, R. R. L. . I Simpósio Nacional de História Militar do Piauí. 2017 (Universidade Federal do Piauí)
    • CARVALHO, R. R. L. . IX Semana de História de Picos. 2016 (Universidade Federal do Piauí)
    • CARVALHO, R. R. L. . X Semana de História de Picos. 2017 (Universidade Federal do Piauí)
    • CARVALHO, R. R. L. . I Ciclo de Debates em História Antiga e Medieval. 2017 (Universidade Federal do Piauí)
    • CARVALHO, R. R. L. ; CARVALHO, R. R. L. . II Ciclo de Debates em História Antiga e Medieval: Religião, política e poder no ensino de História. 2019 (Universidade Federal do Piauí)
    • CARVALHO, R. R. L. . II Colóquio Práticas de Pesquisa em História: Relações entre história e literatura. 2019 (Universidade Federal do Piauí)
    • CARVALHO, R. R. L. . XII Semana de História de Picos. 2019 (Universidade Federal do Piauí)
    • CARVALHO, R. R. L. . O trabalho do gestor: organização e funcionamento da escola. 2023 (Faculdade Santana)
    • CARVALHO, R. R. L. . Políticas educacionais e os processos de gestão supervisão e docência na escola. 2023 (Faculdade Santana)
    • CARVALHO, R. R. L. . Fundamentos teóricos e metodológicos da Educação Inclusiva. 2024 (Faculdade Santana)
    • CARVALHO, R. R. L. . 'No Brasil todo mundo é índio, exceto quem não é': a noção de indianidade para Eduardo Viveiros de Castro. 2023 (Universidade Estadual do Piauí)
    • CARVALHO, R. R. L. . Recriando emoções: uma oficina sobre a confecção de poemas. 2022 (Museu Ozildo Albano)
  • Projetos de Pesquisa: 3
    • Nome do projeto: História para ler o mundo: discussões históricas em outras perspectivas (2020 - 2021
      Natureza: Ensino
      Integrantes: CARVALHO, R. R. L. .
      Descrição: O projeto História para ler o mundo se inscreve em uma zona de confronto entre conhecimentos históricos já sistematizados, com a adoção de outras fontes e abordagens, no primaz intuito de, por meio de sua execução, apontar para diferentes formas de perceber o passado, a saber: quem produziu a fonte histórica? Por quê? Como? A quem se destina? Temos, assim, nossas hipóteses iniciais levantadas: como o ensino de história vem sendo executado nas escolas públicas e particulares do Brasil? Ainda perdura a incompreensão sobre tempo? Afinal, diferenciamos, nas aulas, tempo histórico de tempo cronológico? É importante, pois, que façamos essa distinção, a fim de evitar um dos mais renitentes problemas que permeiam o ensino de história: a existência de anacronismos formas de ler o passado com valores e formas com que lemos o presente. Temos, pois, de entender que, ao vislumbrarmos qualquer análise sobre um tempo que não era o nosso, cronológica e historicamente, devemos levar em consideração a forma como os diferentes agentes sociais viveram em suas épocas. Se hoje temos um olhar diferente, exemplo, a respeito dos negros, temos de observar como, durante o período escravagista no e do Brasil, estes eram vistos por meio das fontes a que vamos analisar. Os tempos mudam; com eles, os sujeitos se amoldam também; decalcam suas impressões a partir dos chamados lugares de fala, isto é, de onde parte a voz que alceiam. Os sujeitos que produzem as fontes estão em que lugar? São detentores de poder político, econômico, religioso? Têm prestígio social? Ou estão à mercê da sociedade em que vivem, reclamando, reivindicando pelos direitos que lhes são negados e ou/retirados? Cremos na história como uma disciplina que ajuda o sujeito/discente a ler o mundo fora da sua zona de conforto, mesmo que ele seja cômoda. Explicamos: por vezes, encontramos alunos e alunas que tiveram uma formação sobre história calcada na ideia de que os grandes nomes, os grandes detentores do poder, foram e continuam sendo heróis nacionais, pessoas às quais se devem honrarias. Isso, muitas vezes, tende a criar e reproduzir e olhar reducionista sobre o saber histórico contemporâneo, que não limita a ciência a nomes e datas, mas também a expande a conhecimentos concretos e críticos sobre sujeitos de outrora, do hoje e do amanhã.
    • Nome do projeto: Programa Institucional de Residência Pedagógica (2018 - 2020
      Natureza: Ensino
      Integrantes: CARVALHO, R. R. L. , SANTOS, Raimundo Nonato Lima dos. .
      Descrição: A residência pedagógica é uma atividade de formação realizada por um discente regularmente matriculado em curso de licenciatura e desenvolvida numa escola pública de educação básica, denominada escola-campo. A residência pedagógica tem o total de 440 horas de atividades distribuídas da seguinte forma: 60 horas destinadas à ambientação na escola; 320 horas de imersão, sendo 100 de regência, que incluirá o planejamento e execução de pelo menos uma intervenção pedagógica; e 60 horas destinadas à elaboração de relatório final, avaliação e socialização de atividades. Na escola-campo, o residente será acompanhado por um professor da educação básica, denominado preceptor. A orientação do residente será realizada por um docente da IES, denominado docente orientador. A coordenação do Projeto Institucional de Residência Pedagógica será realizada por um docente da IES, denominado Coordenador Institucional.
    • Nome do projeto: Restauração de Documentos e Preservação da Memória do Exército Brasileiro na cidade de Picos-PI (2016 - 2017
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CARVALHO, R. R. L. , FARIAS JÚNIOR, José Petrúcio de. , OLIVEIRA, Karla Íngrid Pinheiro de .
      Descrição: : O projeto teve como objetivo auxiliar na digitalização e preservação do acervo memorial do 3º Batalhão de Engenharia e Construção (BEC) Visconde da Parnaíba, localizado na cidade de Picos-PI. Através do projeto extensionista, foram digitalizados uma série de documentos relacionados às obras de construção empreendidas pelo referido polo do Exército Brasileiro, não somente na macrorregião da cidade de Picos, mas em outros estados. O projeto resultou de uma parceria entre a Universidade Federal do Piauí e o Exército Brasileiro, o que culminou na realização do evento: I Simpósio Nacional de História Militar do centro sul piauiense, ocorrido dos dias 04 a 06 de setembro de 2017, na Universidade Federal do Piauí ? Campus Senador Helvídio Nunes de Barros.
    • CARVALHO, R. R. L. . Civitella in val di Chiana. 2019 - Performance teatral