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Karina Ribeiro de Moura

    • Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Participou como auxiliar de pesquisa do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre a Desigualdade (NIED - UFRJ) e foi extensionista do projeto "Educação popular, cultura e política: estratégias de reconexão democrática entre universidade e periferias em tempos (pós-) pandêmicos" (EduPolítica - UFRJ), tendo ganhado prêmio de Menção Honrosa pelo projeto "Cartas da Pandemia". Atualmente faz Mestrado na área da sociologia da educação na Universidade de São Paulo (FFLCH - USP), em que pesquisa a inserção do ensino de aprendizagem de habilidades socioemocionais na nova reforma do ensino médio, tentando identificar os principais interesses em volta dessa política pública e os sentidos que os sujeitos no contexto da prática dessa política atribuem a ela.

       

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  • Projetos de Pesquisa: 3
    • Nome do projeto: Educação popular, cultura e política: estratégias de reconexão democrática entre universidade e periferias em tempos (pós-) pandêmicos (2021 - 2022
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MOURA, K. R. , MUSSI, Daniela , AGUIAR, Thais , SANTOS, I. C. , PRINGI, G. S. , SANTOS, F. P. , CORBAL, L. G. M. O. , SANTOS, J. N. .
      Descrição: O presente projeto pretende realizar uma série de ações para promoção da articulação entre universidade, saúde coletiva e educação popular no contexto pós-pandemia. As ações previstas, por sua vez, serão desenvolvidas com vistas a dar relevo aos temas da Ciência Política (Ex.: democracia, direitos humanos, justiça, participação, ideologias, etc.) e sua integração com metodologias da educação popular em um contexto histórico em que a saúde coletiva adquire grande repercussão social. Em março de 2020, a pandemia, combinada à insatisfatória resposta governamental brasileira ao enfrentamento da Covid-19, suspendeu a realização de atividades educacionais presenciais em escolas e universidades. Quase um ano depois, já se reconhece que essa medida, apesar de necessária, teve por consequência grandes perdas de aprendizado, convivência social e diálogo pedagógico. Não apenas o ensino formal foi prejudicado. As iniciativas de educação popular, como cursinhos pré-universitários comunitários, projetos de educação no cárcere, iniciativas voluntárias de educação de jovens e adultos etc foram atingidos. O presente projeto se debruça principalmente sobre esse público. Para tal, o projeto estabeleceu duas parcerias importantes. Com a Rede Emancipa - movimento social de educação popular que conta com 14 anos de experiencia, e com InformaSUS - plataforma de comunicação social e científica promovida por professores do Departamento de Medicina da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR).
    • Nome do projeto: Cartas da Pandemia: o relato e a troca entre experiências vividas na crise atual como forma de solidariedade (2021 - 2022
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MOURA, K. R. , MUSSI, Daniela , AGUIAR, Thais , SANTOS, I. C. , SANTOS, J. N. , SILVA, J. V. , ALMEIDA, T. R. A. .
      Descrição: O projeto tem como objetivo produzir abordagens analíticas e reflexivas a partir da promoção de trocas anônimas de cartas e áudios que constituirão memória viva da pandemia Covid-19. A equipe multidisciplinar analisará o material em oficinas de trabalho e rodas de conversa públicas, trazendo referenciais metodológicos de diversas áreas (ciência política, sociologia, saúde pública, letras, educação, serviço social etc). O convite para envio do material será feito principalmente (mas não exclusivamente) ao público do Curso Saúde Coletiva e Periferias, que já conta com mais de 13 mil inscritos, organizado pela Rede Emancipa, em parceria com a UFSCAR, a UFRJ e outras instituições. Dessa maneira, o intuito principal é contribuir para a formação dos estudantes, dos cursistas e do público participante nas ações interativas (estudantes, lideranças comunitárias, militantes/ativistas, educadores/educandos populares etc) no que se refere aos impactos da pandemia na modulação de diversos aspectos da vida cotidiana (saúde coletiva, trabalho, politização, direitos, subjetividades etc). Essa é a segunda edição da iniciativa "Cartas da Pandemia". A primeira edição teve início com a troca de correspondências entre mais de duas centenas de pessoas no período de maio a julho de 2020, envolvendo a Rede Emancipa de educação popular, em parceria com a UERJ e a USP. Estão previstas ações de publicização do material, como mural online, e-book, criação de mapa sonoro/podcast e gravações.
    • Nome do projeto: A relação entre aspectos socioeconômicos e socioemocionais: a desigualdade educacional brasileira nos microdados do PISA 2018 (2021 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MOURA, K. R. , CARVALHAES, Flavio , REIS, Elisa P. , SOUZA, C. G. , MAGALHÂES, Raphael de , CHRISTINO, C. M. , RODRIGUES, M. J. R. , MILANSKI, B. A. .
      Descrição: A experiência dos estudantes no ambiente escolar pode ser estudada através de dimensões relacionadas a seu desempenho acadêmico e outros fatores que permeiam suas vidas. Os resultados escolares dos alunos são conhecidos como aspectos cognitivos desenvolvidos nas escolas e famílias e medidos através de provas padronizadas em avaliações de larga escala. Uma série de estudos também chama atenção para outros fatores relevantes para o entendimento da vida escolar, como a abertura para diálogo, motivação com os estudos, autoestima e opiniões dos alunos em relação a comportamentos de ensino de seus professores (Montes, 2019). Essas perspectivas são conhecidas como fatores não-cognitivos e contextos das salas de aula dos estudantes. Essas são dimensões importantes de serem conhecidas em si mesmas e por estarem associadas ao aprendizado. Mobilizamos os microdados do Programa Internacional de Avaliação dos Alunos (PISA) de 2018. O PISA é uma pesquisa trienal realizada em 79 países que avalia alunos por meio de provas de leitura, ciências e matemática. No Brasil, 10.691 estudantes de 597 escolas espalhadas por todo o território nacional participaram da última pesquisa. Por meio de questionários contextuais são coletadas informações sobre os históricos familiares e diversos aspectos da vida dos estudantes, das escolas e contexto do ensino. O foco de nossa pesquisa é chamar atenção para as respostas dos estudantes em relação a suas expectativas educacionais, aspirações ocupacionais, prazer pela leitura, clima disciplinar da sala de aula e opinião sobre entusiasmo e engajamento dos professores. Os dados também permitem verificar a origem socioeconômica dos estudantes. Combinando esses dois conjuntos de indicadores, perguntamos se e como a origem socioeconômica dos alunos está associada a suas respostas às dimensões não-cognitivas e opiniões sobre contexto escolar.