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Gustavo Henrique Carvalho Fagundes

    • Mestrando no programa de Letras Clássicas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Graduado em Letras e Literatura com habilitação em Língua e Literatura Grega pela mesma instituição. Realizou um estágio de Iniciação Científica (IEB -USP) no âmbito da Teoria Museológica (FAPESP: 19/05921-3). Atualmente, se dedica a uma agenda de estudos sobre o corpus de textos fisiognomônicos da Antiguidade e sua relação com Ciência e com a Literatura antigas. Concluiu uma pesquisa de iniciação científica de tradução e estudo sobre o tratado peripatético 'Physiognomonika' (FAPESP: 21/02329-6), e conduz um projeto de pesquisa sobre a circulação do 'senso fisiognomônico' entre Grécia e Mesopotâmia na Antiguidade.

       

      Links:    

    • FAGUNDES, G. H. C. . O paradigma estético-museal da Catharsis de Odisseu . Revista Museu , , 10 abr. 2021.
    • FAGUNDES, G. H. C. . Museologia e Humanismo. O Processo de Formação pela Experiência Estética sob a Perspectiva da Teoria Museológica.. In: V Encontro de Pesquisa em História da Arte - EPHA , 2020 , São Paulo. Caderno de Resumos. V Encontro de Pesquisa em História da Arte - EPHA. São Paulo : , 2020. p. 468 - 472.
  • Outras Produções Bibliográficas: 1
    • FAGUNDES, G. H. C. . Delay da Consciência. In. Pandemos: Diário da Peste. São Paulo : Rua do Sabão , 2022 (Crônica)
    • FAGUNDES, G. H. C. . Estudo Introdutório e Tradução do tratado peripatético Physiognōmonika. 2022 (Simposio)
    • FAGUNDES, G. H. C. . Senso e sistema fisiognomônico. Estudo e tradução do tratado peripatético Physiognomonika. 2022 (Comunicacao)
    • FAGUNDES, G. H. C. . Da catharsis de Odisseu e Enéias a Goethe. Conceitos pregressos ao fato museal na tradição humanística. (IV Sinpem-MAE-USP). 2021 (Simposio)
    • FAGUNDES, G. H. C. . Physiognōmoniká, de Pseudo-Aristóteles. Estudo introdutório e tradução. (Questões introdutórias). 2021 (Simposio)
    • FAGUNDES, G. H. C. . Museologia e Humanismo. O Processo de Formação pela Experiência Estética sob a Perspectiva da Teoria Museológica.. 2020 (Comunicacao)
    • FAGUNDES, G. H. C. . A Experiencia Estética como fator de Formação e Humanização. O 'Fato Museal' inserido a uma tradição humanística. 2019 (Simposio)
    • FAGUNDES, G. H. C. ; FRENKEL, L. M. . Ciclo de encontros sobre Entextualização de percepções naturais no Mediterrâneo antigo. 2023 (Universidade de São Paulo)
    • FAGUNDES, G. H. C. . A experiência estética como fator de formação e humanização O Fato Museal inserido a uma tradição humanística. 2020
    • FAGUNDES, G. H. C. . Physiognōmoniká, de Pseudo-Aristóteles. Estudo introdutório e tradução. 2022
    • Nome do projeto: A construção de um portal para acervos de documentos bibliográficos, textuais, visuais e sonoros relativos à literatura de cordel (2018 - 2019
      Natureza: Extensao
      Integrantes: FAGUNDES, G. H. C. , IUMATTI, P. T. .
    • Nome do projeto: Museologia e Humanismo. A experiência estética como fator formação e humanização. (2019 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FAGUNDES, G. H. C. , SARRAF, V. P. .
      Descrição: Pesquisa realizada sob ocasião de um estágio de iniciação científica junto ao projeto Jovem Pesquisador (FAPESP), ?O legado teórico de Waldisa Rússio Camargo Guarnieri: análise e reconhecimento dos seus estudos, baseados em experiências empíricas em museus brasileiros para a teoria museológica internacional?, dedicado ao Fundo Waldisa Rússio de documentos de arquivo sobre museologia, arte e cultura material do acervo do Instituto de Estudos Brasileiros da USP. Dentro deste quadro, o objetivo específico deste projeto foi investigar influências e confluências intelectuais nos âmbitos da Estética e da História da Arte operantes na apreciação de Rússio (1935-1990) do conceito museológico ?fato museal?. Foram observados paralelos teórico-conceituais na tradição humanística que remontam à antiguidade clássica, como os conceitos de Mimesis e Catarse, bem como os conceitos Vita Memoriae, Sensus Communis e Bildung, em diálogo com proposições da teoria museológica do século XX, em vista da hipótese de que o fato museal prefigura uma sistematização do processo de formação pela experiência estética em ?contextos museais?.
    • Nome do projeto: Physiognōmonika, de Pseudo-Aristóteles. Estudo Introdutório e Tradução. (2021 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FAGUNDES, G. H. C. , Lopes, D. R. N. .
      Descrição: A técnica de inferir o caráter por meio da interação entre exterior corpóreo (sôma) e interior (psykhé, diánoia ou éthos), a fisiognomônia, teve notória relevância na Grécia Antiga, pois seus fundamentos se expandem aos âmbitos das artes, da medicina hipocrática, e da filosofia antiga. Ainda que desde Homero a literatura e a iconografia tenham explorado um ?senso fisiognomônico? sob o crivo da aspiração pela simetria e pela harmonia das formas corpóreas em vista dos ideais da aristocracia - o bom e o belo -, o primeiro tratado metodológico de fisiognomonia surge em meados do século III a.c., em torno da escola peripatética. O texto explora três métodos de análise da disposição da alma a partir de sinais exteriores: a zoomorfia, a fisiognomônia etnográfica, e a análise das afecções do caráter ( ēthos ) manifestas no rosto. Tendo em vista que a boa formação do corpo junto à formação da alma abrange os desígnios da paideia e da filosofia gregas e se reflete nas artes e no diagnóstico das doenças - a patognomonia -, o surgimento de um tratado de fisiognomônia no período helenístico testemunha a relevância da questão para a civilização grega, de modo que seu estudo pode contribuir para uma compreensão mais aprofundada dos desdobramentos da relação entre corpo e alma no pensamento antigo. As repercussões da fisiognomônia grega a partir do tratado pseudo-aristotélico foram populares na idade média, no renascimento e na modernidade, tendo-se projetado em apropriações pseudo-científicas, como a frenologia e a eugenia, de interesse para a História da Ciência, e também para a História da Arte. Este projeto tem por objetivo realizar um estudo introdutório e uma tradução integral do tratado peripatético Physiognōmonika, cuja autoria foi atribuída tardiamente a Aristóteles.
    • Nome do projeto: Epistemologia da percepção antropomórfica. (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FAGUNDES, G. H. C. .
      Descrição: Este projeto investiga as práticas de observação antropomórfica textualizadas como métodos (trópoi) na arte de definir a natureza pela aparecia (fisiognomonia) em textos taxonômicos e em tratados da Antiguidade. Aplica-se uma metodologia interdisciplinar, envolvendo discussões arqueológicas, assiriológicas e historiográficas, além dos estudos clássicos.
    • Nome do projeto: O Senso fisiognomônico em fontes acádias, aramaicas e hebraicas. (2022 - 2023
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FAGUNDES, G. H. C. , FRENKEL, L. M. .
      Descrição: Pesquisa de Iniciação Científica que visa discutir o conceito de "consciência fisiognomônica" na interação intelectual entre Grécia e Mesopotâmia durante os períodos Helenístico e Imperial, com base no estudo de fontes babilônicas, greco-latinas e bíblicas. A pesquisa envolve estudos comparados de literatura antiga e recepção dos clássicos, tendo em vista a compreensão das relações culturais sob o império da cultura helênica na Antiguidade, com o objetivo de perceber a influência do pensamento fisiognomônico do período para as transformações intelectuais e tensões culturais ocorridas mais tarde no Ocidente durante a Idade Média.