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Mariane Marcia Barros Braga

    • Mestranda em Geografia Humana na FFLCH - USP. Tecnóloga (2012), Bacharel e Licenciada em Geografia (2020). Desde 2019 é professora da educação básica, anos finais do ensino fundamental, ensino médio, cursinhos pré-ETEC e preparatórios para o vestibular. Integrou o "Círculo de Pesquisas das Fronteiras Teóricas para a Formação de Professores", vinculado ao Laboratório de Ensino e Material Didático (LEMADI), do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo (USP), sob a coordenação da Profa. Dra. Maria Eliza Miranda (2015-2020). Integrante do Núcleo de Pesquisa em Cartografia e Pensamento Espacial na Educação Geográfica (CPEGEO), credenciado no CNPq, sob a coordenação da Profa. Dra. Paula Cristiane Strina Juliasz. Desenvolve pesquisas voltadas para o ensino de geografia, adolescência, território, políticas públicas, geoprocessamento e processos de desenvolvimento cognitivo.

       

      Links:    

    • BRAGA, M. M. B. ; JULIASZ, P. C. S. . O ENTORNO DA ESCOLA COMO TERRITÓRIO USADO: UMA ESCALA DE PLANEJAMENTO E AÇÃO Caminhos de Geografia) , v. 23 , p. 01 - , 2022. ISSN: 16786343.
  • Projetos de Pesquisa: 3
    • Nome do projeto: A Contribuição das figuras de Wolff e das concepções de mediação para o ensino de Geografia na Era da Conectividade e da Informação (2015 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BRAGA, M. M. B. , RAHAL, C. C. , TEODORO, S. S. , LOVADINI, M. , LIMA, M. J. , REIS, J. M. S. , GAMBERA, J. L. H. M. , PEREIRA, D. D. , OLIVEIRA, A. C. B. , MOTA, I. Z. , BATISTA, A. J. , MIRANDA, M. E. , FERES, L. G. , RIBEIRO, N. S. , MACEDO, F. G. , PRADO, S. M. , LOPES, T. O. , LUCENA, L. V. , FELICIO, L. H. P. , REIS, M. O. S. , BRUZATI, V. .
      Descrição: Este Projeto visa explorar as diversas concepções de Homem que permeiam as tendências teóricas da Geografia Moderna tendo como base as 'figuras de Wolff", recolocando o valor formativo que o ensino de Geografia possui na Educação Básica. Além disso, investiga as concepções de mediação segundo Vigotski e Feuerstein aplicadas ao ensino de Geografia na Educação Básica por 11 professores de geografia participantes desta pesquisa. Também, o projeto se desenvolve a partir de 2015 em nível de graduação do Curso de Geografia da USP com as turmas da disciplina "Ensino de Geografia na Educação Básica"
    • Nome do projeto: Conteúdo, linguagem e atividade de ensino na formação do conhecimento geográfico (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BRAGA, M. M. B. , BATISTA, A. J. , JULIASZ, P. C. S. , MOREIRA, R. S. , PEREIRA, E. V. , PARINI, J. M. , MEDEIROS, A. K. M. , SILVA, R. R. , NONATO, M. S. , SILVA, F. F. T. , NOGUEIRA, L. M. .
      Descrição: Ao longo da Educação Básica, o conhecimento geográfico é desenvolvido junto à diferentes linguagens, como o texto literário, a o cinema e a cartografia. Este projeto tem como fundamento a formação de conceitos de forma encadeada a partir de vivências e problematizações criadas pelos professores no ambiente escolar, desta forma, tem-se como base a pedagogia histórico-crítica e a psicologia histórico-crítica. A abordagem qualitativa é também fundamento metodológico na construção dos instrumentos de pesquisa, como entrevistas e atividades de ensino, e no tratamento dos dados. Problematiza-se, neste projeto, como os sujeitos constroem os conceitos geográficos e ampliam o pensamento espacial por meio das representações espaciais. O pensamento espacial, desenvolvido nas atividades cotidianas, expande-se na escola através dos conhecimentos elaborados desde a Educação Infantil, como um processo cognitivo que une os diferentes segmentos da Educação Básica. No ensino de Geografia, as formas de pensar o espaço ganham novos contornos por meio de conceitos geográficos, noções espaciais como localização e distância, e representações cartográficas. Compreende-se, assim conteúdo em seu amplo significado de conteúdo conceitual, procedimental e atitudinal, linguagem como forma de concretizar o pensamento espacial e de desenvolver o conhecimento geográfico e as atividades de ensino como fundamento para materialização dos objetivos e conteúdo, sendo uma solução construída para as perguntas: a quem ensinar, para quem ensinar, o que ensinar e como ensinar. Este projeto está inserido no Grupo de Pesquisa Cartografia e Pensamento Espacial na Educação Geográfica credenciado no Cnpq. Tem-se como objetivo geral analisar os conteúdos e métodos de ensino na formação do conhecimento geográfico. Para alcançar este objetivo, espera-se analisar as representações espaciais, os temas e conceitos, currículos e metodologias e analisar as relações entre a teoria histórico-cultural e histórico-cultural na formação do pensamento e representação espacial nas aulas de Geografia. Os integrantes desta pesquisa contribuem com linhas distintas para o desenvolvimento desta investigação: Cartografia Escolar; Conteúdo e Método do Ensino de Geografia; Teoria Histórico-cultural e Pedagogia Histórico-Crítica. São eixos amplos que convergem para uma leitura crítica sobre as atividades de ensino e a formação de conceitos científicos na escola.
    • Nome do projeto: A Formação do Professor de Geografia e as Demandas do Ambiente Escolar no Contexto Contemporâneo de Conectividade e Informação (2015 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BRAGA, M. M. B. , MIRANDA, M. E. , MOREIRA, R. G. , REIS, M. O. S. , FELICIO, L. H. P. , LUCENA, L. V. , LOPES, T. O. .
      Descrição: A pesquisa está centrada tanto nas abordagens que se vinculam ao ensino superior de formação de professores quanto as que se pode encontrar nas práticas docentes da educação básica. Na verdade, procura-se dar ênfase na articulação do conhecimento acadêmico e pedagógico no próprio processo em nível de formação da Graduação em Geografia devido também a necessidade de se repensar o modelo didático do ensino de Graduação, em geral. Este projeto visa engajar os alunos bolsistas nas atividades de pesquisa que partem da concepção que considera necessário repensar a formação de professores a partir da realidade do ambiente educacional, desvendando as demandas que o ambiente escolar contemporâneo apresenta. Numa perspectiva formativa realizamos dinâmicas de estudos e reflexões, e, numa perspectiva operacional acompanhamos o movimento da prática docente de professores da educação básica. A equipe atual conta com 3 alunos de Graduação com bolsa do Programa Unificado de Bolsas da USP, modalidade Pesquisa 2016-2017.