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João Pedro de Azevedo Machado Mota

    • Pesquisador, jovem professor, artista multimídia. Doutorando no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades, FFLCH / USP (2019- ), com período sanduíche na Mediadesign Hochschule für Design und Informatik (MD.H), de 10/2022 a 03/2023 em Berlin, Alemanha, sob orientação do Prof. Christian Malterer; e no Cologne Game Lab | University of Applied Sciences (TH Köln), de 04/2023 a 01/2024 em Colônia, Alemanha, sob orientação do Prof. Dr. Gundolf S. Freyermuth, com bolsas de estudos CAPES PrInt e Auxílio DAAD. Mestre em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicação e Artes - ECA, Universidade de São Paulo - USP (2015-2017). Graduado Bacharel em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2009-2014). Facilitador pedagógico na Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP). Tem formação parcial em Ciências Sociais na Universidade Federal da Bahia - UFBA (2005-2007, parcial). Formação parcial em Análise de Sistemas pela Universidade Estadual da Bahia - UNEB (2005-2005, parcial). Experiência acadêmica complementada por intercâmbio internacional via UFF na Escola Superior de Teatro e Cinema - ESTC, Instituto Politécnico de Lisboa - IPL, Portugal (2012-2013). Atuou como professor de Pós-Graduação do Centro Universitário SENAC Lapa Scipião/SP em 2018, nas disciplinas Narrativas e Mídias Digitais, oferecida pelo curso de Especialização em Roteiro de Ficção Audiovisual; e em Governança da Internet, oferecida pelo curso de Pós-Graduação em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais. Foi membro do corpo editorial e revisor parecerista do periódico científico Revista Movimento, do PPGMPA / ECA / USP, de 2015 a 2018. Foi membro do grupo de pesquisa francês Société pour l'Enseignement et la Recherche du Cinéma Anglophone - SERCIA, tendo apresentado diversos trabalhos acadêmicos internacionais no Brasil, Suécia, Alemanha, Espanha, Inglaterra. Participa como membro do Grupo de Pesquisa no Laboratório de Arte, Mídia e Tecnologias Digitais (LabArteMidia) da ECA / USP, desde 2017, com foco na pesquisa dos recursos e o potencial experimental de sistemas computacionais na criação de conteúdos audiovisuais digitais em interatividade e convergência entre telas, multiplataformas e ambientes X-Reality, tendo colaborado na realização de obras audiovisuais em 360, a citar a experiência imersiva artístico-política, "Beco" (2019). Hoje integra o projeto acadêmico UAIFAI (Universidade Aberta à Imaginação, à Fantasia e às Artes da Invenção), ao projeto internacional de intercâmbio do Cities of Knowledge e ao projeto de pesquisa do Institudo de Iconomia, agenciado sob a agenda acadêmica do Prof. Gilson Schwartz, veiculado à ECA/USP e à FFLCH/USP. Hoje atua como coordenador de produção audiovisual no evento internacional Games for Change Latin America, com ramificações na América do Norte e Europa. Assinando com o pseudônimo Yan Tibet, sua experiência profissional transita entre a universidade e o mercado desde 2005, colaborando no mercado audiovisual internacional em empresas como IBM, CBS, Disney Media Network L. A., IFAD / FAO (Nações Unidas), Art of Living e em projetos nacionais educacionais de pesquisa, ensino e extensão em universidades e empresas como USP, UFF, UFBA, SENAC-SP, EMATER-RIO, SEAPEC-RJ e Colégio São Luís. Atualmente realiza sua pesquisa de doutorado interdisciplinar intitulada: "RHIZOLUDENS SEMIOPHAGIAS: Semiotic Borders of Narrative Ecosystems in Collaborative Rhizomes". Temas de interesse: semiótica; semiótica da cultura; estudos de cinema; filosofia; ciências sociais; game design; cibertexto; literatura ergódica; intertextualidade; narrativa transmídia; intermidialidade; estudos culturais; teoria das mídias; cibercultura; processos criativos; novas mídias; hipermídia; cultura de massa; sistemas rizomáticos; data visualization; design narrativo, arqueologia das mídias; filosofia alemã; interdisciplinaridade, conceito de antropofagia.

       

      Links:    

    • MOTA, J.P.A.M. . Fundamento da narrativa transmídia: um rizoma conceitual. CULTURA, EDUCOMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: cenários e tendências, v. , p. 158 - 171, 2021.
    • MOTA, J. P. . AS CAIXAS DE PANDORA MODERNAS:A MÁQUINA FOTOGRÁFICA E A DUALIDADE ENTRE O PROGRESSO E A BARBÁRIE NA CONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA. INTERDISCIPLINARIDADE E ASSUNTOS CONTEMPORÂNEOS: DIÁLOGOS POSSÍVEIS E INEVITÁVEIS, v. , p. 64 - 91, 2021.
    • MOTA, J. P. . Pokemón GO: a abertura aos diálogos de uma experiência-em-rede em narrativas transmídia. Confabulações Imaginárias - Histórias de Roteiristas, v. 1, p. 95 - 104, 2019.
    • MOTA, J. P. . Modern Pandora's Boxes: The Photo Camera and the Duality Between Progress and Barbarism in the Construction of History. In: Fourteenth International Conference on The Image Conference , 2024 , Zaragoza. Fourteenth International Conference on The Image Conference Proceedings. Champaign, Illinois, USA : Cátia Rijo, 2023. p. 61 - 61.
    • MOTA, J. P. A. M. . Geometrias da Experiência: metáfora da experiência em cone, pirâmide e rede em formas narrativas. In: VI Jornada Discente PPGMPA , 2017 , São Paulo. Caderno de Resumos VI Jornada Discente PPGMPA. São Paulo : PPGMPA - ECA/USP, 2017. p. 104 - 104.
    • MOTA, J.P.A.M. . RHIZONARRATIVAS: fronteiras semióticas de ecossistemas narrativos em rizomas colaborativos.. In: II Encontro Virtual da ABCiber , 2021 , São João da Boa Vista. Novos letramentos, apropriação das tecnologias e o ciberespaço como construção coletiva: anais do II Encontro Virtual da ABCiber [recurso eletrónico]. São João da Boa Vista : UNIFAE, 2021. p. 1 - 19.
    • MOTA, J.P.A.M. . RHIZOMÁRIO ANTROPOFÁGICO: Fronteiras Semióticas de Ecossistemas Narrativos em Rizomas Colaborativos. In: XIX miniENAPOL de Semiótica , 2021 , São Paulo. CADERNO DE RESUMOS XIX miniENAPOL de Semiótica. São Paulo : Grupo de Estudo de Poéticas Experimentais (Gepoex) da FFLCH/USP, 2021. p. 23 - 23.
    • MOTA, J. P. . The experience-in-network: a new analysis on the transmedia storytelling ecosystem of 'The Matrix' (1999-2009). In: Symbiotic Cinema: Confluences Between Film and the Other Media , 2018 , Växjö. Symbiotic Cinema: Confluences Between Film and the Other Media. : , 2018.
    • MOTA, J. P. . O que é Narrativa Transmídia: misturando Pokémon GO com Parabolicamará. In: V Jornada Discente do PPGMPA , 2018 , São Paulo. Anais da V Jornada Discente do PPGMPA Trabalhos dos alunos do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da USP. São Paulo : ECA/USP, 2018. p. 12 - 30.
    • MOTA, J. P. . Narrativas transmídia em redes: o papel da tríade Cultura da Convergência, Inteligência Coletiva e Cultura Participativa na construção de universos narrativos em rizoma. In: X Simpósio Nacional da ABCiber Conectividade, Hibridação e Ecologia das Redes Digitais , 2018 , São Paulo. CONECTIVIDADE, HIBRIDAÇÃO E ECOLOGIA DAS REDES DIGITAIS. São Paulo : ABCiber, 2018. p. 2109 - 2130.
    • TIBET, Y. . 'Homem-aranha no aranhaverso' é uma celebração à diversidade. : , 2018 (Artigo em site eletrônico)
    • MOTA, J. P. A. M. . #. 2022 (Parecer)
    • MOTA, João Pedro . #. 2017 (Parecer)
    • MOTA, João Pedro . #. 2017 (Parecer)
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    • MOTA, João Pedro . #. 2017 (Parecer)
    • MOTA, João Pedro . #. 2016 (Parecer)
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    • MOTA, João Pedro . #. 2016 (Parecer)
    • MOTA, João Pedro . #. 2016 (Parecer)
    • MOTA, João Pedro . #. 2016 (Parecer)
    • MOTA, João Pedro . #. 2016 (Parecer)
    • MOTA, João Pedro . #. 2018 (Parecer)
    • MOTA, João Pedro . #. 2018 (Parecer)
    • MOTA, João Pedro . #. 2018 (Parecer)
    • MOTA, João Pedro . #. 2018 (Parecer)
    • TIBET, Yan . #. 2016 (Parecer)
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    • MOTA, J. P. A. M. . #. 2018 (Parecer)
    • TIBET, Yan . #. 2016 (Parecer)
    • MOTA, J. P. . Modern Pandora's Boxes: The Photo Camera and the Duality Between Progress and Barbarism in the Construction of History. 2023 (Conferência)
    • MOTA, J. P. . Collective Filmmaking and the Representation of the Housing Problem in Brazilian Analysis of the Film ?The Cambridge Squatter? (Brazil, 2016). 2023 (Conferência)
    • MOTA, J. P. . A luden-rhizomatic model for representing temporality in audiovisual narratives: a case study of the German Netflix series ?Dark? (2017-2020). 2023 (Conferência)
    • MOTA, J. P. . The 100 years of the Brazilian modernist concept of Anthropophagy: devouring of the theoretical and technical traditions of the North as a philosophy for developing an original Latin American interdisciplinary methodology. 2023 (Conferência)
    • MOTA, J. P. A. M. . Transmedia Storytelling: narrando rizomas. 2021 (Conferência)
    • MOTA, J. P. . Fronteiras semióticas de ecossistemas narrativos em rizomas colaborativos. 2021 (Simposio)
    • MOTA, J. P. . RHIZOMÁRIO ANTROPOFÁGICO: fronteiras semióticas de ecossistemas narrativos em rizomas colaborativos.. 2021 (Outra)
    • MOTA, J.P.A.M. . RHIZONARRATIVAS: Fronteiras Semióticas de Ecossistemas Narrativos em Rizomas Colaborativos. 2021 (Congresso)
    • MOTA, J. P. . Macunaíma e Narrativas Rizomáticas. 2020 (Comunicacao)
    • MOTA, J. P. . The experience-in-network: a new analysis on the transmedia storytelling ecosystem of 'The Matrix' (1999-2009). 2018 (Congresso)
    • MOTA, J. P. . Narrativas transmídia em redes: o papel da tríade Cultura da Convergência, Inteligência Coletiva e Cultura Participativa na construção de universos narrativos em rizoma. 2017 (Simposio)
    • MOTA, J. P. . Pokémon GO: a abertura aos diálogos de uma experiência-em-rede em narrativas transmídia. 2017 (Seminário)
    • MOTA, J. P. . Geometrias da Experiência: metáfora da experiência em cone, pirâmide e rede em formas narrativas. 2017 (Outra)
    • MOTA, J. P. . Transmedia Storytelling: das experiências em Benjamin ao devir da experiência coletiva no universo das narrativas transmídia. 2016 (Seminário)
    • MOTA, J. P. . Quintandas Culturais - A Arte em Multiplataformas. 2010 (Universidade Federal Fluminense)
    • MOTA, J. P. . XIV Congresso Internacional IBERCOM. 2015 (ECA / USP)
    • MOTA, J. P. A. M. . Festival Games 4 Change América Latina Online. 2020 (Games for Change)
    • MOTA, J. P. . Fourteenth International Conference on The Image Conference. 2023 (Common Ground Research Networks)
    • MOTA, J. P. . ICEF Berlin. 2022 (ICEF)
    • MOTA, J. P. . Mostra Uffilme. 2010 (Universidade Federal Fluminense)
    • MOTA, J. P. . RHIZOLUDENS SEMIOPHAGIAS: Semiotic Borders of Narrative Ecosystems in Collaborative Rhizomes. 2023
  • Projetos de Pesquisa: 3
    • Nome do projeto: Quintandas Culturais - A Arte em Multiplataformas (2010 - 2010
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MOTA, J. P. , MANSUR, Sayd .
      Descrição: O projeto universitário "Quintandas Culturais ? Arte em Multiplataformas", realizado no Campus do Gragoatá, Niterói (UFF) em duas edição, reunindo mais de 4.000 pessoas de público, foi idealizado com o objetivo de promover artistas universitários, reunindo apresentações de música, circo, teatro e vídeo-instalações, ao reunir diversas expressões artísticas em várias plataformas, com encenações, performances poéticas, o teatro de Antonin Artaud e vídeo-instalações interativas.
    • Nome do projeto: CRIAÇÃO DE CONTEÚDOS AUDIOVISUAIS DIGITAIS INTERATIVOS EM MULTITELAS, MULTIPLATAFORMAS E AMBIENTES IMERSIVOS (2015 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MOTA, J. P. , ALMAS, Almir Antonio Rosa - Almir .
      Descrição: Projeto de pesquisa que dá continuidade aos três projetos de pesquisa anteriores (Conteúdos interativos para multiplataformas digitais; Criação artística de design para interface da IPTV USP e produção de conteúdo para streming em IPTV; Namahaiku: cinema expandido e live-image); sendo, portanto, um projeto integrador. Este projeto pesquisa a exploração dos recursos de sistemas computacionais na criação de conteúdos audiovisuais digitais em interatividade, multitelas, multiplaformas e ambientes imersivos, na busca de linguagem de uso e de produção e de elaboração de estética e poética técnico-narrativas. Pesquisa-se a criação e desenvolvimento de conteúdos audiovisuais digitais com o uso de sistemas computacionais que permitem a convergência de plataformas e de telas e suporte à interatividade para a sua produção, transmissão e exibição via a) aplicativos (APIs) desenvolvidos para o middleware GINGA, do Sistema Brasileiro de TV Digital (ISDB-Tb); b) interatividade em objetos, espaços e ambientes imersivos e experiências físicas via softwares open-sources baseados em linguagem computacional de código criativo para cross e multiplataforma; c) aplicações em multitelas e multiplaformas, na convergência de plataformas, mídias e conteúdo, tendo como base a interação do espectador (interator) e o intercâmbio entre os subsistemas das telas e plataformas que compõem a pesquisa. Pesquisa-se, assim, as linguagens poéticas, estéticas e técnicas de criação de conteúdos audiovisuais digitais em interatividade em locais específicos e em mídias móveis e locativas e a sinergia entre o humano e os aparatos tecnológicos das artes. A pesquisa busca criar uma dimensão de fruição dos conteúdos audiovisuais digitais em interatividade, multitelas, multiplaformas e ambientes imersivos, nas seguintes proposições: a) A proposta visa desenvolver e implementar um sistema de produção, transmissão e exibição de conteúdos audiovisuais para plataformas digitais em telas grandes e pequenas. b) Desenvolvimento de Interfaces para transmissão, interatividade e exibição dos conteúdos produzidos em ambientes de convergência de telas grandes e pequenas e de múltiplas plataformas. c) Integração de tecnologias que atendam aos requisitos de utilização de sistemas computacionais e ambientes convergentes, multiplataformas e imersivos multidisciplinares. d) Desenvolvimento de interfaces interativas (com uso de sensores e disparadores), pra transmissão e exibição de conteúdos audiovisuais digitais. e) Pesquisar as linguagens técnicas e estéticas e os fluxos na produção de conteúdos audiovisuais digitais para telas múltiplas e múltiplas plataformas e com processos interativos. f) Pesquisar o fluxo de produção de conteúdos audiovisuais em ambientes de convergências de plataformas. g) Estudo de linguagem de uso e linguagem de produção e fluxo de produção para conteúdos audiovisuais digitais com processos interativos.
    • Nome do projeto: Laboratório de Investigação e Crítica Audiovisual (2014 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MOTA, J. P. , HAMBURGER, E. I. , BORGES, C. .
      Descrição: O LAICA agrega e potencializa pesquisas teóricas, históricas e críticas na área do audiovisual. Os participantes estão envolvidos em pesquisas de caráter histórico nas areas de ficção e documentário em cinema, rádio, televisão e mídias digitais, envolvendo acervos como o da Cinemateca Brasileira, pesquisas de caráter exploratório em torno de exibições em locais desprovidos de salas de cinema, projetos de realização de ensaios audiovisuais como forma de expressão de resultados e reflexões críticas, e cursos que pesquisem imagens da metrópole no cinema e na televisão. O laboratório abriga reflexão de ponta sobre o estatuto e o papel da crítica frente a diversificação dos meios de difusão e produção audiovisual que desempenham papel estratégico nas sociedades contemporâneas. O LAICA sedia um projeto de Equipamento Multiusuários da FAPESP, o que nos permitiu montar uma infra-estrutura de ponta para a pesquisa inter-disciplinar. Publicações: Revista LAIKA e Revista Movimento.