Não autenticado |

Rebeca Borges Porto

    • Professora de Ensino Fundamental e Médio da Prefeitura Municipal de São Paulo. Bacharel e Licenciatura em Geografia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2020). Foi bolsista de Projeto de Iniciação Científica (IC) CNPq (2015/2016) na área de Geografia Humana - DG/USP.

       

      Links:    

    • PORTO, R. B. . III Paisagens Pelo Mundo. 2013 (Revista Paisagens do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo)
    • PORTO, R. B. . II Semana de Estudos em Geografia Física. 2011 (Grupo de Estudos em Geografia Física do Laboratório de Geomorfologia)
    • PORTO, R. B. . Oficina de Réplicas Paleontológicas - 15ª Semana Temática da Biologia. 2012 (Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo)
    • PORTO, R. B. . Oficina de Réplicas Paleontológicas - 4ª Feira de Geociências. 2011 (Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo)
  • Projetos de Pesquisa: 3
    • Nome do projeto: A espacialização dos "jogos de poder": a construção da Arena Corinthians (2015 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PORTO, R. B. , CARLOS, Ana Fani Alessandri .
      Descrição: Pesquisa de Iniciação Científica - contou como objetivo principal compreender e analisar qual é a lógica espacial que levou no ano de 2014 a construção de uma arena de futebol, a Arena Corinthians, em Itaquera, distrito localizado na periferia da zona leste de São Paulo. É através deste questionamento que destrincharemos parte da realidade do processo de transformação urbana de São Paulo, além das transformações da vida cotidiana do lugar em meio a articulação do bairro no conjunto da metrópole através dos projetos que visam megaeventos.
    • Nome do projeto: Zonas cinzentas e territórios: transformações do trabalho e das condições de vida urbana dos trabalhadores de plataforma: contrapontos e aproximações (2023 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: PORTO, R. B. , FIORAVANTI, L. M. .
      Descrição: Participação no grupo como ouvinte, o projeto traz abordagens sobre as condições de trabalho, pretende-se estender a pesquisa às condições de vida e moradia vinculadas a um trabalho que opera pelos e nos fluxos urbanos. Esse conglomerado de condições de trabalho e de vida se estende necessariamente: aos contextos sociais e políticos que ancoram os mecanismos de engajamento de trabalhadores por meio de empresas de plataforma; aos impactos sobre as formas de uso do espaço urbano e as práticas cotidianas nos âmbitos do trabalho e condições de vida; e, assim, à dinâmica que enlaça produção e reprodução da força de trabalho, produção e circulação dos valores econômicos e produção-reprodução do espaço urbano. Analisar esses processos pelo prisma da constituição e desenho de figuras emergentes no mercado de trabalho poderá permitir: Evidenciar graus de institucionalização/formalização/regulação dessas novas normas e práticas; Analisar em que medida esses trabalhadores combinam e modulam a informalidade clássica que marca as relações de trabalho no Brasil (Machado, 2002, Cardoso, 2019) e o engajamento no âmbito do trabalho mediado por plataformas digitais; Apreender relações entre as práticas dentro e fora das atividades de trabalho que perpassam fluxos e pontos de repouso estriando os contextos urbanos; Compreender a reconfiguração das formas de experimentação do espaço urbano e a própria redefinição de uma geografia dos deslocamentos laborais com suas implicações sobre a produção da cidade
    • Nome do projeto: Colóquio de Pesquisa da Pós-Graduação em Geografia Urbana (2009 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: PORTO, R. B. , CARLOS, Ana Fani Alessandri .
      Descrição: Participante ouvinte, o Colóquio de Pesquisa tem como objetivo o aprofundamento na formação dos estudantes do Programa de Pós Graduação em Geografia Humana FFLCH-USP.Orientado pela Prof Dr Ana Fani Alessandri Carllos