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Bruno Verneck

    • Bacharel em Letras - Português/Espanhol pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2019). Realizou estágios de pesquisa na Pontíficia Universidad Católica de Chile (2018) e na Universidad Nacional de La Plata (2022-2023) financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Atualmente é aluno de doutorado do programa de Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana (DLM/FFLCH-USP). Vice-líder do Grupo de Pesquisa Práticas letradas e circulação de ideias no mundo hispânico (séculos XVIII-XIX) (USP/CNPq). Atua na investigação das relações entre cultura e política nas literaturas hispânicas dos séculos XVIII e XIX, com ênfase no teatro.

       

      Links:    

    • Literatura e experiência urbana
    • Ilustração Hispânica
    • Teatro Hispano-Americano entre os séculos XVIII e XIX.
    • Teatro Espanhol do século XVIII.
    • Teatro Hispano-Americano
    • Debates teórico-críticos do teatro hispano-americano moderno.
    • Circulação de Impressos
    • VERNECK, B. . Saquear o arquivo, ouvir-se no eco Alea: Estudos Neolatinos (Impresso) , v. 24 , p. 251 - 270 , 2022. ISSN: 1517106X.
    • VERNECK, B. . Fardo civilizador e visões da barbárie: Mariluán, de Alberto Blest Gana, em seu tempo CARACOL (USP) , v. 25 , p. 831 - 859 , 2023. ISSN: 21781702.
    • VERNECK, B. . Y al morir al hombre enseña: teatro e política no contexto das independências REVISTA USP , v. 1 , p. 31 - 46 , 2021. ISSN: 01039989.
    • VERNECK, BRUNO ; RUBIRA, CAROLINA PONTES . La trampa y el espejo: entrevista a Alfonso Mateo-Sagasta, Jorge García Lopez y Miguel Ángel Zamorano La Junta (São Paulo) , v. 2 , p. 75 - 81 , 2018. ISSN: 25947753.
    • VERNECK, B. . O véu e a lágrima. Imaginário erótico e velhice em dois romances chilenos. PORTO DAS LETRAS , v. 5 , p. 23 - 38 , 2019. ISSN: 24480819.
    • VERNECK, B. . Absurdos, alienados e vanguardistas Revista Entrecaminos , v. 3 , p. 10 - 19 , 2019. ISSN: 24479748.
    • VERNECK, B. . A erótica vanguardista de Oliverio Girondo La Junta (São Paulo) , v. 2 , p. 4 - 16 , 2018. ISSN: 25947753.
    • VERNECK, B. . Para ler a história da América Latina La Junta (São Paulo) , v. 1 , p. 142 - , 2017. ISSN: 25947753.
    • VERNECK, B. . García Lorca teórico da vanguarda: surrealismo, destruição e morte em Así que pasen cinco años MIGUILIM - REVISTA ELETRÔNICA DO NETLLI , v. 6 , p. 73 - 80 , 2017. ISSN: 23170433.
    • VERNECK, B. . Um Quixote roseano: cavaleiro da fronteira, patrão em decesso Revista Marinatambalo , v. 2 , p. 73 - 79 , 2017. ISSN: 25262890.
    • VERNECK, B. ; Braga, B. ; BROLIO, A. L. ; COFFONE, T. . Encomendas e efemérides: um percurso da visão de Hercule Florence aos olhos de Afonso d?Escragnolle Taunay / Commissions and ephemeris: a journey through Hercule Florence?s vision in the eyes of Afonso d?Escragnolle Taunay. Museu Paulista e as memórias das narrativas de Aimé-Adrien Taunay e Hercule Florence, v. 01, p. 342 - 363, 2021.
    • VERNECK, B. . Luis Ambrosio Morante e as origens sentimentais da rebelião de Tupac Amaru.. In: II Seminário História & Literatura: Incursões pelos bosques da ficção. , 2021 , São Paulo. Anais do II Seminário História & Literatura: Incursões pelos bosques da ficção.. São Paulo : FFLCH, 2021. p. 15 - 21.
    • VERNECK, B. . Como profetas do fardo: Griselda Gambaro e Jorge Díaz no contexto latino-americano da década de 1960. In: I Seminário História & Literatura: Diálogos e contaminações , 2019 , São Paulo. Anais do I Seminário História & Literatura: Diálogos e contaminações. São Paulo : FFLCH-USP, 2019. p. 37 - 46.
    • VERNECK, B. . Teatro e Política em Griselda Gambaro e Jorge Díaz. In: VI Jornada do Programa de Pós-graduação Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana , 2017 , São Paulo. Caderno de Resumos e Programação. São Paulo : FFLCH-DLM-USP, 2017. p. 13 - 13.
    • RUBIRA, Carolina P. ; VERNECK, B. . La trampa y el espejo: Entrevista a Alfonso Mateo-Sagasta, Jorge García Lopez y Miguel Ángel Zamorano. São Paulo : La Junta , 2018 (Entrevista)
    • VERNECK, B. . Parecer ad hoc para publicação de artigo - Revista Entrecaminos. 2024 (Parecer)
    • VERNECK, B. . Aporía racial en la sensibilidad independentista: Camilo Henríquez dramaturgo y la unión (imposible) entre indígenas y criollos.. 2023 (Seminário)
    • VERNECK, B. . Teatro español en la Buenos Aires independiente (1810-1830): un interés renovado.. 2023 (Congresso)
    • NOGUERA, L. ; VERNECK, B. . La gauchesca teatral argentina (Mediador).. 2023 (Seminário)
    • VERNECK, B. ; GOMES, M. H. . El siglo XVIII y la historiografía literaria hispanoamericana.. 2023 (Conferência)
    • VERNECK, B. ; LANDINI, B. ; PELEGRI, A. K. ; MARTIN, F. S. . Cómo pensar el teatro sudamericano del siglo XIX. 2023 (Comunicacao)
    • VERNECK, B. . Camilo Henríquez y el teatro patriótico: una polémica fundacional.. 2022 (Conferência)
    • VERNECK, B. . Luis Ambrosio Morante e as origens sentimentais da rebelião de Tupac Amaru.. 2021 (Seminário)
    • VERNECK, B. . Da ilustração bourbônica à ilustração republicana: problemas para o estudo do entresséculos XVIII e XIX. 2021 (Congresso)
    • VERNECK, B. . A escrita da história no teatro patriótico de Camilo Henríquez: paradoxos de uma disputa.. 2021 (Simposio)
    • VERNECK, B. ; BRAGA, Beatriz. . Um percurso de Hercule Florence na visão de Afonso Taunay.. 2019 (Seminário)
    • VERNECK, B. . Como profetas do fardo: Griselda Gambaro e Jorge Díaz no contexto latino-americano da década de 1960.. 2019 (Seminário)
    • VERNECK, B. . Absurdos, alienados e... vanguardistas: itinerários de uma polêmica.. 2018 (Comunicacao)
    • VERNECK, B. . Muero, luego existo de Jorge Díaz y los influjos de la vanguardia. 2018 (Outra)
    • VERNECK, B. . O torso transgredido: metáforas do corpo em Topografía de un desnudo de Jorge Díaz. 2017 (Comunicacao)
    • VERNECK, B. . O verso e a cidade em alternância: Macau contemporânea na mirada poética de Kit Kelen. 2017 (Simposio)
    • VERNECK, B. . Que horas são, Augusto Matraga?. 2017 (Conferência)
    • VERNECK, B. . Teatro e Política em Griselda Gambaro e Jorge Díaz. 2017 (Comunicacao)
    • VERNECK, B. . Poesia e experiência urbana em Christopher Kelen. 2016 (Comunicacao)
    • CELADA, M. T. ; VERNECK, B. ; ALVES, B. ; RUBIM, V. ; ARAUJO, B. ; MAYRINK, Mônica Ferreira ; MONTEIRO, A. ; HOSIASSON, L. J. ; MUBARACK, C. O. . II Jornada de Graduação em Letras/Espanhol da FFLCH-USP.. 2017 (FFLCH-USP)
    • HOSIASSON, L. ; VERNECK, B. ; GOMES, M. H. . Seminario La circulación de impresos y la prosa en el siglo XIX hispanoamericano: crónica y folletín. 2023 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, FFLCH-USP)
    • VERNECK, BRUNO ; GOMES, M. H. ; HOSIASSON, L. . Seminario La gauchesca teatral argentina: hacia una reconstrucción de su canon y la preservación de sus textualidades. 2023 (FFLCH-USP)
    • VERNECK, B. ; GOMES, M. H. ; HOSIASSON, L. J. . Seminario Saberes ilustrados e escritas da história. 2023 (FFLCH-USP)
    • VERNECK, B. ; HOSIASSON, L. . Ciclo Proyecciones: los siglos XVIII y XIX revisitados.. 2023 (FFLCH-USP)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; ALBUQUERQUE-COSTA, H. B. ; VERNECK, B. . VIII Jornada sobre Ensino e Aprendizagem de Línguas em Ambientes Virtuais.. 2017 (fflch-usp)
    • VERNECK, B. ; LANDINI, B. ; MARTIN, F. S. ; PELEGRI, A. K. . Pensar o teatro sul-americano no século XIX: da cena à recepção. 2023 ()
    • VERNECK, B. ; GOMES, M. H. . Literaturas Hispânicas do século XVIII: uma introdução. 2023 ()
    • VERNECK, B. ; GOMES, M. H. . A outra parte do continente: os textos coloniais do Rio da Prata. 2023 (FFLCH-USP)
    • VERNECK, B. ; GOMES, M. H. . Historiografia e Teatro no século XVIII Hispânico. 2021 ()
    • VERNECK, B. ; GOMES, M. H. . Ideias sobre os gêneros poéticos no Século XVIII Hispânico. 2022 (FFLCH-USP)
  • Relatório de Pesquisa: 4
    • VERNECK, B. . O verso e a cidade em alternância: Macau contemporânea na mirada poética de Kit Kelen.. 2017
    • VERNECK, B. . Estado de agonia: teatro e política em Griselda Gambaro e Jorge Díaz.. 2017
    • VERNECK, BRUNO . Hercule Florence, patriarca da iconografia paulista.. 2020
    • VERNECK, BRUNO . Nacionalismo e ilustração no teatro republicano hispano-americano (1817-1826). 2021
    • Nome do projeto: O verso e a cidade em alternância: Macau contemporânea na mirada poética de Kit Kelen. (2016 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: VERNECK, B. , SIMAS, Mônica .
      Descrição: A pesquisa tem em vista refletir sobre a literatura de Macau a partir da poesia de Christopher (Kit) Kelen, poeta com mais de 20 títulos publicados, também professor da Universidade de Macau e crítico literário. A paisagem macaense, em seu contexto multicultural e de transformações radicais, aparece expressa na obra de Kelen e será o objeto dessa pesquisa que buscará caracterizar esses elementos a partir de poemas selecionados e bibliografia crítica especializada. Esta pesquisa vincula-se ao projeto Porta Macau: constructos ficcionais e poéticos de modos de viver em contextos multiculturais que visa Caracterizar e analisar a função do fenômeno literário na construção de imaginários de modos de viver na RAE de Macau, especialmente nos últimos 10 anos, uma vez que o modo de viver das comunidades de Macau foi preservado como fundamento da Lei Básica da Região até 2049 quando esta será integrada na sua totalidade à República Popular da China
    • Nome do projeto: Estado de agonia: teatro e política em Griselda Gambaro e Jorge Díaz. (2017 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: VERNECK, B. , HOSIASSON, L. .
      Descrição: A argentina Griselda Gambaro (1928-) e o chileno Jorge Díaz (1930-2007), figuram na lista dos mais célebres dramaturgos do teatro hispano-americano do século XX. Ambos começaram suas trajetórias na década de 1960 e, cada um a seu modo, trata de temas afins como a violência e as contradições oriundas da desigualdade social em seus aspectos mais perversos. Este projeto pretende estudar a forma como esses temas são elaborados nas respectivas dramaturgias, buscando também estabelecer pontos de contato, a partir da relação de sua obra com o contexto histórico de produção. Pensamos dois recortes histórico-temporais: os anos 1960 como marco cultural de um novo pensamento latino-americano a partir da revolução cubana, e os anos 1980 como uma década de elaboração dos traumas em torno dos regimes militares instalados na década de 1970. Selecionando, para cada autor, uma peça escrita e encenada nos anos 1960 e uma dos anos 1980, visando analisar comparativamente como ambas poéticas dialogam com sua contemporaneidade histórica e quais as relações que podem ser estabelecidas entre elas.
    • Nome do projeto: Nacionalismo e ilustração no teatro republicano hispano-americano (1817-1826) (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: VERNECK, B. , HOSIASSON, L. .
      Descrição: O presente trabalho tem por objetivo analisar comparativamente três peças hispano-americanas do início do século XIX: Camila, o la patriota de Sudamerica de Camilo Henríquez (1817), Tupac Amaru de Luís Ambrósio Morante (1821) e La Pola de José Domínguez Roche (1826). Pretendemos investigar as relações estéticas e ideológicas que as peças estabelecem com textos programáticos e dramáticos da ilustração francesa que circulavam na América Hispânica desde as décadas finais do século XVIII. Para tanto, empreenderemos uma análise formal que considere o horizonte das condições materiais específicas da representação teatral na região. Por fim, buscamos indagar a presença de expedientes do teatro espanhol dos séculos anteriores que fora totalmente recusado no plano do conteúdo, mas parece deixar vestígios contundentes na forma das peças.
    • Nome do projeto: Curso "Ideias sobre os gêneros poéticos no século XVIII Hispânico" (2022 - 2022
      Natureza: Extensao
      Integrantes: VERNECK, B. , GOMES, M. H. , GASPARINI, Pablo .
      Descrição: O curso enfoca as reflexões sobre os gêneros literários ao longo do século XVIII, abordando as polêmicas que os debates engendraram, bem como o mapa conceitual que os orientava. Nesse sentido, discutiremos quatro gêneros centrais para o século XVIII: o romance, a comédia sentimental, a historiografia e o ensaio.
    • Nome do projeto: Curso "A outra parte do continente: os textos coloniais do Rio da Prata" (2023 - 2023
      Natureza: Extensao
      Integrantes: VERNECK, B. , GOMES, M. H. , GASPARINI, Pablo .
      Descrição: O curso visa estimular o interesse pelo corpus colonial da região do Rio da Prata, apresentando leituras de textos fundamentais. O curso objetiva indagar as representações literárias e históricas que montaram a imagem dessa região. Buscaremos introduzir questões importantes e específicas dos debates da região e oferecer um panorama dos estudos críticos dedicados ao tema. Corpus: Los Comentarios, de Alvar Núñez Cabeza de Vaca; La Argentina, Rua Díaz de Guzmán; Lazarillo de ciegos caminantes, Carrió de la Vandera; El amor de la estanciera.
    • Nome do projeto: Práticas letradas e circulação de ideias no mundo hispânico (séculos XVIII-XIX) (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: VERNECK, B. , HOSIASSON, L. , GOMES, M. H. , GASPARINI, Pablo , PAS, H. , LANDINI, B. , PELEGRI, A. K. , MARTIN, F. S. , COLOMBI, B. , PERUGA, M. B. , VERCHER, M. O. , SOUSA, B. M. F. , SANHUEZA, M. , WOLLETER, A. B. , SORRIBAS, M. , CORDIVIOLA, A. .
      Descrição: Grupo de Pesquisa certificado no CNPq (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9533513137017941) com as seguintes linhas de pesquisa: 1. A circulação de impressos e a consolidação da prosa de ficção; 2. Saberes ilustrados e escritas da história no mundo hispânico; 3. Teatro e sociabilidade das reformas à consolidação dos Estados Nacionais; 4. Viagens e deslocamentos no mundo hispânico.
    • Nome do projeto: Curso "Pensar o teatro sul-americano no século XIX: da cena à recepção" (2023 - 2023
      Natureza: Extensao
      Integrantes: VERNECK, B. , HOSIASSON, L. , LANDINI, B. , PELEGRI, A. K. , MARTIN, F. S. .
      Descrição: O curso visa abordar o fenômeno teatral a partir de diversas áreas e disciplinas, integrando o conhecimento das artes cênicas, filologia, estudos literários e tradutológicos, além da história política e cultural. A ideia é situar os debates e oferecer ao grupo um panorama da história do teatro na região durante ao século XIX, visando estabelecer o diálogo entre pesquisadores de diversas partes do continente e advindos de instituições e áreas do conhecimento distintas.
    • Nome do projeto: Curso "Literaturas hispânicas no século XVIII: uma introdução" (2023 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: VERNECK, B. , GOMES, M. H. , GASPARINI, Pablo .
      Descrição: Este curso visa apresentar um panorama das letras no século XVIII hispânico para um público amplo, discutindo a bibliografia sobre o tema, além de obras literárias relevantes do período.
    • Nome do projeto: Curso "Historiografia e teatro no século XVIII Hispânico" (2021 - 2021
      Natureza: Extensao
      Integrantes: VERNECK, B. , GOMES, M. H. , GASPARINI, Pablo .
      Descrição: Momento comumente preterido na historiografia literária dessas regiões, o curso visa introduzir alguns dos problemas centrais para o estudo do século XVIII na América Espanhola em diálogo com a Espanha. Através da perspectiva dos estudos literários, o curso visa focalizar os vínculos entre a colônia e a metrópole a partir tanto dos relatos de viagem, em sua releitura historiográfica da conquista, como do teatro, veículo cultural de privilegiado debate ao longo de todo o setecentos.
    • Nome do projeto: Los orígenes de una categoría: un estudio sobre el concepto de vanguardia en la historiografía teatral chilena. (2018 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: VERNECK, B. , HOSIASSON, L. J. , OPAZO, C. .
      Descrição: La categoría de vanguardia es comúnmente utilizada para pensar el teatro de la segunda mitad del siglo XX. En el teatro francés el término se convirtió en lugar común para referirse al llamado "teatro del absurdo", así como se difundió en la historiografía teatral hispanoamericana. Las obras de autores importantes del período como el chileno Jorge Díaz (1930 - 2007) y la argentina Griselda Gambaro (1928 -) recibieron tal denominación. En la crítica argentina esta fue ampliamente repensada, mientras que en la crítica chilena se consolidó con el paso de los años. Este proyecto, entendiendo la idea de vanguardia en su amplia variedad de sentidos, pretende entender los orígenes de la categoría en el teatro chileno. Para ello, proponemos un estudio sobre las reseñas, públicas en periódicos y revistas especializadas, de piezas de Díaz estrenadas entre 1960-1964. Este retroceso temporal tiene por objetivo construir un panel e identificar los elementos vanguardistas que la crítica percibió en estas obras, para entender el camino de esta categoría hasta su consolidación en la historiografía actual.
    • Nome do projeto: Teatro estrangeiro em Buenos Aires: circulação, tradução e recepção (1783-1826) (2022 - 2023
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: VERNECK, B. , HOSIASSON, L. J. , PAS, H. .
      Descrição: Buscando caracterizar os repertórios teatrais em Buenos Aires entre os anos de 1783 (Construção do primeiro coliseu) até 1826 (fim do intervalo de interesse do projeto principal), este projeto de pesquisa visa compreender a formação de repertórios teatrais na região, analisando fontes como: a) libretos teatrais de obras originais e traduzidas; b) peças manuscritas, especialmente as de Luis Ambrosio Morante; c) documentos diversos sobre as atividades do Coliseu Provisório; d) textos publicados na imprensa de Buenos Aires; e) Primeira edição impressa das peças do corpus, com destaque para prólogos, notas e alterações textuais em relação às edições posteriores. Os referidos documentos encontram-se na Biblioteca Nacional da Argentina (especialmente os volumes intitulados Teatro Americano da División Tesoro Libros), no Archivo General de la Nación e nos arquivos do Instituto Nacional de Estudios Teatrales. A pesquisa pode fornecer dados para compreender a dinâmica da região com relação à circulação de textos teatrais, suas adaptações à cena - considerando os interesses específicos das companhias - e sua recepção pelos ilustrados criollos, mapeando os debates sobre teatro na imprensa.