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Matheus Souza Belém Pimenta dos Santos

    • Mestrando em Geografia Humana (FFLCH/USP, 2022-atual), pesquisador na área de educação geográfica e currículo, especialista em Gestão Escolar (ESALQ/USP, 2020-2022) e graduado em Geografia (IGEO/UFRJ, 2013-2018). Atualmente é membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Didática da Geografia (GEPED/FEUSP). Possui experiência docente e na produção de materiais didáticos.

       

      Links:    

    • SANTOS, M. S. B. P. ; SOUZA, M. J. L. . 'Educação ambiental? e população favelada na zona de amortecimento do Parque Nacional da entre a estigmatização e o protagonismo: o caso do Vale Encantado. In: 7ª Semana de Integração Acadêmica , 2016 , Rio de Janeiro. 7ª Semana de Integração Acadêmica. : , 2016.
    • SANTOS, M. S. B. P. . Variação de Aspectos Morfológicos de Leito Fluvial na Bacia do Rio Japuíba ? Angra dos Reis (RJ). In: XXXVI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural da UFRJ , 2014 , Rio de Janeiro. XXXVI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural da UFRJ. : , 2014.
    • SANTOS, M. S. B. P. ; SOUZA, M. J. L. . 'Educação ambiental? e população favelada na zona de amortecimento do Parque Nacional da entre a estigmatização e o protagonismo: o caso do Vale Encantado. 2016 (Congresso)
    • SANTOS, M. S. B. P. . Variação de Aspectos Morfológicos de Leito Fluvial na Bacia do Rio Japuíba ? Angra dos Reis (RJ). 2014 (Congresso)
    • SANTOS, M. S. B. P. ; CAVALCANTI, M. ; BORUCHOVITCH, T. . Ecologia social e justiça ambiental. 2016 (Conferência)
    • SANTOS, M. S. B. P. . O aprender, o fazer e o ensinar Geografia: entre vias integradoras e caminhos inovadores. 2016 (Conferência)
    • SANTOS, M. S. B. P. ; SOUZA, M. J. L. ; BORUCHOVITCH, T. ; ZILIO, R. ; KNOPMAN, E. B. . Terceiro Colóquio Território Autônomo: ?Tributo à memória de Murray Bookchin (1921-2006)?. 2016 (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
    • SANTOS, M. S. B. P. . Formação de professores: ferramentas digitais aplicadas a educação. 2020 (Secretaria de Educação do Estado do Maranhão)
  • Projetos de Pesquisa: 1
    • Nome do projeto: Pensamento espacial e cartografia escolar: investigações sobre epistemologia, raciocínio geográfico e metodologias de ensino (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTOS, M. S. B. P. , LACHE, N. M. , MARANGAO, C. R. , SILVA, C. H. , PEREIRA, C. M. R. B. , PAULA, I. R. , PEREIRA, M. G. , SEFERIAN, A. P. G. , MACHADO, J. C. E. , RODRIGUEZ, A. C. , CASTELLAR, S. M. V. , AGUIAR, W. G. , MORAIS, J. V. , VALLERIUS, D. M. , FARIA, M. E. A. , MOURA, F. M. , RISETTE, M. C. U. , RESENDE, K. A. , SILVA, H. S. P. .
      Descrição: Este projeto tem como objetivo analisar e contribuir para a elaboração de uma base epistemológica e interdisciplinar dos estudos sobre cartografia, pensamento espacial e educação geográfica. Partimos do pressuposto que é necessário um estudo profundo sobre a compreensão conceitual e as bases teóricas e metodológicas para o ensino de Geografia no que diz respeito aos campos teóricos que envolvem o desenvolvimento do Raciocínio Geográfico. Neste sentido, reforçarmos a necessidade de avançarmos nas discussões epistemológicas nos campos da Educação Geográfica e da Cartografia. Assim, teremos elementos para pesquisar e desenvolver estratégias de ensino e aprendizagem na formação superior, para potencializar o raciocínio geográfico a partir do pensamento espacial , da cartografia escolar e do uso de informações geográficas em sala de aula. Para desenvolver e atingir os objetivos, trabalhamos com a seguinte hipótese: a consolidação da epistemologia da cartografia escolar e da educação geográfica, no sentido de estabelecer uma articulação entre o pensamento espacial e o raciocínio geográfico, representa uma contribuição teórica fundamental para a superação dos obstáculos relacionados ao ensino e aprendizagem. Trata-se de uma investigação em rede, com base na metodologia de pesquisa qualitativa interpretativa e estudo comparado entre cursos de universidades brasileiras e de outros países. Essa pesquisa possibilitará uma melhor compreensão dos processos cognitivos presentes nas práticas epistêmicas realizadas pelos professores e pode gerar resultados significativos, os quais podem ser potencializados com a criação de um Centro Latino-Americano de Investigação e Estudos de Cartografia Escolar, Pensamento Espacial e Educação Geográfica. Este centro poderá concentrar, ampliar e difundir as práticas, os materiais elaborados com base em metodologias ativas, suas aplicações e avaliações e também publicações e um banco de materiais didáticos.