Não autenticado |

Dayse Rodrigues dos Santos

    • Doutoranda em Estudos linguísticos e literários em inglês pela Universidade de São Paulo (USP). Mestra em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão. Especialista em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande. Licenciada em Letras Português e Inglês pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões e em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria. Atua profissionalmente como docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA/Santarém. Membro permanente do Grupo de Pesquisa Centro de Estudos em Linguística Aplicada e Educação de Professores de Inglês como Língua Estrangeira (CELEPI), da UFOPA, e do Laboratório de Letramento Acadêmico (LLAC), da USP. Revisora dos periódicos. Participa do Conselho editorial da Pantanal Editora. Atua na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa, desenvolvendo pesquisas principalmente com os seguintes temas: Formação de Professores, Linguística Aplicada, Escrita acadêmica, Métodos e estratégias de Ensino e aprendizagem de línguas adicionais, Literatura Infantil e Juvenil.

       

      Links:    

    • Ensino de Língua e tecnologia
    • Teoria, descrição e análise linguística
    • Grupo de pesquisa em Linguagem e Processamento linguístico
    • Métodos e estratégias de ensino e aprendizagem de línguas adicionais
    • ÂNGELA DOS ANJOS COSTA, GLEID ; dos Santos, Dayse Rodrigues . Leituras e literaturas : estudos transdisciplinares. Santo Ângelo-RS : Metrics, 2021 . 153p. ISBN: 978-65-89700-.
    • dos Santos, Dayse Rodrigues ; Madureira, Nila Luciana Vilhena ; Pereira, Mary Jose Almeida . Conquistas, reflexões e desafios na formação continuada docente Volume II. Nova Xavantina-MT : Pantanal Editora, 2020 . 113p. ISBN: 9786588319017.
    • dos Santos, Dayse Rodrigues ; Madureira, Nila . Conquistas, reflexões e desafios na formação continuada docente. Nova Xavantina-MT : Pantanal Editora, 2020 . 141p. ISBN: 9786599120817.
    • SANTOS, D. R. ; PUH, M. . Cooficializações de línguas no Brasilem análise: o caso doTalian REVISTA DIÁLOGOS (REVDIA) , v. 12 , p. 123 - 147 , 2024. ISSN: 23190825.
    • SANTOS, Dayse Rodrigues dos . DIGITAL INFLUENCER IN YOUTH LITERATURE: MODELO DE (IM)PERFEIÇÃO (RESENHA) REVISTA DE LETRAS NORTE@MENTOS , v. 17 , p. 583 - 586 , 2024. ISSN: 19838018.
    • COSTA, G. A. A. ; SANTOS, D. R. . DUAS OU UMA HISTÓRIA DE BORBOLETAS?: QUESTÕES NO CONTO DE CAIO FERNANDO ABREU ANUÁRIO DE LITERATURA , v. 29 , p. 01 - 16 , 2024. ISSN: 21757917.
    • SANTOS, Dayse Rodrigues dos . A fada que tinha ideias (resenha) Building the Way , v. 12 , p. 212 - 214 , 2023. ISSN: 22372075.
    • SOUSA, G. R. S. ; SANTOS, Dayse Rodrigues dos . Uma análise do poema ?Fome no Ceará?, de Guerra Junqueiro (resenha) CRÁTILO: REVISTA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS , v. 16 , p. 76 - 81 , 2023. ISSN: 19840705.
    • RODRIGUES DOS SANTOS, DAYSE . Estilos de linguagem no caderno esportivo de dois jornais do Rio Grande do Sul CONFLUÊNCIA , v. 01 , p. 105 - 124 , 2023. ISSN: 23174153.
    • RODRIGUES DOS SANTOS, DAYSE ; SILVEIRA, E. L. . UM MANUAL DE PESQUISA EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS QUE VEIO PARA FICAR (RESENHA) Revista de Letras Juçara , v. 07 , p. 332 - 336 , 2023. ISSN: 25271024.
    • SANTOS, Dayse Rodrigues dos . Flor de Gume: literatura paraense de autoria feminina (resenha) TABULEIRO DE LETRAS , v. 17 , p. 333 - 336 , 2023. ISSN: 21765782.
    • RODRIGUES DOS SANTOS, DAYSE . A felicidade obscena: literatura de autoria feminina na Amazônia JANGADA: CRÍTICA, LITERATURA, ARTES , v. 1 , p. 158 - 161 , 2022. ISSN: 23174722.
    • dos Santos, Dayse Rodrigues ; ÂNGELA DOS ANJOS COSTA, GLEID . Antes que eu me esqueça: ¿Autobiografía o novela autobiografica? Revista Acta Literaria , v. 01 , p. 163 - 166 , 2022. ISSN: 07176848.
    • MARINHO DA SILVA, MAURO ; RODRIGUES DOS SANTOS, DAYSE . Ensino de Inglês Instrumental na Amazônia Paraense LÍNGUATEC , v. 7 , p. 56 - 70 , 2022. ISSN: 25253425.
    • dos Santos, Dayse Rodrigues ; CARRIJO, Silvana Augusta Barbosa . A identidade como tema fraturante para os protagonistas de Lenora e Ian: a música das esferas Revista de Letras , v. 23 , p. 17 - 29 , 2021. ISSN: 21795282.
    • SANTOS, DAYSE RODRIGUES . Práticas de língua portuguesa e literatura no ensino médio com o lições do Rio Grande Revista Interdisciplinar em Estudos de Linguagem , v. 3 , p. 40 - 53 , 2021. ISSN: 26746344.
    • SANTOS, D. R. . The Diatopic variants Cusco, Zaino, Chiru and Ihéu in Brazilian Portguese NUEVA REVISTA DEL PACÍFICO (ONLINE) , v. 1 , p. 223 - 242 , 2021. ISSN: 07195176.
    • SANTOS, D. R. ; NOVAK, F. . Reflexões sobre o ensino de língua portuguesa à luz do Referencial Curricular Lições do Rio Grande HUMANIDADES & INOVAÇÃO , v. 8 , p. 294 - 303 , 2021. ISSN: 23588322.
    • COSTA, G. A. A. ; SANTOS, D. R. . Baudelaire: o Modernismo nas ruas de Bernan, Marrhall(1986) (Resenha) Brazilian Journal of Policy and Development , v. 02 , p. 186 - 189 , 2020. ISSN: 2675102X.
    • SANTOS, DAYSE RODRIGUES ; ÂNGELA DOS ANJOS COSTA, GLEID . POESIA CONTEMPORÂNEA: UMA REALIDADE Revista Missioneira , v. 22 , p. 85 - 86 , 2020. ISSN: 25949950.
    • SANTOS, D. R. . É proibido miar na literatura infantil? (resenha) Re-Unir: Revista do Centro de Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Rondônia , v. 07 , p. 295 - 298 , 2020. ISSN: 25944916.
    • SANTOS, D. R. . Considerações sobre o gótico em Lenora (2008) e Ian: a música das esferas (2015) Arcádia: Revista de Literatura e Crítica Literária , v. 01 , p. 69 - 83 , 2020. ISSN: 24469335.
    • GOBIRA, P. S. B. ; SANTOS, D. R. . O senso de organização em Cafuné(2017) (resenha) Revista Mediação , v. 15 , p. 174 - 177 , 2020. ISSN: 24476978.
    • SANTOS, DAYSE RODRIGUES . Música das esferas na literatura juvenil (resenha) Revista Resenhando , v. 01 , p. 1 - 4 , 2020. ISSN: 26757036.
    • SANTOS, DAYSE RODRIGUES . Linguagem literária no romance juvenil OS cavalheiros de Lúcifer (resenha) Recial , v. 11 , p. 506 - 509 , 2020. ISSN: 2718658X.
    • SANTOS, D. R. ; VALENIA, A. . A comunidade Booktube e o PROEJA: uma proposta de intervenção pedagógica LINGUAGEM: ESTUDOS E PESQUISAS , v. 24 , p. 33 - 44 , 2020. ISSN: 23581042.
    • REGO, L. E. S. ; ARRUDA, A. R. V. ; SANTOS, D. R. . A produção de infográficos e a promoção de (multi)letramentos CRÁTILO: REVISTA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS , v. 12 , p. 77 - 90 , 2019. ISSN: 19840705.
    • SANTOS, D. R. ; VALENIA, A. . O booktube a formação de sujeitos-leitores CES REVISTA (ONLINE) , v. 33 , p. 8 - 25 , 2019. ISSN: 19831625.
    • SANTOS, D. R. . Letras finais? (resenha) Revista de Letras Juçara , v. 03 , p. 291 - 293 , 2019. ISSN: 25271024.
    • SANTOS, D. R. ; GOBIRA, P. S. B. . Sofrimento e dor: reflexões sobre a morte (resenha) Revista Interdisciplinar em Estudos de Linguagem (RIEL) , v. 01 , p. 130 - , 2019. ISSN: 26746344.
    • SANTOS, Dayse Rodrigues dos . Proibição dos Estrangeirismos: Por onde anda o Projeto de Lei Nº 1676/1999?. Português como língua estrangeira:caminhos para a didática, a linguística e as literaturas, v. 01, p. 141 - 163, 2023.
    • SANTOS, Dayse Rodrigues dos ; SOUSA, I. B. . JOURNAL CLUB DO CENTRO DE IDIOMAS DE SANTARÉM: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Educação e tecnologi@: desafios para o ensino-aprendizagem, v. 01, p. 57 - 70, 2022.
    • SANTOS, Dayse Rodrigues dos ; VALENIA, A. . O vlog e o booktube na aprendizagem de língua e literatura. Gêneros discursivos, sequência didática e ensino de língua, v. 01, p. 32 - 36, 2022.
    • COSTA, G. A. A. ; BOAVENTURA, J. S. ; DIAS, B. V. S. ; SANTOS, D. R. . TEATROLOGANDO: PROPOSTA DIDÁTICA SOBRE O TEATRO COMO MOTIVADOR DA LEITURA LITERÁRIA. Leituras e literaturas: estudos transdisciplinares, v. 1, p. 145 - 154, 2021.
    • SANTOS, D. R. ; COSTA, G. A. A. . MEDIAÇÃO DE LEITURA DE SÍTIO DO PICAPAU AMARELO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA DIDÁTICA. Leituras e literaturas : estudos transdisciplinares, v. 1, p. 15 - 24, 2021.
    • COSTA, G. A. A. ; SANTOS, D. R. . LÍNGUA ESPANHOLA NAS AULAS REMOTAS NOS CURSOS DE GUIA DE TURISMO E HOSPEDAGEM DO IFPA. Educação e Docência: Tecnologias, Inclusão e Desafios, v. , p. 68 - 76, 2021.
    • SANTOS, D. R. . O DESAFIO DE SE ENSINAR INGLÊS NO ENSINO FUNDAMENTAL II COM O LIÇÕES DO RIO GRANDE. O universo da educação: desafios e possibilidades no século XXI, v. 2, p. 291 - 300, 2021.
    • SANTOS, DAYSE RODRIGUES ; PARASKI, N. V. ; MENDES, I. R. P. . Géneros textuales/discursivos y tecnologías digitales. O gênero digital aplicativo APLI para tradução de libras, português e inglês com fins específicos, v. 1, p. 111 - 118, 2020.
    • COSTA, G. A. A. ; SANTOS, D. R. . Técnicas teatrais no ensino-aprendizagem do espanhol como língua estrangeira (ELE) no curso de Guia de Turismo do IFPACampus Santarém. Ensino de Espanhol no Instituto Federal do Pará: histórias, experiências e perspectivas, v. 1, p. 59 - 78, 2020.
    • dos Santos, Dayse Rodrigues ; Neves, Maria Nilva Rodrigues . Curso de prevenção do uso de drogas para educadores de escolas públicas: formação continuada docente. Conquistas, reflexões e desafios na formação continuada docente Volume II, v. 1, p. 89 - 98, 2020.
    • SANTOS, D. R. . Criadora e criaturas. Literatura e seus múltiplos, v. 1, p. 111 - 127, 2020.
    • dos Santos, Dayse Rodrigues . Práticas de oralidade em Língua Inglesa no Ensino Fundamental. Conquistas, reflexões e desafios na formação continuada docente, v. 1, p. 49 - 58, 2020.
    • SANTOS, D. R. ; COSTA, G. A. A. . O LIVRO NA MÃO DO LEITOR: UM DESAFIO PARA O 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Educação: Entre saberes, poderes e resistências, v. 2, p. 122 - 131, 2020.
    • SANTOS, D. R. . RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO AUDIÊNCIA SIMULADA. Educação: ressonâncias teóricas e práticas, v. 2, p. 311 - 325, 2019.
    • SANTOS, D. R. . Por que você diz isso? . Literatura e Fechadura , , 18 mar. 2021.
    • COSTA, G. A. A. ; SANTOS, D. R. . ANÁLISE LINGUÍSTICA: GÊNERO PUBLICITÁRIO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. In: II Seminário Internacional de Linguagens, Culturas, Tecnologias e Inclusão - SILICTI , 2022 , Castanhal-PA. Anais do Seminário Internacional de Linguagens, Culturas, Tecnologias e Inclusão. : Even3, 2022.
    • COSTA, G. A. A. ; SANTOS, D. R. . Língua Espanhola nas aulas remotas nos cursos de Guia de Turismo e Hospedagem do IFPA. In: IV ELPED Encontro de licenciaturas e pesquisa em educação , 2021 , Ceres-GO. Encontro de licenciaturas e pesquisa em educação. Ceres-GO : , 2021. p. 1 - 8.
    • SANTOS, Dayse Rodrigues dos . THREE USES OF GOOGLE SLIDES IN ENGLISH LANGUAGE TEACHING IN THE AMAZON. In: VIII Congresso Latino-americano de Formação de Professores de Línguas , 2021 , Uberlândia-MG. Anais do Congresso Latino-americano de Formação de Professores de Línguas. Formação de Professores de Línguas em Tempos de Crises Sociais: Construindo Reexistências. Uberlândia-MG : UFU, 2021. p. 100 - 109.
    • SANTOS, Dayse Rodrigues dos . Construção da identidade na literatura juvenil brasileira: uma análise um sonho no caroço de abacate. In: III Conferência Internacional sobre Literaturas e Culturas Caribenhas, Iberoamericanas eAfricanas: encontros, trocas e desvios na diferença , 2022 , Barranquilla - CO. Literaturas e Culturas Caribenhas, Iberoamericanas eAfricanas: encontros, trocas e desvios na diferença. Livro de resumos.. Lisboa - Portugal : CHAM, 2022. p. 27 - 27.
    • SANTOS, DAYSE RODRIGUES ; Neves, Maria Nilva Rodrigues . O CURSO DE PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS COMO INSTRUMENTO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE. In: XXIX Seminário Internacional de Formação de Professores para a América Latina , 2021 , Bagé-RS. Anais do evento elaborado pela Universidade Federal do Pampa. Bagé-RS : Unipampa, 2021. p. 1365 - 1369.
    • SANTOS, DAYSE RODRIGUES ; CARRIJO, Silvana Augusta Barbosa . Quando o susto é uma forma de ser: aspectos da identidade em Lis no peito: um livro que pede perdão. In: III FLICAT e I COLLIC , 2019 , Catalão-GO. III Festival literário de Catalão e I Congresso de leitura e literatura contemporânea. : , 2018. p. 80 - 80.
    • SANTOS, DAYSE RODRIGUES ; VALENIA, A. . O BOOKTUBE COMO INCENTIVO À LEITURA NO PROEJA. In: SIGET - Simposio Internacional de Géneros Textuales , 2019 , Córdoba. Libro de Resúmenes X SIGET Simposio Internacional de Estudios de Géneros Textuales. : , 2019. p. 696 - 696.
    • PARASKI, N. V. ; SANTOS, DAYSE RODRIGUES ; MENDES, I. R. P. . O GÊNERO DIGITAL APLICATIVO PARA TRADUÇÃO DE LIBRAS, PORTUGUÊS E INGLÊS COM FINS ESPECÍFICOS. In: X SIGET - Simposio Internacional de Géneros Textuales , 2019 , Córdoba. Géneros textuales/discursivos, prácticas de lenguaje y voces del sur en diálogo. Córdoba-Argentina : Fl copias, 2020. p. 111 - 118.
    • SANTOS, D. R. ; CARRIJO, Silvana Augusta Barbosa . O fazedor de velhos: reflexões de um adolescente sobre o eu, a passagem do tempo e a literatura.. In: V Simpósio Nacional de Letras e Linguística IV Simpósio Internacional de Letras e Linguística , 2018 , Catalão. Língua(gem) e multiculturalismo. Catalão : Universidade Federal de Goiás - Regional Catação, 2018. p. 63 - 63.
  • Outras Produções Bibliográficas: 4
    • SANTOS, D. R. . Três irmãos e uma rosa. São Paulo - SP : Open Minds International Journal , 2022 (Texto literário)
    • SANTOS, Dayse Rodrigues dos . Presença ausente. Diamantina-MG : REVISTA FORPROLL , 2022 (Texto literário)
    • SANTOS, D. R. . Borboleta negra. Scriptorium, Porto Alegre, : Scriptorium, Porto Alegre, v. 7, n. 1, p. 1-4, jan.-dez. 2021 , 2021 (Texto literário)
    • SANTOS, DAYSE RODRIGUES . Ângela. Diamantina : Revista FORPROLL , 2020 (Texto literário)
    • SANTOS, D. R. . Análise de Discurso Crítica: um estudo sobre editais de concursos públicos para professor de inglês. 2024 (Outra)
    • VIANA, R. R. ; CASTRO, G. G. ; SANTOS, D. R. ; JESUS, J. A. P. ; REBELO, J. V. C. C. . O EYE-TRACKER: METODOLOGIAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO DA LEITURA. 2023 (Outra)
    • VIANA, R. R. ; CASTRO, G. G. ; SANTOS, D. R. ; JESUS, J. A. P. ; REBELO, J. V. C. C. . O EYE-TRACKER: METODOLOGIAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO DA LEITURA. 2023 (Outra)
    • SANTOS, Dayse Rodrigues dos . MORTE NO CONTO ROUPA NO CORADOURO. 2021 (Outra)
    • SANTOS, Dayse Rodrigues dos . DESVENCILHANDO IDENTIDADES NA OBRA JUVENIL LENORA. 2021 (Congresso)
    • CASTRO, G. G. ; SANTOS, Dayse Rodrigues dos . O planejamento do texto dissertativo-argumentativo a partir da perspectiva processual da escrita. 2023 (Comunicacao)
    • SANTOS, Dayse Rodrigues dos . Construção da identidade na literatura juvenil brasileira: uma análise um sonho no caroço de abacate. 2022 (Comunicacao)
    • SANTOS, Dayse Rodrigues dos . Proibição dos estrangeirismos: por onde anda o projeto de Lei Nº 1676/1999?. 2022 (Comunicacao)
    • SANTOS, Dayse Rodrigues dos ; CARRIJO, Silvana Augusta Barbosa . PROTAGONISTAS DE NARRATIVAS JUVENIS CONTEMPORÂNEAS: DE MÃOS DADAS COM O JOVEM LEITOR. 2020 (Comunicacao)
    • SANTOS, Dayse Rodrigues dos ; Neves, Maria Nilva Rodrigues . O CURSO DE PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS COMO INSTRUMENTO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE. 2021 (Comunicacao)
    • COSTA, G. A. A. ; SANTOS, Dayse Rodrigues dos . ANÁLISE LINGUÍSTICA: Gênero publicitário no ensino de Língua Portuguesa. 2022 (Comunicacao)
    • SANTOS, D. R. ; SOUSA, I. B. . JOURNAL CLUB: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AÇÃO DE EXTENSÃO DO CENTRO DE IDIOMAS DO IFPA SANTARÉM. 2021 (Comunicacao)
    • SANTOS, D. R. . Educação Fiscal. 2012 (Conferência)
    • PARASKI, N. V. ; SANTOS, DAYSE RODRIGUES ; MENDES, I. R. P. . O GÊNERO DIGITAL APLICATIVO PARA TRADUÇÃO DE LIBRAS, PORTUGUÊS E INGLÊS COM FINS ESPECÍFICOS. 2019 (Comunicacao)
    • SANTOS, DAYSE RODRIGUES ; VALENIA, A. . O BOOKTUBE COMO INCENTIVO À LEITURA NO PROEJA. 2019 (Comunicacao)
    • SANTOS, DAYSE RODRIGUES . JOURNAL CLUB NO CENTRO DE IDIOMAS DE SANTARÉM DO IFPA. 2021 (Comunicacao)
    • COSTA, G. A. A. ; SANTOS, DAYSE RODRIGUES . Língua Espanhola nas aulas remotas nos cursos de Guia de Turismo e Hospedagem do IFPA. 2021 (Comunicacao)
    • SANTOS, DAYSE RODRIGUES . THREE USES OF GOOGLE PRESENTATIONS IN ENGLISH LANGUAGE TEACHING IN THE AMAZON. 2021 (Comunicacao)
    • ALENCAR, B. ; SANTOS, D. R. ; JEREZ, I. H. . Mesa-redonda: Transversalidade e educação científica na era digital: redescobrindo Paulo Freire. 2021
    • HALL, S. C. B. S. ; SANTOS, D. R. ; ARAUJO, D. S. . Formação do docente de línguas inglesa: múltiplos olhares. 2021
    • SANTOS, D. R. ; SANTOS, Z. H. ; ROCHA, D. S. B. . Literatura infantil e juvenil: perspectivas teóricas e formação do leitor. 2022
    • SANTOS, D. R. ; PEREIRA, M. J. A. ; CASTRO, G. G. . Sessão de Lançamento de e-books. 2021 Web
    • SANTOS, D. R. . VI SEPMEL - VI Seminário de Pesquisa do Programa de Mestrado em Estudos da Linguagem. 2018 (UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - REGIONAL CATALÃO)
    • FERNANDES JUNIOR, A. ; RIBEIRO, C. G. ; SANTOS, D. R. . III Festival Literário de Catalão (FLICAT) e I Congresso de Leitura e Literatura Contemporânea (COLLIC). 2018 (Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão)
    • SANTOS, D. R. . II Feira de Ciências e Tecnologias Educacionais da Mesorregião do Baixo Amazonas (II FECITBA-PA). 2019 (Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA)
    • COSTA, G. A. A. ; SANTOS, D. R. ; CASTRO, G. G. ; SIQUEIRA, A. O. S. ; BRITO, K. S. ; PINTO, A. R. ; MARCIOLIVER, L. . Festividad Mexicana: Día De Los Muertos. 2019 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará)
    • SANTOS, D. R. ; COSTA, G. A. A. ; COSTA, E. S. ; SANTOS, C. S. ; SIQUEIRA, A. O. S. . Noite do Terror. 2019 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará)
    • SANTOS, D. R. . VIII Jornada Científica e Semana Integrada do IFPA-Campus Santarém. 2019 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará)
    • SANTOS, D. R. . Manifestações da Territorialização Linguística. 2020 (Universidade Federal do Oeste do Pará,)
    • SANTOS, Dayse Rodrigues dos . IV Seminário do grupo de pesquisa CELEPI: Professores de Inglês como Língua Adicional: contribuições da pesquisa para o desenvolvimento profissional docente. 2023 (Universidade Federal do Oeste do Pará)
    • MOREIRA, L. K. R. ; VILLAR, L. S. ; SATO, M. K. ; RODRIGUES, R. R. ; SANTOS, D. R. . II IF sem muros: mostra de pesquisa e inovação do Xingu, Tapajós e Baixo Amazonas. 2021 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará)
    • SANTOS, D. R. ; ARAUJO, A. C. F. ; CARRIJO, S. A. B. . Cara de Jovem em Páginas de Ficção: Literatura Juvenil, Identidade e Formação do Leitor. 2018 (Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão)
    • SANTOS, D. R. . Oficina de Língua Inglesa. 2010 (Colégio Marista Santo Ângelo)
    • COSTA, G. A. A. ; SANTOS, D. R. . Português Como Língua Estrangeira Aos Venezuelanos Em Santarém. 2019 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará)
    • SANTOS, D. R. . Língua Inglesa. 2008 (Associação Cultural de Radiofusão Comunitária de Santo Ângelo)
    • SANTOS, D. R. ; CASTRO, G. G. . Letramento crítico: linguagem, informação e criticiadade. 2021 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará)
    • SANTOS, D. R. . Portfólio de Inglês III. 2020 (Material didático)
    • SANTOS, D. R. . Portfólio de Inglês I. 2020 (Material didático)
    • SANTOS, D. R. . Portfólio de Inglês II. 2020 (Material didático)
    • Nome do projeto: Projeto de viagem ao Cinema de Cruz Alta-RS (2013 - 2013
      Natureza: Ensino
      Integrantes: SANTOS, D. R. , PEREIRA, E. M. .
      Descrição: : Filme/Título: O Tempo e o VentoAssunto: são retratadas a formação do Rio Grande do Sul, a povoação do território brasileiro e a demarcação de suas fronteiras, forjada a ferro e espada pelas lutas entre as coroas portuguesa e espanhola.Justificativa: em conversas em sala de aula, alguns alunos levantaram a possibilidade de assistir a filmes como forma de complementar a aprendizagem, sendo assim, as professoras sugeriram o filme supracitado. Desenvolvido no Instituto Estadual de Educação Miguel Calmon em Salto do Jacuí-RS.
    • Nome do projeto: Healthy Life (2014 - 2014
      Natureza: Ensino
      Integrantes: SANTOS, D. R. .
      Descrição: Fazer uma pesquisa com os colegas da turma sobre os hábitos das pessoas.Fazer uma tabela relacionando o hábito com a quantidade de pessoas que o pratica e apresentar no final da aula. Desenvolvido no Instituto Estadual de Educação Miguel Calmon em Salto do Jacuí-RS.
    • Nome do projeto: Churrasco Cultural (2014 - 2014
      Natureza: Ensino
      Integrantes: SANTOS, D. R. , PINTO, M. B. , LAMAISON, C. .
      Descrição: Tema: Os alunos se reúnem para tomar chimarrão, fazer churrasco e apreciar apresentações artístico-culturais do Rio Grande do Sul.Justificativa: Apreciação da nossa cultura e a nossa história, saboreando um bom chimarrão e churrasco. Situação: Concluído Natureza: Projeto de ensino É um projeto em cooperação com: Instituição de Ensino. Em relação a temática: Ação inclusiva e Integração social(escola, familia, comunidade). Desenvolvido no Instituto Estadual de Educação Miguel Calmon em Salto do Jacuí-RS.
    • Nome do projeto: Mostra Científica (2017 - 2017
      Natureza: Ensino
      Integrantes: SANTOS, D. R. , COSTA, S. G. .
      Descrição: Século XX - A era das descobertas: comparando o Século XX e o Século XXI.
    • Nome do projeto: Meio Ambiente (2017 - 2017
      Natureza: Ensino
      Integrantes: SANTOS, D. R. , COSTA, S. G. .
      Descrição: Turma regida: 6º ano, com o tema Biomas brasileiros.
    • Nome do projeto: Audiência Simulada (2013 - 2013
      Natureza: Ensino
      Integrantes: SANTOS, D. R. .
      Descrição: No mundo globalizado em que vivemos, o cuidado com o meio ambiente se torna cada mais relevante e, no cenário educacional não é diferente. A busca por alternativas de intervenção e desafios é constante e sua utilização como instrumento de aprendizagem é cada vez mais necessária. A realização desse projeto facilita a interdisciplinaridade contribuindo para um melhor aprendizado dos alunos e o projeto de audiência simulada além de trabalhar a interdisciplinaridade busca também preparar o aluno para os desafios de compreender cidadania e noções básicas do poder judiciário. Dessa forma, ele realmente está desenvolvendo o senso crítico, pois no julgamento o aluno deve conhecer o fato - os dois lados da situação - e, em conjunto com os colegas, chegar a uma conclusão de aplicação/satisfação seus conhecimentos e agregue criticamente outras argumentações que possam ser apresentadas. O audiência simulada é uma oportunidade de colocar em prática o que se vem aprendendo em sala de aula, nos diferentes componentes curriculares.
    • Nome do projeto: Projeto de viagem ao Cinema de Cruz Alta-RS (2013 - 2013
      Natureza: Ensino
      Integrantes: SANTOS, D. R. , CUNHA, M. W. .
      Descrição: Assunto: são retratadas a formação do Rio Grande do Sul, a povoação do território brasileiro e a demarcação de suas fronteiras, forjada a ferro e espada pelas lutas entre as coroas portuguesa e espanhola. Justificativa: em conversas em sala de aula, alguns alunos levantaram a possibilidade de assistir a filmes como forma de complementar a aprendizagem, sendo assim, a professora sugeriu o filme supracitado. Série(s): 9º, 8º e 7º Data: 21/10/13. Filme/Título: O Tempo e o Vento
    • Nome do projeto: Projeto Agrinho (2013 - 2013
      Natureza: Ensino
      Integrantes: SANTOS, D. R. .
      Descrição: Desde que nascemos, entramos em contato com a cidadania em suas mais diferentes faces, partindo da certidão de nascimento até o fim de nossas vidas. Em muitas situações, sequer sabemos nossos direitos e deveres, o torna o exercer tanto de um quanto de outro um tanto comprometido. Dessa forma, os textos do Programa foram conduzidos nas aulas de Língua Portuguesa com a turma 7º ano 1 da Escola Municipal de Ensino Fundamental Siegfried Heuser
    • Nome do projeto: Viagem à Quinta da Estância (2014 - 2014
      Natureza: Ensino
      Integrantes: SANTOS, D. R. , SANTOS, A. S. .
      Descrição: Justificativa: em conversas em sala de aula, os alunos levantaram a possibilidade de fazer uma viagem de confraternização da turma e de professores. Além disso, as viagens pedagógicas são tendências na educação. Muito mais do que se aprende em uma aula, vivenciar aventuras e dividir espaços e vontades com os amigos é uma excelente forma de se desenvolver.
    • Nome do projeto: Mateada cultural. (2014 - 2014
      Natureza: Ensino
      Integrantes: SANTOS, D. R. , CUNHA, M. W. .
      Descrição: Os alunos se reúnem para tomar chimarrão e apreciar apresentações artístico-culturais. Justificativa: Apreciação da nossa cultura e a nossa história, saboreando um bom chimarrão.
    • Nome do projeto: Equipes de desenvolvimento de Software (2019 - 2020
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SANTOS, D. R. , PARASKI, N. V. , COSTA, G. A. A. .
      Descrição: Em tempos de desenvolvimento da realidade tecnológica, a demanda por soluções tecnológicas dentro e fora do IFPA-Santarém vem aumentando consideravelmente, tendo em vista os avanços tecnológicos na região de Santarém. O profissional de Tecnologia da Informação (TI) se inclui no mercado de trabalho através do conhecimento e domínio de diversas ferramentas tecnológicas, através da implementação das mesmas na aplicação em solução de problemas das mais diversas áreas do mercado. Esse cenário faz com que o profissional de TI necessite de constante treinamento, o que pode ser obtido através da implementação dos conhecimentos adquiridos durante as aulas em desenvolver soluções computacionais para os vários problemas do cotidiano da comunidade Santarenha em geral. Partindo desse princípio, torna-se necessário o desenvolvimento, por parte do discente, de soluções tecnológicas que de fato atendam às necessidades do mercado interno e externo à instituição. Dessa forma, pretende-se instituir uma equipe de estudantes orientados por professores que desenvolvam soluções tecnológicas a partir da demanda interna do instituto e externa (da comunidade).
    • Nome do projeto: CURSO PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA AOS VENEZUELANOS EM SANTARÉM (2019 - 2020
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SANTOS, D. R. , COSTA, G. A. A. , CASTRO, G. G. , PINTO, A. R. .
      Descrição: Este projeto de extensão objetiva ofertar, através do Centro de Idiomas do IFPA campus Santarém, o curso de Português como Língua Estrangeira-PLE- (especialmente como LA, Língua de Acolhimento) aos Venezuelanos indígenas (da etnia Warao e outras) e não-indígenas (crillos) que chegarem em Santarém buscando refúgio no Brasil em decorrência da crise política e econômica que a Venezuela vem passando desde 2013. O público-alvo beneficiário são os abrigados no CAAF (Casa de Acolhimento a Adultos e a Família), abrigo mantido e coordenado pela Prefeitura Municipal de Santarém, localizada no bairro Cambuquira, Chácara Roberto Magalhães na Av. Cuiabá. De início o curso será de curta duração(60h), podendo prorrogar por igual período e se propõe a desenvolver competências necessárias relacionadas ao processo de aquisição e aprendizagem do Português como Língua Estrangeira (PLE), e de autonomia dos alunos, dentro de uma abordagem Comunicativa.. Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
    • Nome do projeto: Jogos Internos do IFPA (2019 - 2019
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SANTOS, D. R. , PEREIRA, P. R. R. .
      Descrição: Atuou como membro da comissão organizadora, sob orientação do Professor Paulo Roberto Ricarte Pereira.
    • Nome do projeto: Olimpíadas de Língua Inglesa 2019 (2019 - 2019
      Natureza: Ensino
      Integrantes: SANTOS, D. R. , DAMASCENO NETO, A. T. .
      Descrição: Projeto Olimpíadas Científicas: projetos desenvolvidos para alunos nas Olimpíadas Nacionais e que utiliza as metodologias e materiais propostos por ela. De 2 a 27 de setembro, o Escritório de Ensino de Língua Inglesa (RELO) da Embaixada e Consulados dos Estados Unidos, numa parceria com EduSim, Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e Nova Escola, irão promover a primeira Olimpíada de Inglês no Brasil. Com o objetivo de estimular o aprendizado de inglês no país e seu uso em situações práticas e diárias, a Olimpíada é uma iniciativa com participação gratuita, focando em professores e alunos da Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio).
    • Nome do projeto: Gêneros digitais no Ensino Profissionalizante (2019 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTOS, D. R. , PARASKI, N. V. , COSTA, G. A. A. , VALENIA, A. , MENDES, I. R. P. , CHAIBE, E. P. , ALMEIDA, I. D. , BATISTA, A. G. .
      Descrição: O estudo dos gêneros digitais, letramentos, impacto e função social é premissa da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Matriz de Referência do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e deve estar articulada às aprendizagens de Línguas nas instituições oficiais. Nesse sentido, entendemos que a mediação pedagógica pode trilhar no âmbito dos multiletramentos tanto para os estudos de Língua Portuguesa como Língua Inglesa, levando em conta a multiplicidade e variedade de usos, usuários e funções dessa língua no mundo contemporâneo. Nas situações de aprendizagem do inglês, os estudantes podem reconhecer o caráter fluido, dinâmico e particular dessa língua, como também as marcas identitárias e de singularidade de seus usuários, de modo a ampliar suas vivências com outras formas de organizar, dizer e valorizar o mundo e de construir identidades. Partindo do princípio do incentivo à leitura, produção e circulação de diferentes gêneros digitais que circulam na sociedade, nosso projeto inclui o estudo teórico com a finalidade de desenvolver a habilidade de compreensão dos textos multimodais e/ou multissemióticos na contemporaneidade. Para tanto, partiremos de discussões em sala de aula para aprofundamento no estudo do gênero e letramento digital com aportes teóricos que convalidem nossas percepções ao longo das análises. As ações de pesquisa fazem parte da Linha de pesquisa 4 ? Educação Profissional do Grupo de Pesquisa em Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) e ao Grupo de Estudo Gêneros digitais no Ensino Profissionalizante. A pesquisa servirá para subsidiar possíveis caminhos no estudo de gêneros digitais em Língua Inglesa e Portuguesa em Santarém, no contexto social e acadêmico.
    • Nome do projeto: Centro de Idiomas do IFPA Campus Santarém - CENI (2019 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SANTOS, D. R. , COSTA, G. A. A. , SOUSA, I. B. , SILVA, A. E. M. O. E. , DAMASCENO NETO, A. T. , SILVA, M. M. , PORTELA, A. D. S. , CARVALHO, L. P. , CASTRO, G. G. .
      Descrição: 0 Centro de Idiomas tem como missão principal promover aos discentes, servidores, pesquisadores, técnicos administrativos e comunidade externa a oportunidade de adquirir conhecimentos em línguas estrangeiras, língua portuguesa e Língua Brasileira de Sinais ? Libras como línguas adicionais, e participar de atividades culturais, cientificas, técnicas e pedagógicas inerentes a internacionalização e capacitação profissional, integrando ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica, objetivando-se a preparação de recursos humanos a estarem aptos a se comunicar com fluência na língua alvo desejada para cada situação e demanda.
    • Nome do projeto: Protagonistas de narrativas juvenis contemporâneas: de mãos dadas com o jovem leitor (2019 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTOS, D. R. , CARRIJO, S. A. B. , COSTA, G. A. A. .
      Descrição: O presente estudo visa analisar a representação literária da identidade dos protagonistas em duas obras de Heloisa Prieto, Lenora (2008) e Ian: a música das esferas (2015), sendo este último, continuação do primeiro, constituintes do corpus dessa pesquisa, a fim de compreender a relevância do gênero para formação do leitor. Cabe ressaltar que tanto a produção quanto a crítica especializada da literatura para a juventude têm se expandido consideravelmente no Brasil nas últimas décadas. O público leitor, que volta seus olhos não só para o texto, mas também para o projeto gráfico como um todo é igualmente importante no contexto da Literatura Juvenil.
    • Nome do projeto: O Booktube como incentivo à leitura no proeja (2019 - 2019
      Natureza: Ensino
      Integrantes: SANTOS, D. R. , VALENIA, A. .
      Descrição: Partindo das constantes queixas e constatações dos professores do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional de Jovens e Adultos (Proeja) de que os alunos não leem literatura e que eles precisam tornar-se mais proficientes e atentos às formas e conteúdos multissemióticos aos quais estão expostos, esta comunicação oral tem como objetivo discutir alguns aspectos sobre a comunidade Booktube como incentivadora da leitura literária. Além disso, pretendemos discutir o papel desempenhado por essas comunidades no processo de produção e compartilhamento de conteúdo. Para o desenvolvimento da investigação, partimos do entendimento do Booktube como uma comunidade de pessoas que faz vídeos sobre livros e leitura e divulgam na plataforma Youtube. No intuito de fomentar as práticas de multiletramentos na referida modalidade de ensino, partimos do estudo do vídeo Fica a dica: Por que O Conto da Aia é uma Distopia diferente?. A seleção desse vídeo ocorreu devido ao conteúdo abordado, que diz respeito à fantasia, ao gótico, à ficção científica na Literatura e no Cinema, temáticas essas que, em nosso entendimento, fazem parte das práticas sociais dos alunos do Proeja. Nesse sentido, propusemos, nas aulas de Língua Portuguesa e Literatura, a atuação dos discentes como booktubers, realizando atividades de leitura, produção e compartilhamento de textos na plataforma Youtube. O acesso às comunidades de leitura, bem como a produção de resenhas literárias a serem disponibilizadas na web, pareceu despertar nos alunos, além da curiosidade, o desejo e a motivação para produção de conteúdo, incitando a conexão com novos amigos, colegas, fãs e digital influencers.
    • Nome do projeto: FESTA JUNINA DO IFPA- CAMPUS SANTARÉM (2019 - 2019
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SANTOS, D. R. , SOUSA, I. B. .
      Descrição: Atuou como membro da comissão organizadora.
    • Nome do projeto: APRENDENDO ESPANHOL COM O TEATRO (2019 - 2019
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SANTOS, D. R. , COSTA, G. A. A. , SOUSA, I. B. .
      Descrição: A proposta de oficina "aprendendo espanhol com o teatro" se concentra em Língua Estrangeira/Espanhol, nível básico e instrumental. As atividades propostas centram-se no desenvolvimento das habilidades de leitura, interpretação e compreensão do idioma tendo em vista as competências comunicativas a partir do gênero textual teatro. Esse gênero foi escolhido para servir como ferramenta pedagógica a fim de despertar a motivação no processo de ensino-aprendizagem, tendo em vista o caráter lúdico capaz de dinamizar as aulas de língua estrangeira. Com objetivo comunicativo, a ação está estruturada em dois módulos (teórico e prático), distribuídos nas quatro horas de duração. A ação, vinculada ao Centro de idiomas (Ceni) do IFPA campus Santarém, local onde será realizada a oficina, destina-se a um público interno e externo, que deseja ter um contato com a Língua Espanhola, ou que já tenha algum conhecimento ou o domínio. Nesse sentido, busca-se a combinação do teatro e o espanhol visando o desenvolvimento das competências discursiva-comunicativa do aprendente..
    • Nome do projeto: Lit&Rart: I Companhia De Arte Do Ifpa-santarém (2019 - 2020
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SANTOS, D. R. , COSTA, G. A. A. , RIEDNER, V. , CASTRO, G. G. , BRITO, K. S. .
      Descrição: Compreendendo as artes em geral como um atividades socializadoras, dinamizadoras, integradoras, bem como ainda um plurais, lúdicas, políticas, democráticas, inclusivas, de aproximação, envolvimento, imaginação, debates, ciências, fruição - destinado a uma interação que vai além da sala de aula e dos "letramentos" institucionalizados pela Educação Básica no que se refere ao currículo mínimo, aos parâmetros e diretrizes nacionais, às matrizes de referências para o Exame Nacional do Ensino Médio, mas também, certamente, comprometido com o processo de ensino-aprendizagem de portas abertas, inovador, a fim de que se posso trabalhar com a "singularidade" humana no que ela tem mais próprio e essencial - o presente projeto de ensino, pesquisa e extensão, enquanto proposta para que os sujeitos sintam-se incluídos em suas próprias aprendizagens, devido à necessidade de engajamento, estímulo e acesso a práticas sociais, culturais e integradoras, através de ações integradas à literatura e às artes em geral, objetivo ampliar referências estéticas e éticos, promover letramentos cotidianos, os quais contribuem para fazer educação um instrumento de socialização, de buscar novos significados, de rupturas, de transformação de conhecimento em valores, os quais são indispensáveis para o pleno desenvolvimento do educado.
    • Nome do projeto: Textando: Estudo E Produção De Gêneros Textuais (2019 - 2019
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SANTOS, D. R. , COSTA, G. A. A. , CASTRO, G. G. , PINTO, A. R. .
      Descrição: A proposta de extensão "Textando: estudo e produção de gêneros textuais" se concentra em Letras/Linguagens. As atividades propostas centram-se no desenvolvimento das habilidades de leitura, interpretação e compreensão de textos tendo em vista as competências comunicativas a partir de diversos gêneros textuais. os gêneros foram escolhidos visando o protagonismo dos envolvidos para que sejam atuantes na produção de textos que aproximem de suas realidades e que leve os sujeitos à compreensão de sua atuação no mundo. Além disso, para despertar a motivação no processo de ensino-aprendizagem no processo comunicativo em que a ação está estruturada. nesse sentido, busca-se a combinação das inúmeras práticas comunicativas com as múltiplas possibilidades de interação verbal, as quais assumem formas mais ou menos estabilizadas originado os gêneros textuais, e que servirão para a comunicação nas relações humanas.
    • Nome do projeto: Arte na rede (2021 - 2021
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SANTOS, D. R. , NASCIMENTO, C. D. .
    • Nome do projeto: Journal Club no Centro de idiomas de Santarém do IFPA (2021 - 2021
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SANTOS, D. R. , COSTA, G. A. A. , SOUSA, I. B. , DAMASCENO NETO, A. T. , SILVA, M. M. , PORTELA, A. D. S. , CASTRO, G. G. , SANTOS, C. S. .
      Descrição: rojeto de extensão do Centro de idiomas do IFPA Santarém Intitulado JOURNAL CLUB (clube de leitura), formado pelos docentes do Centro de Idiomas do IFPA ? Santarém, realiza lives voltadas a estimular, promover e desenvolver habilidades de avaliação crítica de textos de Letras e Linguística. Durante os encontros, cada facilitador mediará as discussões e fornecerá as diretrizes para as leituras, promovendo o engajamento do grupo. Os temas variam de estudos literários e linguísticos, nos quais os líderes selecionam um artigo provocativo, ou em relação ao tema de pesquisa de um dos participantes. Parte I. - Concluído Parte II - Em andamento
    • Nome do projeto: Laboratório de Linguagem e Processamento Linguístico (LALP) (2022 Atual)
      Natureza: Desenvolvimento
      Integrantes: SANTOS, D. R. , CASTRO, G. G. .
      Descrição: O Laboratório de Linguagem e Processamento Linguístico (LALP) estará vinculado ao Grupo de Pesquisa em Linguagem e Processamento Linguístico do IFPA campus Santarém e terá como objetivo promover a cooperação interdisciplinar para o estudo da linguagem. As atividades desenvolvidas pelo LALP compreendem a utilização de técnicas experimentais na pesquisa linguística a fim de integrar esforços para um dos grandes compromissos de pesquisa da linguística gerativa, a interação entre a linguagem e os sistemas que com ela interagem..
    • Nome do projeto: Infante: dados de aquisição da linguagem (fase I) (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTOS, D. R. , CASTRO, G. G. .
      Descrição: Este projeto foi submetido ao edital EDITAL n. 04/2022/PROPPG, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Seu objetivo é obter e divulgar dados de fala de crianças em fase de aquisição da linguagem. Para tal, serão coletados dados espontâneos de crianças em fase de aquisição da linguagem, os quais serão posteriormente transcritos e utilizados para constituição de um banco de dados de fala de crianças em fase de aquisição da linguagem. A proposta envolve estudantes do curso Técnico Integrado em Informática do IFPA campus Santarém e contribui, portanto, para a articulação entre o ensino e a pesquisa na instiuição..
    • Nome do projeto: Noite do Terror (2022 - 2022
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SANTOS, D. R. , SOUSA, I. B. , SILVA, M. M. , CASTRO, G. G. , PINTO, A. R. , COSTA, H. S. S. , BENTES, A. P. , MEIRA FILHO, D. P. , ANDRADE, C. L. L. , CARVALHO, C. B. , NINA, L. M. B. , MARTINS, A. F. C. , CHAVES, L. S. , SILVA, E. N. , SOARES, G. S. , FERREIRA, M. E. M. S. , SALLES, L. T. O. C. , MARQUES, J. B. .
      Descrição: As instituições devem ampliar as oportunidades de estudo da língua inglesa e suas literaturas que exprimam a cultura dos envolvidos numa perspectiva que parta do contexto global para o local. Seguindo essa premissa, o Centro de Idiomas de Santarém (CENI) ampliou o projeto Noite do terror, alusivo ao Halloween, ocorrido em 2019 na disciplina de Língua Inglesa I dos cursos integrados, estendendo este ano aos demais cursos, egressos, pais e responsáveis. Com o objetivo de vivenciar e conhecer essa manifestação cultural amplamente difundida no mundo, por meio de atividades lúdicas e pesquisa, questões socioculturais e linguísticas ligadas ao terror, mudando de tema a cada ano, o CENI convida a comunidade acadêmica a conhecer um Halloween intercultural.
    • Nome do projeto: Autor presente (2022 - 2022
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SANTOS, D. R. , REBELO, J. V. C. C. , BRITO, A. N. , , A. C. C. , LIMA, R. S. .
      Descrição: A literatura na Amazônia tem crescido nos últimos anos tanto em quantidade de autores como em volume e diversidade de obras. É nesse sentido que este projeto objetiva promover a leitura e a literatura paraense a partir de oficinas e encontros entre escritores e seu público em oficina de leitura aberta à comunidade interna e externa do IFPA ? Santarém. Há necessidade de desenvolvimento de atividades que visem a formação do leitor literário na região, bem como a divulgação dos textos e seus autores no sentido de valorizar a literatura como bem cultural da região. A luz teórica que sustenta esta ação considera os estudos de Rildo Cosson (2014) e Regina Zilberman (2009) sobre letramento literário e literatura, respectivamente. O projeto envolve basicamente três etapas nas quais serão trabalhados letramentos literários para a formação do leitor: a) leitura e produção artística, b) oficina de leitura literária, e c) autor presente. Como resultados, espera-se que os participantes e o público, por meio de atividades e contato com o(a) autor(a) da obra, sintam-se motivados com a leitura literária com finalidade de prazer estético e formação leitora.
    • Nome do projeto: CURSO FIC INGLÊS INSTRUMENTAL (2022 - 2023
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SANTOS, D. R. , SILVA, I. B. , SILVA, M. M. , MARQUES, J. B. .
    • Nome do projeto: Sou cidadão, e agora? (2017 - 2017
      Natureza: Ensino
      Integrantes: SANTOS, D. R. , FREITAS., M. P. G. .
      Descrição: O projeto será desenvolvido na Escola Municipal Franklin Graham, localizada no perímetro urbano de Formosa-GO, com alunos do 6º ano do ensino fundamental, utilizando os recursos materiais e humanos disponíveis na escol, bem como as tecnologias disponíveis na escola (multi mídia, computadores e internet), além dos próprios celulares e câmeras fotográficas.Esta pesquisa e trabalho tende a informar e conscientizar pais, alunos, comunidade em geral da importância de se desenvolver a cidadania com coerência na sociedade, conhecendo e exercendo o seu papel de cidadão de forma crítica e responsável.Nesse sentido, a escola, como formadora de cidadãos, tem a função de antecipar e provocar sua comunidade de maneira consciente sobre os valores do cidadão no cumprimento dos seus deveres, para usufruir de seus direitos perante a sociedade. Desenvolvido na Escola Municipal Franklin Graham em Formosa-GO.
    • Nome do projeto: Interclasse (2015 - 2017
      Natureza: Ensino
      Integrantes: SANTOS, D. R. , SOUSA, A. .
      Descrição: Ensino Fundamental de 1º ao 9º ano TEMAS TRANSVERSAIS ABORDADOS Pluralidade Cultural, Cidadania, Esporte e ÉticaJUSTIFICATIVA Para a escola cumprir bem o seu papel, os responsáveis pela educação devem estimular o educando desenvolver o raciocínio, reflexão crítica de forma sistemática, as competências de escrita e leitura, assim como proporcionar momentos de interação por meio de atividades esportivas.METODOLOGIA E DESENVOLVIMENTO Divulgação do projeto; entrega do certame explicativo com todas as regras e requisitos necessários para participação no evento; quinze dias de treino nas aulas de Educação Física; seleção da composição dos times a serem formados nas modalidades de futsal e queimada; informativo a comunidade escolar; emissão de ofício à Secretaria de Esporte e Lazer; realização dos jogos e premiação.REALIZAÇÃO DO PROJETO Maio e Novembro (2015, 2016, 2017). Desenvolvido na Escola Municipal Franklin Graham em Formosa-GO.
    • Nome do projeto: Jovem Cidadão/Valorização do Idoso (2015 - 2017
      Natureza: Ensino
      Integrantes: SANTOS, D. R. , SILVA, I. B. , SOUSA, A. , SANTOS, J. N. P. G. .
      Descrição: Ensino Fundamental de 6º ao 9º ano TEMAS TRANSVERSAIS ABORDADOS Ética e Cidadania.JUSTIFICATIVA Na busca de auxiliar o aluno a ter uma participação na sociedade de forma mais criativa, crítica, coerente e responsável a escola resolver lançar um desafio de participação ativa, desenvolvendo as habilidades e capacidades dos alunos com o projeto citado acima.METODOLOGIA E DESENVOLVIMENTO Através de aulas expositivas, explicativas, palestra, demonstração de vídeos, reportagens, pesquisas, gráficos, depoimentos, montagem de murais. No final do projeto, o aluno, juntamente com os professores prepararam uma recepção para alguns idosos na Unidade Escolar e fazer também exposição e apresentações de acordo com o aprendizado em sala de aula.REALIZAÇÃO DO PROJETO Outuburo/2015, Outubro/2016 e Outubro/2017. Desenvolvido na Escola Municipal Franklin Graham em Formosa-GO.
    • Nome do projeto: Orientação sexual (2015 - 2017
      Natureza: Ensino
      Integrantes: SANTOS, D. R. , SILVA, I. B. , FREITAS., M. P. G. .
      Descrição: JUSTIFICATIVA Ao tratar o tema Orientação Sexual, busca-se considerar a sexualidade como algo inerente à vida e à saúde, que se expressa desde cedo no ser humano. Engloba o papel social do home e da mulher, o respeito por si e pelo outro, as discriminações e os estereótipos atribuídos e vivenciados em seus relacionamentos, o avanço da AIDS e a da gravidez indesejada na adolescência, entre outros, que são problemas atuais e preocupantes.METODOLOGIA E DESENVOLVIMENTO Através de palestras com profissionais da saúde, debates entre aluno-professor, trabalho em equipe, slides e apresentações. REALIZAÇÃO DO PROJETO 2º semestre de 2015, 2016 e 2017. Desenvolvido na Escola Municipal Franklin Graham em Formosa-GO.
    • Nome do projeto: Prevenção contra o uso de drogas (2015 - 2017
      Natureza: Ensino
      Integrantes: SANTOS, D. R. , RODRIGUES, S. P. .
      Descrição: 6º ano do Ensino FundamentalTEMAS TRANSVERSAIS ABORDADOS Ética e Cidadania.JUSTIFICATIVA Pelo fato de vivermos em um mundo que não estamos livres de ver os jovens entrar em ambientes que são favoráveis ao mundo das drogas, a Unidade Escolar desenvolverá o Projeto para esclarecimentos dos alunos e os mesmo adurirem informações sobre o assunto, e facilitar o diálogo com os familiares evitando frustrações e evitando-os a entrarem no mundo das drogas.METODOLOGIA E DESENVOLVIMENTO Aulas expositivas, pesquisas, palestras, debates, apresentações. Recursos: cartazes, livros, stands, alunos, professores, som, livro, vídeos, TV, Datashow. REALIZAÇÃO DO PROJETO Junho (2015, 2016 e 2017). Desenvolvido na Escola Municipal Franklin Graham em Formosa-GO.
    • Nome do projeto: Primavera (2015 - 2017
      Natureza: Ensino
      Integrantes: SANTOS, D. R. , SILVA, I. B. , FREITAS., M. P. G. .
      Descrição: Ensino Fundamental de 1º ao 9º ano e EJA 1ª Fase. TEMAS TRANSVERSAIS ABORDADOS Pluralidade Cultural, Ética e Cidadania.JUSTIFICATIVA A primavera é a estação das flores e por isso, a mais encantadora das estações. Pensando nisso, elaboramos o projeto no intuito de tornar os alunos mais familiarizados com essa linda estação e com isso vivenciar a alegria da estação com a presença multicolorida das flores, levando crianças, jovens e adultos a contemplarem suas maravilhas e o bem-estar que a convivência com a natureza proporciona.METODOLOGIA E DESENVOLVIMENTO A festa da primavera aconteceu no mês de setembro, iniciando-se às 13h com término às 17h. Os professores e funcionários dividiram as tarefas para todos participarem neste dia, que foram realizadas várias apresentações de danças, músicas, teatro, sarau, exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos. Recursos e materiais: stands, caixa de som, data show. REALIZAÇÃO DO PROJETO Setembro (2015, 2016, 2017). Desenvolvido na Escola Municipal Franklin Graham em Formosa-GO.
    • Nome do projeto: Escola, Comunidade e Família (2015 - 2017
      Natureza: Ensino
      Integrantes: SANTOS, D. R. , SILVA, I. B. , FREITAS., M. P. G. .
      Descrição: TEMAS TRANSVERSAIS ABORDADOS Pluralidade Cultural, Cidadania e ÉticaJUSTIFICATIVA Devido à necessidade da comunidade em realizações de eventos, concursos, vestibulares, a escola, visando a valorização do ser humano da vida perante o mundo e das virtudes como tendência para o bem este projeto, vem oferecer a melhoria e crescimento da comunidade formosense e o crescimento intelectual, profissional, social e cultural das pessoas. Porém, resolver fornecer o espaço físico para realizações dos vestibulares e o Enem no Brasil, incluindo eventos escolares como dia da família.METODOLOGIA E DESENVOLVIMENTO Através de reuniões pré-agendadas com os multiplicadores para os colaboradores. Palestras e encontro de uma forma geral com a comunidade, cadastramento nos respetivos sites, busca de parcerias com as empresas para promover as ações sociais para comunidade local.REALIZAÇÃO - novembro com o ENEM nos 3 anos. Desenvolvido na Escola Municipal Franklin Graham em Formosa-GO.
    • Nome do projeto: A dança que na escola dança (2015 - 2017
      Natureza: Ensino
      Integrantes: SANTOS, D. R. , SILVA, I. B. , SOUSA, A. .
      Descrição: Ensino Fundamental de 6º ao 9º anoTEMAS TRANSVERSAIS ABORDADOS Pluralidade Cultura, Ética e Cidadania.JUSTIFICATIVA A dança proporciona ao ser humano desenvolvimento da linguagem e o conhecimento do próprio corpo. O corpo é um veículo de expressão máxima, que pode ser despertado através da dança desde a infância, provocando a estimulação nos diversos aspectos: físicos, mentais, sensoriais e emocionais.METODOLOGIA E DESENVOLVIMENTO Exploração teórica sobre o tema escolhido, com apresentação de textos, fotografias, filmes, letras de músicas e com a experimentação dos movimentos básicos, sentindo e compreendendo as principais características da dança escolhida. Recursos e materiais: caixa de som, livros, vídeos, TV, data show, pátio e saguão. REALIZAÇÃO DO PROJETO Junho e novembro (2015, 2016, 2017). Desenvolvido na Escola Municipal Franklin Graham em Formosa-GO.
    • Nome do projeto: Nutrição e Culinária (2015 - 2017
      Natureza: Ensino
      Integrantes: SANTOS, D. R. , SILVA, I. B. , FREITAS., M. P. G. , RODRIGUES, S. P. .
      Descrição: ETAPA 6º do Ensino Fundamental.TEMAS TRANSVERSAIS ABORDADOS Saúde e Meio Ambiente.JUSTIFICATIVA Criar um momento onde será preparada a receita dos alunos promovendo uma interação dos alunos com trocas de experiências diárias.METODOLOGIA E DESENVOLVIMENTO Aulas expositivas, pesquisas, campanha para aquisição de ingredientes. Os alunos prepararam os pratos. Recursos: cartazes, livros, stands, alunos, professores, som, livro, alimentos naturais e receitas.REALIZAÇÃO DO PROJETO Outubro(2015, 2016, 2017).Desenvolvido na Escola Municipal Franklin Graham em Formosa-GO.
    • Nome do projeto: Festa Junina (2015 - 2017
      Natureza: Ensino
      Integrantes: SANTOS, D. R. , SILVA, I. B. , FREITAS., M. P. G. .
      Descrição: Ensino Fundamental de 1º ao 9º ano e EJA 1ª Etapa.TEMAS TRANSVERSAIS ABORDADOS Ética, Pluralidade Cultural, Cidadania, Trabalho e Consumo.JUSTIFICATIVA Resgatar e valorizar a cultura brasileira.METODOLOGIA E DESENVOLVIMENTO Preparo da festa, com comes e bebes e apresentações artísticas. REALIZAÇÃO DO PROJETO Junho (2015, 2016, 2017). Desenvolvido na Escola Municipal Franklin Graham em Formosa-GO.
    • Nome do projeto: Feira Literária (2015 - 2017
      Natureza: Ensino
      Integrantes: SANTOS, D. R. , SILVA, I. B. .
      Descrição: Desenvolvido na Escola Municipal Franklin Graham em Formosa-GO.TEMAS TRANSVERSAIS ABORDADOS Ética, Pluralidade Cultural, Cidadania e Educação Ambiental.JUSTIFICATIVA Visando a leitura como um marco referencial na vida humana, com intuito de formar alunos leituras, criativos, participativos e preparados para construir uma sociedade mais digna, formadora de conceitos sociais, morais e éticos.METODOLOGIA E DESENVOLVIMENTO Através de estudos bibliográficos, análise de música, uso de dicionários, caracterização de personagens, produções de textos, dramatizações, aula historiada, ficas literárias das obras, confecções de livros, literatura de cordel, danças, culminância com exposição de todo material trabalhado e elaborado.REALIZAÇÃO DO PROJETO agosto (2015, 2016, 2017).
    • Nome do projeto: Momento Cívico (2015 - 2018
      Natureza: Ensino
      Integrantes: SANTOS, D. R. , SILVA, I. B. .
      Descrição: JUSTIFICATIVA O Projeto surgiu com a necessidade de orientar os alunos a valorizar e respeitar a nossa pátria de fazer um momento de reflexão do que é ser cidadão, levá-los a compreender a importância e a representação de cada hino, sendo o Nacional, de Goiás e de Formosa.Temas abordados: ética, pluralidade cultural e cidadania.METODOLOGIA E DESENVOLVIMENTO Semanalmente, no saguão da escola reuniram em duas etapas, todos os alunos da Escola em que houveram as orientações da semana e execução dos hinos. Nestes momentos também foram realizadas apresentações pelas turmas sobre coordenação dos professores com assuntos das datas comemorativas da ocasião. REALIZAÇÃO DO PROJETO Durante o ano letivo (2015, 2016, 2017 e 2018). Desenvolvido na Escola Municipal Franklin Graham em Formosa-GO.
    • Nome do projeto: Educação para a Vida e Valorização da Leitura em todas as idades (2015 - 2018
      Natureza: Ensino
      Integrantes: SANTOS, D. R. , SILVA, I. B. .
      Descrição: TEMAS TRANSVERSAIS ABORDADOS Ética e Cidadania.JUSTIFICATIVA Considerando a dificuldade dos nossos alunos do Ensino Fundamental e EJA na leitura como também na escrita fez-se necessário propor ações que possam facilitar a aprendizagem dessas competências. Tendo em vista que saber ler e escrever é indispensável para o indivíduo se integre à sociedade de qual faz parte.METODOLOGIA E DESENVOLVIMENTO Através de aulas expositivas, explicativas, palestras, demonstrações de vídeos, produções textuais, teatro, reportagens, pesquisas, gráficos, depoimentos, montagem de murais. No final dos projetos os alunos fizeram exposição e apresentações de acordo com aprendizado em sala de aula.REALIZAÇÃO DO PROJETO Durante o ano letivo (2015, 2016, 2017 e início de 2018).Desenvolvido na Escola Municipal Franklin Graham em Formosa-GO.
    • Nome do projeto: Datas Comemorativas (2015 - 2018
      Natureza: Ensino
      Integrantes: SANTOS, D. R. .
      Descrição: TEMAS TRANSVERSAIS ABORDADOS Ética, Pluralidade Cultural, Cidadania e Educação Ambiental.JUSTIFICATIVA A ideia de se criar na Escola um Mural das Datas Comemorativas surgiu com o intuito de fazer com que as datas comemorativas e os temas transversais fossem estudados pelos alunos de uma forma atraente, participativa e funcional. Além de fazer com que os murais da escola não tivessem função meramente decorativa e sem a participação dos alunos. O mural com as datas comemorativas será um instrumento de incentivo à leitura, escrita, pesquisa, informação, além do seu caráter social para toda a comunidade escolar.METODOLOGIA E DESENVOLVIMENTO Os murais foram feitos de acordo com as datas comemorativas, contemplando os meses de janeiro a dezembro. Durante esse período os professores da 1ª Fase do Ensino Fundamental desenvolveram atividades em sala relacionada às datas.REALIZAÇÃO DO PROJETO Durante o ano letivo (2015, 2016, 2017 e início de 2018). Desenvolvido na Escola Municipal Franklin Graham em Formosa-GO.
    • Nome do projeto: Igualdade entre sexos e Valorização da mulher (2015 - 2018
      Natureza: Ensino
      Integrantes: SANTOS, D. R. , FREITAS., M. P. G. .
      Descrição: ANO 6ª ano do Ensino Fundamental. TEMAS TRANSVERSAIS ABORDADOS Pluralidade Cultural, Ética e Cidadania.JUSTIFICATIVA A cada dia, percebe-se que a mulher tem alcançado esaço significativo na sociedade, conquistando espaços que antes eram somente ocupados por homens, sendo valorizada pelo seu desempenho profissional, atitudes e caráter. Através de projetos em prol da igualdade entre sexos e valorização da mulher, buscando propiciar apresentações de trabalhos, pesquisas, teatros e dança, relatando sobre a mulher, sua evolução, conquistas e contribuições, acima d tudo a sua importância no desenvolvimento mundial.METODOLOGIA E DESENVOLVIMENTO Propusemos neste projeto a realização de atividades para fortalecer e promover a igualdade entre sexos em todos os níveis, visando promover a autonomia das mulheres e combater o preconceito, utilizando as datas que fazem parte do tema, fazendo delas uma conscientização contínua dentro da Unidade Escolar. REALIZAÇÃO DO PROJETO Durante o ano letivo (2015, 2016, 2017 e início de 2018). Desenvolvido na Escola Municipal Franklin Graham em Formosa-GO.
    • Nome do projeto: Prevenção ao Uso das Drogas nas Escolas Públicas (2015 - 2015
      Natureza: Ensino
      Integrantes: SANTOS, D. R. , FONSECA, R. .
      Descrição: A dependência de drogas é um dos temas de grande preocupação nacional e internacional, devido não só aos danos causados a saúde individual e coletiva, mas também pelo impacto em toda a sociedade, exigindo para sua prevenção e enfrentamento a adoção de políticas e ações articuladas que visem minimizar as consequências deste tão relevante problema social, bem como conscientizar a população sobre o tema em questão. Podemos afirmar que as drogas, são substâncias naturais ou sintéticas que possuem a capacidade de alterar o funcionamento do organismo, são divididas em dois grandes grupos, segundo o critério de legalidade perante a Lei: drogas lícitas e ilícitas. Nesse sentido, muitos questionam a aceitação, por parte da sociedade, das drogas lícitas, uma vez que as mesmas são prejudiciais para a saúde e também causam dependência nos usuários. Ainda é necessário estudo e projeto de intervenção, seja preventiva seja incisiva, para que as situações de risco sejam amenizadas. Desenvolvido na Escola Municipal Franklin Graham em Formosa-GO.
    • Nome do projeto: Autor Presente (2016 - 2016
      Natureza: Ensino
      Integrantes: SANTOS, D. R. .
      Descrição: JUSTIFICATIVA A comunidade da Escola Municipal Franklin Graham situada no município de Formosa-GO é composta por 2º ao 9º ano do ensino fundamental, somando XXXXX alunos atendidos atualmente. A comunidade apresenta características, visão de escola e valores diferentes, incluindo os motivos pelas quais as famílias escolheram a escola: pelo grau de comprometimento com o aprendizado, pelo trabalho desenvolvido na área de inclusão escolar, pela valorização da comunidade escolar ou até mesmo pela proximidade de suas residências.Dessa forma, a instituição entende que o hábito da leitura é fundamental no processo da educação: sem ler, o aluno tem dificuldade de pesquisar, resumir, resgatar idéias principais, analisar, compreender diferentes contextos, criticar, julgar e posicionar-se frente a uma determinada situação. É dependente intelectual e possui participação social mínima. Quem lê e interpreta o que leu, passa a ?ver? o mundo de forma crítica e sensível e a ser um cidadão capaz de colaborar para uma sociedade mais justa e igualitária, respeitando e valorizando as diferenças existentes. Desenvolvido na Escola Municipal Franklin Graham em Formosa-GO.
    • Nome do projeto: Vivenciando as Olimpíadas (2016 - 2016
      Natureza: Ensino
      Integrantes: SANTOS, D. R. , SILVA, I. B. .
      Descrição: Justificativa Como estamos em um ano que celebraremos as Olimpíadas do Rio e sabendo deste evento para o mundo, podemos trabalhá-lo em forma de um projeto que possa envolver todas as turmas de 7° ao 9° ano. Aprender com os diversos conteúdos que temos na Educação Física pode ser bastante proveitoso para alunos e professores. Vale destacar que, por meio do estudo das Olimpíadas podemos entender vários conceitos de cidadania e motivação, pois o esporte proporciona isso. Metodologia (atividades): Aulas durante os meses de maio, junho e agosto, trabalhando o conteúdo; Concurso para escolher a bandeira dos jogos da escola nos jogos, baseado na bandeira das olimpíadas. Contou com a avaliação da professora de Artes;Jogos com turmas representando os continentes (vestimentas, balões, cartazes, etc.);Seminários com os temas estudados;Vivências de jogos adaptados de esporte durante as aulas de educação física;Fazer o juramento olímpico nos jogos de encerramento do projeto;Hino do Brasil. Recursos: Fitas e balões nas cores que representam cada continente (verde, amarelo, preto, azul e vermelho), fita gomada, pincéis, cola, tesouras, pela madeira ou cartolina, material para recortes, caixa de som, microfone, cd com hino do Brasil. Desenvolvido na Escola Municipal Franklin Graham em Formosa-GO.
    • SANTOS, DAYSE RODRIGUES ; SILVEIRA, E. L. ; WANZELER, R. S. . Ensino e aprendizagem: práticas de linguagem em língua materna. 2021 - Organização de dossiê
    • SANTOS, DAYSE RODRIGUES . Parecerista ad hoc. ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação. 2020 - Parecerista ad hoc
    • SANTOS, DAYSE RODRIGUES . Revisão textual da obra: ?Temas de filosofia da Educação e Ensino Filosófico?. 2021 - Revisão textual
    • SANTOS, DAYSE RODRIGUES . Revisão textual da obra: ?Entendendo as engrenagens da Educação profissional - Parte II?. 2020 - Revisão textual
    • SANTOS, DAYSE RODRIGUES . Revisão textual da obra: ?Entendendo as engrenagens da Educação profissional - Parte III?. 2020 - Revisão textual
    • SANTOS, DAYSE RODRIGUES . Parecerista ad hoc. Revista Resenhando. 2021 - Parecerista ad hoc
    • SANTOS, DAYSE RODRIGUES . Parecerista ad hoc. ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação. 2020 - Parecerista ad hoc
    • SANTOS, DAYSE RODRIGUES . Parecerista ad hoc. Revista Interdisciplinar em Estudos de Linguagem (RIEL). 2020 - Parecerista ad hoc
    • SANTOS, D. R. . Parecerista ad hoc. REVISTA SEDE DE LER (ISSN 2675-200X). 2020 - Parecerista ad hoc
    • dos Santos, Dayse Rodrigues . Parecer ad hoc Miguilim ? Revista Eletrônica do NETLLI (ISSN: 2317-0433).,. 2022 - Parecerista ad hoc
    • dos Santos, Dayse Rodrigues . Parecer ad hoc Editora Pimenta Cultural. 2021 - Parecerista ad hoc
    • SANTOS, D. R. . Parecerista ad hoc - Revista Olhar de Professor. 2020 - Parecerista ad hoc
    • dos Santos, Dayse Rodrigues . Parecer ad hoc - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia (RECeT). 2021 - Parecerista ad hoc
    • SANTOS, DAYSE RODRIGUES . Parecer ad hoc para edição nº 29 - Revista Crioula. 2022 - Parecerista ad hoc
    • SANTOS, DAYSE RODRIGUES . Avaliador XIII Forum Internacional de Pedagogia. 2022 - Parecerista ad hoc
    • SANTOS, Dayse Rodrigues dos . Parecer ad hoc Revista Entre Parênteses. 2023 - Parecerista ad hoc
    • SANTOS, Dayse Rodrigues dos . Parecer ad hoc Revista Entretextos. 2023 - Parecerista ad hoc
    • SANTOS, Dayse Rodrigues dos . AVALIADOR do evento XI SIEPEX - SEMANA INTEGRADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. 2023 - Parecerista ad hoc
    • SANTOS, D. R. . AVALIADOR do evento XI SIEPEX - SEMANA INTEGRADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. 2023 - Parecerista ad hoc
    • SANTOS, Dayse Rodrigues dos . AVALIADOR do evento XI SIEPEX - SEMANA INTEGRADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. 2023 - Parecerista ad hoc
    • SANTOS, Dayse Rodrigues dos . Parecer ad hoc Revista Entretextos. 2024 - Parecerista ad hoc
    • SANTOS, D. R. . Parecer ad hoc Web revista Linguagem, Educação e Memória. 2024 - Parecerista ad hoc
    • SANTOS, D. R. . Parecer ad hoc Revista Entretextos. 2023 - Parecerista ad hoc