Não autenticado |

Lucas Miyazaki Brancucci

    • Lucas Miyazaki é pesquisador e escritor. Atualmente, faz parte do programa de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa (FFLCH-USP), pela linha de pesquisa Laboratório de Criação ? Escrita de Literatura e Teoria. É bacharel em Letras (USP) e técnico de teatro (SP Escola de Teatro). Desenvolve pesquisa transdisciplinar sobre literatura e estética da performance e filosofia, na interseção entre prosa e dramaturgia. Publicou o romance Catálise (2022), e o livro de poemas Elefantes (2015, Prêmio Nascente USP). Em revistas literárias, a narrativa breve ?Hashigakari? (Peixe-boi). Em 2020 foi selecionado pelo edital ?Arte como Respiro?, do Itaú Cultural, com suas narrativas. No âmbito teatral, compôs a peça ?Não ela: o que é bom está sempre destruído?, desenvolvido em residência no Centro Cultural da Diversidade (2021). Em 2020, escreveu o monólogo ?Incubação de Sonhos?, experimento cênico multimídia e estreado virtualmente. Participou, como performer, na peça Ele (2022, vencedor do Prêmio Mix Brasil). Foi um dos co-criadores do coletivo ?Dramofagia.txt? (2019), laboratório investigativo de escrita para o teatro, e do ?Núcleo Nu? (2021-presente), a partir do qual desenvolve peças e atos de literatura. Também é editor da ?Revista Crioula? e ?Lápis: Laboratórios de Escrita e Criação?, ambas da Área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade de São Paulo (ECLLP-DLCV-USP).

       

      Links:    

    • BRANCUCCI, L. M. . Catálise. São Paulo : Córrego, 2022 . 96p. ISBN: 9786588822234.
    • BRANCUCCI, L. M. . Elefantes. Curitiba : Arte e Letra, 2015 . 72p. ISBN: 9788568601075.
    • DOMENECK, Ricardo ; BRANCUCCI, L. M. . Hashigakari. Peixe-Boi: revista de prosa e poesia, v. 1, p. 197 - 208, 2021.
    • FERRAZ, Ana Paula ; SOUZA, Felipe ; BRANCUCCI, L. M. ; ARIEL, Marcelo ; VASCONCELOS, Mauricio Salles . O HOMEM TEMATIZA O HOMEM A escrita masculina no século XXI. O HOMEM TEMATIZA O HOMEM A escrita masculina no século XXI, v. 1, p. 18 - 19, 2021.
  • Textos em jornais de notícias/revistas: 3
    • BRANCUCCI, L. M. . DERRELIÇÃO-PROSA ? ATO LITERÁRIO . Lápis Laboratórios de Criação - Escrita de Literatura e Teoria , , 15 abr. 2021.
    • BRANCUCCI, L. M. . Radio Silence . Enfermaria 6 , Lisboa , 01 mai. 2018.
    • BRANCUCCI, L. M. . Sobre laboratórios e tábuas, fragmentos em César Aira . Ruído Manifesto , São Paulo , 15 set. 2018.
    • BRANCUCCI, L. M. . POR UM ROMANCE EM ATO: O USO VIVO DA LINGUAGEM EM MERLEAU-PONTY. In: XV SEL - SEMINÁRIO DE ESTUDOS LITERÁRIOS - O LUGAR DAS FONTES PRIMÁRIAS NOS ESTUDOS LITERÁRIOS: ENTRE O ARQUIVAR, O LEMBRAR E O RESISTIR , 2023 , Assis. XV SEL - SEMINÁRIO DE ESTUDOS LITERÁRIOS - O LUGAR DAS FONTES PRIMÁRIAS NOS ESTUDOS LITERÁRIOS: ENTRE O ARQUIVAR, O LEMBRAR E O RESISTIR. Assis : UNESP - Campus de Assis, 2023. p. 158 - 165.
    • BRANCUCCI, L. M. . MONÓLOGOS DE ISOLAMENTO: SOBRE O PROCESSO DE ESCRITA DA PEÇA NÃO ELA. In: Enc , 2021 , . XX ENCONTRO DE ESTUDOS COMPARADOS DE LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: DESAFIOS EM FACE DA PANDEMIA. SÃO PAULO : FFLCH-USP, . p. 17 - 17.
    • BRANCUCCI, L. M. . A ESCRITA PERFORMATIVA ? PROCEDIMENTOS DE ESCRITA DO ROMANCE CATÁLISE. In: XV SEL - SEMINÁRIO DE ESTUDOS LITERÁRIOS - O LUGAR DAS FONTES PRIMÁRIAS NOS ESTUDOS LITERÁRIOS: ENTRE O ARQUIVAR, O LEMBRAR E O RESISTIR , 2022 , Assis. XV SEL - SEMINÁRIO DE ESTUDOS LITERÁRIOS - O LUGAR DAS FONTES PRIMÁRIAS NOS ESTUDOS LITERÁRIOS: ENTRE O ARQUIVAR, O LEMBRAR E O RESISTIR. Assis : Unesp, 2022. p. 1 - 1.
    • BRANCUCCI, L. M. . Presente Vida, rumor antes da letra. São Paulo : Lumme Editor , 2020 (Prefácio, Pósfacio/Posfacio)
    • BRANCUCCI, L. M. . Um kafkafarabeuf aproximações à poética de Mario Bellatin. : , 2022 (Tradução)
    • BRANCUCCI, L. M. . FLUXO-HILST: UMA VERTENTE PERFORMATIVA DA PROSA CONTEMPORÂNEA. 2023 (Comunicacao)
    • BRANCUCCI, L. M. . Texto, paisagem e biodrama: sobre o processo de escrita da peça Não ela: o que é bom está sempre sendo destruído. 2023 (Comunicacao)
    • BRANCUCCI, L. M. ; MONTEIRO, F. S. . Atos Literários: Oficina de escrita performativa. 2022 (Conferência)
    • BRANCUCCI, L. M. . O romance a procura de um corpo. 2022 (Seminário)
    • BRANCUCCI, L. M. . DO PALCO AO TEXTO: NÚCLEO NU E A ESCRITA PERFORMATIVA. 2021 (Congresso)
    • BRANCUCCI, L. M. . MONÓLOGOS DE ISOLAMENTO: SOBRE O PROCESSO DE ESCRITA DA PEÇA NÃO ELA. 2021 (Congresso)
    • BRANCUCCI, L. M. . ESCRITA PERFORMATIVA ? PROCEDIMENTOS DE ESCRITA DO ROMANCE CATÁLISE. 2022 (Simposio)
    • Nome do projeto: Más de mil diferencias: corpo e resgate em Naufragios (2017 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BRANCUCCI, L. M. , GASPARINI, P. F. .
      Descrição: Esta iniciação científica no programa de Trabalho de Graduação Integrado (TGI) tem como principal objetivo analisar o modo com que o espanhol Álvar Núñez Cabeza de Vaca (1490-1558), em seu relato Naufragios (1555), articula a representação da alteridade e, por conseguinte, o modo como ele próprio se autorrepresenta ao longo da sua escrita. Partindo do fato de que a experiência do naufrágio, de certa forma, desloca a perspectiva tradicional do colonizador, exploraremos como as culturas ameríndias passam a interferir na visão de mundo ocidental. Para tal, observando o conceito de heterogeneidade desenvolvido por Cornejo Polar, nos aproximaremos de alguns estudos da antropologia americanista (principalmente dos trabalhos de Eduardo Viveiros de Castro) para refletirmos sobre a noção de pessoa e de alteridade no documento de Álvar Núñez. Situação: Concluído Natureza: Projetos de pesquisa Alunos envolvidos: Graduação (1); Integrantes: Lucas Miyazaki Brancucci; Pablo Fernando Gasparini (Responsável)