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Jéssica Gonçalves Silva

    • Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Japones da Universidade de São Paulo. Professora da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, atuando no Centro de Estudo de Línguas (CEL) como professora de Língua Japonesa. Possui graduação em Letras - Japonês e Português pela Universidade de São Paulo (2021).

       

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  • Outras Produções Bibliográficas: 2
    • SILVA, J. G. . Banco de dados: A negação verbal na subvariedade ?português do Libolo?. : , 2020 (Publicação de banco de dados)
    • SILVA, J. G. . Banco de dados: ?Preposições no português falado no Libolo (Angola)?. : , 2020 (Publicação de banco de dados)
    • MORALES, L. M. ; BARBOSA, F. G. ; DUARTE, E. M. ; ARAUJO, J. ; SILVA, J. G. ; TERUYA, L. Y. T. . Ensino de língua e cultura japonesa em escola pública em comunidade periférica de São Paulo: demandas e desafios para o exercício da cidadania. 2021 (Simposio)
    • SILVA, J. G. ; OLIVEIRA, M. S. D. . A NEGAÇÃO VERBAL NA SUBVARIEDADE PORTUGUÊS FALADA NO LIBOLO/ANGOLA. 2020 (Simposio)
    • SILVA, J. G. ; OLIVEIRA, M. S. D. . Um estudo sobre a Preposição no Português falado em Angola - corporas dos municípios de Luanda e do LIbolo. 2019 (Simposio)
    • Nome do projeto: Produção de material didático a partir da Análise de Erros dos Alunos de Língua Estrangeria, com foco em língua japonesa (2019 Atual)
      Natureza: Ensino
      Integrantes: SILVA, J. G. , MORALES, L. M. , DUARTE, E. M. , MITSUMORI, A. , TERUYA, L. Y. T. , ARAUJO, J. , PANISSA, B. H. M. , SILVA, N. M. P. , SANTOS, B. S. , BARBOSA, F. G. .
      Descrição: Este projeto tem por objetivo criar um espaço de reflexão e participação ativa e protagonizada por alunos para evitar a evasão no curso de Letras, mais especificamente no de Língua Japonesa, que apresenta um sistema de escrita diferente e tipologia linguística distante da língua materna do aluno. O objetivo é aumentar a oferta de redes de apoio aos alunos que entram no curso de língua japonesa e que apresentam fragilidades nos estágios iniciais da graduação que requerem uma série de adaptações. As atividades não visam trazer o elemento novo, mas criar condições de acompanhamento de estudo para que as dúvidas iniciais dos alunos sejam resolvidas com apoio de alunos monitores. Dessa forma, as dificuldades, bem como os ?erros?, não constituem um impedimento para o êxito da aprendizagem, e sim parte integrante para superar as demandas iniciais. Se a bolsa visa não só criar acesso, mas (sim) dar condições, o nosso entendimento é de que as atividade propostas devam contribuir para a permanência dos alunos ingressantes no momento de transição de suas próprias crenças na forma de aprender, como também de suas estratégias de aprendizagem.
    • Nome do projeto: Estudos Nikkeis: história, educação e cultura no contexto brasileiro (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, J. G. , MORALES, L. M. , DUARTE, E. M. , MITSUMORI, A. , TERUYA, L. Y. T. , ARAUJO, J. , PANISSA, B. H. M. , SILVA, N. M. P. , SANTOS, B. S. , BARBOSA, F. G. .
      Descrição: Este projeto tem por objetivo reunir, analisar e publicar trabalhos sobre a comunidade Nikkei (genealógico e não-genealógico), incluindo educação, história, entretenimento e cultura, no sentido mais amplo do termo. Como método de pesquisa, o trabalho se apoiará em várias vertentes, desde cunho etnográfico, de base descritiva, qualitativa e interpretativa; bibliográfica para revisão de literatura e leitura de fontes primárias e secundárias e em ?pesquisa-ação? quando tiverem relação com educação e formação docente. O resultado da pesquisa será divulgado em forma de apresentação de trabalhos, publicações de livros e artigos e em certos casos, em intervenções em espaços escolares.
    • Nome do projeto: Ensino de língua e cultura japonesa em redes públicas de ensino, com foco nos CEUs (Centro de Educação Integrado do município) (2019 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SILVA, J. G. , MORALES, L. M. , DUARTE, E. M. , MITSUMORI, A. , TERUYA, L. Y. T. , ARAUJO, J. , PANISSA, B. H. M. , SILVA, N. M. P. , SANTOS, B. S. , BARBOSA, F. G. , GASSERT, L. , HELEODORO, M. .
      Descrição: OBJETIVOS: Este projeto tem por objetivo levar o ensino de língua e cultura de japonesa nos espaços públicos municipais, para atender uma demanda cada vez mais crescente motivada pelo interesse nos mangás e animês, veículo condutor de práticas sociais e culturais japonesas. Tem por objetivo colocar os alunos de graduação interessados no ensino com a realidade da sala de aula, participando na preparação das aulas, pesquisando materiais didáticos e elaborando atividades que tenham forte vinculo com multiletramento. Devido à situação inédita que vivemos de pandemia do COVID-19, o projeto visa, caso não seja possível executar aulas presenciais, ofertar aulas remotamente, como por exemplo, micro-aulas por meio de vídeos e postagens em site. METAS: A oferta de ensino em espaço público permite o exercício da cidadania pela possibilidade ampliar o acesso da população em geral, já que a USP vai até ela; promove o fortalecimento de uma língua de Minoria como o Japonês ainda pouco difundido e também visa, através do Outro, fortalecer a própria cultura brasileira e a língua portuguesa. Para alunos da graduação envolvidos, permite estudar a língua sob um novo prisma que é a preparação para a docência, que terá como atividades principais a produção de materiais didáticos com revisão crítica dos seus conteúdos, métodos de ensino-aprendizagem e escolha de ferramentas digitais e tradicionais empregadas no ensino, feedback crítico do supervisor; a oferta de um curso, além de beneficiar a sociedade, melhora a autoestima dos aprendizes ? tanto dos que estudam, quanto dos que preparam a aula, o ganho é duplo ?, além de contribuir para aproximar a Universidade à Sociedade e para fortalecer um ensino público e de qualidade.