Não autenticado |

Daiana da Silva Teixeira

    • Mestranda em Filologia e Língua Portuguesa pela linha de pesquisa "Língua, texto e discurso em linguística aplicada e teorias do discurso". A dissertação tem como objetivo estudar campanhas publicitárias de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes, com base no arcabouço teórico da Argumentação, da Multimodalidade e da Análise Crítica do Discurso. Integrante do Projeto Discurso, Interação e Argumentação (DIA) e do Núcleo de Estudos em Análise Crítica do Discurso (NEAC-USP). Foi bolsista Capes no subprojeto de Língua Portuguesa do PIBID (Programa Institucional de Iniciação à Docência) de 2020 a 2021. Em 2019, realizou intercâmbio acadêmico na Universidad Autónoma de Madrid (UAM), com bolsa de estudos do programa CEAL- Santander. De 2016 a 2020 foi bolsista do Programa Unificado de Bolsas da USP (PUB-USP) e trabalhou nos seguintes projetos: De 2019-2020, vertente de pesquisa: "M.A.P. - Mulheres na América Portuguesa", sob orientação das Profs Drs. Vanessa Martins do Monte e Maria Clara Paixão de Sousa. De 2018-2019, vertente de Cultura e extensão: "Desafios da aprendizagem da leitura e da escrita: manejando as diferenças no 3 ano do ensino fundamental", sob orientação da Prof. Dr. Vivian Batista. De 2017-2018, vertente de pesquisa: "Multimodalidade e Argumentação", sob orientação do Prof. Dr. Paulo Roberto Gonçalves-Segundo. De 2016-2017, vertente de pesquisa: "Avaliação e desenvolvimento de habilidades de fluência e compreensão na leitura: uma abordagem cognitiva", sob orientação da Prof. Dr. Fraulein Vidigal de Paula.

       

      Links:    

    • SILVA-TEIXEIRA, D. da ; PALMA, M. F. ; BRASIL, P. ; ZANI, S. T. M. . O processo de edição filológica de documentos utilizando o software eDictor REVISTA IBERO-AMERICANA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO , v. 13 , p. 360 - 371 , 2020. ISSN: 19835213.
    • SILVA-TEIXEIRA, Daiana da . Propaganda e multiculturalismo: um estudo de movimentos argumentativos multimodais. Trajetórias teórico-metodológicas nos estudos do discurso, v. , p. 103 - 118, 2019.
    • CARDENETE, B. F. ; SILVA-TEIXEIRA, Daiana da ; VITA, M. R. . Os ecos do passado no presente: o trabalho catalográfico do Projeto M.A.P.. : , 2020 (Artigo publicado em blog acadêmico)
    • SILVA-TEIXEIRA, Daiana da ; PENICHE, A. A. C. ; PAULA, A. R. ; SANTOS, G. F. ; SILVA, G. V. C. . Orçamento pessoal e sua importância para o projeto de vida dos estudantes. 2015 (Outra)
    • SILVA-TEIXEIRA, Daiana da . Ser professora e pesquisadora no Brasil: se hace camino al andar. 2024 (Conferência)
    • SILVA-TEIXEIRA, Daiana da . M.A.P. (Mulheres na América Portuguesa): o garimpar de escritos de mulheres e sobre mulheres no espaço atlântico português.. 2020 (Simposio)
    • SILVA-TEIXEIRA, Daiana da . A Redação no ENEM: aprendendo a jogar o jogo. 2020 (Conferência)
    • CARDENETE, B. F. ; SILVA-TEIXEIRA, Daiana da ; VITA, M. R. . Os ecos do passado no presente: o trabalho catalográfico do M.A.P. - Mulheres na América Portuguesa. 2020 (Comunicacao)
    • PAULA, F. V. de ; LIMA, J. P. H. ; SILVA-TEIXEIRA, Daiana da . Compreensão de leitura através do reconto por crianças de 3º e 4º ano do Ensino Fundamental. 2019 (Congresso)
    • SILVA-TEIXEIRA, Daiana da ; PALMA, M. F. ; BRASIL, P. ; ZANI, S. . O processo de edição filológica de documentos utilizando o software eDictor. 2019 (Seminário)
    • SILVA-TEIXEIRA, Daiana da ; PASTOR, L. ; GARCIA, C. P. ; AGUIRRE, D. . La transformación de Madrid en el paisaje lingüístico. 2019 (Simposio)
    • SILVA-TEIXEIRA, D. da ; PENICHE, A. A. C. ; PAULA, A. R. ; SILVA, G. V. C. ; SANTOS, G. F. . Orçamento pessoal e sua importância para o projeto de vida dos estudantes.. 2015 (Outra)
    • SILVA-TEIXEIRA, D. da ; SOUZA, V. H. S. ; LOPES, M. S. ; PRADO, A. S. . Área de Proteção de Manancial: Significados e Impacto na Vida da Cidade. 2014 (Comunicacao)
    • SILVA-TEIXEIRA, Daiana da . Compreensão de texto em crianças do 3º ano no ensino fundamental. 2017 (Simposio)
    • SILVA-TEIXEIRA, Daiana da . Propaganda em sala de aula: uma proposta para discutir multiculturalismo e argumentação. 2018 (Comunicacao)
    • SILVA-TEIXEIRA, Daiana da . Propaganda e multiculturalismo: um estudo de movimentos argumentativos multimodais. 2018 (Simposio)
    • SILVA-TEIXEIRA, Daiana da . Multimodalidade e Argumentação: a propaganda repense 2018. 2018 (Comunicacao)
    • SILVA-TEIXEIRA, Daiana da . ISABELENSES SUPERAM O MEDO DAS UTOPIAS. 2016 Jornal Ouvidor
    • SILVA-TEIXEIRA, Daiana da . ETEC resgata a memória da cidade em projeto desenvolvido com a UNESCO. 2014 Jornal Ouvidor
    • SILVA, A. C. N. ; TEIXEIRA, D. da S. ; GUETS, R. P. ; POLONI, G. ; MOTTA, E. H. L. ; CARDENETE, B. F. ; BRASIL, P. . XXII Semana de Recepção dos Calouros de Letras. 2020 (FFLCH-USP)
    • SILVA-TEIXEIRA, Daiana da . IV Simposio Internacional EDiSo. 2019 ()
    • SILVA-TEIXEIRA, Daiana da . Participação no projeto de pesquisa ?Avaliação e desenvolvimento de habilidades de fluência e compreensão na leitura: uma abordagem cognitiva?. 2017
    • SILVA-TEIXEIRA, Daiana da . Relatório final sobre a participação no projeto: ?M.A.P. (Mulheres na América Portuguesa): o garimpar de escritos de mulheres e sobre mulheres no espaço atlântico português?. 2020
    • SILVA-TEIXEIRA, Daiana da . Sobre a participação no projeto 'Desafios da aprendizagem da leitura e da escrita: manejando as diferenças no 3º ano do ensino fundamental'. 2019
    • SILVA-TEIXEIRA, Daiana da . Relatório de participação no subprojeto de Língua Portuguesa. 2021
    • SILVA-TEIXEIRA, Daiana da . Propaganda e multiculturalismo: um estudo de movimentos argumentativos multimodais. 2018
  • Projetos de Pesquisa: 5
    • Nome do projeto: Propaganda e multiculturalismo: um estudo de movimentos argumentativos multimodais (2017 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA-TEIXEIRA, Daiana da , GONÇALVES-SEGUNDO, P. R. , SOUSA, E. B. .
      Descrição: No âmbito do projeto de pesquisa "Multimodalidade e argumentação nas práticas discursivas da internet", sob orientação do Prof. Dr. Paulo Roberto Gonçalves Segundo e com financiamento do Programa Unificado de Bolsas (PUB), desenvolvi um projeto de Iniciação Científica (IC) autoral, intitulado "Propaganda e multiculturalismo: um estudo de movimentos argumentativos multimodais". Nessa IC, investigamos a interação entre as modalidades verbal e pictórica na composição de movimentos argumentativos de propagandas lançadas pelas marcas Vivo, Skol e Omo veiculadas no YouTube em 2017. Nelas percebemos a incorporação de um discurso multicultural, assim, analisamos de que forma tal incorporação reflete na construção do ethos de cada marca. Para isso, realizamos um diálogo entre a Teoria da Argumentação, a Linguística Funcional e a Publicidade, para embasar uma análise qualitativa (descritivista e interpretativista) das propagandas selecionadas (SILVA-TEIXEIRA, 2019, p.103). Os resultados dessa investigação podem ser conferidos no capítulo "Propaganda e multiculturalismo: um estudo de movimentos argumentativos multimodais", publicado no livro "Trajetórias teórico-metodológicas nos estudos do discurso" (2019).
    • Nome do projeto: Desafios da aprendizagem da leitura e da escrita: manejando as diferenças no 3o ano do ensino fundamental (2018 - 2019
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SILVA-TEIXEIRA, Daiana da , BATISTA, V. .
      Descrição: No projeto "Desafios da aprendizagem da leitura e da escrita: manejando as diferenças no 3o ano do ensino fundamental", supervisionado pela Prof. Dr. Vivian Batista e com financiamento do Programa Unificado de Bolsas (PUB), acompanhei uma turma de 3º da Escola de Aplicação da USP, na qual atuava como auxiliar de classe e monitorava alguns alunos mais de perto. Além disso, no projeto Círculo de Leitura, desenvolvi atividades com um grupo de alunos de anos variados, com o objetivo de fomentar o gosto pela leitura e aprimorar essa habilidade.
    • Nome do projeto: Projeto M.A.P. (Mulheres na América Portuguesa): o garimpar de escritos de mulheres e sobre mulheres no espaço atlântico português (2019 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA-TEIXEIRA, Daiana da , SOUSA, M. C. P. , SILVA, A. C. N. , GUETS, R. P. , POLONI, G. , MOTTA, E. H. L. , CARDENETE, B. F. , MONTE, V. M. , SILVA, A. Y. N. M. , MELLO, C. A. L. M. , FRANCO, G. , CITRANGULO, G. , VITORINO, I. M. , OLIVEIRA, L. A. B. R. , VITA, M. R. , STURZENEKER, M. L. , PALMA, M. F. , GARCIA, N. L. , BATISTA, P. S. E. T. , ZANI, S. T. M. , FERREIRA, T. E. P. .
      Descrição: "O Projeto M.A.P. (Mulheres na América Portuguesa): o garimpar de escritos de mulheres e sobre mulheres no espaço atlântico português tem como objetivo central sistematizar e tornar visível para pesquisas futuras um conjunto de fontes documentais imensamente importantes para os estudos filológicos e para os estudos da história da língua, da história social, da história da escrita e da leitura, e da história das mulheres no Brasil, por meio da construção de um catálogo eletrônico de documentos escritos por mulheres e documentos escritos sobre mulheres (contendo sua ?fala? na forma de discurso relatado) na América Portuguesa" (MONTE, 2019). Dessa forma, com financiamento do Programa Unificado de Bolsas (PUB), tenho atuado no M.A.P. em três frentes: Filológica, Computacional e de Extroversão (Divulgação Científica). O M.A.P. faz parte do Grupo de Pesquisas Humanidades Digitais (http://www.nehilp.org/~nehilp/HD) e está incluído no NEHiLP - Núcleo de Apoio à Pesquisa em Etimologia e História da Língua Portuguesa (http://www.nehilp.org ).
    • Nome do projeto: PIBID - Subprojeto de Língua Portuguesa (2020 - 2021
      Natureza: Ensino
      Integrantes: SILVA-TEIXEIRA, Daiana da , GONÇALVES-SEGUNDO, P. R. , MONTE, V. M. , SILVA, A. C. N. , CAMPOS, M. I. B. , GIL, B. D. , HUNGRIA, B. C. .
      Descrição: Bolsista CAPES no subprojeto de Língua Portuguesa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), desenvolvido na CEU EMEF Casa Blanca em turmas do 6°, 7°, 8° e 9° anos (Ensino Fundamental II).
    • Nome do projeto: A compreensão de texto em crianças do 3º ano do ensino fundamental (2016 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA-TEIXEIRA, Daiana da , PAULA, F. V. de .
      Descrição: No âmbito do projeto "Avaliação e desenvolvimento de habilidades de fluência e compreensão na leitura: uma abordagem cognitiva", sob orientação da Prof. Dr. Fraulein Vidigal de Paula e com financiamento do Programa Unificado de Bolsas (PUB), desenvolvi uma pesquisa de Iniciação Científica (IC) autoral, intitulada "A compreensão de texto em crianças do 3º ano do ensino fundamental". O objetivo dessa IC foi investigar como crianças, do 3º ano do Ensino Fundamental, expressam sua compreensão de leitura a partir do reconto de uma história lida. Para o desenvolvimento dessa IC, foram analisados dados coletados no projeto ?Fluência e compreensão na leitura no ensino fundamental: qual o papel do processamento morfológico, lexical e da prosódia?? (MCTI/CNPq Nº 14/2014), de autoria da Prof. Fraulein.
    • SILVA-TEIXEIRA, D. da . Relatório final de intercâmbio. 2019 - Intercâmbio internacional