Não autenticado |

Shayene Bernardo Dutra

    • Tem formação acadêmica na área Geografia Bacharel (UFSJ 2014-2017) e Licenciatura (UFSJ 2018-2021) pela Universidade Federal de São João del Rei. Mestre em Geografia pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ 2018-2021) na linha de pesquisa Dinâmica das Paisagens Tropicais. Atualmente é doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia Física da Universidade de São Paulo (USP 2021- Atual). Possui especialização em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (2023). Participou de projetos como o projeto de Iniciação Cientifica intitulado "Relação Entre Usos da Terra, Queimadas e Dinâmica da Erosão no Parque Indígena do Xingu"(2017- 2018) e o projeto "Relação Entre Usos da Terra, Supressão da Mata Ciliar e Dinâmica da Erosão ao Longo do Baixo Rio Mearim" (2016-2017). Além desses projetos, participou do "Plano Integrado de Resíduos Sólidos para o Consórcio Intermunicipal de Gestão e Desenvolvimento Ambiental Sustentável das Vertentes - CIGEDAS Vertentes" (2015-2016), do projeto "Desenvolvimento de mapas cartográficos como subsídio ao turismo em três unidades de conservação de Minas Gerais" (2019-atual) e do projeto "Mecanismo para a detecção da severidade dos incêndios florestais e do aumento da intensidade da potência radiativa do fogo como fator de tomada de decisão" (2021-atual). Ainda foi monitora na graduação das disciplinas de Introdução ao Geoprocessamento (20 hrs) no primeiro semestre de 2016, Hidrologia e Recursos Hídricos (12 hrs) no segundo semestre de 2016, Planejamento Ambiental (12 hrs) no primeiro semestre de 2017 e Introdução ao Geoprocessamento (12 hrs) no primeiro semestre de 2018, e na pós-graduação realizou estágio de docência na disciplina Geografia e Turismo (72 hrs). Integrante Pesquisadora no Laboratório de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento aplicado ao Clima do Departamento de Geociências da Universidade Federal de São João del-Rei - LABSERClima/UFSJ, com experiência na área de Geografia e Geociências, atuando principalmente com o sensoriamento remoto, geoprocessamento, análise ambiental, uso e ocupação da terra, desmatamentos e queimadas. Possui curso de capacitação em Educação Infantil - 120 Horas e concluiu o curso de capacitação e Cuidador de Apoio de Alunos Com Deficiência nas Escolas 240 Horas, ambos pela Faculdade Venda Nova Do Imigrante FAVENI. Além desses cursos de capacitação, a discente está cursando e é frequente na Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Especial e Inclusiva 1000 horas também pela FAVENI, tendo duração de 6 à 18 meses.

       

      Links:    

  • Artigos completos publicados em periódicos: 4
    • DUTRA, SHAYENE BERNARDO ; CARDOZO, FRANCIELLE DA SILVA ; PEREIRA, Gabriel ; MATAVELI, GUILHERME AUGUSTO VEROLA ; ZANIN, GUSTAVO DOMINGOS . MAPEAMENTO DE QUEIMADAS COMO SUBSÍDIO À GESTÃO DE ÁREAS PROTEGIDAS NO CERRADO: O CASO DO PARQUE NACIONAL DAS SEMPRE-VIVAS (MG - BRASIL) Caminhos de Geografia , v. 24 , p. 254 - 271 , 2023. ISSN: 16786343.
    • ZANIN, GUSTAVO DOMINGOS ; CARDOZO, FRANCIELLE DA SILVA ; OLIVEIRA, GABRIEL ANDRÉ MENDES ; PEREIRA, GABRIEL PEREIRA ; ROCHA, LEONARDO CRISTIAN ; FIGUEIREDO, MÚCIO DO AMARAL FIGUEIREDO ; RUFINO, PAULO RICARDO ; DUTRA, SHAYENE BERNARDO ; SILVA, VIVIANE VALÉRIA DA . Análise da distribuição de injeção de plumas de queimadas na atmosfera na América do Sul Revista GEOgrafias , v. 14 , p. 112 - 124 , 2022. ISSN: 2237549X.
    • ROSA, TUIANY ; DUTRA, SHAYENE BERNARDO ; NEGREIROS, ANDRÉ BATISTA DE ; PEREIRA, Gabriel ; CARDOZO, FRANCIELLE DA SILVA . MODIFICAÇÕES DE USO E COBERTURA DA TERRA NO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DEL-REI - MG COM ÊNFASE PARA ÁREAS DE REGENERAÇÃO DA COBERTURA VEGETAL Caminhos de Geografia , v. 19 , p. 313 - 324 , 2018. ISSN: 16786343.
    • ZANIN, G. D. ; CARDOZO, F. S. ; OLIVEIRA, G. A. M. ; PEREIRA, G. ; ROCHA, L. C. ; FIGUEIREDO, M. A. ; RUFINO, P. R. ; DUTRA, S. B. ; SILVA, V. V. . Análise da distribuição de injeção de plumas de queimadas na atmosfera na América do Sul Revista GEOgrafias , v. 16 , p. 112 - 124 , 2018. ISSN: 2237549X.
    • DUTRA, S. B. ; ROCHA, L. C. . Relação Entre Usos Da Terra, Supressão Da Mata Ciliar E Dinâmica Da Erosão Ao Longo Do Baixo Rio Mearim - MA. In: XXIV SIC - XV Congresso de Produção Científica e Acadêmica , 2017 , São João del-Rei. XV Congresso de Produção Científica e Acadêmica. : , 2017.
    • ROSA, T. ; DUTRA, S. B. ; NEGREIROS, A. B. ; PEREIRA, Gabriel . A Influência das transformações do uso do solo e sua relação com a cobertura vegetal no município de São João del Rei ? MG. In: IV Simpósio Mineiro de Ciência do Solo , 2017 , Viçosa - Minas Gerais. Solos no espaço e tempo: trajetórias e tendências. : Departamento de Solos, Universidade Federal de Viçosa?Viçosa, 2017.
    • RUFINO, P. R. ; CEZAR, J. ; DUTRA, S. B. ; OLIVEIRA, M. S. ; PEREIRA, Gabriel . Análise da precipitação no estado de Minas Gerais através do Satélite TRMM entre os anos de 2000 a 2015. In: II Simpósio Mineiro de Geografia/ IV Seminário de Pós-Graduação em Geografia , 2016 , Juiz de Fora. Anais do II Simpósio Mineiro de Geografia: Geografia e Contemporaneidades e IV Seminário de Pós-Graduação em Geografia, 2016.. Juiz de Fora - MG : , 2016.
    • ROSA, T. ; DUTRA, S. B. ; NEGREIROS, A. B. ; PEREIRA, Gabriel . Apresentação em Poster - A Influência das transformações do uso do solo e sua relação com a cobertura vegetal no município de São João del Rei, MG. 2017 (Simposio)
    • RUFINO, P. R. ; CEZAR, J. ; DUTRA, S. B. ; PEREIRA, Gabriel . Apresentação Oral - Análise da precipitação no estado de Minas Gerais através do Satélite TRMM entre os anos de 2000 a 2015. 2016 (Simposio)
    • NEGREIROS, A. B. ; VENTORINI, S. E. ; SANTOS, T. A. ; DUTRA, S. B. . IV ENCONTRO DE GEOGRAFIA DO CAMPO DAS VERTENTES - I SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - Desafios do Século XXI (Membro da Equipe de Apoio). 2016 (Universidade Federal de São João Del-Rei)
    • Nome do projeto: Plano Integrado de Resíduos Sólidos para o Consórcio Intermunicipal de Gestão e Desenvolvimento Ambiental Sustentável das Vertentes - CIGEDAS Vertentes (2015 - 2016
      Natureza: Outra
      Integrantes: DUTRA, S. B. , ROCHA, L. C. .
    • Nome do projeto: RELAÇÃO ENTRE USOS DA TERRA, SUPRESSÃO DA MATA CILIAR E DINÂMICA DA EROSÃO AO LONGO DO BAIXO RIO MEARIM (2016 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: DUTRA, S. B. , ROCHA, L. C. .
      Descrição: Projeto de Iniciação Científica
    • Nome do projeto: RELAÇÃO ENTRE USOS DA TERRA, QUEIMADAS E DINÂMICA DA EROSÃO NO PARQUE INDÍGENA DO XINGU (2017 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: DUTRA, S. B. , ROCHA, L. C. .
      Descrição: Projeto de Iniciação Científica.
    • Nome do projeto: DESENVOLVIMENTO DE MAPAS CARTOGRÁFICOS COMO SUBSÍDIO AO TURISMO EM TRÊS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DE MINAS GERAIS (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: DUTRA, S. B. , ROCHA, L. C. , PEREIRA, Gabriel , CARDOZO, F. da S. , MORAES, E. C. , SHIMABUKURO, Y. E. , MATAVELI, G. A. V. , BREUNIG, F. M. , FIGUEIREDO, M. A. , RAMOS, R. C. , CARVALHO, N. .
      Descrição: As atividades turísticas envolvem uma complexa relação entre o espaço físico e o espaço socioeconômico devido ao constante intercâmbio que é realizado entre pessoas, culturas e lugares distintos. Neste contexto, as áreas naturais, principalmente as protegidas, constituem uma atividade de grande atração tanto para os turistas quanto para os habitantes do entorno, devido à constituição da paisagem, à flora e a fauna e os elementos culturais existentes. Dentre todas essas unidades pode-se destacar os Parques Nacionais e Estaduais, que possuem o objetivo de preservação dos ecossistemas naturais possibilitando a pesquisa científica, o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, a recreação e contato com a natureza e o turismo ecológico. Porém, as relações socioespaciais decorrentes das atividades turísticas ocasionam uma pressão ecológica e social sobre os elementos modeladores da paisagem se o planejamento das atividades não for realizado de forma adequada. Neste contexto, o uso da cartografia e do geoprocessamento para o estudo das unidades da paisagem e a sua relação com o turismo é de fundamental importância, uma vez que permite a identificação dos atributos responsáveis pela dinâmica da paisagem, auxilia na identificação das principais fragilidades ambientais de cada unidade e fomenta a criação de mapas que fornecem as potencialidades ecoturísticas de diversas áreas, constituindo-se em um elemento essencial da gestão do território e do planejamento turístico de uma área de interesse. Ainda, com o auxílio de técnicas cartográficas e de processamento digital de imagens pode-se originar guias de bolso que, ao serem disponibilizados aos turistas, permitem o enriquecimento das experiências destes nas unidades de conservação..
    • Nome do projeto: Mecanismo para a detecção da severidade dos incêndios florestais e do aumento da intensidade da potência radiativa do fogo como fator de tomada de decisão (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: DUTRA, S. B. , PEREIRA, Gabriel , CARDOZO, F. da S. , SHIMABUKURO, Y. E. , BREUNIG, F. M. , RAMOS, R. C. , LONGO, K. M. , SILVA, G. B. S. , BELA, M. M. , SANTOS, A. F. , SANTOS, P. R. , FREITAS, S. R. , FRANCA, D. A. .
      Descrição: Descrição: A queima de biomassa é um fenômeno global e desempenha um papel fundamental na dinâmica terrestre e atmosférica. O fogo é amplamente utilizado como instrumento de manejo para estimular a rebrota de forragem para a pecuária, diminuir as pragas, remover os remanescentes agrícolas e está associado à mudanças do uso e cobertura da terra, principalmente nas regiões tropicais. Entre os principais impactos relacionados ao fenômeno dos incêndios florestais, pode-se citar a extinção da cobertura vegetal natural, perda de biodiversidade, alteração da dinâmica dos ecossistemas e modificação das características da atmosfera. Neste contexto, para analisar a ação das queimadas em diferentes escalas de atuação é imprescindível estimar, espacialmente e temporalmente, a área queimada e sua respectiva degradação ambiental. Desta forma, esta proposta visa integrar sensoriamento remoto, VANT, técnicas de processamento digital de imagens orbitais e trabalhos de campo para analisar os efeitos das queimadas no meio ambiente e implementar um sistema de acompanhamento em tempo quase-real da energia emitida pelo fogo, severidade, evolução temporal do fogo para a área e seu ciclo de atividades, assim como, a quantidade de gases traço e aerossóis que estão sendo emitidos para a atmosfera. Assim, esta proposta tem como foco principal a utilização do sensoriamento remoto aplicado à detecção e monitoramento de incêndios florestais, permitindo aos gestores públicos e comunidade científica a análise em tempo quase-real dos eventos que estão ocorrendo nas áreas de atuação do Prevfogo/IBAMA. Espera-se desenvolver um mecanismo de monitoramento e de coleta de informações que permita a tomada de decisões tanto no que se refere ao manejo do fogo quanto aos processos de regeneração das áreas afetadas..