Não autenticado |

Aline Diaz Reato

    • Graduada em Letras Português-Francês pela Universidade de São Paulo (USP), é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras e Tradução (PPG-LETRA) na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, faz parte do grupo ALTER-AGE-CNPq e é monitora-tutora do Laboratório de Letramento Acadêmico da FFLCH (USP). Durante a graduação, participou de grupos de pesquisa do Programa Unificado de Bolsas (PUB-USP) voltados para o estudo de gêneros textuais e escrita acadêmica.

       

      Links:    

    • REATO, A. D. ; VILLAGRA, A. ; ALMEIDA, M. A. P. . O comentário argumentativo em forma de podcast no ensino fundamental: o impacto de uma sequência didática nas capacidades argumentativas dos alunos. Gêneros Orais e Ensino de Línguas: propostas de pesquisa e dispositivos didáticos, v. 1, p. 111 - 125, 2023.
    • LONGHI, S. D. ; TONELLI, J. B. ; REATO, A. D. . Escutar, escrever, falar e ler em francês: percepções sobre práticas orais e escritas em contexto profissional. Práticas da língua francesa na Argentina e no Brasil: dos contextos acadêmicos aos contextos profissionais, v. , p. 130 - 160, 2022.
    • DIAS, A. P. S. ; REATO, A. D. ; CHARDENET, P. . Qui utilise le français au Brésil en contexte professionnel ?. Práticas da língua francesa na Argentina e no Brasil: dos contextos acadêmicos aos contextos profissionais, v. , p. 99 - 109, 2022.
    • LOUSADA, E. G. ; REATO, A. D. ; ALMEIDA, M. . Les actions du Laboratoire de Littératie Académique : apprentissage de genres académiques et formation de tuteurs. 2023 (Comunicacao)
    • REATO, A. D. ; GIMENEZ, J. O. . La critique de cinéma et le fait divers : les genres textuels et le développement de l?écriture en FLE. 2022 (Comunicacao)
    • REATO, A. D. . O desenvolvimento de capacidades de linguagem a partir de uma sequência didática para ensinar o gênero fait divers. 2022 (Comunicacao)
    • REATO, A. D. . Escrita colaborativa no ensino remoto: o uso de recursos tecnológicos para desenvolver a escrita em FLE. 2022 (Comunicacao)
    • REATO, A. D. . Gêneros textuais e escrita colaborativa em contexto universitário: o ensino do fait divers. 2021 (Comunicacao)
    • CHARDENET, P. ; LOUSADA, E. G. ; ROCHA, S. M. ; DIAZ, A. D. . Un observatoire des pratiques professionnelles de la langue française pour améliorer les connaissances et leurs transpositions didactiques. 2021 (Comunicacao)
    • DIAZ, A. D. ; BARROS, F. S. ; PANIAGO, M. E. ; SANGIORGIO, B. . Modelo didático e escrita acadêmica: um estudo do gênero ensaio. 2020 (Comunicacao)
    • DIAZ, A. D. ; BARROS, F. S. ; PANIAGO, M. E. ; SANGIORGIO, B. . Escrita Acadêmica: representações de alunos universitários e autoformação. 2019 (Comunicacao)
    • LOUSADA, E. G. ; FALEIROS, A. ; ZAVAGLIA, A. ; DIAZ, A. D. . XI Encontro de Pesquisas do Francês. 2019 (Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras e Tradução DLM-FFLCH-USP)
    • LOUSADA, E. G. ; DIAZ, A. D. . XVe Journée de Formation « L'enseignant en action: l'agir professoral sous différentes perspectives » . 2017 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP))
    • LOUSADA, E. G. ; DIAZ, A. D. . XVIIe Journée de Formation « Apprentissage de la langue et réflexion langagière/linguistique : quelles perspectives à l?ère de la perspective actionnelle ? ». 2018 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP))
    • LOUSADA, E. G. ; DIAZ, A. D. ; BARBOSA, S. . XVIIIe Journée de Formation « Form-action : réfléchir sur les pratiques de classe et sur l?action enseignante pour se former et se développer en tant qu?enseignant-e ». 2019 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP))
    • LOUSADA, E. G. ; DIAZ, A. D. ; BARBOSA, S. . XIXe Journée de Formation « Matériel didactique : contributions et enjeux dans les pratiques enseignantes ». 2019 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP))
    • LOUSADA, E. G. ; DIAZ, A. D. ; BARBOSA, S. . XXe Journée de Formation « Pratiques pédagogiques numériques: rôle, atouts et défis dans l'enseignement-apprentissage du FLE à l'heure actuelle ». 2020 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP))
    • LOUSADA, E. G. ; DIAZ, A. D. ; BARBOSA, S. . XXIe Journée de Formation. 2020 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP))
    • LOUSADA, E. G. ; DIAZ, A. D. . XVIe Journée de Formation « Enseignement-apprentissage du FLE et enjeux du plurilinguisme : réflexions pour un renouvèlement des pratiques ». 2018 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP))
    • Nome do projeto: Representações e produção de gêneros textuais como instrumentos para a aprendizagem e o desenvolvimento de alunos universitários e professores (2019 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: DIAZ, A. D. , BARROS, F. S. , PANIAGO, M. E. , SANGIORGIO, B. , LOUSADA, E. G. .
      Descrição: O projeto desenvolvido dentro da área de Estudos Linguísticos em Francês, no Departamento de LetrasModernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, com duração de um anoletivo, visou investigar, em um primeiro momento, as representações construídas por alunos universitários dahabilitação em francês sobre a escrita acadêmica e sobre os gêneros textuais acadêmicos. Em um segundo momento, apesquisa procurou estudar textos orais ou escritos que devem ser produzidos por alunos da graduação em francês. Oprojeto está ligado ao Laboratório de Letramento Acadêmico e aos cursos de extensão em francês como línguaestrangeira, ambos da FFLCH-USP. Ele também dialoga com o projeto internacional: "A formação para a redação degêneros textuais acadêmicos, um desafio para os estudos universitários"
    • Nome do projeto: Representações de alunos universitários e professores iniciantes: a produção de gêneros textuais como instrumento para a aprendizagem e o desenvolvimento (2018 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: DIAZ, A. D. , BARROS, F. S. , PANIAGO, M. E. , SANGIORGIO, B. , LOUSADA, E. G. .
      Descrição: O projeto desenvolvido dentro da área de Estudos Linguísticos em Francês, no departamento de LetrasModernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, com duração prevista deum ano letivo, visou a investigar, em um primeiro momento, as representações construídas por alunos universitários dahabilitação em francês sobre a escrita acadêmica e sobre os gêneros textuais acadêmicos e por professores iniciantessobre sua profissão e sobre si-mesmos enquanto professores. Em um segundo momento, a pesquisa procura estudar ostextos (orais ou escritos) produzidos por alunos da graduação em francês e por professores iniciantes de francês,procurando investigar, por um lado, o desenvolvimento de suas capacidades de linguagem e, por outro, odesenvolvimento de seus gestos profissionais. O projeto está ligado ao Laboratório de Letramento Acadêmico e aoscursos de extensão em francês como língua estrangeira, ambos da FFLCH-USP. Ele também está ligado ao projetointernacional ?A formação para a redação de gêneros textuais acadêmicos, um desafio para os estudos universitários?,que envolve a USP, a UNESP, a USF e a U. de Sherbrooke, Canadá
    • Nome do projeto: Identificação e análise de práticas profissionais da língua francesa no Brasil - Un observatoire des pratiques professionnelles de la langue française pour améliorer les connaissances et leurs transpositions didactiques (2020 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: DIAZ, A. D. , BARROS, F. S. , LOUSADA, E. G. , ROCHA, S. M. , LONGHI, S. D. , TONELLI, J. B. , CHARDENET, P. , DIAS, A. P. S. , SUMIYA, A. H. , AGUIAR, E. , CAMARGO, E. .
      Descrição: Pesquisa desenvolvida pelo projeto mais amplo: Observatoire des apprentissages et des pratiques du français? (OPAF Brasil), que reúne pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Estadual de Londrina (UEL) e a Université de Franche Comté (UFC). Financiada pela Embaixada da França, pela Agence universitaire de la Francophonie e apoiada pela agência Campus France, esta pesquisa tem por objetivo específico mapear e descrever as práticas profissionais do francês no Brasil. O objetivo geral é de produzir dados para os operadores do francês no Brasil (sistemas educativos, professores, estabelecimentos de ensino, organismos de cooperação) e pesquisadores em políticas linguísticas
    • Nome do projeto: Apoiar a escrita acadêmica no ensino na graduação: uma proposta do Laboratório de Letramento Acadêmico (2021 - 2022
      Natureza: Ensino
      Integrantes: DIAZ, A. D. , LOUSADA, E. G. , SILVA, A. L. V. , LEITE, C. M. , ALMEIDA, M. , CHINELATO, Y. F. , LAREDO, R. , TALLUDEC, P. C. L. , SILVA, F. , NUNES, G. .
      Descrição: Este projeto tem por objetivo contribuir para formar graduandos (anos finais) e/ou que são mais experientes em escrita acadêmica, para que possam se tornar monitores-tutores no Laboratório de Letramento Acadêmico (LLAC) da FFLCH-USP (http://letramentoacademico.fflch.usp.br/), de forma a auxiliar alunos de graduação (anos iniciais) menos experientes em escrita e que necessitem de ajuda para redigir os textos e trabalhos que precisam produzir, em contexto universitário, para serem avaliados nas diferentes disciplinas.