Não autenticado |

Bruno Tomazela Pasquali

    • Doutorando e mestre em História Social pela Universidade de São Paulo - FFLCH (2021), especialista em Processos Didático-Pedagógicos para Cursos na Modalidade a Distância (2021) e graduando em Pedagogia pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Além disso, é bacharel e licenciado em História pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", FCHS - câmpus Franca (2018). Possui experiência como monitor de História e coordenador administrativo no Cursinho Popular da Unesp (Serviço de Extensão Universitária) entre 2013-2015, atuando também no projeto PIBID entre 2016 e 2018, lecionando História no Ensino Fundamental II na rede pública. Atuou como professor facilitador de ensino e orientador em EaD na Universidade Virtual do Estado de São Paulo entre 2019-2021. É autor e revisor de materiais didáticos na área de ciências humanas para o Ensino Básico desde 2019, tendo atuado em diversas editoras nacionais. Tem experiência na área de Pedagogia e História, com ênfase em História da América, atuando principalmente nos seguintes temas: história cultural, história indígena mesoamericana e docência.

       

      Links:    

    • História Social
    • PASQUALI, Bruno Tomazela . O Rabinal-achí em perspectiva: uma análise comparativa de suas diversas versões escritas Cadernos PROLAM/USP (Online) , v. 22 , p. 164 - 196 , 2023. ISSN: 16766288.
    • PASQUALI, Bruno Tomazela ; PIMENTA, PEDRO HENRIQUE . UNVERSIDADE VIRTUAL: análise dos meios pedagógicos da Univesp por meio da disciplina Projeto Integrador para Licenciatura TICS & EAD EM FOCO , v. 9 , p. 104 - 122 , 2023. ISSN: 24475726.
    • TOMAZELA PASQUALI, BRUNO . Panorama de uma paisagem sonora mesoamericana REVISTA ELETRÔNICA DA ANPHLAC , v. 23 , p. 229 - 258 , 2023. ISSN: 16791061.
    • PASQUALI, Bruno Tomazela ; MARTINO, Vânia de Fátima ; YORIYAZ, Levi. . A construção do conhecimento por meio de games nas salas de aula. EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL: DIÁLOGOS, CONSTRUÇÕES E (RE)SIGNIFICAÇÕES, v. , p. 15 - 20, 2015.
    • VIEIRA, Fábio Rodrigues ; CARREIRA, Carlos Eduardo Castro e Silva ; PASQUALI, Bruno Tomazela ; GOMES, Aurélia Garcia ; PALONE, Luana Caroline Furriel ; SEGISMUNDO, Mayra Cristina ; ALVES, João Vitor Dantas . SEU - Serviço de Extensão Universitária - Cursinho Popular da Unesp de Franca. In: 7º Congresso de Extensão Universitária da UNESP , 2013 , Águas de Lindoia. Anais eletrônicos - 7º Congresso de Extensão Universitária da UNESP. : , 2013.
    • PASQUALI, Bruno Tomazela ; GUTIÉRREZ GALLARDO, Darío Horacio . Identidade étnica indígena guatemalteca: O Rabinal-Achí e as festas patronais (1850-1980). In: Seminário do Programa de Pós-Graduação em História Social: Linhas de Pesquisa 2020 , 2020 , . Caderno de resumos [do] Seminário Programa de Pós-Graduação em História Social: linhas de pesquisa 2020. São Paulo : FFLCH/USP, 2020. p. 144 - 145.
    • PASQUALI, Bruno Tomazela ; PORTUGAL, Ana Raquel . A transição do estado teocrático para o militar no período clássico para o pós-clássico mesoamericano. In: XXIX Congresso de Iniciação Científica da UNESP , 2017 , Franca. Anais do XXIX Congresso de Iniciação Científica da UNESP. : , 2017.
    • PASQUALI, Bruno Tomazela ; YORIYAZ, Levi. ; SILVA, Márcia Pereira . Contribuições do PIBID de história para o ensino de ética e cidadania por meio dos temas transversais no ensino fundamental. In: II Seminário Regional do PIBID - Região Sudeste , 2017 , Rio de Janeiro. Anais do II Seminário Regional do PIBID - Região Sudeste/I Seminário Estadual do PIBID - Rio de Janeiro. : , 2017.
    • PASQUALI, Bruno Tomazela ; PORTUGAL, Ana Raquel ; GUIMARAES, Valéria dos Santos . Escrita, leitura e cultura oral na tradição nativa mesoamericana. In: XXV Seminário de Iniciação Científica , 2017 , Ouro Preto. Anais do SEIC - UFOP. : , 2017.
    • ABRAMOCIVIUS, Ana Luiza Cruz ; GOMES, Aurélia Garcia ; PASQUALI, Bruno Tomazela ; LIMA, Maria José de Oliveira . Assessoria na gestão de organizações não-governamentais. In: XVIII Seminário de Extensão , 2017 , Ouro Preto. Anais do SEIC - UFOP. : , 2017.
    • PASQUALI, Bruno Tomazela ; YORIYAZ, Levi. ; GOMES, Bruno Batista ; SOARES, Maísa Stefani ; SILVA, Márcia Pereira . A confecção de histórias em quadrinhos como estratégia de ensino-aprendizagem. Uma reflexão sobre a experiência do subprojeto PIBID - Unesp - Franca. In: Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC) , 2016 , Curitiba-PR. Anais do Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC), Seminário Nacional do PIBID, Encontro Nacional de Coordenadores do PIBID. : , 2016.
    • PASQUALI, Bruno Tomazela ; YORIYAZ, Levi. ; GOMES, Bruno Batista ; CURCIOLLI, Laísa Neves Malta ; FONSECA, Genaro Alvarenga . A aproximação entre Universidade-escola através do PIBID: uma discussão do papel do professor supervisor a partir da experiência do projeto na Unesp - Franca. In: Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC) , 2016 , Curitiba-Pr. Anais do Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC), Seminário Nacional do PIBID, Encontro Nacional de Coordenadores do PIBID. : , 2016.
    • PASQUALI, Bruno Tomazela ; SOARES, Maísa Stefani ; YORIYAZ, Levi. ; GOMES, Bruno Batista ; SILVA, Márcia Pereira . PIBID: o ensino de história e a abordagem da ficção e historiografia nas salas de aula na Escola Estadual prof. Dante Guedine Filho. In: Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC) , 2016 , Curitiba-PR. Anais do Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC), Seminário Nacional do PIBID, Encontro Nacional de Coordenadores do PIBID. : , 2016.
    • GOMES, Aurélia Garcia ; PASQUALI, Bruno Tomazela ; CARRASCO, Gabriela Lonardi ; LIMA, Maria José de Oliveira . A Universidade transformando a realidade da escola: Saberes, experiências e vivências. In: VII Congresso Brasileiro de Extensão Universitária , 2016 , Ouro Preto. Anais. : , 2016.
    • PASQUALI, Bruno Tomazela ; GOMES, Aurélia Garcia ; CARRASCO, Gabriela Lonardi ; LIMA, Maria José de Oliveira . Grupo de Extensão Universidade na Comunidade - GEUNIC. In: VII Congresso Brasileiro de Extensão Universitária , 2016 , Ouro Preto. Anais. : , 2016.
    • SOARES, Maísa Stefani ; PASQUALI, Bruno Tomazela ; YORIYAZ, Levi. ; SILVA, Márcia Pereira . A educação como instrumento de poder: Análise da construção da escola na conjuntura política e social. In: XXIV Seminário de Iniciação Científica da UFOP - ENCONTRO DE SABERES , 2016 , Ouro Preto. Anais do SEIC - UFOP. : , 2016.
    • YORIYAZ, Levi. ; PASQUALI, Bruno Tomazela ; SOARES, Maísa Stefani ; PEDROSO, Gustavo José de Toledo . A Universidade como Espaço de Formação à Docência e a Problemática da Reflexão no conceber do saber na Academia. In: XXIV Seminário de Iniciação Científica da UFOP - ENCONTRO DE SABERES , 2016 , Ouro Preto. Anais do SEIC - UFOP. : , 2016.
    • PASQUALI, Bruno Tomazela ; YORIYAZ, Levi. . O diálogo entre dois mundos: o Pibid como mediador do espeço acadêmico e das instituições de ensino básico. In: II SIPPEDES - SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO SOCIAL , 2016 , Franca. II SIPPEDES - SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO SOCIAL. : , 2016.
    • PASQUALI, Bruno Tomazela ; YORIYAZ, Levi. ; LOURENÇO, Edvânia Ângela de Souza . Mal-estar docente: a influência e os efeitos das condições de trabalho na saúde do professor. In: II SIPPEDES - SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO SOCIAL , 2016 , Franca. II SIPPEDES - SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO SOCIAL. : , 2016.
    • PASQUALI, Bruno Tomazela ; SOARES, Maísa Stefani . O ensino de história da América na educação básica, sob a perspectiva dos livros didáticos. In: II SIPPEDES - Seminário Internacional de Pesquisa em Políticas Públicas e Desenvolvimento Social , 2016 , Franca. II SIPPEDES - SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO SOCIAL. : , 2016.
  • Apresentações de Trabalho: 11
    • PASQUALI, Bruno Tomazela . Teatro indígena maia: Rabinal-Achí. 2023 (Comunicacao)
    • PASQUALI, Bruno Tomazela ; GUTIÉRREZ GALLARDO, Darío Horacio . Identidade étnica indígena guatemalteca: o Rabinal-Achí e as festas patronais (1850-1980). 2020 (Seminário)
    • PASQUALI, Bruno Tomazela ; CARREIRA, Carlos Eduardo Castro e Silva . Um panorama histórico sobre os direitos culturais indígenas e suas violações na Guatemala. 2019 (Comunicacao)
    • PASQUALI, Bruno Tomazela ; GUTIÉRREZ GALLARDO, Darío Horacio . Identidade étnica indígena guatemalteca: o Rabinal-Achí e as festas patronais (1850-1980). 2019 (Conferência)
    • PASQUALI, Bruno Tomazela ; PORTUGAL, Ana Raquel . A transição do estado teocrático para o militar no período clássico para o pós-clássico mesoamericano. 2017 (Congresso)
    • PASQUALI, Bruno Tomazela ; PORTUGAL, Ana Raquel ; GUIMARAES, Valéria dos Santos . Escrita, leitura e cultura oral na tradição nativa mesoamericana. 2017 (Congresso)
    • PASQUALI, Bruno Tomazela ; SILVA, Márcia Pereira ; SOARES, Maísa Stefani . A educação como instrumento de poder: Análise da construção da escola na conjuntura política e social. 2016 (Seminário)
    • PASQUALI, Bruno Tomazela ; YORIYAZ, Levi. . Mal-estar docente: a influência e os efeitos das condições de trabalho na saúde do professor. 2016 (Seminário)
    • PASQUALI, Bruno Tomazela ; SOARES, Maísa Stefani . O ensino de história da América na educação básica, sob a perspectiva dos livros didáticos. 2016 (Seminário)
    • PASQUALI, Bruno Tomazela ; GOMES, Bruno Batista ; SILVA, Márcia Pereira . A confecção de histórias em quadrinhos como estratégia de ensino-aprendizagem. Uma reflexão sobre a experiência do subprojeto PIBID - UNESP - Franca. 2016 (Congresso)
    • MARTINO, Vânia de Fátima ; PASQUALI, Bruno Tomazela ; YORIYAZ, Levi. . A construção de conhecimento por meio de games nas salas de aula. 2015 (Simposio)
    • LIMA, Maria José de Oliveira ; PASQUALI, Bruno Tomazela ; GOMES, Aurélia Garcia ; CARRASCO, Gabriela Lonardi . Feira de profissões. 2016 (Grupo de Extensão - Universidade na Comunidade)
    • DAVID, Célia Maria ; SILVA, Márcia Pereira ; FONSECA, Genaro Alvarenga ; PASQUALI, Bruno Tomazela . VI Simpósio de Educação. 2017 (Centro universitário municipal de Franca)
    • PASQUALI, Bruno Tomazela ; SILVA, Márcia Pereira ; DAVID, Célia Maria ; FONSECA, Genaro Alvarenga ; SILVA, Hilda Maria Gonçalves ; MARTINO, Vânia de Fátima ; BARBOSA, Aldovano Dantas ; GOMES, Aurélia Garcia ; YORIYAZ, Levi. . III Encontro Internacional de Políticas Públicas em Educação. 2017 (Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" ?)
    • CANCELLI, Elizabeth ; SILVA, Márcia Regina Barros da ; SOUZA, M. M. E. ; PASQUALI, Bruno Tomazela . Seminário Programa de Pós-Graduação em História Social: Linhas de Pesquisa 2020. 2020 (Universidade de São Paulo)
    • GUTIÉRREZ GALLARDO, Darío Horacio ; PASQUALI, Bruno Tomazela . Diálogo entre História e Informática: Fontes censitárias e eventos vitais. 2023 (CEDHAL ? USP)
    • GUTIÉRREZ GALLARDO, Darío Horacio ; PASQUALI, Bruno Tomazela . Literatura e festas indígenas latino-americanas. 2023 (CEDHAL / Programa de Pós-Graduação em História Econômica - FFLCH-USP)
    • PASQUALI, Bruno Tomazela ; GUTIÉRREZ GALLARDO, Darío Horacio . Impeachment na Nova República: os casos Fernando Collor e Dilma Rousseff. 2023 (CEDHAL - USP)
    • CASTILHO, Gisele Vendramini de Souza ; FERREIRA, Everton Eduardo Xavier ; FAGUNDES, Gustavo Henrique Godoy ; ELIAS NETO, Moysés ; PASQUALI, Bruno Tomazela . Era napoleônica, revoltas liberais e independência da América Espanhola. In: AZ - História - Livro de Teoria. 1ed. Ribeirão Preto: Conexia, 2019, v. 1, p. 20-42. 2019 (Capítulo de material didático)
    • ELIAS NETO, Moysés ; FAGUNDES, Gustavo Henrique Godoy ; CASTILHO, Gisele Vendramini de Souza ; SOARES, Maísa Stefani ; PASQUALI, Bruno Tomazela . AZ Fundamental - Anos iniciais, 1º Ano, História. Vols A, B, C, D. 2021 (Material didático)
    • ELIAS NETO, Moysés ; SOARES, Maísa Stefani ; CASTILHO, Gisele Vendramini de Souza ; FAGUNDES, Gustavo Henrique Godoy ; PASQUALI, Bruno Tomazela . AZ Fundamental - Anos iniciais, 2º Ano, História. Vols A, B, C, D. 2021 (Material didático)
    • PASQUALI, Bruno Tomazela ; WUNSCH, Wilma Joseane ; FAJARDO, Leonardo Torres Mathias ; MONTEIRO, Sara Vitória Silva . Coleção Ensino Médio 2023 - História. 2a Série 2o bimestre. SAE Digital. 2022 (Materialdidático)
    • CASTILHO, Gisele Vendramini de Souza ; ELIAS NETO, Moysés ; SOARES, Maísa Stefani ; FAGUNDES, Gustavo Henrique Godoy ; PASQUALI, Bruno Tomazela . AZ Fundamental - Anos iniciais, 3º Ano, História. Vols A, B, C, D. 2021 (Material didático)
    • Nome do projeto: GEUNIC - Grupo de Extensão Universidade na Comunidade (2016 - 2018
      Natureza: Extensao
      Integrantes: PASQUALI, Bruno Tomazela , GOMES, Aurélia Garcia , LIMA, Maria José de Oliveira .
      Descrição: O projeto A Universidade na Comunidade surge com a proposta de oferecer orientações aos estudantes de ensino médio de escolas da Rede Pública Estadual da cidade de Franca. O trabalho realizado oferece oportunidades aos estudantes de ensino médio ao acesso à informações e contribui também ao acesso à universidade, criando um diálogo entre os jovens, graduandos e docentes, esclarecendo dúvidas e oferecendo informações importantes a respeito dos processos de ingresso no ensino superior e benefícios de permanência estudantil aos alunos pré-vestibulandos.
    • Nome do projeto: S.E.U. - Serviço de Extensão Universitária dos Alunos da UNESP (Cursinho da Unesp de Franca) (2013 - 2015
      Natureza: Extensao
      Integrantes: PASQUALI, Bruno Tomazela , SOARES, Maísa Stefani , SILVA, Márcia Pereira , PALONE, Luana Caroline Furriel , BARBOSA, Taciana Lopes , SEGISMUNDO, Mayra Cristina , CORREA, Breno de Almeida , VIEIRA, Fábio Rodrigues , SILVA, Damaris Valença , ALVES, João Vitor Dantas , PEVERARI, Celso Moreira , CARREIRA, Carlos Eduardo Castro e Silva , ROCHA, Elizabete Sanches , SILVA, Marina Leobina .
      Descrição: Atividade de Extensão que envolve alunos dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado de História, Bacharelado de Serviço Social, Bacharelado de Direito e Bacharelado de Relações Internacionais para ofertar ensino de qualidade para população carente, tendo em vista a aprovação em vestibulares públicos e demais concursos nacionais. O Projeto foi coordenado de janeiro à agosto de 2014 pela professora Elisabeth Sanches.
    • Nome do projeto: PROJETO DE ENSINO. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) (2014 - 2018
      Natureza: Outra
      Integrantes: PASQUALI, Bruno Tomazela , MARTINO, Vânia de Fátima , SILVA, Márcia Pereira , GIOMETT, Analucia Reis , FONSECA, Genaro Alvarenga , FERREIRA, Ricardo Alexandre , LEME, Marisa Saenz , DAVID, Célia Maria , CARVALHO, Andréia Aparecida Branquinho , FERREIRA, Alessandra Freitas Lopes , BARCELOS, F. P. , RIBEIRO, P. R. M. , LIMA, Sheila de Paula Costa , SILVA, Ivo Felice , VILLELA, Vanessa Moscardini Oliveira Junqueira .
      Descrição: O Sub-Projeto, intitulado "Metodologia do Ensino da História: realidade, imprensa, biografia e ficção" é parte do Projeto Geral, "O Processo de Formação de Licenciandos: Ações Conjuntas da Universidade Pública e da Escola de Educação Básica", coordenado institucionalmente pela Profa. Dra. Sueli Guadelupe de Lima Mendonça. o sub-projeto procura oferecer experiência de docência para licenciandos em História, ao mesmo tempo em que investiga, produz, propõe e executa metodologias de ensino de História com o intuito de colaborar para o aprimoramento das aulas de História, de modo interdisciplinar, valorizando a relação entre História e Literatura. Foram escolas parceiras para o ano de 2014: Escola Estadual Dante Guedine, Escola Estadual Mário D'Elia e Escola Estadual Júlio César D'Elia. Em 2015 as escolas parceiras passarão a ser: E.E.Dante Guedini Filho, E.E.Mário D'Elia, E.E. Profa Carmem Munhoz Coelho O Projeto tem financiamento CAPES, tanto para auxílio financeiro quanto para Bolsas de Iniciação à Docência. No total são 31 bolsistas de Iniciação à Docência, sendo 19 sob a responsabilidade da Profa. Dra. Márcia Pereira da Silva e 12 sob a responsabilidade do Prof. Dr. Genaro Alvarenga Fonseca; e 05 bolsistas de Supervisão, sendo 03 sob a orientação da primeira e 02 sob a orientação do segundo. Coordenam o sub-projeto: Profa. Dra. Márcia Pereira da Silva e Prof. Dr. Genaro de Alvarenga Fonseca.
    • Nome do projeto: Rabinal-Achí: versões e representações de uma tradição maia (2019 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PASQUALI, Bruno Tomazela , GUTIÉRREZ GALLARDO, Darío Horacio .
      Descrição: Estudo de revisão historiográfica e literária sobre a tradição cênica Rabinal-Achí, que é uma obra da cultura maia-achí localizada nas Terras Altas do sul da Guatemala. O estudo considera aspectos culturais materiais e imateriais, e busca entender os usos, influências e variações dessa obra dentro do contexto histórico em que se insere, com um enfoque especial entre as décadas de 1850 e 1970. Durante esse período, foram reveladas as duas principais versões escritas conhecidas: a tradução bilíngue (quiché-francês) atribuída ao trabalho catalográfico do abade francês Charles-Étienne Brasseur de Bourbourg em 1862, cuja autenticidade foi questionada com a descoberta do documento indígena conhecido como Manuscrito Pérez pelo professor norte-americano Carroll Edward Mace em 1957. Para ampliar essa problematização, o estudo aproxima os textos literários das práticas cotidianas manifestadas pela religiosidade indígena-cristã, analisando a influência das concepções de simbologia na dimensão cênica - incluindo os trajes e os instrumentos cerimoniais utilizados - bem como expressas pela geografia local e sua relação com o passado pré-hispânico da região.
    • PASQUALI, Bruno Tomazela . Práticas pedagógicas para o ensino da escrita no Ensino Fundamental I por meio do uso de sinônimos. 2023 - Projeto integrador