Não autenticado |

Jade Gonçalves Roque

    • Mestranda em Sociologia pela FFLCH-USP. Licenciada e bacharela em Ciências Sociais pela FFLCH-USP. Integrante do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP). Tem experiência na área de Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria social, punição e cidade.

       

      Links:    

    • ROQUE, JADE ; ALVAREZ, MARCOS CÉSAR . Stuart Elden. The early Foucault TEMPO SOCIAL (ONLINE) , v. 35 , p. 245 - 253 , 2023. ISSN: 18094554.
    • Alvarez, M. C. ; ROQUE, J. G. . Punição, poder e sociedade em Michel Foucault: para além de ?Vigiar e punir? . Revista CULT , São Paulo , 02 mai. 2023.
  • Trabalhos em Anais: 2
    • ROQUE, J. G. . Punitive turn e a tendência à desautonomização do sistema de justiça criminal: o debate anglo-saxão. In: 20º Congresso Brasileiro de Sociologia , 2021 , Belém. Punitive turn e a tendência à desautonomização do sistema de justiça criminal: o debate anglo-saxão. : , 2021.
    • ROQUE, J. G. . Entre o lar e o jazigo: uma etnografia do Cemitério do Araçá/SP. In: IX Encontro da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais , 2019 , Porto Alegre. Programação e Resumos. : ISCMPA, 2019. p. 85 - 86.
    • CORRÊA, M. ; ROQUE, J. G. . Dispositivos res e a reabilitação no Brasil contemporâneo: interpretações a partir de uma perspectiva foucaultiana de punição. 2023 (Congresso)
    • ROQUE, J. G. . Punição e controle social no primeiro Foucault: a noção de exclusão como precursora do conceito de poder. 2022 (Seminário)
    • ROQUE, J. G. . Punitive turn and the tendency towards de-autonomization of the criminal justice system: the anglo-saxon debate. 2021 (Simposio)
    • ROQUE, J. G. . Punitive turn e a tendência à desautonomização do sistema de justiça criminal: o debate anglo-saxão. 2021 (Simposio)
    • ROQUE, J. G. . Punitive turn e a tendência à desautonomização do sistema de justiça criminal: o debate anglo-saxão. 2021 (Congresso)
    • ROQUE, J. G. . Entre o lar e o jazigo: uma etnografia do Cemitério do Araçá. 2019 (Congresso)
    • ROQUE, J. G. . Relatório de Pesquisa 2. 2021
    • ROQUE, J. G. . Relatório de Pesquisa 3. 2021
    • ROQUE, J. G. . Relatório de Pesquisa 1. 2020
    • Nome do projeto: Punitive turn e a tendência à desautonomização do sistema de justiça criminal: o debate anglo-saxão (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ROQUE, J. G. , MINHOTO, L. D. .
      Descrição: Este projeto propõe o estudo do debate anglo-saxão sobre o chamado punitive turn - ou ainda, a guinada punitiva contemporânea -, com foco em algumas das interpretações teóricas hegemônicas desenvolvidas entre as décadas de 1990 e 2000 no âmbito da sociologia da punição. Dadas as indicações, nessas interpretações, de que se verifica uma tendência à desautonomização do sistema de justiça criminal associada à guinada punitiva, nosso objetivo consiste em mapear essas teses para torná-las mais claras quanto a suas mobilizações empíricas e conceituais e seus pressupostos gerais. A metodologia consistirá na reconstrução do debate anglo-saxão sobre a guinada punitiva contemporânea durante o período referido por meio de leitura sistemática das teses selecionadas, com ênfase na identificação e apresentação de seus núcleos argumentativos, bem como nas conexões que apresentam com o diagnóstico de tendência à desautonomização do sistema de justiça criminal.
    • Nome do projeto: Para além de corpos dóceis e biopolítica: a punição em Michel Foucault (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ROQUE, J. G. , Alvarez, M. C. .
      Descrição: Ao longo de pelo menos três décadas, a sociologia da punição tem investigado as potencialidades da contribuição foucaultiana para a resolução de suas inquietações. Apesar de Michel Foucault aparecer como um nome incontornável para a área, não há consenso sobre a apropriação de seu trabalho entre os especialistas. Sobretudo, verificam-se três tendências díspares: (i) a que coloca a contribuição de Foucault à compreensão da punição como restrita à sociedade disciplinar e, portanto, datada; (ii) a que advoga pela pertinência de incorporar os textos mais tardios do autor, relativos à chamada analítica de governo, para explicar sociologicamente o presente; e (iii) a que aponta para a insuficiência das abordagens anteriores, indicando a necessidade de percorrer a trajetória do pensamento de Foucault desde sua fase arqueológica, passando pela genealógica até a ética, para obter uma compreensão mais rigorosa e detida da serventia do trabalho do teórico francês à sociologia da punição. A partir da leitura dos textos de Michel Foucault sobre o tema da punição publicados entre os anos 1971 e 1984, o objetivo da presente pesquisa é realizar uma reconstrução e interpretação sistemáticas do problema na obra do autor, para então trazer à luz o sentido mais geral de uma análise foucaultiana da punição. Nossa hipótese é que a discussão em questão foi precursora de um deslocamento definitivo em direção à subjetividade na obra de Foucault, por se relacionar intimamente à concepção do poder como força produtora de relações sociais não apenas por meio do estabelecimento de corpos dóceis ou de técnicas de governo, como já é amplamente reconhecido, mas também por meio da forja de modos de subjetivação organizados por operações de exclusão.
    • Nome do projeto: Ocupação Museu do Ipiranga: desvelamentos de um experimento etnográfico (2019 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ROQUE, J. G. , MAGNANI, J. G. C. .
      Descrição: O projeto pretende captar opiniões e representações dos participantes das ações realizadas no Museu do Ipiranga durante o período no qual seu edifício-monumento permanece interditado ao público. A pesquisa, além de se basear na observação participante, intenciona propor experimentos etnográficos, que, além de se configurarem como maneiras estratégicas de acessar imaginários e produções simbólicas sobre a instituição e seu acervo, sugerem novas formas de ocupação do edifício.
    • Nome do projeto: Cemitérios Na Cidade De São Paulo: Uma Aproximação Etnográfica (2019 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ROQUE, J. G. , MAGNANI, J. G. C. .
      Descrição: O projeto consiste numa incursão etnográfica ao circuito dos cemitérios da cidade de São Paulo, dentre eles o da Consolação, o do Araçá, o São Luís e o da Vila Formosa, bem como o Crematório da Vila Alpina. O intuito é mapear e registrar a relação entre os diferentes atores sociais envolvidos no processo do morrer na cidade. Procura-se observar, da mesma maneira, os ritos e apropriações dos equipamentos praticados por estes atores, a fim de compreender, via etnografia, de que maneira o cemitério se insere, atualmente, na cidade.