Não autenticado |

Bruna Rodrigues da Silva Neres

    • Doutoranda em Linguística e Semiótica Geral pela Universidade de São Paulo- USP, sendo a pesquisa financiada por bolsa FAPEPI- Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí. Mestra em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Piauí- UFPI (2015). Especialista em Língua Brasileira de Sinais pela UESPI (2015). Graduada em Licenciatura em Letras Português pela Universidade Estadual do Piauí- UESPI (2011). Atualmente é professora Assistente nível-I em regime de Dedicação Exclusiva do Centro de Ciências Humanas e Letras da Universidade Estadual do Piauí. Pesquisadora do Grupo de Estudos em Língua de Sinais do Piauí- GELSPI e do Laboratório Linguagem Cognição e Cultura- LLICC/USP. Tem experiência na área de Linguística das línguas orais e das línguas de sinais; ensino de Libras como L1 e L2. Seus interesses de pesquisa giram em torno da Linguística da Libras, línguas de sinais minoritárias, língua e gesto e Semiótica das interações.

       

      Links:    

    • SILVA, Gemma ; SILVA, B. R. . A Base Nacional Comum Curricular e o direito do surdo à educação.. Bauru- SP : Gradus Editora., 2021 . 200p. ISBN: 9786588496268.
    • SILVA, G. G. P. ; ARAUJO, T. W. G. ; LIMA, M. R. E. S. ; SILVA, B. R. . NÃO SE NASCE SURDO, TORNA-SE SURDO: REFLEXÕES SOBRE A CONSTITUIÇÃO CULTURAL E IDENTITÁRIA DO SUJEITO COM SURDEZ. Santo Ângelo : Editora Metric, 2021 . 344p. ISBN: 7865897003.
    • SILVA, Gemma ; SILVA, B. R. . A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E O DIREITO DO SURDO À EDUCAÇÃO. O surdo e a Libras: diálogos sobre políticas públicas e práticas pedagógicas, v. , p. 7 - 200, 2021.
    • SILVA, B. R. ; SILVA, M. S. R. . O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: IMPLICAÇÕES NA APRENDIZAGEM DO ALUNO SURDO NA ESCOLA REGULAR. Libras e Surdez: conceitos e aplicações na educação dos surdos., v. 1, p. 7 - 226, 2018.
    • LOPES, Iveuta Abreu. ; SILVA, B. R. . Alfabetização e escrita formal: consequências do apoio na oralidade e das representações múltiplas. Produção de conhecimentos na Pós-graduação em Educação no Nordeste no Brasil: realidades e possibilidades, v. , p. 9 - 556, 2016.
    • MOURAO, M. G. S. ; GOMES, F. C. ; SILVA, B. R. . A FORMAÇÃO IDENTITÁRIA E CULTURAL DO SUJEITO SURDO A PARTIR DAS IMPLICAÇÕES DO BILINGUISMO E DA SURDEZ. In: Encontro Nacional: Discurso, Identidade, Subjetividade. , 2017 , Teresina. Encontro Nacional: Discurso, Identidade e Subjetividade.. : , 2017.
    • SILVA, B. R. . OS ALCANCES DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.. In: II Encontro Nacional de Letras. , 2016 , Teresina-PI. Cognição Linguagens e Ensino: perspectivas interdisciplinares.. Teresina : FUESPI, 2016.
    • SILVA, B. R. ; LOPES, Iveuta Abreu. . Alfabetização e escrita formal: consequências do apoio na oralidade e das representações múltiplas. In: XXIII Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste- EPEN. , 2016 , Teresina- Pi. Caminhos da Pós-graduação em Educação do Nordeste do Brasil: avaliação, financiamento, redes e produção científica.. : Edufpi, 2016.
    • SILVA, B. R. . Os gêneros textuais em sala de aula: uma proposta dos PCNs. In: Encontro de Iniciação à Docência , 2010 , Teresina. Encontro de Iniciação à Docência. Teresina PI. : REvista da Faculdade Santo Agostinho, 2010.
    • SILVA, B. R. . Quando se ensina português, o que se ensina?. In: Simpósio de Produção Científica , 2009 , Teresina. Simpósio de Produção Científica. : , 2009.
    • SILVA, B. R. . Gêneros textuais na perspectiva dos PCN: uma abordagem para o ensino de língua portguesa.. In: Jornada Nacional de Estudos LInguísticos , 2010 , Teresina. Jornada Nacional de Estudos LInguísticos. : , 2010. p. 1 - 334.
    • SILVA, B. R. ; CARVALHO, V. S. ; COSTA, K. R. A. . Gêneros Textuais: definição e funcionalidade no contexto escolar. In: Fórum de Linguística Aplicada e Ensino de Línguas , 2010 , Fortaleza. Fórum de Linguística Aplicada e Ensino de Línguas. Fortaleza : , 2010.
    • SILVA, B. R. . A recategorização do referente Hugo Chavez nas capas de revista. In: III Cogite- Colóquio sobre Gêneros e Textos , 2013 , Teresina. III Cogite - Colóquio sobre Gêneros e Textos. TEresina : , 2013. p. 1 - 77.
    • SILVA, B. R. . Concepções de gramática e a prática docente na aula de português.. In: X Simpósio de Produção Científica . IX Seminário de Iniciação Científica.VI Seminário de Pós-graduação , 2010 , teresina. Caderno de Resumos do X Simpósio de Produção Científica . IX Seminário de Iniciação Científica.VI Seminário de Pós-graduação. Teresina : , .
    • SILVA, B. R. ; CARVALHO, V. S. ; COSTA, K. R. A. . Gêneros textuais : definição e funcionalidade no contexto escolar.. In: II Fórum de Linguísitica Aplicada e Ensino de Línguas , 2010 , Fortaleza. Caderno de programação e resumos do Fórum de Linguística Aplicada e Ensino de Línguas. Fortaleza : , 2010.
    • CARVALHO, V. S. ; COSTA, K. R. A. ; SILVA, B. R. . Metáforas Conceituais e o Ensino de Língua Portuguesa. In: II Fórum de Linguísitica Aplicada e Ensino de Línguas , 2010 , Teresina. Caderno de programação e resumos do Fórum de Linguística Aplicada e Ensino de Línguas. Fortaleza : , 2010. p. 5 - 131.
    • SILVA, B. R. . A construção da identidade nacional: uma interface entre literatura e história na obra Macunaíma. In: Congresso Internacional de História e Patrimônio Cutural , 2010 , teresina. Revista de anais do Congresso Internacional de História e Patrimônio Cutural. : , 2010.
    • SILVA, B. R. . Gêneros textuais na perspectiva dos PCNs: uma abordagem para o ensino de Língua Portuguesa. In: XXIII Jornada Nacional de Estudos Linguísticos do Nordeste , 2010 , Teresina. XXIII Jornada Nacional de Estudos Linguísticos do Nordeste. : , 2010. p. 10 - 380.
    • SILVA, B. R. . Os gêneros textuais em sala de aula: uma proposta dos PCNs. In: Semana da Pesquisa Científica da Faculdade Santo Agostinho , 2010 , Teresina. Anais da Semana da Pesquisa Científica. teresina : , 2010. p. 14 - 182.
    • SILVA, B. R. . Quando se ensina Português, o que se ensina?. In: IX Simpósio de Produção Científica . VIII Seminário de Iniciação Científica.VI Seminário de Pós-graduação , 2009 , teresina. IX Simpósio de Produção Científica . VIII Seminário de Iniciação Científica.VI Seminário de Pós-graduação. teresina : , 2009. p. 35 - 335.
    • SILVA, B. R. . Multimodalidade e construção dos referentes nas histórias contadas em cena, a língua sinalizada de Várzea Queimada, Jaicós-PI. 2023 (Comunicacao)
    • SILVA, B. R. . A referenciação em histórias contadas por surdos fluentes em cena, a língua de sinais do sertão nordestino. 2022 (Comunicacao)
    • SILVA, B. R. . A REFERENCIAÇÃO EM NARRATIVAS CONTADAS POR SURDOS FLUENTES EM UMA LÍNGUA DE SINAIS DO SERTÃO PIAUIENSE. 2021 (Comunicacao)
    • SILVA, B. R. . A REFERENCIACAO EM NARRATIVAS CONTADAS POR SURDOS EM UMA LINGUA DE SINAIS DO SERTÂO NORDESTINO. 2021 (Comunicacao)
    • SILVA, B. R. . A atuação dos intérpretes de Libras junto aos docentes. 2020 (Conferência)
    • SILVA, B. R. . I Seminário de Língua Brasileira de Sinais ? Libras em Debate. 2021 (Conferência)
    • EVANGELISTA, I. L. S. ; NERES, A. L. C. M. ; PESSOA, A. A. O. S. ; SILVA, B. R. . RELATO DE EXPERIÊNCIA: AS CONTRIBUIÇÕES DOS PIBIDIANOS NO ENSINO REMOTO DA LÍNGUA PORTUGUESA. 2021 (Comunicacao)
    • SILVA, B. R. . A REFERENCIAÇÃO EM NARRATIVAS CONTADAS POR SURDOS FLUENTES EM UMA LÍNGUA DE SINAIS DO SERTÃO PIAUIENSE. 2021 (Comunicacao)
    • SILVA, B. R. . A REFERENCIACAO EM NARRATIVAS CONTADAS POR SURDOS EM UMA LINGUA DE SINAIS DO SERTÂO NORDESTINO. 2021 (Comunicacao)
    • SILVA, B. R. . Aspectos linguísticos da Libras. 2021 (Seminário)
    • SILVA, B. R. . A relação docente e o TILS junto ao planejamento docente: perspectivas e desafios. 2020 (Conferência)
    • SILVA, B. R. . LINGUÍSTICA: FONOLOGIA.. 2021 (Conferência)
    • SILVA, B. R. . LIBRAS E LÍNGUA DE SINAIS EMERGENTE NO SERTÃO PIAUIENSE: A REFERENCIAÇÃO E A CONSTRUÇÃO DO SIGNIFICADO NAS NARRATIVAS SINALIZADAS. 2020 (Comunicacao)
    • SILVA, B. R. . Relatos de Experiência dos envolvidos no PIBID de Letras-Português.. 2021 (Seminário)
    • SILVA, B. R. . Letramento visual e identidade surda na escola regular.. 2020 (Seminário)
    • SILVA, B. R. . Práticas de Letramento Visual para crianças surdas e ouvintes no contexto escolar.. 2019 (Conferência)
    • SILVA, B. R. . Prática e reflexão : a atuação do graduando no Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa.. 2016 (Seminário)
    • SILVA, B. R. . Prática e Reflexão: a atuação do graduando no Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa.. 2016 (Seminário)
    • SILVA, B. R. . A Prática Pedagógica no Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa na Unidade Escolar Engenheiro Sampaio.. 2016 (Comunicacao)
    • SILVA, B. R. . A Identitária e cultural do sujeito surdo a partir das implicações do bilinguismo.. 2017 (Congresso)
    • SILVA, B. R. . A RECATEGORIZAÇÃO E A CONSTRUÇÃO DO REFERENTE HUGO CHÁVEZ EM CAPAS DE JORNAIS E REVISTAS. 2016 (Congresso)
    • SILVA, B. R. . OS ALCANCES DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2016 (Simposio)
    • LOPES, Iveuta Abreu. ; SILVA, B. R. . Alfabetização e escrita formal: consequências do apoio na oralidade e das representações múltiplas. 2016 (Congresso)
    • SILVA, B. R. . Projeto Cena Literária da Épica Companhia de Criação. 2008 (Conferência)
    • SILVA, B. R. . Quando se ensina português, o que se ensina?. 2010 (Conferência)
    • SILVA, B. R. . Os explícitos e implícitos no gênero multimodal capa de revista: uma análise dos propósitos comunicativos.. 2013 (Simposio)
    • SILVA, B. R. . A recategorização metafórica como gatilho para a construção do humor. 2013 (Outra)
    • SILVA, B. R. . Concepções de gramática e a prática docente na aula de português.. 2010 (Comunicacao)
    • CARVALHO, V. S. ; SILVA, B. R. ; COSTA, K. R. A. . Metáforas Conceituais e o Ensino de Língua Portuguesa. 2010 (Outra)
    • SILVA, B. R. ; COSTA, K. R. A. ; CARVALHO, V. S. . Gêneros textuais : definição e funcionalidade no contexto escolar.. 2010 (Outra)
    • SILVA, B. R. . A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NACIONAL : UMA INTERFACE ENTRE LITERATURA E HISTÓRIA NA OBRA MACUNAÍMA. 2010 (Congresso)
    • SILVA, B. R. ; COSTA, K. R. A. ; CARVALHO, V. S. . Os gêneros textuais em sala de aula: uma proposta dos PCNs. 2010 (Seminário)
    • SILVA, B. R. . GÊNEROS TEXTUAIS NA PERSPECTIVA DOS PCN: UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2010 (Simposio)
    • SILVA, B. R. . A recategorização metafórica nas tirinhas.. 2010 (Seminário)
    • SILVA, B. R. . Quando se ensina português, o que se ensina?. 2009 (Simposio)
    • SILVA, B. R. . LÍNGUA, VARIAÇÃO E ENSINO. 2017
    • SILVA, B. R. ; LOPES, S. M. . I SEMINÁRIO DE PESQUISA E DOCÊNCIA NO ENSINO REMOTO DE LÌNGUA PORTUGUESA: NOVAS EXPERIÊNCIAS. 2021 (Universidade Estadual do PIauí- UESPI)
    • SILVA, B. R. . Seminário Didático Pedagógico do CCHL. SEMDIPE-II. 2020 (Universidade Estadual do Piauí)
    • SILVA, B. R. ; MELO, B. . I Seminário de Atenção à Saúde da Mulher Surda- SEAMS.. 2021 (Universidade Estadual do Piauí)
    • MAURIZ, M. E. ; SILVA, B. R. . I SIMPÓSIO DO PIBID/UESPI: 10 ANOS DE FORMAÇÃO INICIAL. 2021 (Universidade Estadual do Piauí)
    • LIMA, E. S. ; FARIAS, F. N. A. ; SILVA, B. R. . II Seminário de Línguas de Sinais: Libras em ação. 2022 (Universidade Estadual do Piauí)
    • SILVA, B. R. ; FARIAS, F. N. A. ; MELO, B. . II SEMINÁRIO DE ATENÇÃO À SAÚDE DA MULHER SURDA - II SEAMS. 2022 (Universidade Estadual do Piauí)
    • SILVA, B. R. . Libras, que língua é essa?. 2017 (Universidade Federal do Piauí)
    • SILVA, B. R. . Libras em Cena. 2017 (Universidade Federal do Piauí)
    • SILVA, B. R. . A FORMAÇÃO DOCENTE E A CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS TRADUTORES E INTÉRPRETES DE LIBRAS: A DISCIPLINA DE LIBRAS JUNTO A ESSES PROFISSIONAIS.. 2020 (Universidade Estadual do PIauí- UESPI)
    • SILVA, B. R. ; MELO, B. . Cartilha Libras na Saúde. 2021 (Apostila)
    • Nome do projeto: Quando se ensina português, o que se ensina? (2009 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, B. R. .
      Descrição: Neste estudo, pretende-se observar a maneira como é conduzido o ensino de Língua Portuguesa para, então, tentarmos responder às questões básicas que norteiam a presente investigação: quando se ensina Português, o que se ensina? Que saberes são transmitidos nas aulas de Português? Quais são os objetos que a atividade discursiva acaba por objetivar e oferecer ao conhecimento dos alunos? Essas perguntas conduzirão a respostas que ampliarão o olhar sobre o trabalho com o ensino de língua portuguesa em sala de aula.
    • Nome do projeto: RÁDIO WEBINTERATIVA? LEVANDO A LEITURA (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, B. R. , LOPES, M. S. O. .
    • Nome do projeto: A LIBRAS E A SAÚDE DA MULHER SURDA NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE (2021 - 2022
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SILVA, B. R. , MELO, B. , NORBERTO, A. C. .
      Descrição: O projeto é uma atividade extensionista aprovado no Programa Institucional de Bolsas Estudantis Universitária-PIBEU/UESPI que tem como objetivo: conscientizar os profissionais das Unidades Básicas de Saúde da importância do aprendizado da libras para oferecer um melhor atendimento às mulheres surdas; ofertar oficinas de libras aos profissionais da saúde; realizar rodas de conversa com mulheres surdas para disseminar informações que garantam o acesso aos serviços de saúde básicos, como: pré-natal, vacinação, proteção à saúde e atendimento de urgência.
    • Nome do projeto: Coordenadora Adjunta do sub-projeto Letras Português do PIBID, campus Torquato Neto. (2021 - 2022
      Natureza: Ensino
      Integrantes: SILVA, B. R. , LOPES, M. S. O. .
      Descrição: O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID tem a finalidade de incentivar os alunos da graduação a desenvolverem atividades de introdução à docência a partir de vivências no ambiente escolar.
    • Nome do projeto: DESCRIÇÃO DOS ASPECTOS LINGUÍSTICOS DE UMA LÍNGUA DE SINAIS DO SERTÃO PIAUIENSE (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, B. R. .
    • Nome do projeto: Escrita e consciência fonológica na pós-alfabetização. (2013 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, B. R. .
      Descrição: O aprendizado da língua em sua modalidade escrita requer dos aprendizes a consciência de que a escrita de um sistema alfabético corresponde às unidades fonológicas pautadas na oralidade. Essa premissa norteia o objetivo geral deste estudo que é investigar a correlação entre a escrita e o desenvolvimento das habilidades de consciência fonológica dos alunos em estágio de pós-alfabetização. Os objetivos específicos são: verificar o nível de escrita em que os alunos da turma investigada se encontram e verificar se as habilidades em consciência fonológica são desenvolvidas antes do processo de alfabetização ou são desenvolvidas posteriormente ao aprendizado da escrita. Esta pesquisa se caracteriza como sendo de cunho quantitativo/qualitativo e foi desenvolvida em uma turma de alunos do 4º ano de uma escola pública de Teresina-PI. Para avaliar os níveis de consciência fonológica das crianças, tal como proposto no objetivo geral, foi aplicado um teste composto por 21 questões, um ditado com 15 palavras e foram coletadas produções textuais de 29 crianças do 4º ano. As teorias que embasam esta pesquisa se fundam no aprendizado da escrita, as perspectivas do letramento, os caminhos da alfabetização e os níveis de consciência fonológica, baseados nos fundamentos de estudiosos como: Capovilla e Capovilla (2000), Freitas (2004), Cielo (2002), Adams (2006) e Zorzi (1998).
    • Nome do projeto: LIbras, que língua é essa? (2018 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SILVA, B. R. .
      Descrição: Segundo o censo do IBGE do ano de 2010 9,7 milhões de brasileiros tem algum problema de audição, caracterizando-se como sujeitos surdos e/ou deficientes auditivos. Essa parcela se comunica através da Língua Brasileira de Sinais ? Libras, para comunicar-se ativamente em seu cotidiano. Mesmo com tantos sujeitos surdos e leis que garantem sua inclusão no meio social e reconhecem a Libras como língua, notou-se que durante a redação do ENEM (2017) com o tema ?O DESAFIO PARA A FORMAÇÃO EDUCACIONAL DE SURDOS NO BRASIL? muitos alunos de escolas públicas e privadas não conheciam ou tinham noção de quem era o sujeito surdo, e sua língua. Por conta disso houve uma necessidade de familiarizar o aluno (ouvinte) com o mundo da surdez através do curso ?Libras, que língua é essa??, com o objetivo de promover a inclusão de fato e mostrar a importância da Libras como alternativa natural para a expressão linguística.
    • Nome do projeto: Prática da Libras para o cotidiano (2017 - 2017
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SILVA, B. R. , LOPES, S. M. .
      Descrição: Este curso tem a finalidade de difundir a Língua Brasileira de Sinais no ambiente acadêmico como meio legítimo de comunicação da comunidade surda pela oferta do curso de Libras em situações contextuais com uma abordagem comunicativa.
    • Nome do projeto: Libras na Escola (2017 - 2017
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SILVA, B. R. , FERREIRA, C. M. , LIMA, R. .
      Descrição: O projeto Libras na Escola foi criado com a finalidade de promover no espaço escolar a difusão da Língua Brasileira de Sinais, tendo em vista haver alunos surdos dentro das escolas que muitas vezes vivem excluídos pela falta de acessibilidade linguística. Desse modo, entende-se que o projeto pode ampliar a possibilidade de comunicação entre surdos e ouvintes e favorecer uma melhor visibilidade da Libras aos alunos da Educação Básica.
    • Nome do projeto: Libras em Cena (2017 - 2017
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SILVA, B. R. .
    • Nome do projeto: Libras em Cena (2018 - 2018
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SILVA, B. R. , FERREIRA, C. M. , LIMA, R. .
      Descrição: O Projeto LIbras em Cenas foi criado a partir da necessidade de um campo de estágio para a execução da disciplina de Estágio Supervisionado do Curso de Letras Libras na UFPI, tendo em vista não haver a disciplina de Libras nas escolas da Educação Básica. O projeto foi criado com a finalidade de desenvolver cursos de Libras nas escolas Públicas de Teresina, para que os graduandos do curso de Letras Libras tivessem condições de ministrar o estágio de docência no ambiente escolar.
    • Nome do projeto: Libras na Escola (2017 - 2017
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SILVA, B. R. .
      Descrição: O proposto projeto de extensão foi criado pela atual necessidade de oferecer campo de estágio para os alunos do Letras- Libras desenvolverem o estágio de docência conforme proposto pelo Projeto Político Pedagógico do curso. Os objetivos do curso são : Promover a difusão da língua, cultura e identidade do sujeito surdo no espaço escolar no qual está inserido; oferecer aos alunos a oportunidade de aprender a segunda Língua oficialmente reconhecida no território brasileiro; ofertar acessibilidade de comunicação aos surdos, bem como sua inclusão na escola.