Não autenticado |

Renie Robim

    • Cursando doutorado em Letras na Universidade de São Paulo (USP) pelo programa de Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana (LELEHA). Mestre, graduado e licenciado em Português-Espanhol pela mesma instituição. Atualmente é professor com dedicação exclusiva no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), campus Restinga (Porto Alegre). Desenvolve pesquisas comparativas entre o Espanhol e Português Brasileiro.

       

      Links:    

  • Artigos completos publicados em periódicos: 2
    • ROBIM, R. . CONSTRUÇÕES PRONOMINAIS: COMPARAÇÃO ENTRE A ESCRITA DE ALUNOS BOLIVIANOS E A DE ALUNOS BRASILEIROS CARACOL (USP) , v. 1 , p. 602 - 635 , 2020. ISSN: 21781702.
    • ROBIM, R. ; FANJUL, Adrián Pablo . CONSTRUÇÕES VERBAIS COM PRONOME CLÍTICO NA ESCRITA EM PORTUGUÊS DE ESTUDANTES DE ORIGEM BOLIVIANA. ASPECTOS SINTÁTICOS E DISCURSIVOS CADERNO DE LETRAS (UFPEL) , v. 36 , p. 307 - 326 , 2020. ISSN: 01029576.
    • ROBIM, R. . CONSTRUÇÕES PRONOMINAIS COMPARAÇÃO DA ESCRITA DE ALUNOS BOLIVIANOS E DESCENDENTES DE PRIMEIRA GERAÇÃO COM A DE ALUNOS BRASILEIROS SEM NENHUMA ASCENDÊNCIA HISPÂNICA. In: XI Congresso Brasileiro de Hispanistas , 2020 , Recife. Revista Hispanista. : Plataforma Espaço Digital, 2020.
    • ROBIM, R. . OS FENÔMENOS LINGUÍSTICOS DECORRENTES DO CONTATO ENTRE O ESPANHOL E O PORTUGUÊS BRASILEIRO NO DISCURSO ESCRITO DOS ALUNOS DA COMUNIDADE BOLIVIANA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE SÃO PAULO. In: 16º Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol , 2015 , São Carlos. Anais do 16º Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol e do 1º Simpósio Nacional de Professores de Espanhol em Formação. São Carlos : UFSCAR, 2015. p. 145 - 145.
    • ROBIM, R. . FENÔMENOS LINGUÍSTICOS RESULTANTES DO CONTATO ENTRE FALANTES DE ESPANHOL E PORTUGUÊS BRASILEIRO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE SÃO PAULO. In: 16° Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol , 2015 , São Carlos. Anais do 16° Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol. : , 2015. p. 471 - 481.
    • ROBIM, R. . COMPARAÇÃO DA ESCRITA EM PORTUGUÊS BRASILEIRO DE ALUNOS BOLIVIANOS E DESCENDENTES DE PRIMEIRA GERAÇÃO COM ALUNOS BRASILEIROS SEM NENHUMA ASCENDÊNCIA HISPÂNICA. In: IX Congresso Brasileiro de Hispanistas , 2016 , Foz do Iguaçu. Anais - 2016 - IX Congresso Brasileiro de Hispanistas. : , 2016. p. 185 - 210.
    • ROBIM, R. . Parecer de artigo científico para a revista LÍNGUATEC do IFRS, v.8 n.2. 2023 (Parecer)
    • ROBIM, R. . Voces Inocentes. 2016 (Conferência)
    • ROBIM, R. . II Jornada Hispânica da UNIFESP. 2016 (Conferência)
    • ROBIM, R. . O espanhol no Ensino Básico: experiências de ex-aluno em sua atuação docente. 2015 (Simposio)
    • ROBIM, R. . Comparação da escrita de alunos bolivianos e descendentes de primeira geração com alunos brasileiros sem nenhuma ascendência hispânica. 2017 (Outra)
    • ROBIM, R. . Fenômenos linguísticos resultantes do contato entre falantes de espanhol e português brasileiro nas escolas públicas de São Paulo. 2016 (Congresso)
    • ROBIM, R. . Comparação do uso dos pronomes entre os alunos bolivianos. 2016 (Outra)
    • ROBIM, R. . Fenômenos linguísticos resultantes do contato entre falantes de espanhol e português brasileiro nas escolas públicas de São Paulo. 2015 (Outra)
    • ROBIM, R. . Os fenômenos linguísticos decorrentes do contato entre o espanhol e o português brasileiro no discurso escrito dos alunos da comunidade boliviana nas escolas públicas de São Paulo. 2015 (Congresso)
    • ROBIM, R. . Relato de experiência no processo de ensino-aprendizagem de língua espanhola. 2014 (Seminário)
    • ROBIM, R. . El profesor de español como lengua extranjera en Brasil. 2013 (Seminário)
    • ROBIM, R. . Parque Industrial e o Realismo Socialista. 2005 (Simposio)
    • KNECHT, F. ; ROBIM, R. ; ANJOS, A. C. S. ; MATOS, A. H. ; GRICOLETO, C. ; BATTISTI, J. ; CABRAL, E. O. . V CONCURSO LITERÁRIO DO CAMPUS RESTINGA. 2019 (IFRS)
    • ANJOS, A. C. S. ; ROBIM, R. . CINELÍNGUAS, IFRS, CAMPUS RESTINGA. 2019 (IFRS)
    • ROBIM, R. . Imigração e língua espanhola nas escolas públicas municipais de São Paulo. 2015 (SME/DOT/Núcleo de Educação Étnico-racial em parceria com a Diretoria Regional de Educação - Jaçanã/Tremembé.)
    • ROBIM, R. . Curso Iniciação ao jogo de Go - Tabuleiro 9X9. 2018 (COORDENADORIA DOS CEU E DA EDUCAÇÃO INTEGRAL - COCEU)
    • ROBIM, R. . Curso internacional de idioma Português para especialistas de medicina. 2014 (Universidade de Ciências Médicas)
    • Nome do projeto: Xadrez - Movimento Educativo (2016 - 2016
      Natureza: Ensino
      Integrantes: ROBIM, R. .
      Descrição: Ensino de fundamentos do xadrez a estudantes do ensino fundamental e médio
    • Nome do projeto: Xadrez - Movimento Educativo (2015 - 2015
      Natureza: Ensino
      Integrantes: ROBIM, R. .
      Descrição: Ensinar fundamentos do jogo de xadrez para alunos do ensino fundamental e médio
    • Nome do projeto: Jogos de Tabuleiro (2017 - 2017
      Natureza: Ensino
      Integrantes: ROBIM, R. .
      Descrição: Ensinar fundamentos de 3 jogos de tabuleiro xadrez, mancala e go
    • Nome do projeto: Jogos de Tabuleiro (2018 - 2018
      Natureza: Ensino
      Integrantes: ROBIM, R. .
      Descrição: Ensinar fundamentos de 3 jogos de tabuleiro: Xadrez, mancala e go
    • Nome do projeto: Funcionamento da enunciação em português brasileiro e espanhol, (2009 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ROBIM, R. , FANJUL, A. , MENON, L. M. , MOREIRA, G. S. , BARROS, C. S. .
      Descrição: Estudo comparativo de aspectos específicos do funcionamento lingüístico que intervêm de modo crucial, segundo o observado nas pesquisas sobre discursividade, na conformação de reguaridades que indicam tendências diferenciadas para os falantes de cada uma das duas línguas.
    • Nome do projeto: Programa de aperfeiçoamento de ensino - PAE-USP (2014 - 2015
      Natureza: Outra
      Integrantes: ROBIM, R. , CELADA, M. T. , FANJUL, A. P. .
      Descrição: Participação no Programa de aperfeiçoamento de ensino (PAE), etapas 1 e 2, ciclo de palestras e realização da preparação pedagógica..
    • Nome do projeto: Jogos de Tabuleiro edital n°06 de 2019 (2019 - 2019
      Natureza: Ensino
      Integrantes: ROBIM, R. .
      Descrição: A ideia do projeto de ensino, Jogos de Tabuleiro, é disseminar no IFRS, câmpus Restinga, os três maiores jogos de tabuleiro da humanidade: Jogo de Xadrez, Jogo de Mancala Awelé e o Jogo de Go. O projeto destina-se aos alunos do IFRS e tem como objetivo fazer com que os iniciantes possam começar a dar os primeiros passos no aprendizado dos três jogos de maneira prazerosa e significativa; além de direcionar, gradativamente, o aluno para a prática de concentração, levando-o a pensar quanto às múltiplas estratégias que os jogos de Xadrez, Mancala e go proporcionam.
    • Nome do projeto: Cinelínguas (2019 - 2019
      Natureza: Extensao
      Integrantes: ROBIM, R. , ANJOS, A. C. S. , GRICOLETO, C. , BATTISTI, J. .
      Descrição: Apresentação de películas em espanhol para os alunos e comunidades da Restinga em Porto Alegre-RS. Edital IFRS nº 79/2018
    • Nome do projeto: V concurso literários do Campus Restinga (2019 - 2019
      Natureza: Extensao
      Integrantes: ROBIM, R. , KNECHT, F. .
      Descrição: Apresentação de atividades literárias para a comunidade. Edital IFRS nº 79/2018
    • Nome do projeto: V jornada literária do campus Restinga. Edital IFRS nº 79/2018 (2019 - 2019
      Natureza: Extensao
      Integrantes: ROBIM, R. , KNECHT, F. , ANJOS, A. C. S. , MATOS, A. H. , GRICOLETO, C. , BATTISTI, J. , CABRAL, E. O. .
      Descrição: Jornada literária do curso de Letras em licenciatura em Português Espanhol do campus restinga do IFRS.
    • Nome do projeto: Conectando saberes no IFRS Campus Restinga: o estudo da língua como vetor para a descolonização da cultura (2020 - 2020
      Natureza: Extensao
      Integrantes: ROBIM, R. , GRICOLETO, C. , BATTISTI, J. , QUADROS, M. S. , FAVERO, D. N. .
      Descrição: Conectando saberes no IFRS Campus Restinga: o estudo da língua como vetor para a descolonização da cultura
    • Nome do projeto: I Webinário de Letras do IFRS Restinga: Ensino, língua e literatura. Edital IFRS nº 65/2019 (2020 - 2020
      Natureza: Extensao
      Integrantes: ROBIM, R. , MATOS, A. H. , GRICOLETO, C. , BATTISTI, J. , CABRAL, E. O. , SILVA, C. U. C. , MARQUES, J. S. , GASPARINI, N. L. G. , SILVA, M. F. , RAMOS, V. M. , CUNHA, A. L. M. .
      Descrição: O presente projeto surgiu no contexto da suspensão das atividades letivas em razão da pandemia provocada pelo COVID-19, com o intuito de manter o vínculo com os acadêmicos do Curso de Licenciatura em Letras Português e Espanhol do IFRS Campus Restinga, e de incentivar a manutenção e a produtividade dos estudantes nas mais diversas áreas do Curso. Para tanto, o projeto propõe realizar discussões a partir de Lives e de grupos de estudos sobre as mais diversas temáticas que compõem os componentes curriculares que integram o curso. A proposta é de que as discussões realizadas nos grupos de estudos resultem na produção de Podcasts. Desse modo, objetivamos contribuir com o processo de formação acadêmica dos estudantes da área de Letras, assim como, proporcionar a produção de conhecimento para demais interessados.
    • Nome do projeto: Ações Afirmativas em espaços de educação formal e não formal: diálogos para a consolidação das políticas públicas implementadas através das leis 10639/2003 e 11645/2008 (2019 - 2019
      Natureza: Extensao
      Integrantes: ROBIM, R. , SILVA, T. T. .
      Descrição: Ações Afirmativas em espaços de educação formal e não formal: diálogos para a consolidação das políticas públicas implementadas através das leis 10639/2003 e 11645/2008. Edital IFRS nº 79/2018