Não autenticado |

Marcos Vinícius Francisco de Oliveira

    • Mestrando em Antropologia Social no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo (PPGAS/USP) (atual) e bolsista PROEX/CAPES .Tem experiência de pesquisa e prática dentro dos estudos de Afrocentricidade, Filosofia Africana, Antropologia e Arte e áreas correlatas, além de experiência com Educação. Cientista Social pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) (2021), durante a graduação foi membro editorial da Revista Encaixes (2019-2021), projeto de extensão em formato de revista digital dos estudantes do curso, além de ter sido bolsista CAPES no âmbito do PIBID (2018-2020) e realizado pesquisas a nível PIBIC/CNPq (2020-2021) sobre internacionalização da ciência e pesquisa nacionais. Seus estudos se concentram nas expressões artísticas afrorreferenciadas e afrocêntricas, acerca principalmente da música e da performance, enquanto práticas e fôlegos de reumanização e retomada ancestral, além de serem espaços de produção e propagação de conhecimentos não ocidentalizados. É membro do PAM - Pesquisas em Antropologia Musical, vinculado ao PPGAS/USP. Atua na linha de pesquisa Antropologia das formas expressivas, com ênfase em Antropologia da música e Etnomusicologia.

       

      Links:    

    • Afrocentricidade
    • Antropologia da música
    • Antropologia da arte
    • Ciência, Tecnologia e Sociedade
    • Formas Expressivas e Regimes de Conhecimento
  • Artigos completos publicados em periódicos: 3
    • OLIVEIRA, Vinícius. ; EUCLIDES, M. S. . Passado-presente-passado em vias de construção de futuro: O que podemos apre(e)nder com Black is King? SANKOFA (SÃO PAULO) , v. 16 , p. 38 - 62 , 2023. ISSN: 19836023.
    • OLIVEIRA, Marcos Vinícius F. ; EUCLIDES, M. S. . Pode uma artista negra dialogar intelectualmente com sua arte? Beyoncé e as dimensões ética-estéticas e intelectuais da arte Abatirá - Revista de Ciências Humanas e Linguagens , v. 3 , p. 403-425 - , 2022. ISSN: 26756781.
    • ALVES, D. A. ; MOURAO, V. L. A. ; OLIVEIRA, Marcos Vinícius F. ; QUERINO, L. S. . A internacionalização do Programa CAPES- PrInt CTS em foco: Boletim da ESOCITE.BR , v. 4 , p. 38 - 44 , 2021. ISSN: 26759764.
    • OLIVEIRA, M. V. F. . Da aparência ao reconhecimento: uma reflexão política sobre Linn da Quebrada . Revista Encaixes , , 09 ago. 2019.
    • OLIVEIRA, Marcos Vinícius F. . a volta para casa e o empoderamento de corpos negros. In: X Jornadas de Antropologia John Monteiro , 2020 , Campinas, UNICAMP. Anais das X Jornadas de Antropologia John Monteiro. : , 2020. p. 1 - 12.
    • OLIVEIRA, Marcos Vinícius F. . A internacionalização dos grupos de pesquisa nacionais: formação de redes e estratégia científico-política. 2021 (Simposio)
    • OLIVEIRA, M. V. F. . a volta para casa e o empoderamento de corpos negros. 2020 (Congresso)
    • OLIVEIRA, M. V. F. . Mulheres virtuosas e homens inteligentes: ressignificação e manutenção das relações de gênero na IURD. 2019 (Simposio)
    • OLIVEIRA, M. V. F. ; CRUZ, G. S. C. . A transdisciplinaridade do Exame Nacional: onde se encontra a Sociologia?. 2019 (Simposio)
    • OLIVEIRA, M. V. F. . Indicação - Falazada Intelectual. 2020 Live on Instagram
    • OLIVEIRA, M. V. F. . Arte Negra e Resistência. 2020 Live on Instagram
    • OLIVEIRA, M. V. F. ; BARBALHO, Abilene S. ; NASCIMENTO, P. H. P . VI FEIRA DE SOCIOLOGIA DA ESEDRAT. 2018 (Escola Estadual Doutor Raimundo Alves Torres - ESEDRAT)
    • MARTINS, Rogéria S. ; OLIVEIRA, M. V. F. ; CRUZ, G. S. C. ; NASCIMENTO, P. H. P ; BARBALHO, Abilene S. . Educação na Cela: Diálogos e Possibilidades. 2019 (Departamento de Ciências Sociais (DCS/UFV))
    • OLIVEIRA, M. V. F. ; ROCHA, A. C. ; QUERINO, L. S. ; GROSSI, D. S. ; JORGE, M. R. ; CASTRO, T. D. . PRIMEIRA JORNADA ACADÊMICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS. 2019 (Departamento de Ciências Sociais (DCS/UFV))
    • OLIVEIRA, Marcos Vinícius F. . A internacionalização dos grupos de pesquisa nacionais: formação de redes e estratégia científico-política. 2021
    • Nome do projeto: A internacionalização dos grupos de pesquisa nacionais: formação de redes e estratégia científico-política (2020 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVEIRA, M. V. F. , ALVES, D. A. , MOURAO, V. L. A. , NOGUEIRA, T. S. .
      Descrição: A internacionalização da ciência brasileira tem se tornado um tema recorrente na reflexão sobre a área, cujo debate tem mesclado aspectos estratégico-políticos (relativos à posição brasileira na divisão de trabalho da produção científica e tecnológica internacional e nas formas de cooperação política bilaterais e multilaterais) e científicos (relativos à importância de constituirmos grupos científicos de nível ?internacional?). Este projeto, inspirado na literatura sociológica sobre a cooperação internacional na esfera da produção do conhecimento, visa contribuir para tais reflexões ao levar em conta a problemática da formação de redes tecnocientíficas no âmbito do projeto institucional de internacionalização do Programa Capes-PrInt de uma Universidade Mineira.
    • Nome do projeto: ENTRE COLMEIAS E 'QUILOMBOS': QUANDO INTELECTUALIDADE NEGRA E ARTE SE ENCONTRAM (2021 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVEIRA, M. V. F. , EUCLIDES, M. S. .
      Descrição: A cultura, a música e a arte negras que resgatam saberes em sua ancestralidade convertem-se em um dos mecanismos de resistência e transformação social na contemporaneidade. A colocação afrocêntrica no processo artístico, aliada à própria produção intelecto-político-cultural, é vista como meio para a reconstituição das subjetividades negras em um resgate às origens africanas e enquanto agência e centralidade rumo a permanência no presente e no futuro que encerra com o status quo racista, universalizante e, portanto, eurocêntrico. Para esta pesquisa, mobilizo a tese de que Beyoncé, enquanto intelectual negra, em LEMONADE (2016), HOMECOMING (2019a) e The Lion King: THE GIFT / BLACK IS KING (2019b; 2020) traz à tona saberes ontológicos e epistemológicos que existiram em África antes da devastação colonial e ressignifica-os no presente ao tecer narrativas para a realização humana negra, resultando em autoestima e afrorreferência em sujeitos/as/es africanos/as/es em diáspora ou não. Para isso, epistemologicamente, a pesquisa se localiza de maneira interdisciplinar, ao combinar as áreas de Antropologia da Arte, Estudos Culturais, Filosofia Africana e Estudos Negros, além de circunscrever métodos da análise de conteúdo e do visual, de modo que, metodologicamente, tudo aquilo dentro das produções audiovisuais, sejam esses as falas nos filmes, a escolha de cores e objetos, a própria materialidade da vida, ou até mesmo os arranjos sonoros e a construção de frases e versos, que faça parte da compreensão afrocentrada e dos valores afrocivilizatórios, será parte do corpo amostral.
    • Nome do projeto: Revista Encaixes (2019 - 2021
      Natureza: Extensao
      Integrantes: OLIVEIRA, M. V. F. , ROCHA, A. C. , QUERINO, L. S. , GROSSI, D. S. , JORGE, M. R. , PAIVA, T. R. , SOUZA, G. M. .
      Descrição: A Revista Encaixes é uma iniciativa de uma equipe de estudantes do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Viçosa iniciada em Março de 2019. Por meio de gestão autônoma e formato digital, tem como objetivo divulgar artigos acadêmicos, científicos, ensaios, resumos, resenhas dos discentes do curso, e para além, fotografias, charges, indicações, perfis e entrevistas, como forma de visibilizar suas produções acadêmicas e contribuir com o intercâmbio de conhecimento entre as diversas realidades dos alunos. Com publicação anual, a Encaixes valoriza a interdisciplinaridade expressa nas Ciências Sociais através de suas três grandes áreas: Antropologia, Ciência Política e Sociologia, priorizando trabalhos desenvolvidos dentro das metodologias e arcabouço teórico do curso. Cada edição da revista é regida por uma ou mais temáticas que permeiam a produção das Ciências Sociais e delimita os materiais que aparecerão na mesma.
    • Nome do projeto: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID (2018 - 2020
      Natureza: Ensino
      Integrantes: OLIVEIRA, M. V. F. , SILVA, D. M. .
      Descrição: O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Federal de Viçosa - Pibid UFV, conforme disposto na legislação vigente, executado no âmbito da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes, tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria da qualidade da Educação Básica pública brasileira.
    • Nome do projeto: CÓCCIX - Estudos (In)disciplinares do corpo e do território (2022 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: OLIVEIRA, M. V. F. , NASCIMENTO, Silvana de Souza .
      Descrição: Cóccix ? Estudos (In)disciplinares do corpo e do território é um coletivo que oferece justamente um espaço de interlocução acadêmica, a partir de uma perspectiva decolonial, para a reflexão, o debate e o incentivo a pesquisas que pretendam realizar a articulação entre corpo, espaço, território e diferença e temas correlativos. Esta articulação busca, de um lado, uma perspectiva etnográfica, a partir de investigações empíricas em diferentes contextos, e de outro, um ponto de vista interdisciplinar. Vinculado ao Laboratório de Antropologia Urbana (LabNau) da Universidade de São Paulo, desde 2016, tem se fortalecido como um grupo independente que busca realizar cruzamentos e atravessamentos teóricos-metodológicos entre os estudos urbanos, os estudos rurais e os marcadores sociais da diferença, enfatizando desigualdades de raça, gênero, sexualidade e território.
    • Nome do projeto: ARTESSITURAS DA HUMANIDADE NEGRA: encontros afrorreferenciados no AFROPUNK Bahia (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVEIRA, M. V. F. , HIKIJI, Rose Satiko Gitirana .
      Descrição: Esta pesquisa visa contribuir com uma reflexão antropológica afrorreferenciada sobre as expressões artísticas negras em torno do festival AFROPUNK Bahia. Procuro, através da etnografia, compreender as proposições e intervenções na realidade nestas expressões, construindo caminhos possíveis rumo à presença de pessoas negras no futuro a partir do resgate de elementos do passado, entendendo quais políticas e disputas relacionadas à negritude estes espaços se inserem. Da netnografia da primeira edição do AFROPUNK Bahia, realizada no formato virtual em 2021, à etnografia do festival que virá a ocorrer presencialmente em 2022, esta pesquisa debruçar-se-á sobre os elementos ético-estéticos presentes nas experiências artísticas ali inseridas, bem como os discursos, presenças e performances que tem a música e o contexto de festival como motes de expressão. Entende-se que, enquanto trabalho etnográfico, focar no festival significa dispor das cosmopercepções que rodeiam as práticas e intenções de quem ali está presente, dimensionando a importância do AFROPUNK para quem o concebe e quem o experiencia. Para isso, uma abordagem assentada nas escolas antropológicas voltadas para a arte e para a música, em diálogo com a Afrocentricidade, tem a potência de alcançar as afetações que as artes são capazes de gerar e que não podem ser dimensionadas a partir de uma linearidade (d)escrita somente em palavras, de modo que narrativas artísticas compõem os traçados desta pesquisa. Assim, da mesma forma que em outros contextos culturais/musicais pensados a partir de pessoas negras e seus referenciais, propor o AFROPUNK Bahia como mote discursivo e analítico corrobora com as dinâmicas calcadas em disputas e agências de pessoas negras rumo a suas autodefinições.
    • Nome do projeto: PAM - Pesquisas em Antropologia Musical (2022 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: OLIVEIRA, M. V. F. , HIKIJI, Rose Satiko Gitirana .
      Descrição: O PAM, formado em 2011, reúne pesquisadores interessados nos diálogos entre antropologia e música.