Não autenticado |

Aline Toffoli Martins

    • Doutoranda em Estudos da Tradução pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo sob orientação do professor doutor Antonio José Bezerra de Menezes Jr. Mestre em Educação Especial pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), com o trabalho intitulado 'Inclusão de estudantes com diferenças funcionais: a construção de um currículo cultural da Educação Física', sob orientação da professora doutora Carla Biancha Angelucci. Professora de Artes Corporais Chinesas e Idioma Chinês na Faculdade Ebramec. Licenciada em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFEUSP) e homenageada com Mérito Acadêmico como 'Melhor Aluna', em 2013, e bacharel em Educação Física pela mesma instituição, em 2010. Pós Graduação - USP - Lato Sensu em Práticas Corporais da Medicina Tradicional Chinesa. Professora de Educação Física na Rede Municipal de Ensino da Prefeitura de São Paulo de 2014-2018 e professora de Kung Fu e Tai Chi Chuan desde 2009. Cursando Letras na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo com habilitação chinês-português. Curso avançado de mandarim pela Universidade de Hubei (Wuhan, China) no período de 2018 e 2019, homenageada com Mérito Acadêmico como "Melhor Aluna". Bolsista FAFE/FEUSP com o projeto 'Interfaces entre o currículo cultural da Educação Física e o processo de inclusão', em 2012-2013 e bolsista PIBIC/CNPq com o projeto intitulado 'A influência do Tai Chi Chuan nos hábitos relacionados à qualidade de vida em idosos', em 2010-2011 e 2011-2012. Participação no 'Grupo de Estudos em Educação Física Escolar', organizado pelos professores doutores Marcos Garcia Neira e Mario Luiz Ferrari Nunes, em 2013; 'Pedagogia das Lutas, Artes Marciais e Modalidades e Esportes de Combate', gerenciado pelo professor Emerson Franchini, em 2009, por meio do qual publicou um capítulo de livro intitulado 'Ensino de Lutas: reflexões e propostas de programas' e; no 'Grupo de Estudos do Centro de Estudos Socioculturais do Movimento Humano', organizado pela professora Katia Rubio, em 2009 e 2010. Área de interesse: Educação Especial, Inclusão e Pedagogia das Lutas, Artes Marciais e Esportes e Modalidade de Combate. Atleta de Kung Fu há 15 anos. Idiomas: inglês (fluente), mandarim (fluente) espanhol (básico).

       

      Links:    

    • MARTINS, A.T. ; NEIRA, M. G. . Interfaces entre o currículo cultural da Educação Física e o processo de inclusão Instrumento - Revista em estudo e pesquisa em educação , v. 16 , p. 167 - , 2014. ISSN: 19845499.
    • MARTINS, A.T. . Processo ensino-aprendizagem do kung fu em pessoas com deficiência intelectual. Ensino de Lutas: reflexões e propostas de programas, v. , p. 251 - 288, 2012.
    • MARTINS, A.T. ; ARRUDA, T. L. . Desenvolvimento Motor e cultura de movimento na formação da mulher atleta brasileira. As Mulheres e o Esporte Olímpico Brasileiro, v. , p. 239 - 259, 2011.
    • MARTINS, A.T. . PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM DEFICIENTES INTELECTUAIS: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO ATRAVÉS DO KUNG FU. In: VI Congresso Brasileiro Multidiscipliar de Educação Especial , 2011 , Londrina. PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM DEFICIENTES INTELECTUAIS: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO ATRAVÉS DO KUNG FU. : , 2011. p. 945 - 959.
    • MARTINS, A.T. . LUTAS E ARTES MARCIAIS PARA DEFICIENTES INTELECTUAIS: FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA. In: VI Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial , 2011 , Londrina. LUTAS E ARTES MARCIAIS PARA DEFICIENTES INTELECTUAIS: FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA. : , 2011. p. 2373 - 2388.
    • MARTINS, A.T. . LUTAS E ARTES MARCIAIS PARA DEFICIENTES INTELECTUAIS: FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA. 2011 (Congresso)
    • MARTINS, A.T. . PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM DEFICIENTES INTELECTUAIS: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO ATRAVÉS DO KUNG FU. 2011 (Congresso)
    • MARTINS, A.T. . "IV ENCONTRO DAS METODOLOGIAS DE ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS: COMPARTILHANDO VIVÊNCIAS FORMATIVAS". 2019 (Universidade de São Paulo)
    • MARTINS, A.T. . Semana da Educação 2020. 2020 (Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo)
    • Nome do projeto: A influência do Tai Chi Chuan nos hábitos relacionados à qualidade de vida em idosos (2010 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MARTINS, A.T. .
      Descrição: Projeto de Iniciação Científica CNPq/PIBIC.
    • Nome do projeto: Interfaces entre o currículo cultural da Educação Física e o processo de inclusão. (2012 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MARTINS, A.T. .
      Descrição: Projeto de Iniciação Científica e Trabalho de Conclusão de Curso.
    • Nome do projeto: Estudo do estado da arte das produções e demandas relativas à educação especial no Brasil-2001-2014 (2014 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MARTINS, A.T. , SILVA, B. O. , OLIVEIRA, F. C. , SILVA, G. P. , SILVA, M. P. , ANGELUCCI, C. B. .
      Descrição: Trata-se de estudo do estado da arte das pesquisas realizadas em pós graduações em Psicologia ou Educação com o tema da educação inclusiva. O levantamento ocorre no banco e dados da Capes, bem como nas bibliotecas online das Universidades Federais brasileiras e Universidade de São Paulo.
    • Nome do projeto: PET&Ação (2008 - 2010
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MARTINS, A.T. , ARRUDA, T. L. , SERRAO, J. C. .
      Descrição: Projeto de Extensão que visa oferecer a prática de atividade física supervisionada aos funcionários da Universidade de São Paulo.