Não autenticado |

Rebecca Seiko Moreira Iyama

    • Atualmente é mestranda pelo Programa de Estudos Linguísticos e Literários em Inglês (PPGELLI) do Departamento de Letras Modernas da Universidade de São Paulo sob a orientação da professora Dra. Elizabeth Harkot-de-la-Taiile com bolsa CAPES. O projeto de pesquisa de mestrado consiste em investigar a interação entre livro e leitor sob a análise semiótica do livro infantil e infanto-juvenil. Possui graduação em Produção Audiovisual pela Universidade Paulista (2011) e em Letras com habilitação na Língua Inglesa pela Universidade de São Paulo (2022), instituição na qual é licencianda pelo mesmo curso. Foi pesquisadora pelo Departamento de Línguas Modernas na USP onde realizou uma pesquisa de Iniciação Científica na área de semiótica discursiva e literatura infantil, bem como questões pertinentes ao livro-objeto, também com a orientação de Elizabeth Harkot-de-La-Taille (2021). No ano de 2019, concluiu a pesquisa de Iniciação Científica pelo Departamento de Línguas Clássicas e Vernáculas na USP na área de Literatura Infantil Brasileira com a orientação de Maria Zilda da Cunha. Dentre outros projetos e atuações, destaca-se o trabalho como estagiária no Programa de Acolhimento ao Estudante Cotista - PAECO - da Universidade de São Paulo (2019-2021). Atua como monitora no programa Práticas de Leitura e Escrita Acadêmica (PLEA) no ano de 2022. E como professora de inglês do projeto English@USP. Também foi professora voluntária de literatura nos cursinhos: Cursinho da Psico e Cursinho Florestan Fernandes. As áreas de atuação na função de educadora também correspondem à experiências com o ensino de Literatura Infantil para o Ensino Fundamental I. Desde 2018 atua como professora autônoma de língua inglesa.

       

      Links:    

    • Crítica Literária, Literatura Infantil, Livro Ilustrado
    • Literatura Infantil, Semiótica Discursiva, Livro ilustrado
    • IYAMA, R. S. M. . A oportunidade formal nas cores e letras do livro ilustrado. Letramentos literários e abordagens culturais, v. , p. 237 - 249, 2021.
    • IYAMA, R. S. M. . Viver fora da estante: uma análise semiótica do livro-objeto tales from outer suburbia de shaun tan. In: I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE LITERATURA, ENUNCIAÇÃO E CULTURA: [II SEMINÁRIO DE LITERATURA, ENUNCIAÇÃO E CULTURA - II SELECult] das inscrições do corpo à experiência das linguagens , 2022 , São Luís. ANAIS DO I SILECULT I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE LITERATURA, ENUNCIAÇÃO E CULTURA: [II SEMINÁRIO DE LITERATURA, ENUNCIAÇÃO E CULTURA - II SELECULT] ?das inscrições do corpo à experiência das linguagens?. São Luís : Editora da UFMA, 2022. p. 137 - 151.
    • IYAMA, R. S. M. . Viver fora da estante: uma análise semiótica do livro-objeto tales from outer suburbia de shaun ta. In: I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE LITERATURA, ENUNCIAÇÃO E CULTURA: [II SEMINÁRIO DE LITERATURA, ENUNCIAÇÃO E CULTURA - II SELECult] das inscrições do corpo à experiência das linguagens , 2021 , Bacabal. I SILECult I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE LITERATURA, ENUNCIAÇÃO E CULTURA: [II SEMINÁRIO DE LITERATURA, ENUNCIAÇÃO E CULTURA - II SELECult] ?DAS INSCRIÇÕES DO CORPO À EXPERIÊNCIA DAS LINGUAGENS?. Campinas : Pontes Editores, 2021. p. 40 - 40.
    • IYAMA, R. S. M. . O papel da voz e da memória na literatura para a infância: uma análise d?O matador.. In: II Encontro Regional de História e Literatura: , 2021 , Ipu, Ceará. Anais do II Encontro Regional de História e Literatura: Memória e esquecimento. Belo Horizonte : Revista História em Curso, 2021. p. 203 - 213.
    • IYAMA, R. S. M. . O papel da voz na memória performada em O matador. In: Seminário Interdisciplinar Linguagens Cultura e Educação , 2020 , Palmas/TO e Iporá/GO. Novo Normal (?): Artes e Diversidades em isolamentos: livro de Resumos do I Seminário Interdisciplinar Linguagens, Culturas e Educação. Porto Alegre : Editora Fi, 2020. p. 139 - 139.
    • IYAMA, R. S. M. . O ritual do livro: a análise semiótica do livro contemporâneo de literatura infantil para as práticas de leitura. 2024 (Comunicacao)
    • IYAMA, R. S. M. . Leituras Multissensoriais na Literatura Infantil: uma análise semiótico-comparativa de ?Tales from outer suburbia? e Lemony Snicket. 2024 (Comunicacao)
    • IYAMA, R. S. M. . Palavras e imagens ao leitor: uma análise das multimodalidades da literatura contemporânea para infância. 2023 (Congresso)
    • IYAMA, R. S. M. . O coabitar das cores e dos sons: uma análise semiótica dos livros contemporâneos para a infância e juventude nas práticas de rodas de leitura. 2023 (Comunicacao)
    • IYAMA, R. S. M. . Textos que transitam: uma investigação semiótica do livro para infância à serviço das práticas das rodas de leitura. 2023 (Comunicacao)
    • IYAMA, R. S. M. ; SETTON, L. . Imagem, palavras e corpo: mediação e composição no livro-ilustrado e livro- imagem. 2022 (Conferência)
    • IYAMA, R. S. M. . Pintando com sons e falando por imagens: o livro e a leitura na literatura infantil. 2022 (Comunicacao)
    • IYAMA, R. S. M. . Entre o familiar e o desconhecido: uma análise semiótica do rizomático livro Tales from outer suburbia. 2022 (Comunicacao)
    • IYAMA, R. S. M. . O vira-latas literário de Shaun Tan: uma análise semiótica de Tales from outer suburbia. 2021 (Comunicacao)
    • IYAMA, R. S. M. . A vida das letras e imagens: ensinar uma nova língua através dos livros ilustrados. 2021 (Comunicacao)
    • IYAMA, R. S. M. . Viver fora da estante: uma análise semiótica do livro-objeto tales from outer suburbia de shaun tan. 2021 (Comunicacao)
    • IYAMA, R. S. M. . Mãos, olhos e corpo: o convite à leitura de Tales from outer suburbia, de Shaun Tan. 2021 (Comunicacao)
    • IYAMA, R. S. M. . Momentos da mesma realidade: uma análise semiótica de Tales from outer suburbia de Shaun Tan. 2021 (Comunicacao)
    • IYAMA, R. S. M. . O mosaico de Tales from outer suburbia: a análise semiótico-discursiva como benefício da leitura crítica do livro ilustrado. 2021 (Comunicacao)
    • IYAMA, R. S. M. . As construções de efeito de sentido no livro Tales from outer suburbia de Shaun Tan: uma leitura semiótica do texto escrito, desenhado e manuseado. 2021 (Comunicacao)
    • IYAMA, R. S. M. . Are we all speaking universidade pública? Sobre práticas de letramento e ensino do inglês como base da permanência de discentes cotistas. 2021 (Conferência)
    • IYAMA, R. S. M. . A oportunidade formal nas cores e letras do livro ilustrado. 2021 (Comunicacao)
    • IYAMA, R. S. M. . O papel da voz e da memória na literatura para a infância: uma análise d?O matador.. 2021 (Comunicacao)
    • IYAMA, R. S. M. . A voz na construção da performance memorialística em O matador. 2020 (Comunicacao)
    • IYAMA, R. S. M. . Ver para escutar, escutar para ver: a visualidade e a vocalidade no livro O matador. 2020 (Comunicacao)
    • IYAMA, R. S. M. . A performance da voz e o papel memorialístico de O matador. 2020 (Comunicacao)
    • IYAMA, R. S. M. . O papel da voz na memória performada em O matador. 2020 (Comunicacao)
    • IYAMA, R. S. M. . V Congresso Internacional de Fraseologia e Paremiologia IV Congresso Brasileiro de Fraseologia. 2018 (Universidade de São Paulo)
    • IYAMA, R. S. M. . I Encontro de Mulheres, Tradução e Mercado Editorial - TREMA. 2019 (Universidade de São Paulo)