Não autenticado |

Maria Eduarda Miranda Paniago

    • Mestranda no Programa de Pós-graduação em Literatura Portuguesa da Universidade de São Paulo, estudando as figurações do exílio na poesia do poeta português Manuel Alegre. É bacharela em Letras (Português e Francês) também pela USP, tendo, durante a graduação integrado a pesquisa com bolsa PUB, orientada pela Prof. Dra. Eliane Gouvêa Lousada, a respeito das representações de alunos universitários e professores iniciantes em relação os gêneros textuais produzidos em contexto acadêmico. Entre 2020 a 2021, desenvolveu uma pesquisa de Iniciação Científica, com bolsa PUB, na área de literatura portuguesa, sob orientação do Prof. Dr. Caio Gagliardi, dentro do campo das releituras contemporâneas do poeta Luís de Camões. Possui interesse nas áreas de literatura portuguesa, literatura brasileira, poesia contemporânea, releituras do cânone literário e ensino de língua e literatura.

       

      Links:    

    • PANIAGO, M. E. M. ; GAGLIARDI, C. . CENAS DA (RE)ESCRITURA EM VINTE POEMAS PARA CAMÕES, DE MANUEL ALEGRE DIADORIM (RIO DE JANEIRO) , v. 24 , p. 12 - , 2022. ISSN: 19802552.
    • PANIAGO, M. E. M. . Manuel Alegre reescrevendo Camões. In: IX Jornadas de Literatura Portuguesa: O Nosso Tempo , 2021 , . Caderno de Resumos: IX Jornadas de Literatura Portuguesa. : , 2021.
    • DIAZ, A. ; SANGIORGIO, B. ; BARROS, F. ; PANIAGO, M. E. M. . MODELO DIDÁTICO E ESCRITA ACADÊMICA: UM ESTUDO DO GÊNERO ENSAIO. In: II En_LETRA , 2020 , . II En_LETRA CADERNO DE RESUMOS. : , .
    • PANIAGO, M. E. M. . A pátria, a viagem e o poema: errâncias literárias em Manuel Alegre.. 2023 (Comunicacao)
    • PANIAGO, M. E. M. . ?Manuel Alegre entre o mar e a terra: marcas do exílio em Atlântico (1981)?. 2022 (Comunicacao)
    • PANIAGO, M. E. M. ; GAGLIARDI, C. . Leitura e (re)escritura de 'Os Lusíadas': a navegação poética de Manuel Alegre. 2022 (Comunicacao)
    • PANIAGO, M. E. M. . Manuel Alegre reescrevendo Camões. 2021 (Comunicacao)
    • DIAZ, A. ; SANGIORGIO, B. ; BARROS, F. ; PANIAGO, M. E. M. . MODELO DIDÁTICO E ESCRITA ACADÊMICA: UM ESTUDO DO GÊNERO ENSAIO. 2020 (Comunicacao)
    • LOUSADA, E. ; PANIAGO, M. E. M. ; DIAZ, A. ; SANGIORGIO, B. ; BARROS, F. . Escrita Acadêmica: representações de alunos universitários e autoformação. 2019 (Comunicacao)
    • PANIAGO, M. E. M. ; AGUIAR, B. . introdução à língua francesa a partir de gêneros audiovisuais das culturas francófonas. 2022 (FEUSP - Universidade de São Paulo)
  • Projetos de Pesquisa: 3
    • Nome do projeto: Representações de alunos universitários e professoresiniciantes: a produção de gêneros textuais como instrumento para a aprendizagem e o desenvolvimento (2018 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PANIAGO, M. E. M. , LOUSADA, E. , DIAZ, A. , SANGIORGIO, B. , BARROS, F. .
      Descrição: O projeto foi desenvolvido na área de Estudos Linguísticos em Francês, no departamento de Letras Modernas da FFLCH-USP. Ele visou a investigar, em um primeiro momento, as representações construídas por alunos universitários da habilitação em francês sobre a escrita acadêmica e sobre os gêneros textuais acadêmicos e por professores iniciantes sobre sua profissão e sobre si-mesmos enquanto professores. Em um segundo momento, a pesquisa procurará estudar os textos (orais ou escritos) produzidos por alunos da graduação em francês e por professores iniciantes de francês, procurando investigar, por um lado, o desenvolvimento de suas capacidades de linguagem e, por outro, o desenvolvimento de seus gestos profissionais. O projeto está ligado ao Laboratório de Letramento Acadêmico e aos cursos de extensão em francês como língua estrangeira, ambos da FFLCH-USP.
    • Nome do projeto: Do exílio político à errância poética: figurações do desterro na obra de Manuel Alegre. (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PANIAGO, M. E. M. , GAGLIARDI, C. .
      Descrição: O atual projeto tem por objetivo analisar as manifestações líricas da experiência do exílio e da condição da errância na poesia do escritor português Manuel Alegre (1936). Parte-se de duas hipóteses centrais: (1) propõe-se abordar a experiência do exílio como elemento-chave para a compreensão da poética de Alegre, considerando as suas diferentes manifestações ao longo de sua obra; (2) a partir do conceito de ?exílio internalizado?, proposto por MENDES (2008), pretende-se analisar a transição das representações do exílio na obra do poeta, as quais se deslocam de uma traumática experiência de desterro político-geográfico para uma condição tanto poética quanto existencial.
    • Nome do projeto: Manuel Alegre reescrevendo Camões (2020 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PANIAGO, M. E. M. , GAGLIARDI, C. .
      Descrição: Essa pesquisa tem por objetivo o estudodo livro Vinte poemas para Camões (2016), do poeta português Manuel Alegre, baseado na análise das citações do texto camoniano enquanto processo compositivo. A escolha do livro leva em consideração a sua inserção numa tradição de revisitação do texto canônico de Camões, bem como o amplo uso de que se vale, da citação e da intertextualidade, como práticas de escrita. Como base teórica para a análise, levaremos em conta, sobretudo, os estudos de Antoine Compagnon e Affonso Romano de Sant?anna sobre as modalidades da citação, bem como parte essencial da fortuna crítica camoniana.