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Midria da Silva Pereira

    • Mestrande em Antropologia Social pelo PPGAS-USP pesquisando as trajetórias de poetas negras surdas que fazem parte do movimento de slams no Brasil, em diálogo com o campo da interseccionalidade sob orientação de Heloísa Buarque de Almeida.Graduade em bacharelado de Ciências Sociais pela FFLCH-USP, poete e coordenadore da área de Juventudes na ONG Ashoka Brasil. Entre 2019 e 2022 pesquisa sobre os slams (competições de poesia falada) com foco na atuação de mulheres negras no movimento, sob orientação da Professora Doutora Jacqueline Moraes Teixeira. Realizou o projeto de pesquisa "Caminhos abertos pela palavra: análise etnográfica da trajetória de poetas negras do Slam" com foco em suas carreiras e profissionalização tendo apoio do PIBIC - CNPQ.Em 2018 fundou junto de dois amigos de curso o Slam USPerifa, focado no acolhimento e fortificação da presença de estudantes negres a partir do primeiro ano de cotas étnico-raciais na universidade. Se dedicou desde o início de sua graduação ao grupo de comunicação universitária/extensão Sociologia em Movimento sob orientação da Professora Doutora Marcia Aparecida Gobbi, que com base na pedagogia de Paulo Freire busca a descentralização dos conhecimentos produzidos pelas Ciências Sociais para além dos muros da academia, em escolas públicas e plataformas digitais.

       

      Links:    

    • Slams, saraus e literatura marginal-periférica
    • Raça, gênero e interseccionalidades
    • Mulheres negras na arte
    • Antropologia
    • MIDRIA . O afeto como política para a construção de outros mundos . Le Monde Diplomatique Brasil , , . .
    • MIDRIA ; THEODORO, T. . A força das periferias e da cultura marginal na construção de narrativas. : , 2024 (Artigo em livro)
    • MIDRIA ; ROMAO, L. S. . Mulheres e dissidências de gênero no slam brasileiro: uma história de disputas com as estruturas. : , 2024 (Artigo em livro)
    • SOMERS-WILLETT, S. B. A. ; MIDRIA ; ROMAO, L. S. . Eu canto o corpo autêntico. A poesia de slam e a política cultural de performar identidade. : , 2022 (Tradução)
  • Organização de eventos: 1
    • MIDRIA . II Simpósio de Educação e Ciências Sociais - FFLCH-USP. 2019 (Sociologia em Movimento)
    • Nome do projeto: Slam USPerifa (2018 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MIDRIA .
      Descrição: Compeitção de poesia nos moldes tradicionais de slam iniciado em 2018, primeiro ano de cotas étnico-raciais na USP, com atividades mensais em diferentes institutos, faculdades e espaços estudantis como um todo. Tem foco na promoção de um espaço de acolhida de estudantes negres e indígenas, reverberando não apenas suas presenças físicas no espaço da universidade, como também suas epistemologias.
    • Nome do projeto: A trajetória profissional de poetas negras do slam (2020 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MIDRIA , TEIXEIRA, J. M. .
      Descrição: Pesquisa de iniciação científica sem fomento sobre a trajetória de profissionalização de poetas negras do slam em São Paulo, com foco em seus processos de reconhecimento enquanto artistias profissionalmente. O trabalho abordou as trajetórias das poetas Kimani, Mel Duarte, Luz Ribeiro, Patrícia Jimin evidenciando formas de consituição de uma carreira artística que inaugura novos lugares de existência e subsistência de mulheres negras a partir de sua atuação com a palavra falada. Foi possível observar ao longo da pesquisa um processo que transcende aspectos socioeconômicos, tendo efeitos em suas vidas de forma mais ampla e aplacando a subversão de desigualdades transgeracionais de âmbito racial, de gênero, classe e território.
    • Nome do projeto: Caminhos abertos pela palavra: análise etnográfica da trajetória de poetas negras do Slam (2020 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MIDRIA , TEIXEIRA, J. M. .
      Descrição: Continuidade da pesquisa de iniciação científica sobre a trajetória de profissionalização de poetas negras do slam em São Paulo, com foco em seus processos de reconhecimento enquanto artistias profissionalmente.
    • Nome do projeto: Interseccionalidades sinalizadas: a presença de poetas negras surdas no slam (2021 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MIDRIA , TEIXEIRA, J. M. .
      Descrição: Projeto de iniciação científica sem fomento com objetivo de etnografar de forma inicial a presença de poetas negras surdas no slams no Brasil.
    • Nome do projeto: Sociologia em Movimento (2017 - 2020
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MIDRIA , GOBBI, M. A. .
      Descrição: Grupo de extensão do curso de Ciências Sociais com vinculação institucional à Faculdade de Educação da USP, sob orientação da Professora Doutora Marcia Gobbi. Desenvolve múltiplas estratégias de comunicação universitária, desde oficinas de sociologia em escolas públicas estaduais com base na pedagogia de Paulo Freire, podcasts sobre educação e eventos variados pautando o ensino de Ciências Sociais.
    • Nome do projeto: INTERSECCIONALIDADES SINALIZADAS: A PRESENÇA DE POETAS NEGRAS SURDAS EM SLAMS BILÍNGUES BRASILEIROS (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MIDRIA , ALMEIDA, H. B. .
      Descrição: Slams são competições de poesia falada que ocorrem no Brasil desde 2008 e que ganham notoriedade por serem espaços de evocação de narrativas de resistência de grupos marginalizados frente a opressões e de subversão de estereótipos. O presente projeto tem como tema central os desdobramentos da presença de poetas negras surdas na cena pública dos slams, considerando as competições de poesia falada do gênero transcorridas no contexto específico brasileiro. Buscando etnografar como mulheres negras surdas se constituem enquanto poetas a partir de seu engajamento com a Língua Brasileira de Sinais em slams pensados para a população surda, costumeiramente comacessibilidade de tradução em Português para pessoas ouvintes. Dentre os quais os Slam do Corpo e Slam das Manas em Libras de São Paulo e o Slam Resistência Surda de Curitiba. Dessa forma, com uma pesquisa de base etnográfica sobre os slams bilíngues, será estudada a trajetória de poetas negras na cena de campeonatos a níveis regional, estadual e nacional, assim como os impactos dessa prática sobre seus corpos e demais marcadores sociais por meio de entrevistas em profundidade.