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Giovanna Perez Altieri

    • Atualmente é mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). É licenciada e bacharela em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2021). Tem experiência em docência no ensino básico na rede estadual de educação do Governo do Estado de São Paulo. Atualmente realiza pesquisa na área de Filosofia da Ciência, com ênfase em História da Ciência; Biologia no século XIX; epistemologia; ética animal; e aspectos da consideração moral dos animais em contexto de pesquisas científicas.

       

      Links:    

    • ALTIERI, G. P. . Os animais sofrem? A noção de senciência como princípio para igualdade de consideração moral. In: VIII Semana de Filosofia da UFABC , 2023 , São Bernardo do Campo. Caderno de Resumos - VIII Semana de Filosofia UFABC. : , 2023. p. 40 - .
    • ALTIERI, G. P. . Dentro do laboratório fisiológico: as disputas em torno da controvérsia sobre experimentos com animais para fins científicos na Grã-Bretanha no século XIX. In: XXIV Semana dos Alunos da Pós-Graduação em Filosofia (SAF) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro , 2023 , Rio de Janeiro. CADERNO DE RESUMOS XXIV SAF PUC-Rio. : , 2023. p. 105 - 106.
    • ALTIERI, G. P. . O debate sobre experimentos com animais vivos na Era Vitoriana como estudo de caso para a análise de valores éticos na ciência. In: IV Encontro de Pós-graduação em Filosofia da UNICAMP , 2023 , Campinas. IV Encontro de Pós-graduação em Filosofia da UNICAMP. : , 2023. p. 31 - 32.
    • ALTIERI, G. P. . O debate sobre antivivissecção na Grã-Bretanha no século XIX. In: Encontro de História e Filosofia da Biologia 2022 , 2022 , Bauru. Anais do Encontro de História e Filosofia da Biologia 2022. Ribeirão Preto : FFCLRP/ Associação Brasileira de Filosofia e História da Biologia (ABFHiB), 2022.
  • Apresentações de Trabalho: 4
    • ALTIERI, G. P. . Os animais sofrem? A noção de senciência como princípio para igualdade de consideração moral. 2023 (Comunicacao)
    • ALTIERI, G. P. . O debate sobre experimentos com animais vivos na Era Vitoriana como estudo de caso para a análise de valores éticos na ciência. 2023 (Comunicacao)
    • ALTIERI, G. P. . Dentro do laboratório fisiológico: as disputas em torno da controvérsia sobre experimentos com animais para fins científicos na Grã-Bretanha no século XIX. 2023 (Comunicacao)
    • ALTIERI, G. P. . O debate sobre antivivissecção na Grã-Bretanha no século XIX. 2022 (Comunicacao)
    • Nome do projeto: LABORATÓRIO DE PESQUISA INTERDISCIPLINAR EM EPISTEMO-HISTÓRIA DAS CULTURAS CIENTÍFICAS (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ALTIERI, G. P. , RAMOS, M. C. .
      Descrição: Grupo de pesquisa interdisciplinar que investiga várias expressões epistemológicas históricas de problemas, temas e conceitos presentes em uma série de culturas científicas dedicadas ao conhecimento da vida, do organismo e da morfologia. As principais metas do grupo são: (1) oferecer ambiente, formação e meios para a realização de pesquisas rigorosas por equipes interdisciplinares orientadas pelo estilo de pensamento, pela heurística e pelo método epistemo-histórico; (2) criar um espaço institucional especificamente e exclusivamente dedicado à pesquisa interdisciplinar. Por interdisciplinar entendemos uma investigação prática que anule a disciplinaridade independentemente de teorias, conceitos e distinções preestabelecidos acerca de possibilidades de relações entre disciplinas (interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, transdisciplinaridade etc.). A pesquisa em equipe é feita participando de projetos cuja concepção, desenvolvimento e publicação de resultados são preferencialmente feitos por mais de um autor. Investigar problemas, temas e conceitos tende, em nosso método, a afastar-se de estudos específicos de autores (um ou mais), de escolas ou doutrinas (uma ou mais) e de períodos cronológicos (de qualquer amplitude). O estudo no interior de culturas científicas inclui componentes tradicionalmente eliminados da ciência, como os mitos e as ideologias. Utilizar a abordagem epistemo-histórica não é adotar uma escola epistemológica histórica (francesa ou de outra nacionalidade), mas um estilo de pensamento, uma heurística e um método de investigação cujas características principais são (i) a manutenção permanente de uma relação dialética entre epistemologia e história em todos os momentos da investigação; (ii) realizar estudos sobre o desenvolvimento de conceitos e não de teorias; (iii) combinar interesses filosóficos e históricos a interesses científicos que envolva o conhecimento dos fenômenos; (iv) não adotar (1) a ideia de precursor, (2) o critério de demarcação entre ciência e não ciência, (3) a distinção entre história interna e externa e (4) a distinção entre contexto de descoberta e contexto de justificação. A abordagem epistemo-histórica contrasta com a tradição analítica em filosofia e história da ciência. Por fim, o grupo estimula o trabalho autoral e coletivo, o espírito científico e almeja contribuir para a aproximação crescente entre as áreas e subáreas do conhecimento..