Não autenticado |

Laura de Oliveira Coradi

    • Doutoranda em Literatura Espanhola pela Universidade Estadual de São Paulo. Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de Uberlândia, cujo tema foi "O Teatro Dirigido: Los misterios de la misa e Lo que va del hombre a Dios, de Pedro Calderón de la Barca". Graduada em Letras/Espanhol pela mesma instituição. Possuo experiência em Literatura Espanhola do Siglo de Oro e em Vanguardas Espanholas. Ademais de estudos que envolvem Literatura, tenho experiência em Linguística, adquirida através de uma Iniciação científica, em que estudei Dialectologia, Sociolinguística e Linguística Histórica. Tenho interesse em temas como Filosofia, Retórica, Dialética, Teologia e temas mais específicos, tais como: alegoria, metáfora e tratados seiscentistas. Ademais, temas como neurociência e metodologia de ensino me interessam sobremaneira.

       

      Links:    

    • CORADI, L. O. ; ARAÚJO, L.S. . O passado da língua no cinema: um estudo diacrônico do pretérito perfecto na variedade bonaerense. CARACOL (USP) , v. 1 , p. 312 - , 2020. ISSN: 21781702.
    • CORADI, L. O. . Sacrifício em Bodas de Sangue CADERNOS DE PÓS GRADUAÇÃO EM LETRAS (ONLINE) , v. 19 , p. 166 - 177 , 2019. ISSN: 18094163.
    • CORADI, L. O. ; MATOS, A. P. C. . Pontos (in) comuns entre Fausto e Faustino Revista Eletrônica Espaço Acadêmico (Online) , v. 17 , p. 40 - , 2018. ISSN: 15196186.
    • CORADI, L. O. . As Moradas do Castelo Interior . Benedicta , , . .
    • CORADI, L. O. . A Educação de Hoje: Educar ou instruir? . Benedicta , , . .
    • CORADI, L. O. . A paternidade: a vocação para a Cruz . Benedicta , , . .
    • CORADI, L. O. . A PREVALÊNCIA DA ESTÉTICA EM OFICINA Y DENUNCIA E BODAS DE SANGRE EM OPOSIÇÃO À TENDÊNCIA ENGAJADORA DAS ARTES NO SÉCULO XX. In: ABRALIC , 2018 , Uberlândia. Caderno de resumos do Congresso Internacional ABRALIC 2018. : , 2018.
    • CORADI, L. O. . Morte, violência e sacrifício em Calderón de la Barca e Federico García Lorca. In: SEPEL , 2017 , Uberlândia. Caderno de Resumos. : , 2017.
    • CORADI, L. O. . Os autos de Gil Vicente e de Calderón de la Barca. In: ABRAPLIP , 2017 , Curitiba. Caderno de Resumos. : , 2017.
    • CORADI, L. O. ; ARAÚJO, L.S. . O perfecto simple e compuesto: uma análise diacrônica de seus usos em filmes argentinos. In: Semana de Letras - SELET , 2014 , Uberlândia. Caderno de Resumos da Semana de Letras Selet 2014. : , 2014.
    • CORADI, L. O. ; ARAÚJO, L.S. . A importância do curso de extensão ' acércate!' no auxílio ao aluno ingressante: estimulando o contato com a língua espanhola. In: I Seminário de Extensão do ILEEL , 2014 , Uberlândia. Caderno de Resumo do I Seminário de Extensão do ILEEL. : , 2014.
    • CORADI, L. O. . A Beleza e Redenção em La Vida es Sueño, de Pedro Calderón de la Barca. 2019 (Comunicacao)
    • CORADI, L. O. . O sacrifício em Bodas de Sangre. 2018 (Comunicacao)
    • CORADI, L. O. ; MATOS, A. P. C. . As semelhanças entre Fausto e Faustino. 2018 (Comunicacao)
    • CORADI, L. O. . A prevalência da estética em Oficina y Denuncia e Bodas de Sangre em oposição à tendência engajadora das artes no século XX. 2018 (Comunicacao)
    • CORADI, L. O. . Morte, violência e sacrifício em Calderón de la Barca e Federico García Lorca. 2017 (Comunicacao)
    • CORADI, L. O. . Os autos de Gil Vicente e Calderón de la Barca. 2017 (Comunicacao)
    • CORADI, L. O. . Diálogo entre o duende de García Lorca e o Gaucho de Borges. 2017 (Comunicacao)
    • CORADI, L. O. . O Duende fantástico: diálogo entre o furor, o sublime e o duende no Juego del Duende, de Federico García Lorca. 2016 (Comunicacao)
    • CORADI, L. O. . EL JUEGO DEL DUENDE EM FEDERICO GARCÍA LORCA: O FUROR POÉTICO, O SUBLIME, A PRESENÇA E A PERFORMANCE. 2016 (Comunicacao)
    • CORADI, L. O. ; ARAÚJO, L.S. . O pretérito perfecto: uma análise diacrônica dos usos das formas simples e composta em filmes argentinos. 2014 (Outra)
    • CORADI, L. O. . Uma análise diacrônica em filmes argentinos: uso e valores do Pretérito Perfecto Simple e Compuesto. 2015 (Comunicacao)
    • CORADI, L. O. ; ARAÚJO, L.S. . A importância do curso de extensão ' acércate!' no auxílio ao aluno ingressante: estimulando o contato com a língua espanhola. 2014 (Seminário)
    • CORADI, L. O. ; ARAÚJO, L.S. . O Perfecto Simple e Compuesto: Uma análise diacrônica de seus usos em filmes argentinos. 2014 (Comunicacao)
    • NOVODVORSKI, A. ; CORADI, L. O. ; RODRIGUES, L. ; OLIVEIRA, J. ; FREITAS, T. . Ciclo de Cine Argentino. 2014 (Instituto de Letras e Linguística (ILEEL))
    • CORADI, L. O. . ABRALIC. 2018 (ILEEL)
    • RIBAS, F. C. ; MARQUES, A. G. ; MATAR, A. Q. ; DIAS, E. ; PITILLO, G. F. ; CAMPOS, C. S. A. ; SYLVESTRE, F. A. ; SILVEIRA, F. A. ; SANTOS, M. B. G. ; CORADI, L. O. . I Seminário de Extensão do ILEEL SEMEXI. 2014 (Instituto de Letras e Linguística)
    • CORADI, L. O. . Curso de Leitura Instrumental em Língua Espanhola. 2016 (Instituto de Letras e Linguística)
    • CORADI, L. O. ; ARAÚJO, L.S. . ¡Acércate una vez más! Curso básico de comunicación oral en español.. 2014 (ILEEL)
    • CORADI, L. O. . A Educação Católica: De Magistro, de Santo Agostinho. 2019 ()
    • CORADI, L. O. . A Educação Católica: De Magistro, de Santo Tomás de Aquino. 2019 (Irmandade do Carmo)
    • CORADI, L. O. . A Educação Clássica: As ferramentas perdidas da aprendizagem, de Dorothy Sayers. 2019 (Irmandade do Carmo)
    • CORADI, L. O. . Literatura Espanhola. 2021 (Universidade Federal de Uberlândia)
    • CORADI, L. O. . Tradução: Espanhol e Português. 2021 (Universidade Federal de Uberlândia)
    • CORADI, L. O. ; MIRANDA, H.B. ; ARAÚJO, L.S. . Acércate! Curso introdutório de comunicação oral em Espanhol.. 2014 (Universidade Federal de Uberlândia)
    • Nome do projeto: TEORÍA Y JUEGO DEL DUENDE EM FEDERICO GARCÍA LORCA: O FUROR POÉTICO E O SUBLIME, A PRESENÇA E A PERFORMANCE (2016 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CORADI, L. O. , SALTARELLI, Thiago. .
      Descrição: A arte, desde seus primórdios, trava um duelo que permeia e indaga sobre sua existência: o que determina de forma majoritária a estética produzida pelas obras? A inspiração ou a técnica? Esse questionamento, identificável desde pelo menos o pensamento de Platão, será retomado numa conferência pronunciada por Federico García Lorca em 1933, intitulada Teoría y juego del duende.Nesse sentido, a reflexão estética de Lorca insere-se na longa série literária do Ocidente, o que justifica seu estudo no âmbito da Teoria Literária. Platão, em sua obra Íon um diálogo entre Sócrates e o rapsodo Íon , pleiteia acerca da inspiração que ecoa sobre a poesia. Para o filósofo, as artes como o teatro, a música e a poesia não concernem à razão, uma vez que, de acordo com sua argumentação, levada a cabo pelo personagem Sócrates, são fruto da inspiração divina, isto é, do entusiasmo (μ) palavra que em grego significa ?cheio de um deus? ou ?tomado por um deus? , do furor poeticus. Quando está inspirado, o poeta não sabe o que diz, pois é apenas um instrumento através do qual a Musa ou os deuses falam aos homens, e por isso a poesia tampouco é considerada uma técnica (no sentido grego), e não está na ordem do conhecimento verdadeiro, diferentemente da filosofia, auge da sabedoria e da razão.
    • Nome do projeto: Morte, violência e sacrifício em Calderón de La Barca e Federico García Lorca (2017 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CORADI, L. O. .
      Descrição: A morte sempre foi um fenômeno envolto em mistério. Por ter consciência dela, o ser humano sempre se preocupou com as questões relacionadas à morte, o que se reflete nas mais variadas culturas e sociedades. Cada uma delas elaborou, ao longo da história, uma série de rituais e de elementos simbólicos para ser capaz de lidar com a morte e com o enigma que ela representa. Entre os rituais, há aqueles de sacrifício, que muitas vezes mimetizam a violência contida na morte. Por outro lado, um dos sistemas simbólicos mais ricos em representações da morte é o campo da arte. Ao longo de toda sua história, diversas obras, sejam elas de pintura, escultura, arquitetura, música, literatura, teatro, cinema, entre outras, não só representam questões ligadas à morte como muitas vezes têm essa temática como seu elemento constitutivo, ou mais importante. Nesse sentido, a literatura é um campo riquíssimo para o estudo das representações da morte, pois essa é uma de suas principais temáticas em todos os períodos históricos. Com base nessas considerações, este projeto de pesquisa pretende investigar a representação da morte em seus variados matizes e de instâncias ligadas a ela, como a violência e o sacrifício, nas obras de dois autores espanhóis, a saber, Pedro Calderón de la Barca e Federico García Lorca. Elegemos de cada um, respectivamente, as obras Lo que va del hombre a Dios e Bodas de Sangre, para constituir o corpus deste trabalho. Ao eleger um autor do século XVII e outro do XX, poderemos perceber a presença da morte em obras de diferentes períodos e proceder a uma leitura comparativa de como ela é representada num autor clássico, isto é, que se encontra sob um regime artístico guiado pelas doutrinas e preceptivas poéticas e retóricas, e num autor moderno, já imbuído do espírito da autonomia estética e da vanguarda.
    • Nome do projeto: O teatro dirigido: Los misterios de la misa e Lo que va del hombre a Dios, de Pedro Calderón de la Barca (2018 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CORADI, L. O. , SALTARELLI, Thiago. .
      Descrição: O Barroco é objeto de diferentes perspectivas dentro do estudo crítico literário, entre elas pesquisas que veem esse período sob um olhar contemporâneo. Esse período é nomeado por diferentes adjetivações pelos críticos: período da irracionalidade, do exagero e da obscuridade. No entanto, essas investigações desconsideram o universo no qual a literatura seiscentista foi produzida: em um mundo interligado, onde não havia uma separação setorial como se dá no mundo moderno/contemporâneo; a literatura, a filosofia, a medicina, a engenharia, por exemplo, formavam parte de um mesmo universo, dentro do corpo da tríade cortesã: Monarquia, Igreja Católica e Nobreza. Por isso, lançamos mão de teóricos que levam em consideração a influência deste universo cortesão para a produção cultural do Seiscentos, tais como: João Adolfo Hansen, José Antonio Maravall, Norbert Elias, Alcir Pécora. Através de seus estudos, procuramos compreender de uma maneira distinta a obra do poeta espanhol Pedro Calderón de la Barca. Parte das críticas neoclássica e romântica considera sua obra como exagerada e fruto de fatores psicologizantes, numa abordagem anacrônica. Tendo em vista os estudos dos críticos supracitados, analisamos dois autos sacramentais de Calderón de la Barca, Los misterios de la misa e Lo que va del hombre a Dios. Nessas obras, apresentaremos as características que as fazem formar parte de um teatro dirigido, com o intuito de educar os espectadores.
    • Nome do projeto: O passado da língua no cinema: Um estudo diacrônico do Pretérito Perfecto Espanhol (2014 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CORADI, L. O. , ARAÚJO, L.S. .
      Descrição: A ausência de pesquisas centradas no estudo diacrônico do espanhol portenho e a carência de relatos sobre a história do uso do pretérito perfecto simple (PPS) e pretérito perfecto compuesto (PPC) na Argentina salientam a importância deste estudo. Assim, a partir da comparação de filmes de dois momentos históricos distintos, separados por um intervalo de aproximadamente sessenta anos ? (a) meados do século XX e (b) 2012 e 2013 ? observaremos se há alguma alteração no uso das formas verbais e quais fatores poderiam estar por detrás dessa variação no uso. Desse modo poderemos observar se as formas do pretérito perfecto apontam a algum tipo de processo de mudança e se de fato afirmações propagadas sobre o uso das duas formas verbais na região portenha se confirmam. Consequentemente, procuraremos refletir sobre a contribuição do estudo para o ensino de espanhol para brasileiros e sobre como o cinema pode ser uma importante ferramenta para o estudo da realidade sincrônica ou diacrônica da língua.