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Felipe Garcia Passos

    • Leciona no ensino médio, superior e na pós-graduação no campus Castanhal do Instituto Federal do Pará (IFPA), onde coordenou o curso de Licenciatura em Educação do Campo (2019-2021). É bacharel e licenciado em Geografia (2013) e mestre em Educação (2017) pela Universidade de São Paulo (USP). Cursa doutorado no Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana na USP com período sanduíche realizado na Universidade de Toronto (2023). Desenvolve pesquisa e extensão em políticas educacionais, ensino de geografia e linguagem cartográfica no IFPA e no Laboratório de Ensino de Geografia e Material Didático (LEMADI-DG-USP).

       

      Links:    

    • GIROTTO, E. ; PASSOS, F. G. ; JORGE, I. F. ; CARDOSO, V. A. G. . Análise da Dinâmica das Matrículas no Ensino Médio na Rede Estadual de Educação de São Paulo (2007-2018) CURRÍCULO SEM FRONTEIRAS , v. , p. 1 - 32 , 2022. ISSN: 16451384.
    • PASSOS, F. G. ; ALMEIDA, J. C. ; SALES, R. E. S. . Uma análise da concepção de função social na formação para o trabalho no curso Técnico de Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do campus Castanhal ? IFPa https://doi.org/10.36524/profept.v6i1 , v. 6 , p. 25 - 39 , 2022. ISSN: 25944827.
    • PASSOS, FELIPE GARCIA . Desigualdade socioespacial e pandemia da COVID-19 na conurbação Belém-Ananindeua-Marituba, ParáInégalité socio-spatiale et pandémie de COVID-19 dans la conurbation Belém-Ananindeua-Marituba, ParáSocio-Spatial Inequality and the COVID-19 Pandemic in the Belém-Ananindeua-Marituba Conurbation, Pará CONFINS (PARIS) , v. 1 , p. 1 - 16 , 2021. ISSN: 19589212.
    • FERNANDES, W. O. ; PASSOS, F. G. ; PACHECO, M. N. ; CERQUEIRA, J. S. . Quebrada Maps. mobilizando mapas críticos e participativos GIRAMUNDO - REVISTA DE GEOGRAFIA DO COLÉGIO PEDRO II , v. 4 , p. 65 - 76 , 2017. ISSN: 23584467.
    • PASSOS, F. G. ; SALES, R. E. S. . Relato da resistência docente em defesa do ensino médio integrado no campus Castanhal do Instituto Federal do Pará Revista Terra Livre , v. 2 , p. 164 - 192 , 2019. ISSN: 26748355.
    • PASSOS, F. G. ; GIROTTO, E. ; PAVESI, J. ; SOUZA, J. ; CAMPOS, L. . GEOGRAPHY MATTERS: ANALYSIS OF THE SPACE DIMENSION OF TWO EDUCATIONAL POLICIES IN THE STATE OF SÃO PAULO, BRAZIL REVISTA DA ANPEGE , v. 14 , p. 158 - , 2018. ISSN: 1679768X.
    • GIROTTO, E. ; PASSOS, F. G. ; PAVESI, J. ; CAMPOS, L. . A geografia da reorganização escolar: uma análise espacial a partir da cidade de São Paulo ETD: EDUCAÇÃO TEMÁTICA DIGITAL , v. 19 , p. 134 - , 2017. ISSN: 16762592.
    • PASSOS, F. G. ; GIROTTO, E. ; PAVESI, J. ; CAMPOS, L. ; SOUZA, J. ; MIYAKE, R. ; NONATO, L. ; QUIRINO, A. ; INÁCIO, F. . Considerações provisórias. Outros caminhos em busca do direito: a dimensão espacial da educação. Atlas da rede estadual de educação de São Paulo, v. , p. 111 - 114, 2018.
    • PASSOS, F. G. ; GIROTTO, E. ; PAVESI, J. ; CAMPOS, L. . A geografia da Reorganização Escolar. Atlas da rede estadual de educação de São Paulo, v. , p. 93 - 110, 2018.
    • PASSOS, F. G. ; GIROTTO, E. ; PAVESI, J. ; QUIRINO, A. ; CÁSSIO, F. ; SOUZA, J. ; CAMPOS, L. ; MIYAKE, R. ; NONATO, L. . A geografia do ensino integral em São Paulo. Atlas da rede estadual de educação de São Paulo, v. , p. 65 - 92, 2018.
    • PASSOS, F. G. ; GIROTTO, E. ; PAVESI, J. . 10 anos do programa São Paulo Faz Escola. Atlas da rede estadual de educação de São Paulo, v. , p. 37 - 65, 2018.
    • PASSOS, FELIPE GARCIA . Uma análise da evolução da exclusão do Ensino Médio dos jovens de 15 a 17 anos por localização e raça Pará entre 2000 e 2010. In: III SILSSA - Seminário Internacional Linguagens Saberes e Sociobiodiversidade na Amazônia , 2023 , Bragança. Anais do III Silssa - Seminário Internacional de Linguagens, Saberes e Sociobiodiversidade na Amazônia. : Even3, 2023. p. 1 - 1.
    • PASSOS, F. G. . A elaboração de mapas coropléticos por meio do aplicativo Fusion Tables para uma análise do comportamento da população no contexto de crise hídrica do município de São Paulo. In: XV Encuentro de Geógrafos de America Latina: por una America Latina unida e sostenible , 2015 , La Habana. ANAIS XV Encuentro de Geógrafos de America Latina: por una America Latina Unida y sostenible. : , 2015. p. 1 - 12.
    • PASSOS, F. G. ; FERNANDES, W. O. ; PACHECO, M. N. ; CERQUEIRA, J. . Quebrada Maps mobilizando mapas críticos e participativos ? Relato de experiência. In: XIX Encontro Nacional de Geógrafos , 2018 , João Pessoa. Pensar e fazer Geografia no século XXI. : , 2018. p. 1 - 12.
    • PASSOS, F. G. ; PAVESI, J. . Educação pública estadual no município de São Paulo: uma comparação entre as escolas estaduais regulares e o Programa Ensino Integral no atendimento à população. In: XIX Encontro Nacional de Geógrafos , 2018 , João Pessoa. Pensar e fazer a Geografia no século XXI. : , 2018. p. 1 - 14.
    • PASSOS, F. G. ; GIROTTO, E. ; PAVESI, J. . A Geografia Do Ensino Integral Em São Paulo. In: III Seminário do GEPALE e Encontro do PROCAD/CAPES: A política de educação integral no Brasil: tensões e possibilidades, , 2018 , Campinas/SP. III Seminário do GEPALE e Encontro do PROCAD/CAPES: A política de educação integral no Brasil: tensões e possibilidades,. : , 2018. p. 82 - 110.
    • PASSOS, F. G. ; GIROTTO, E. ; PAVESI, J. ; CAMPOS, L. ; SOUZA, J. . Escola, geografia e desigualdade: o caso do Programa de Ensino Integral do estado de São Paulo. In: XV Coloquio Internacional de Geocrítica , 2018 , Barcelona. Anais do XV Coloquio Internacional de Geocrítica. : , 2018. p. 1 - 23.
    • GIROTTO, E. ; PASSOS, F. G. ; PAVESI, J. ; CAMPOS, L. . A geografia da reorganização escolar: uma análise espacial a partir da cidade de São Paulo. In: XVI Encuentro de Geógrafos de América Latina , 2017 , La Paz. Anais EGAL 2017. : , 2017. p. 1 - 14.
    • PASSOS, F. G. . A proposition of using Teaching Guiding Activity with the instrument Google Earth to teaching and learning process of the notion of spatial orientation. In: 27th International Cartographic Conference , 2015 , Rio de Janeiro. Maps Connecting the World. : , 2015. p. 1 - 1.
    • PASSOS, F. G. . Considerações sobre o aspecto parcialmente topográfico da distância e sua representação cartográfica: o caso da distância medida em tempo. In: IX Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares , 2016 , Goiânia. IX COLÓQUIO DE CARTOGRAFIA PARA CRIANÇAS E ESCOLARES. : , 2016. p. 799 - 806.
    • PASSOS, F. G. . Resultados de uma comparação de artigos sobre o uso de SIG no Ensino Médio: impedimentos e contribuições. In: XVII Encontro Nacional de Geógrafos , 2012 , . Anais ENG 2012. : , 2012.
    • PASSOS, F. G. . A importância do Sistema de Informação Geográfica - SIG - no ensino de Cartografia. In: VII Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares , 2011 , Vitória. COLÓQUIO DE CARTOGRAFIA PARA CRIANÇAS E ESCOLARES. Vitória : , 2011. p. 340 - 348.
    • PASSOS, FELIPE GARCIA . Geografia da Educação no Pará: Um relato de pesquisa sobre as desigualdades no acesso ao Ensino Médio. 2023 (Outra)
    • PASSOS, F. G. . ENSINO DE CARTOGRAFIA NA GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2021 (Conferência)
    • PASSOS, F. G. . Os impactos da BNCC na educação básica, superior e na pesquisa. 2021 (Conferência)
    • PASSOS, F. G. . Ensino de Cartografia na Geografia: da alfabetização cartográfica à cartografia no meio digital. 2021 (Conferência)
    • PASSOS, F. G. ; GIROTTO, E. . A política educacional como espaço de disputas: o caso do programa ensino integral na rede estadual de São Paulo. 2019 (Comunicacao)
    • PASSOS, F. G. . A Geografia e o ensino: reforma do ensino médio e escola sem partido. 2017 (Conferência)
    • PASSOS, F. G. . Geografia e Ensino no Grupo de Trabalho da AGB São Paulo. 2017 (Conferência)
    • GIROTTO, E. ; PASSOS, F. G. . A geografia da reorganização escolar: uma análise espacial a partir da cidade de São Paulo. 2017 (Comunicacao)
    • PASSOS, F. G. . Considerações sobre o aspecto parcialmente topográfico da distância e sua representação cartográfica: o caso da distância medida em tempo. 2016 (Comunicacao)
    • PASSOS, F. G. . A proposition of using the Teaching Guiding Activity with the instrument Google Earth to the teaching and learning process of spatial orientation concept. 2015 (Conferência)
    • FERNANDES, W. O. ; PASSOS, F. G. . O espaço do cidadão e do indivíduo. Abordagens alternativas da Cartografia Escolar. 2013 (Comunicacao)
    • PASSOS, F. G. . Resultados de uma comparação de artigos sobre o uso de SIG no ensino médio: impedimentos e contribuições. 2012 (Outra)
    • PASSOS, F. G. . Os condicionantes do uso de SIG no ensino médio de Geografia: Cingapura, Estados Unidos e Turquia ? análise de três pesquisas.. 2012 (Comunicacao)
    • PASSOS, F. G. ; FERNANDES, W. O. ; PARA, T. . Periferias que produzem inovação local aliando professores e estudantes. Mulheres que se empoderam em uma área dominada por homens. Conheça a história de projetos da educação pública que tem transformado os modos de usar das geotecnologias.. 2021 Portal São Francisco
    • PASSOS, F. G. . XI SICOOPES - Seminário Internacional de Cooperação e Economia Solidária. 2018 (Instituto Federal do Pará (IFPA))
    • PASSOS, F. G. . VIII SICAT - Semana de Integração de Ciência, Artes e Tecnologia. 2018 (Instituto Federal do Pará (IFPA) - Campus Castanhal)
    • PASSOS, F. G. . XII SICOOPES - Seminário Internacional de Cooperação e Economia Solidária. 2019 (Instituto Federal do Pará)
    • PASSOS, F. G. . XIV SICOOPES - Seminário Internacional de Desenvolvimento Rural, Cooperativismo e Economia Solidária. 2021 (IFPA - campus Castanhal)
    • PASSOS, F. G. . Concepção e elaboração de mapa coroplético com o aplicativo Fusion Tables. 2015 (Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo)
    • PASSOS, F. G. ; GIROTTO, E. ; CARMO, W. R. ; PAVESI, J. ; SANTOS, D. A. ; RIBEIRO, J. . Do conteudismo ao raciocínio geográfico: reflexões e proposições didáticas para o ensino de geografia. 2018 (Instituto de Física da Universidade de São Paulo)
    • PASSOS, F. G. ; GIROTTO, E. ; PAVESI, J. . Revelando a geografia da educação: princípios, conceitos e técnicas. 2019 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo)
    • PASSOS, F. G. . A cartografia digital e o ensino de geografia. 2019 (Instituto Federal do Pará (IFPA))
    • PASSOS, F. G. . Introdução à análise cartográfica de dados. 2020 (Associação dos Geógrafos Brasileiros)
  • Projetos de Pesquisa: 4
    • Nome do projeto: Atlas da Educação Pública do Estado de São Paulo (2017 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PASSOS, F. G. , GIROTTO, E. , PAVESI, J. , CAMPOS, L. , MIYAKE, R. , NONATO, L. , SOUZA, J. .
      Descrição: Nesta nova etapa da pesquisa, nosso intuito é construir um Atlas da Rede Estadual de Educação de São Paulo, espacializando as principais políticas executadas pela Secretaria Estadual de São Paulo nos últimos 20 anos e seus principais resultados. Nosso intuito é compreender como se espacializaram / especializam tais políticas, bem como se os seus resultados têm sido capazes de reduzir as desigualdades socioespaciais da escola pública no Estado de São Paulo. Neste processo, faremos o cruzamento de diferentes varáveis que dizem respeito ao processo educativo (avaliação, currículo, condições de trabalho, infraestrutura, acesso e permanência) com as mudanças socioespaciais verificadas no Estado de São Paulo nos últimos 20 anos, inclusive com o intuito de problematizar se as políticas executadas pela Secretaria Estadual de Educação dialogaram com tais mudanças. Em nossa perspectiva, a elaboração do Atlas da Educação do Estado de São Paulo é um importante instrumento de acompanhamento e análise das políticas públicas e seus diversos impactos, bem como elemento essencial para subsidiar o debate democrático na elaboração de outras políticas educacionais que tenham como objetivo a construção de uma escola pública de qualidade e acessível para todos.
    • Nome do projeto: Uma análise socioespacial de Castanhal (2018 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PASSOS, F. G. , SILVA, E. M. G. .
      Descrição: Este projejto tem o objetivo de elaborar um diagnóstico do estado atual da desigualdade socioespacial do município e de como ela é gerada. A investigação em questão conta com duas etapas principais. A primeira constitui uma abordagem quantitativa, realizada por meio da espacialização em mapas de indicadores sociais, nomeadamente a taxa de analfabetismo, baixa renda e concentração de população negra. Esta primeira etapa demonstra se há uma constante associação dos índices mais graves em determinadas regiões e dos índices mais positivos em outros setores do município, indicando bairros cujas populações ocupam lugares sociais opostos. A segunda parte da pesquisa, qualitativa, tem os trabalhos de campo como procedimento de levantamento de dados em dois bairros que estão sendo produzidos atualmente e que representam os perfis sociais opostos encontrados na análise quantitativa. Nessa fase, busca-se a identificação e a correlação de aspectos socio-históricos de produção de cada uma das localidades e, portanto, da desigualdade no território.
    • Nome do projeto: Política educacional na rede estadual paulista (1995 a 2018) (2019 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PASSOS, F. G. , GIROTTO, E. , PAVESI, J. , CÁSSIO, F. , JACOMINI, M. A. .
      Descrição: Este projeto de pesquisa foi elaborado por pesquisadores da Rede Escola Pública e Universidade que, desde 2016, vêm estudando as políticas educacionais na rede estadual paulista. A temática que o circunscreve é a análise longitudinal da política educacional paulista, de forma a abranger os últimos 23 anos (1995-2018), em termos de formulação, implementação e resultados, expressas nas reformas, programas e projetos, considerando um espectro que engloba da implantação às formas de resistência. Assim, o objetivo da pesquisa é analisar a política educacional do estado de São Paulo no período indicado, com base nos elementos que perpassam o conjunto de ações da Secretaria de Estado da Educação paulista, visando apreender suas orientações, avanços e formas de resistências. Consideramos que a apreensão das políticas públicas e da forma como elas são concebidas, formuladas e executadas exige um entendimento sobre o modo de operar do Estado, à medida que a concepção de Estado orienta a análise dos formatos da ação estatal e o seu nível de intervenção na sociedade. Os procedimentos metodológicos envolvem a realização de pesquisa quali-quantitativa, posto que visam abarcar análises estatística e documental e pesquisa de campo. Os dados serão coletados e examinados com base nos pressupostos da análise de políticas públicas que consideram as relações de determinada política ou programa com os arranjos sociais, econômicos e políticos mais gerais (LASSWELL, 1951), adotando-se a perspectiva da Teoria do Equilíbrio Pontuado de Baumgartner e Jones (1993), que propicia uma forte integração entre estudos qualitativos e quantitativos, adequada à compreensão das variações de longo prazo em um mesmo campo de políticas públicas, enfoque metodológico
    • Nome do projeto: Ensino integral, gentrificação escolar e desigualdades: estudo longitudinal na rede estadual de educação de São Paulo (2012-2021) (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PASSOS, F. G. , GIROTTO, E. , PAVESI, J. , CAMPOS, L. , CÁSSIO, F. , JACOMINI, M. A. , SOARES, M. O. , MYIAKE, R. L. , PENZ, C. , BRANCO, G. R. C. , SILVA, K. M. , TRINDADE, A. J. F. , SANTO, L. S. E. , CAMARGO, L. A. S. .
      Descrição: O termo gentrificação escolar vem sendo utilizado por pesquisas no contexto internacional, sendo escassos, no entanto, as investigações no contexto brasileiro. De modo geral, o termo gentrificação caracteriza-se normalmente pela ocupação dos centros das cidades por uma parte da classe média, de elevada remuneração, que desloca os habitantes da classe baixa, de menor remuneração, que viviam no centro urbano? (BATALLER, 2012, p.10). No caso da gentrificação escolar, esta mudança se refere ao perfil dos estudantes matriculados em determinada unidade educacional. Em diferentes estudos, a mudança do perfil socioeconômico está também relacionada a mudança do perfil étnico-racial, diminuindo a população autodeclarada negra. Desde 2016, temos estudado o processo de implementação do Programa Ensino Integral (PEI) na rede estadual de educação de São Paulo. Criado em 2012, atualmente o Programa está presente em mais de 1000 escolas por todo estado de São Paulo, oferecendo jornadas ampliadas para milhares de estudantes. Nas pesquisas até aqui realizadas, é possível verificar que esta política educacional tem produzido mudanças significativas na rede estadual de educação de São Paulo, sendo uma delas a alteração no perfil socioeconômico dos estudantes nas escolas participantes do Programa. Desse modo, esta pesquisa objetiva analisar os efeitos do Programa Ensino Integral (PEI) na dinâmica da rede estadual de educação em São Paulo, com o intuito de verificar se a implementação do Programa tem produzido processos de gentrificação escolar nas unidades participantes e ampliando desigualdades escolares e socioespaciais. Para isso, realizaremos estudo longitudinal quali-quanti com unidades participantes do programa entre 2012 e 2021 em diferentes regiões do estado de São Paulo. Entre os resultados esperado, buscaremos produzir evidências que permitam aperfeiçoar a oferta de ensino integral em São Paulo considerando a busca pela equidade do direito à educação.
    • PASSOS, F. G. . Boletim Paulista de Geografia. 2020 - Parecer de periódico