Não autenticado |

Adriano Carvalheiro

    • Graduado em filosofia pela universidade de São Paulo (2019).Licenciado em Filosofia pela Universidade de são Paulo (2021). Mestre em Filosofia pela Universidade de Pádua (Itália) (2022) Atualmente doutorando em Filosofia pela Universidade de São Paulo (FFLCH -USP) sob orientação do professor Dr. Luiz Sérgio Repa.

       

      Links:    

    • CARVALHEIRO, ADRIANO ; AMARAL, PAULO . O valor em tempos de crise: uma entrevista com Anselm Jappe CADERNOS DE FILOSOFIA ALEMÃ: CRÍTICA E MODERNIDADE , v. 28 , p. 135 - 155 , 2023. ISSN: 23189800.
    • CARVALHEIRO, A. ; AMARAL, P. . The action of the absolute idea. On the relationship between thought and reality in Hegel?s philosophy.. : Revista Eletrônica de Estudos Hegelianos , 2024 (Tradução)
    • CARVALHEIRO, A. ; AMARAL, P. . A ação da ideia absoluta. Sobre a relação entre pensamento e realidade na filosofia de Hegel.. : Revista Eletrônica de Estudos Hegelianos , 2024 (Tradução)
    • REPA, L. S. ; CARVALHEIRO, Adriano. ; MASTRO, Fabiana ; Amaral, Paulo ; GUERRA, Renata ; VILLINS, A. . Participation in the organization of the edition Nº 31, vol. 18, 2021, of the Brazilian Electronic Journal of Hegelian Studies.. 2021 (Universidade de São Paulo)
    • Nome do projeto: Desejo e reconhecimento na Fenomenologia do Espírito de Hegel (2018 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARVALHEIRO, A. , REPA, L. S. .
      Descrição: Dando prosseguimento ao primeiro ano de pesquisa de iniciação científica, nessa parte de nossa investigação, após termos dado um maior enfoque no desejo, privilegiamos as questões referentes ao que uma teoria do reconhecimento da fenomenologia do Espírito poderia nos dizer acerca da existência de um suposto "desejo por reconhecimento" e, enfim, da relação mais geral entre desejo e reconhecimento. Buscamos também, a partir da literatura especializada, encontrar pontos de contato entre a "Dialética do Senhor e Servo" apresentada na obra e aquilo que poderíamos denominar de "gênese ontogenética da dominação".
    • Nome do projeto: Entre Gewaltenteilung e bürgerliche Gesellschaft: o conceito hegeliano de soberania entre 1817 e 1825 (2024 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARVALHEIRO, A. , REPA, L. S. .
      Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo investigar o conceito hegeliano de soberania a partir da análise da tripartição dos poderes (Gewaltenteilung) nas Linhas Fundamentais da Filosofia do Direito e nas Lições de Filosofia do Direito. Em oposição às leituras que tendem a atribuir a soberania a apenas um dos três poderes, levanta-se a hipótese de que a soberania deve ser entendida como um conjunto de processos de mediação entre a sociedade civil e as instituições políticas do Estado através dos quais se constitui o povo. A sucessão das exposições hegelianas da tripartição dos poderes nesse contexto oferece o campo privilegiado dos objetos a serem analisados, na medida em que, entre as Linhas Fundamentais e as Lições, parece haver uma progressiva explicitação daquele conceito de soberania. Por isso, as Lições de Filosofia do Direito nesta pesquisa serão indagadas não apenas como meras adições às Linhas fundamentais, nem como campo ideológico de opiniões políticas, mas sim como válidos objetos de análise para a gênese e o desenvolvimento deste conceito político do autor. Porquanto tal conceito aparece no contexto da exposição da tripartição dos poderes (Gewaltenteilung) do Estado, a análise destas passagens das Linhas Fundamentais e das Lições se traduz por uma investigação mais específica do modo pelo qual a tripartição dos poderes revela nestas obras um determinado conceito de soberania ainda não observado pela literatura crítica.
    • Nome do projeto: Desejo e reconhecimento na Fenomenologia do Espírito de Hegel (2017 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARVALHEIRO, A. , REPA, L. S. .
      Descrição: Nossa pesquisa abordou o sentido e a função que o desejo e o reconhecimento desempenham na Fenomenologia do Espírito de Hegel. Buscou-se em um primeiro momento reconstruir as articulações conceituais que seriam capazes de situar esses conceitos no interior da obra de modo mais geral. Em seguida, a partir da investigação da bibliografia especializada, tentamos situar o desejo e o reconhecimento com aquilo que poderíamos denominar de "questão epistemológica" própria à fenomenologia do Espírito, de modo a, no limite, elucidar como esses conceitos marcariam um momento de virada prática na Fenomenologia e, simultaneamente se prestariam a responder aos impasses teóricos deixados pelos capítulos que marcariam a "consciência".
    • Nome do projeto: Passagem ao Estado: crítica e crise da sociedade civil em Hegel (título original: Passaggio allo Stato: critica e crisi della società civile in Hegel) (2020 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARVALHEIRO, A. , ILLETTERATI, L. .
      Descrição: Esta pesquisa analisa a avaliação hegeliana da sociedade civil através da análise de pontos focais da obra hegeliana, particularmente as Filosofias do Espírito de Jena de 1803-1804 e 1805-1806 e as Linhas Fundamentais da FIlosofia do Direito. Sustenta-se que a posição hegeliana não é nem uma acrítica defesa da sociedade civil, nem sua total recusa enquanto esfera criadora de aporias insolúveis, mas sim uma aceitação crítica de sua estrutura. Uma tênue posição crítica que, de um lado, afirma a necessidade da sociedade civil moderna mas, de outro, revela a necessidade de que seus elementos internos de conflito, ainda que nunca elimináveis ou superáveis, sejam continuamente confrontados.