Não autenticado |

Wesley Valentim Anacleto da Silva

    • Geógrafo formado pela Universidade de São Paulo e professor da rede pública de ensino do Estado de São Paulo nas disciplinas de Geografia e História. Atualmente, mestrando em Geografia Humana pelo DG-USP. Tem experiência em pesquisa na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: capitalismo periférico, desenvolvimento desigual, Teoria da Dependência e educação em geografia.

       

      Links:    

    • ALFREDO, A. ; ANACLETO, W. V. . O atraso latino-americano: acerca das formas do desenvolvimento periférico. GEOGRAFIA, CRISE E CRÍTICA SOCIAL NO CAPITALISMO PERIFÉRICO, v. 1, p. 221 - 237, 2023.
    • ANACLETO, W. V. . Novo Ensino Médio: Liberdade ou sucateamento? Relato de experiência docente na rede pública estadual de São Paulo. 2023 (Congresso)
    • ANACLETO, W. V. . Sobre os limites históricos da Teoria Marxista da Dependência: uma apreciação acerca da contribuição de Andre Gunder Frank sobre o subdesenvolvimento. 2022 (Congresso)
  • Projetos de Pesquisa: 6
    • Nome do projeto: Estudos sobre Karl Marx (Teorias da mais-valia) (2018 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: SILVA, W. V. A. , ALFREDO, A. .
      Descrição: Grupo de Estudos da obra de Karl Marx do Laboratório de Geografia Urbana, do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo..
    • Nome do projeto: DocumentAGRO - Série 1, Fase 2 (2016 - 2017
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SILVA, W. V. A. , MARCOS, V. .
      Descrição: Durante a Fase 1 do projeto foi elaborado o documentário "Terra em Cana" que tem por objetivo apresentar as diferentes questões que estão por trás da produção da cana-de-açúcar para a produção do etanol, combustível que tem sido vendido para a sociedade como ecologicamente correto e sustentável. Na presente fase a equipe leva o documentário preferencialmente para escolas da rede pública e cursinhos populares, promovendo o debate sobre o conteúdo abordado pelo vídeo, em atividades que têm em média 2h de duração..
    • Nome do projeto: Proposição metodológica para análise de mapas históricos em Geografia (2015 - 2016
      Natureza: Ensino
      Integrantes: SILVA, W. V. A. , FONSECA, F. P. .
      Descrição: Esse projeto tem por objetivo a proposição metodológica do uso de mapas históricos de forma mais efetiva no ensino de Geografia, tanto no ensino superior - como componente temático dos cursos de cartografia - como no ensino básico. Tem como objetivos complementares a formação de alunos para a análise de mapas históricos com base principalmente na interpretação das diversas espacialidades; o desenvolvimento de metodologia de análise de mapas históricos; e a discussão de metodologia de aproveitamento pedagógico dos mapas da Biblioteca Digital de Cartografia Histórica da USP..
    • Nome do projeto: PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (2018 - 2020
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SILVA, W. V. A. , GIROTTO, Eduardo Donizeti .
      Descrição: O programa oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos de cursos presenciais que se dediquem ao estágio nas escolas públicas e que, quando graduados, se comprometam com o exercício do magistério na rede pública. O objetivo é antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública. Com essa iniciativa, o Pibid faz uma articulação entre a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola e os sistemas estaduais e municipais.
    • Nome do projeto: Grupo de Estudos sobre a Teoria da Dependência e a crise do capital (2022 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: SILVA, W. V. A. , ALFREDO, A. .
      Descrição: Grupo de Estudos realizado em conjunto com dois projetos de ensino e pesquisa do professor coordenador junto ao Programa Unificado de Bolsas da Universidade de São Paulo: (1) Experiências Cotidianas no Universo Escolar/Universidade na formação da Licenciatura em Geografia; (2) Formação social e capital fictício. Crise econômica e teórica do desenvolvimento desigual?
    • Nome do projeto: Formação social e capital fictício. Crise econômica e teórica do desenvolvimento desigual? (2018 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, W. V. A. , ALFREDO, A. .
      Descrição: A formação social capitalista na forma periférica é expressa particularmente sob os limites do nacional em que o Brasil é parte constitutiva. A Divisão social do trabalho que se dá sob o capitalismo, entre campo e cidade, se desdobra numa divisão internacional do trabalho em que se especializam países produtores industriais e outros fornecedores de produtos agrícolas ou de matérias primas. Sob essa divisão, busca-se reconhecer que agricultura e indústrias são formas simultâneas da industrialização mundial em que a forma de acumulação se faz dupla e contraditória. Do ponto de vista dos países industriais, uma acumulação positiva, onde houve a realização da acumulação primitiva que se produziu mundialmente. Sob a perspectiva periférica, a não acumulação ou acumulação negativa, foi a forma simultânea da acumulação industrial mundial. A desigualdade de desenvolvimento daí oriunda se constitui em objeto de nossas preocupações, mas sob o ponto de vista da crise desta desigualdade, já que entre 1970 e 2018 o capital fictício teria se dado como crise simultânea entre centro e periferia. Pesquisa desenvolvida pelo bolsista: A acumulação capitalista no contexto dos países periféricos: uma comparação entre as ideias de Andre Gunder Frank e Leon Trotsky